Olga Benário

Lutei pelo justo, pelo bom e pelo melhor do mundo.

(Olga Benário Prestes)

Hoje completam 111 anos in memoriam de Olga Benário!

________________

Olga Gutmann Benário Prestes nasceu em Munique na Alemanha no dia 12 de fevereiro de 1908. Olga foi uma militante comunista alemã de origem judaica, filha de Eugénie Gutmann Benário e Leo Benário, advogado e membro ativo do Partido Social-Democrata Alemão. Com apenas quinze anos, em 1923, juntou-se à organização juvenil do Partido Comunista Alemão (KPD).

Em Berlim, Olga teve atuação relevante no combate ao crescimento da extrema-direita encabeçada pelo Partido Nazista no país. Nessa cidade, tornou-se secretária de Agitação e Propaganda e, assim, transformou-se em uma das principais figuras do Partido Comunista alemão.

A jovem revolucionária foi presa em 1926, acusada de agitação contra a República de Weimar (1919-1933). Esse período foi a primeira experiência republicana e democrática da Alemanha. Uma vez presa, Olga foi constantemente interrogada para dar informações sobre seu namorado, Otto Braun. Ela ficou presa de outubro a dezembro de 1926.

Olga, com ordens do Partido Comunista alemão, planejou o ataque à prisão Moabit, onde ele estava preso em Berlim. O ataque à prisão de Moabit aconteceu em abril de 1928 e transformou Olga em uma das figuras mais procuradas da Alemanha, com recompensa de cinco mil marcos (correspondia a dois anos de salário na Alemanha) a quem fornecesse informações que levassem à sua captura.

Acusada de alta traição à pátria e percebendo que sua vida corria risco, Olga fugiu para a União Soviética. Em Moscou, ela foi bastante elogiada pela sua militância e rapidamente subiu na hierarquia do Partido Comunista da União Soviética. Nesse país, a comunista recebeu formação intelectual em teoria marxista e treinamento militar.

Em 1934, Olga aceitou uma missão de grande importância da Internacional Comunista: escoltar o revolucionário Luís Carlos Prestes em segurança até o Brasil. Luís Carlos Prestes era figura conhecida no Brasil por causa de sua atuação na Coluna Prestes. A missão de Olga era garantir a segurança de Luís Carlos Prestes. Assim, a partir de seus conhecimentos e experiência, ela planejou uma viagem longa ao Brasil de forma a não deixar rastros.

Durante a viagem, Olga e Prestes passaram por diversas partes do mundo usando documentos falsos, e o disfarce tornou-se real quando os dois apaixonaram-se. Uma vez no Brasil, Prestes organizou a Intentona Comunista em novembro de 1935. Nesse movimento, levantes militares à esquerda aconteceram em três cidades brasileiras: Natal, Recife e Rio de Janeiro. Essa ação, no entanto, fracassou, e Prestes foi preso junto de Olga em março de 1936.

Assim que foi presa, Olga anunciou sua gravidez e que o pai de sua filha era Prestes. Durante sua prisão, a militante foi interrogada diversas vezes para ceder informações sobre os grupos comunistas existentes no Brasil. Como ela não colaborou, Getúlio Vargas decidiu pela sua extradição para a Alemanha.

Olga Benário foi deportada para a Alemanha no navio La Coruña, em 23 de setembro de 1936. Olga foi recebida pela Gestapo (a polícia secreta alemã) e foi imediatamente transferida para a prisão feminina de Barnimstrasse, em Berlim.

Em Barnimstrasse, a filha de Olga nasceu em 27 de novembro de 1936 e recebeu o nome de Anita Leocádia Prestes. Após forte pressão internacional, o governo alemão cedeu em entregar a filha de Olga e Prestes para Leocádia Prestes, a mãe de Luís Carlos Prestes. A família de Prestes tentou a libertação de Olga, no entanto, o governo nazista recusou-se em libertá-la.

A partir disso, Olga foi transferida para diversos campos de concentração e extermínio, como Lichtenburg, Ravensbrück e Bernburg. Nesses locais, ela foi submetida a trabalhos forçados, torturada e vivia em péssimas condições de vida, nos campos de concentração nazistas. O destino da comunista foi selado em Bernburg, onde ela foi morta na câmara de gás em 23 de abril de 1942. A família de Olga Benário só teve a confirmação de sua morte após o término da Segunda Guerra Mundial.

Olga continua ser o nosso exemplo de vida e de luta, por isso que Olga vive, Olga viverá!!!!

#MMOBN

Serpente Angel
Enviado por Serpente Angel em 12/02/2019
Reeditado em 12/02/2019
Código do texto: T6573434
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.