Ao poderoso Chefão.... kkkkkkkkkkkkk

Há exatos 45 anos, O Poderoso Chefão chegava às telonas dos EUA.

Considerado o maior ícone dos filmes de máfia, o longa dirigido por Francis Ford Coppola é tido como um dos mais influentes em toda a história do Cinema.

A produção mostra a história de uma organização mafiosa liderada por Don Vito Corleone (Marlon Brando), um homem influente e respeitado por todos de Nova York.

Quando sua vida é ameaçada por um atentado, seu filho, Michael (Al Pacino), precisa tomar as rédeas da Família Corleone.

Baseado no livro homônimo do jornalista e escritor Mario Puzo, O Poderoso Chefão a forma de se retratar a máfia italiana com sua verossimilhança e direção magistral.

Para celebrar o aniversário do clássico, o Jovem Nerd News preparou essa lista com cinco momentos marcantes do longa:

O Casamento de Connie Corleone

casamento

É a sequência de abertura do filme. Apesar de não ter muita ação, é essencial para estabelecer o universo do longa e os personagens centrais que iremos acompanhar nas próximas duas horas.

É interessante como Coppola conseguiu conduzir uma cena muito expositiva de maneira orgânica — as informações sobre a Família Corleone não parecem jogadas ao espectador e acabam sendo mostradas de forma natural em diálogos, enquadramentos e expressões dos atores.

Logo nos primeiros segundos, somos apresentados à dinâmica de trabalho de Don Vito, que ouve os pedidos desesperados de um pai cuja filha foi espancada por marginais.

Marlon Brando em uma atuação excepcional, deu um ar sereno ao personagem, mas ao mesmo tempo o interpretou de forma ameaçadora — o que é refletido naqueles que o cercam, que falam calmamente com ele mas ainda sim sempre estão com um certo medo da reação do Padrinho.

Aqui também conhecemos Michael Corleone, que se tornará peça central na narrativa. Ele chega com seu uniforme militar (o único diferentão que não está de smoking na festa) e senta longe da família, querendo distância daquele mundo de crime.

Ao mesmo tempo, vemos que ele tem uma certa fascinação por todas aquelas figuras controversas, apresentando um a um à sua esposa, Kay (Diane Keaton), com um entusiasmo na voz.

Luca Brasi dorme com os peixes

Posteriormente, Virgil Solozzo (Al Lettieri), líder de outra Família mafiosa de Nova York, oferece a Don Vito uma oportunidade de ganhar ainda mais dinheiro, se envolvendo com o tráfico de drogas. Corleone diz que não está interessado, pois isso pode prejudicar suas relações com figuras públicas e vai embora.

Ele manda Luca Brasi (Lenny Montana) espionar seus concorrentes alegando que quer entrar no novo negócio, mas o capanga acaba sendo morto em um restaurante.

A morte dele é comunicada aos Corleone de forma peculiar: um peixe é entregue envolto em um colete à prova de balas, significando que “Luca Brasi dorme com os peixes”.

Um detalhe interessante da cena da morte de Brasi é que Coppola decidiu enquadrar parte da ação mostrando uma vitrine do restaurante onde tudo acontece.

No vidro, podemos ver dois peixes gravados, uma pista do que iria acontecer posteriormente:

peixes

Um “bom dia” não muito agradável

No começo do filme, somos apresentados a Johnny Fontane, um cantor cuja carreira foi catapultada por sua relação com os Corleone (um detalhe: Mario Puzo sempre negou que o persoangem foi inspirado em Frank Sinatra) mas que agora não está mais conseguindo atuar em muitos filmes e nem emplacar seus shows.

Ele explica para Don Corleone que está tendo uma relação conturbada com um produtor de Hollywood que não quer deixar ele participar de seu novo projeto.

O mafioso então encaminha Tom Hagen (Robert Duvall), seu conselheiro, para Los Angeles para conversar com o sujeito que estava prejudicando o trabalho de Fontane.

O produtor logo se irrita e diz que não irá dar o papel ao cantor por nada no mundo. No dia seguinte, ele acorda com uma surpresa não muito agradável: a cabeça de seu cavalo premiado decepada em sua cama. Uma cena icônica na História do Cinema:

Uma curiosidade interessante é que o cavalo era real. Durante a produção, Coppola visitou um abatedouro em Nova Jersey e pediu para que o lugar mandasse a cabeça para o estúdio assim que o animal morresse. Realmente eram outros tempos.

Batizado de sangue

Don Vito sobrevive ao ataque contra sua vida, mas acaba tendo um infarto e morrendo quase no final do filme.

Enquanto ainda respirava, ele sempre tentou manter a paz entre as Famílias de Nova York, evitando ao máximo qualquer tipo de confronto entre as máfias.

Porém, Michael, agora no comando, quer se vingar de todos aqueles que traíram seu pai. Então, no dia do batizado de seu sobrinho, ele pede que seus capangas assassinem todos os outros Dons da cidade.

É uma cena espetacular, que vai alternando entre o batismo e os assassinatos. Se em um lado, Michael estava proferindo palavras de fé e se redimindo de seus pecados, no outro uma grande carnificina articulada por ele estava acontecendo:

O Poderoso Chefão

Além de conduzir mais de duas horas de filme de maneira brilhante, Coppola termina o longa com grande estilo.

Don Vito já morreu, as outras Famílias foram dizimadas e Michael quer ainda mais poder.

Seu casamento com Kay não está nada bem e a jovem está decidida a se afastar dos Corleone.

E aí entra o fator genialidade: vemos Michael ser nomeado Don pelos membros de sua nova Família e o longa se encerra com ele fechando a porta da sala na cara da esposa, abandonando de uma vez por todas sua humanidade e sua antiga vida ao lado da jovem:

É interessante notar que mesmo antes dos últimos segundos, toda a cena indicava o distanciamento de Michael e Kay, desde as roupas sem cor da moça até a expressão de frieza no rosto de Al Pacino.

É o momento que oficializa a transformação radical pela qual ele passou durante todo o longa.

O Poderoso Chefão teve duas sequências, lançadas em 1974 e 1990. Você pode assistir aos três na Netflix.

Nota do divulgador:- Se não queres assistir o filme... continue só votando no PT... pois ai esta a nossa série brasileira de 1980 até a presente data!!!! kkkkkkkkkkkkkk Mas o verdadeiro poderoso Chefão... não é o que está preso... é o outro condenado a 30 anos na segunda instância... mas está livre e solto sem tornozeleira eletrônica!!!! kkkkkk