Las Mariposas

25 de novembro é o Dia Internacional da Eliminação da Violência contra a Mulher, em homenagem às irmãs Mirabal (Las Mariposas).

Patria Mercedes Mirabal (27 de fevereiro de 1924), Minerva Argentina Mirabal (12 de março de 1926) e Antonia María Teresa Mirabal (15 de outubro de 1936) eram irmãs nascidas na República Dominicana.

Elas cresceram na Zona Rural, município de Salcedo (atualmente província Irmãs Mirabal).

A ditadura de Rafael Leónidas Trujillo foi uma das mais sangrentas da história. E a família das irmãs Mirabal não escapou de sua devastação.

A família perdeu a casa e todo o dinheiro. As irmãs formaram um grupo de oposição ao regime e passaram a ser conhecidas como Las Mariposas.

Os enfrentamentos contra a ditadura lhes custaram prisões e torturadas. Mas não a fizeram recuar. Até que Trujillo decidiu acabar com Las Mariposas.

No dia 25 de novembro de 1960, ele enviou homens para interceptá-las, quando estavam indo visitar seus maridos na prisão (também vítimas da ditadura).

Elas foram surpreendidas, sequestradas e levadas para uma plantação de cana-de-açúcar, onde foram brutalmente assassinadas.

A morte de Las Mariposas causou grande comoção na República Dominicana e levou o povo a encorajar-se contra Trujillo.

Em maio de 1961, o ditador foi assassinado, acabando assim, a ditadura que ultrapassava os 30 anos.

No Primeiro Encontro Feminista Latino-Americano e Caribenho de 1981, realizado em Bogotá, Colômbia, a data do assassinato das irmãs foi proposta para ser o dia Latino-Americano e Caribenho de luta contra a violência à mulher.

Em 17 de dezembro de 1999, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou que 25 de novembro é o Dia Internacional da Eliminação da Violência contra a Mulher, em homenagem à luta das Irmãs Mirabal: Las Mariposas.

Fonte de pesquisa: a história

Serpente Angel
Enviado por Serpente Angel em 25/11/2018
Código do texto: T6511277
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.