Agora Vale A Taça Verdão

Final do ano de 1998 chegando, o Palmeiras estava disputando a final da extinta Copa Mercosul(atual Sul-Americana) contra a equipe fortíssima do Cruzeiro, a então equipe comandada pelo técnico Levir Culpi, que viria a ser técnico do Palmeiras 4 anos depois, no ano de 2002. O primeiro jogo, eu assisti na casa da minha tia em Apucarana, cidade localizada no Norte do Paraná, o resultado foi ruim, 2 a 1 para o Cruzeiro. Na véspera do segundo jogo, eu fui com os meus pais ao Shopping Butantã e na capa de um jornal estava destacado em letras grandes: AGORA VALE A TAÇA VERDÃO! O segundo jogo foi realizado em São Paulo, no estádio Parque Antártica, atualmente chamado de Allianz Parque, o Cruzeiro abriu o marcador com o Fábio Júnior, logo no começo do primeiro tempo, um gol de pênalti. Eu estava em São Paulo, no bairro da Vila Sônia, comendo pipoca com o meu tio William, eu torcendo para o Palmeiras e ele sendo corintiano iria torcer para o Cruzeiro. O Palmeiras, empatou com o zagueiro Cléber em um cruzamento do lateral-direito Arce, um cruzamento dele já era considerado meio-gol. Em uma sequência de erros o então camisa 7 Paulo Nunes tocou para o camisa 9 Oséas de perna esquerda fazer o gol no contrapé do goleiro Dida. Já no final do jogo Paulo Nunes marcou o terceiro gol, garantindo a decisão em uma terça-feira, no dia 29 de dezembro de 1998. O campeonato era organizado da seguinte forma, o primeiro jogo da final era na casa do finalista de pior campanha, no caso o Cruzeiro, o segundo jogo na casa do Palmeiras. Em caso de nova vitória do Cruzeiro ou um empate, não teria o terceiro jogo, então o Palmeiras precisaria vencer de qualquer forma o segundo jogo. No dia 29 de dezembro um jogo extremamente emocionante, realizando novamente no Parque Antártica, eu estava novamente comendo pipoca com o meu tio Ruy, na cidade de São José, em Santa Catarina. O jogo foi muito tenso, brigado, disputado na bola, com direito a batalha campal, com muita luta de ambos os lados. O futebol dos anos 90 era assim, luta constante. Até que no segundo tempo em uma falta, o zagueiro do Palmeiras, número 3 Júnior Baiano, que costumava comprometer o time chutou muito forte, uma bomba, que o goleiro Dida rebateu, o Arce então chutou outra bomba para o gol, 1 a 0, aí não teve jeito a torcida começou a fazer uma festa ainda mais linda e a gritar É CAMPEÃO!! O locutor então falou o Palestra Itália(outro nome do Estádio do Palmeiras) explode de alegria! Dois dias depois do meu aniversário de 11 anos, foi o primeiro título Internacional que eu vi do Palmeiras, foi o quinto título do Felipão com o Palmeiras, os outros foram: Torneio Naranja-Espanha: 1997. Torneio Maria Quitéria: 1997. Taça Governador de Góias: 1997. E a primeira Copa do Brasil de 1998 em cima do próprio Cruzeiro! Assim que o árbitro apitou o Paulo Nunes, conhecido como Diabo Loiro falou “Eles vão ter que aguentar isso! Campeão é o Palmeiras! Todos os jogadores beijaram a Taça, quando pediram ao Felipão para repetir o gesto ele falou “Eu só beijo mulher meu amigo”. E foi assim o primeiro título internacional que eu vi pelo Palmeiras, que serviu como uma espécie de Vestibular para a então futura Libertadores que viríamos a conquistar no ano seguinte de 1999.

Vinicius Moratta
Enviado por Vinicius Moratta em 06/01/2019
Código do texto: T6543981
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.