HOMENAGEM A ALEIJADINHO - Barroco Mineiro Brasil: “Little Cripple, but big sculptor and architect ": ANTÔNIO FRANCISCO LISBOA (1738? - 1814)

Saiba mais em:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Aleijadinho

__________

Aleijadinho

“Little Cripple, but big sculptor and architect ": ANTÔNIO FRANCISCO LISBOA (1738? - 1814)

"BRAZILIAN SCULPTOR AND ARCHITECT

WRITTEN BY: The Editors of Encyclopaedia Britannica

LAST UPDATED: Jan 17, 2019 See Article History

Alternative Titles: Antônio Francisco Lisboa, Little Cripple

Aleijadinho, byname of Antônio Francisco Lisboa, (born August 9, 1738?, Villa Rica [now Ouro Prêto], Brazil—died November 18, 1814, Mariana), prolific and influential Brazilian sculptor and architect whose Rococo statuary and religious articles complement the dramatic sobriety of his churches.

Aleijadinho, the son of the Portuguese architect Manoel Francisco Lisboa and an African woman, was born with a degenerative disease that led to the deformation of his limbs (his sobriquet means “Little Cripple”). He eventually lost the use of his hands, but he continued working with tools strapped to his arms throughout the rest of his career. Aleijadinho’s first major work, the Church of São Francisco de Assis, Ouro Prêto (1766–94), features dramatic round bell towers whose lines offset the more common straight lines of Portuguese tradition. He also designed, built, and decorated the Sanctuary of Bom Jesus de Matosinhos, Congonhas (begun 1757), which is perhaps his most famous work. On the zigzag path to the church, Aleijadinho made several small structures for which he executed 64 wooden sculptures in seven groupings that represent episodes in the Passion of Christ. Large, exquisitely detailed sculptures of the Twelve Prophets, carved in soapstone, line the parapets along the exterior staircase."

https://www.britannica.com/biography/Aleijadinho

_____________

TRADUÇÃO

Aleijadinho

ESCULTURA E ARQUITETO BRASILEIRO

ESCRITO POR: Os editores da Enciclopédia Britânica

ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: 17 de janeiro de 2019 Ver histórico do artigo

Títulos Alternativos: Antônio Francisco Lisboa, Little Cripple

Aleijadinho, nome de Antônio Francisco Lisboa, nascido em 9 de agosto de 1738, Villa Rica, morreu em 18 de novembro de 1814, Mariana, prolífico e influente escultor e arquiteto brasileiro cujos artigos religiosos e estátuas rococó complementam sobriedade dramática de suas igrejas.

Aleijadinho, filho do arquiteto português Manoel Francisco Lisboa e de uma mulher africana, nasceu com uma doença degenerativa que levou à deformação de seus membros (seu apelido significa “aleijado pequeno”). Ele acabou perdendo o uso de suas mãos, mas continuou trabalhando com ferramentas amarradas aos braços durante o resto de sua carreira. A primeira grande obra de Aleijadinho, a Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Prêto (1766 a 1794), apresenta dramáticos campanários redondos cujas linhas compensam as linhas retas mais comuns da tradição portuguesa. Ele também projetou, construiu e decorou o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, Congonhas (iniciado em 1757), que é talvez o seu trabalho mais famoso.

No caminho em ziguezague para a igreja, Aleijadinho fez várias pequenas estruturas para as quais executou 64 esculturas de madeira em sete agrupamentos que representam episódios da Paixão de Cristo.

Grandes e requintadas esculturas dos Doze Profetas, esculpidas em pedra-sabão, revestem os parapeitos ao longo da escadaria exterior.

https://www.google.com/search?q=tradutor+online&oq=tra&aqs=chrome.4.0j69i60j69i57j69i60j69i59l2.4613j0j8&sourceid=chrome&ie=UTF-8

J B Pereira e https://www.britannica.com/biography/Aleijadinho
Enviado por J B Pereira em 10/02/2019
Código do texto: T6571653
Classificação de conteúdo: seguro