Não leia esse texto...

O que você faria se pudesse absorver todo o conhecimento do universo? Você basicamente seria infeliz...

Benjamin Franklin, esse senhor que tem seu rosto estampado na nota de 100 dólares costumava dizer uma pequena frase "investir no conhecimento sempre renderá os melhores juros". Eu pergunto, quais sãos os juros que o conhecimento pode te render? Só enfado, canseira, solidão e uma boa dose de perguntas sem respostas. De nada serve um conhecimento refinado, clarificado, polido, sofisticado, apurado, se não tem alguém para compartilhar... A psicanalista austríaca Melanie Klein dizia que quem come do fruto do conhecimento, é sempre expulso de algum paraíso.

As plantas são criaturas extremamente inteligentes, sua apelidada "neurobiologia" vegetal chega a ser esquizofasica e menosprezada, no entanto as plantas traçam estratégias de guerra, conversam entre si, fofocam, se depilam, fazem sexo, guardam mistérios, guardam memórias e até se vingam. As plantas fazem tudo isso sem nunca ter experimentado o estágio de "consciência infeliz" que Hegel cunhou, a gente pode chegar até ele depois de ler Sófocles, Eurípedes, Ésquilo, Aristófanes, Esopo, Homero, Hesíodo, Virgílio, Ovídio,Tito Lívio, Caio Plínio Segundo, Tucídides, Giorgio Vasari, Tácito, Diógenes Laércio, Francisco Suárez, Pedro Abelardo, “De Architectura” de Marcos Vitrúvio Polião redescoberta por Poggio Bracciolini, Torquato Tasso, Ludovico Ariosto, Girolamo Savonarola, Giovanni Pico della Mirandola, Sertillanges, Emanuel Swedenborg, Goethe, Bacon, Kierkegaard, Dante Alighieri, Cervantes, Shakespeare, Thomas More, Multatuli, Hegel, Descartes, John Stuart Mill, Giordano Bruno, Emil Cioran, Hobbes, Hume, John Locke, Henry David Thoreau, Piotr Kropotkin, Herman Hesse, Darwin, Dickens, Murray Rothbard, Nathaniel Hawthorne, Thomas Malory , Oscar Wilde, Franz Kafka ou Michel de Montaigne.

É de se pensar, como em toda a sua simplicidade as plantas guardam o conhecimento mudo de seu universo que não conseguimos ouvir, conhecimentos que as plantas clamam aos quatros ventos sem estarem sujeitas ao "panóptico" de Jeremy Bentham, nem escravizadas a um governo local, são avessas de qualquer maniqueísmo ou polarização, as plantas não sofrem de rigor mortis e ainda produzem seu alimento e trabalham ao seu mestre superior de hidrogênio e hélio, o sol. As plantas talvez não conheçam o fato de Henry Cavendish ter calculado a massa da terra em 1797 ou das lentes terem sidos estudadas por Robert Grossetest ou que George Gamow apresentou a teoria do Big Bang, mas as plantas possuem seus segredos.

Vejam só, as espécies de milho e feijão quando são atacadas por taturanas liberam substâncias no ar que atraem vespas, as vespas logo chegam e as taturanas correm de medo e vão embora, quer exemplo maior de inteligencia e conhecimento vegetal? As plantas possuem onze sentidos, os seres humanos apenas cinco. As plantas se viram muito bem sem conhecer as leis de Newton, Kepler, Kirchoff, Columb, Joule, Ohm, se viram bem sem a unidade Onça Troy, mesmo sem possuir bulbo raquidiano e existem sem nunca precisar de uma eletroencefalografia, as plantas podem viver bem sem saber o que é Seicho-no-ie, Baye Fall, Cientologia ou Teosofia, elas se dão bem sem precisar usar um quipá, dashiki, sheriwani, kilt ou burca, nem balaclava, sem nem mesmo ter o comando de um cérebro com 86 bilhões de neurônios.

As plantas são seres até privilegiados, sem conhecer síndromes cromossômicas como Síndrome de Treacher Collins, Síndrome de Hutchinson-Gilford, Síndrome de William-Beurem, Síndrome de Turner, Síndrome de Cri-du-chat, Síndrome de Prader Willi, ou deficiências como Hipertricose, Querubismo, Nevo Melanocítico Congênito, Fibrose cística, Hidrocefalia, doença de Huntington, Disfasia Ectodérmica ou Esclerose lateral amiotrófica.

As pessoas podem pensar, "simples plantinhas", mas as plantas não sentem dor como nós, apenas estresse ambiental, as plantas tem uma posição de fragilidade mas seu conhecimento é exuberante, mesmo sem nunca ter lido a Teogonia de Hesíodo ou Ilíada de Homero ou Eneida de Virgílio, sem nem ao menos saber o que é um grande colisor de Hádrons (LHC).

As plantas são mais felizes que os seres humanos, elas não precisam se perguntar por que as águas dos oceanos e mares são salgadas... As humildes plantas em toda sua fragilidade são mais felizes que os seres humanos, sem perguntas, sem dúvidas, sem questões existenciais... Humanos que mesmo em toda a sua plenitude e cheios de tanto conhecimento, quanto mais conhecimento buscam, mais são infelizes e cheios de cicatrizes...

O que você faria se pudesse absorver todo o conhecimento do universo?

Você basicamente seria infeliz...

Eden Mendes
Enviado por Eden Mendes em 22/10/2018
Reeditado em 30/06/2020
Código do texto: T6483593
Classificação de conteúdo: seguro