IDEVAL VIEIRA GOMES - TRIBUTO.

“ DUNGA" - Uma lenda viva de Santo Estevâo.

Diz-se "lenda viva", pessoa cujos feitos são inacreditáveis, que realizou proezas e que suplantam os limites da imaginação...

Por esse entendimento, então, posso de cátedra afirmar, que Ideval Vieira Gomes, carinhosamente conhecido como "Dunga de Jorge", é uma lenda viva da nossa terra.

Descrever Dunga é uma tarefa muito fácil, pois ele está presente de várias maneiras, como multifacetado homem, triunfo da imaginação: Cantor romântico, dono de uma voz admirável, cantou em muitos palcos, inclusive, no Luxuoso Salão de Chá das Duas Américas, em Salvador.

Nos bailes da cidade, além de cantar, ocupava a pista de dança e deslizava pelo salão, mostrando seus passos inovadores de tango, bolero, gafieira e outros ritmos. Um dançarino incomparável !..

O Serviço de Alto Falante "A Voz do Agricultor", único meio de comunicação à época, tinha Ideval como âncora da locução, animador as tardes musicais da Cidade. Nos eventos públicos e privados, desempenhava a função de mestre de cerimônia, com garbo e competência de mestre.

Na política, como membro ativo do grupo de Orlando Santiago, teve a sua efetiva participação em todas as campanhas, com afinco e lealdade...

No esporte, foi um atleta admirável; escreveu o seu nome na história do futebol, como melhor goleiro do Esporte Clube União, seu time do coração.

Eletrotécnico de profissão, capacitado pela Philips do Brasil, fez curso de especialização em São Paulo, para dirigir a assistência técnica autorizada da "Sadel", maior Loja de eletrodomésticos do Nordeste.

Dunga fez tudo isso é muito mais. Lembrar os seus valores pessoais e éticos é importante; entretanto, reconhecer e agradecer pelos seus feitos, trará melhor benefício à nossa história...

Não podemos nos furtar do juízo valorativo das suas atuações. Sua marca e suas virtudes estão gravadas na lembrança de todos os amigos que conhecem e/ou convivem com o homem que sempre viveu longe da tristeza e da melancolia; que nunca carregou lixo para alimentar a sua alma, e cultiva até hoje um mundo de sonho e de alegria juvenil.

Dunga chega aos 80 anos apoiado carinhosamente pela sua esposa, filhos e netos, sempre ao seu lado, dando-lhes o carinho necessário para alimentar a certeza de que os sonhos ainda poderão se realizar. Os anos envelheceram o seu corpo e não a sua alma; enfraqueceram sua habilidade mas não sua esperança...

Glórias lhe darei ainda em vida, pois foi em vida que ele dedicou seus dias guerreando por uma Santo Estêvão mais moderna, mais alegre e mais igual.

Dono de um coração boêmio, alma poética e uma aura sentimental intensa, ele vive no "Panteão da Cidade" e tem histórias pra contar.

É com muita alegria, então, que presto esta justa homenagem ao velho amigo, que chega a velhice como um vitorioso.

Vive hoje, de forma mais comedido, com disposição moderada, sabedor das suas limitações e cônscio que não há tempo para mais nada que não seja essencial.

Vida longa a Ideval Vieira Gomes !!!

Manoel Lôbo.

Manoel Rocha Lobo
Enviado por Manoel Rocha Lobo em 08/01/2019
Reeditado em 20/09/2021
Código do texto: T6546243
Classificação de conteúdo: seguro