Centro Integrado de Diagnóstico, Tratamento, Ensino e Pesquisa
(antigo Hospital A.C.Camargo, apelidado pela sociedade de Hospital do Câncer) é um hospital oncológico localizado no bairro de Liberdade na cidade de São Paulo. É especializado no diagnostico,tratamento e pesquisa de câncer em humanos.
História
Mantenedora do Hospital do Câncer de São Paulo, a fundação Antonio Prudente é o embrião da própria instituição hospitalar. Tudo começou em1934, quando o professor, Dr. Antonio Cândido de Camargo, da faculdade de medicina da USP, lançou a semente da Associação Paulista de combate ao câncer. A APCC teve seu primeiro estatuto social em 1936 e buscava combate os tumores maliigno através de assistência médica hospitalar,difusão de informação,preparo de educadores voluntário e leigo aperfeiçoamento de médicos e técnicos na áriea de Oncologia.
Antônio Prudente, jovem e renomado cirugião, discípulo de A.C.Camargo, trazia consigo a idéia de fundar um haspital para tratar o câncer. Em 1943  conseguiram-se os primeiros 100 conto de Réis. Depois vieram as campanhas para a arrecadação de fundos,com destaque para odonativo oferecido pelo Comendador Martinelli, tratado pelo cirurgião Prudente,de 1.000 conto de Réis.
Em1946, a jornalista Carmem Prudente,já então casada com Antônio,cria a rede Feminina de combate ao câncer e envolve boa parcela da população de São Paulo em torno da construção do hospital. Um jovem estudante de  Medicina, Humberto Torloni, filho de imigrantes italianos, vence o concurso de arrecadaçao de fundos e como premio ganha uma bolsa de estudos nos Estados Unidos, quando volta ao Brasil oferece-se a fazer parte da equipe da Fundação Antonio Prudente,tornando-se nos dias de hoje umgrande e renomando ícone do Hospital A.C.Camargo no dia 23 de abril de 1953 entrava em funcionamento o instituto central- Hospital A.C.Camargo era o 1º. hospital de São Paulo erguido pela população e voltado para ela, sem distinções.
O corpo clínico do Hospital era constituído de 54 médicos efetivos,
selecionados por Prudente. Compunham também aequipe cinco consultantes e 16 médico residentes,distribuídos em 5 departamentos;Cirurgia (três serviços), Medicina, Radiologia, Anatomia patológica e patologia clínica. No ano de 1955 Formava-se  1ª turma de residência Médica. EM 21 de novrembro de 1961 o Hospital é considerado Instituto Complemente da USP. E a Residência Médica como curso de Extensão Universtária, credenciada oficialmente pelo MEC. No ano de 1973 A.P.C.C. é transformado em fundação Antônio Prudente, hoje entidade filantrópica reconhecida oficialmente, Seu Conselho curador elege periodicamente, a Diretoria Executiva do Hospital e supervisiona sua gestão. 
O Hospital do Câncer A.C.Camargo e a fundação Antônio Prudente fizeram do Brasil um dos países de destaque no diagnóstico do câncer,tratamento e pesquisas sobre o câncer.
No dia 14 de maio de 2013 teve seu nome alterado para A.C.Camargo Câncer Center, buscando referência internacional como centro oncológico que atua nas frentes de prevenção,tratamento,ensino e pesquisa.
Esta é uma pequena parte  de uma história  bonita do hospital A.C.Camargo. Foi minha 1ª participação nas corrida A.C.Carmago,para mim é uma honra poder ajudar uma instituição com uma história tão humana como está do A.C.Camargo. Este ano a corrida foi realizada no campo da USP buntantã, foi uma corrida para ficar na minha memória. Cada corrida é uma  história diferente e contagiante, desta vez conheci o jovem corredor Mário Henrique, corremos os últimos 2 km juntos, ficamos amigos na rede social ejá combinamos de correr no ano que vem algumas provas juntos, é sempre muito bom conhecer pessoas e fazer novas amizades.
Esta é um prova incrível, com muita gente bonita, com sorrisos estampados no rosto, as ruas da USP planas não tem subidas fortes, são bem cuidadas, o asfalto está em bom estado de conservação,ou seja, sem buracos, as alamedas bem aborisadas,  árvores bem cuidadas, corremos o tempo todo nas sombras das árvores, o trajeto  é praticamente  todo e realizado nas sombras das árvores,10 km de pura alegria. 
Universidade de São Paulo, USP campos Butantã, é um lugar maravilhoso para a prática de vários esportes, como ciclismo, canoagens e futebol. Se o bom DEUS permitir pretendo participar de mais uma corrida Beneficente. Tem gente que são seres iluminados , são como estes  médicos fundadores do A.C.Camargo. Eles são seres
 Iluminado por DEUS, para cuidarem das pessoas menos favorecidas, se não existissem pessoas como estes seres com certeza as vidas dos usuário do A.C.Camargo seria muito mais complicada. Estas pessoas sofreriam muito mais.  
Vivemos em um país onde parte da população não tem a menor possibilidade de ser atendido pelos  serviços básicos, como saúde que é essencialmente indispensável. Todos os anos eles promovem uma corrida de rua, para angariar fundos para manter o hospital funcionando bem, pessoas como essas não deveriam morrer nunca!
É muito gratificante poder colaborar com estas instituições de caridade, faz a gente sentir-se bem útil a sociedade e com alma lavada,com a sensação de dever comprido como cidadão!

                          { FONTE DE PEQUISA GOOGLE }                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                     
Antonio Laurentino Sobrinho
Enviado por Antonio Laurentino Sobrinho em 28/12/2018
Reeditado em 28/12/2018
Código do texto: T6537763
Classificação de conteúdo: seguro