AOS ESCRITORES E LEITORES: RECANTO DAS LETRAS

Caro (a) leitor (a)

Em 1981, o então presidente da Tanzânia, Julius Nyerere, discursava na conferência de Cancun afirmando que seu país podia, em 1965, comprar um trator em troca de quatro toneladas de café, e que quinze anos mais tarde precisava vender vinte toneladas para a mesma finalidade.

Talvez o leitor (a) esteja questionando o fundamento de tal enunciado ocorrido há mais de 30 anos. Para entender o escopo desta mensagem é necessário fazer uma análise semântica no exposto acima, e chegar a compreensão do propósito desse texto.

O presidente Julius omitiu o fato de que o tempo todo seu país continuava a fornecer o mesmo café, mas o trator não era o mesmo. Enquanto a Tanzânia, prosseguia abastecendo o mercado com o mesmo grão, sem se preocupar com a diversificação nem com a qualidade, os produtores de bens industriais (em especial os tratores), não paravam de investir e inovar. Com isso, fica claro os motivos que levaram a degradação da Tanzânia no Mercado Internacional.

Julius, queria na verdade, esconder sua responsabilidade de fracasso acusando os países desenvolvidos por toda devassidão do seu povo, que fora causada por políticas de desenvolvimento equivocadas e aplicadas pelo próprio Nyerere.

Em síntese; para demonstrar de modo transparente tudo que foi dito até aqui, esclareço que usei o exemplo de Julius Nyerere para levar até você leitor (a), sempre os melhores trabalhos literários desenvolvidos com muita pesquisa, inovação e até investimento de tempo e dinheiro.

Eu e minha fiel assistente estamos o tempo todo buscando material da melhor qualidade, fazendo adaptações e por inúmeras vezes até sondagens etnográficas. Tudo isso para oferecer a vocês, nossos leitores textos que não deixam e não perdem talento para outras obras minimalistas.

Os anos passam, e eu e minha assistente temos o compromisso de jamais nos deixar sermos apanhados na cilada do comodismo ou da mesmice, pois temos uma audiência que nos são fieis e não podemos trair este carinho que vocês dispensam a nós.

Julius tentou comover os membros da Conferência distorcendo semanticamente a palavra ‘mesmo’, quando na realidade ele nunca deixou de ser o mesmo e acabou pagando o preço levando seu país ao caos instalado até os dias de hoje.

Nossa mensagem é a de que vocês, leitores ou escritores não cometam o erro de Julius. Se reinventem, inovem, criem e confiem em suas habilidades, assim estarão trilhando o caminho da plenitude e da excelência.

Em meu nome e em nome da minha devota assistente, desejamos a todos Boas Festas e agradecemos a consideração que dispensam a nós.

Cordialmente: Rubemar & Lúcia Maria

Rubemar Alves
Enviado por Rubemar Alves em 09/12/2018
Código do texto: T6523058
Classificação de conteúdo: seguro