SANTA JOANA D'ARC d'Arc: Modelo de mulher católica, jovem e Virgem camponesa e guerreira de Deus ou a Donzela de Orléans - "Nunca blasfemar contra Deus!" Sou o tambor de Deus, que bate forte nos meus ouvidos... Só cumprir as ordens de Deus... é simples!"

Obrigado pela sua leitura, evangelizar é preciso, viver o amor e a fé no ENCONTRO PESSOAL COM JESUS É URGENTE. Boa noite, a oração se faz a cada amanhecer e a cada anoitecer, a oração sobe até Jesus que se compadece de nós e nos ajuda a superar tudo, principalmente, o pecado que é o câncer da alma, porque nos afasta do SUPREMO BEM QUE É DEUS e nos tira a GRAÇA MAIOR DE TER COM DEUS O ENCONTRO DEFINITIVO APÓS NOSSA MORTE. Não fomos feitos para a morte, mas para a VIDA. O pecado nos incorporou à morte, à inclinação ao pecado... Só Deus em nome de Jesus pode nos ajudar nessa luta contra o mal e porque somos fracos precisamos urgentemente da GRAÇA DE DEUS A CADA DIA. AMÉM.

J B PEREIRA

Sua pessoa tem olhar suave e perfil serenal, a voz econômica e a cativar pelo timbre no tom ameno, encanta pela educadora que é!.

Lembre-se do momento atual é fecundo na busca de cada dia em fortaleza e encorajamento mesmo diante das críticas e algumas pessoa não parecer gostar e criticar. porque deve levantar cada dia com "ânimus" espiritual para retomar e aperfeiçoar-Se na bora que faz rumo ao futuro...

A obra de si ainda está em aberto à medida que nos descobrimos capazes, uns e aos outros apoiando-se para configurar a imagem mais profunda e à altura da Mulher Nova de que a Escritura ou Bíblia nos aponta como sucesso de nossa redefinição e salvação sempre atual e eficaz...

Somos filhos e filhas de Vossa Majestade, segundo Castelo Interior, de Santa Tereza D'Ávila. Obra que eu eu li e dela gostei demais: cada quarto um aprimoramento espiritual rumo ao Esposo Celestial até à última morada: o Casamento ou o mergulho eternal e amoroso com o Deus Vivo e Sensivelmente justo e misericordioso. Castelo Interior ou Moradas vale a pena adquirir e ler.

J B PEREIRA

________________

Joana d'Arc (Filme/Drama) -1999- (Completo/Dublado)

https://www.youtube.com/watch?v=Rf0N1O56CnM

Joana d'Arc, cognominada

"A Donzela de Orléans",

é a santa da Igreja Católica,

a ruiva heroína da libertação francesa

contra a dominação inglesa -

queimada em 1431;

500 anos depois canonizada.

A humilhação francesa foi subitamente revertida em 1429 pelo aparecimento de um movimento restauracionista simbolizado pela camponesa Joana d'Arc de Domremy la Pucelle, que alegou a orientação de vozes divinas para a campanha que rapidamente fechou o cerco inglês de Orleães e acabou com a coroação de Carlos VII na cidade histórica de Reims.

Posteriormente capturada pelos borgonheses e vendido para seus aliados ingleses, sua execução por heresia em 1431 redobrou seu valor como a encarnação da causa francesa.

Joana d'Arc foi posteriormente declarada inocente pelo papa Calisto III depois de sua família solicitar um novo julgamento. Em 1920 ela foi canonizada pelo Papa Bento XV.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Fran%C3%A7a_na_Idade_M%C3%A9dia

____________

Romanos 6:23

Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus

é a vida eterna por intermédio de Cristo Jesus, nosso Senhor!

1 João 2:25

E esta é a Promessa que Ele nos fez: a vida eterna!

Atos 14:22 "... renovando o ânimo dos discípulos e os encorajando a perseverar na fé, ensinando:

“- É necessário que em meio a muitas aflições ingressemos no Reino de Deus!”

Marcos 10, 29 "Garantiu-lhes Jesus:

“ 29 - Com toda a certeza vos asseguro que ninguém há que tenha deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos ou bens, por causa de mim e do Evangelho,

30 que não receba, já no presente, cem vezes mais, em casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e propriedades, e com eles perseguições; mas no mundo futuro, a vida eterna.

31 Todavia, muitos primeiros serão últimos; e muitos últimos serão primeiros”. Jesus outra vez prediz sua Paixão

Filipenses 3:8

Mais do que isso, compreendo que tudo é uma completa perda, quando comparado à superioridade do valor do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, por quem decidi perder todos esses valores, os quais considero como esterco, a fim de ganhar Cristo,

Mateus 5:11,12

Bem-aventurados sois vós quando vos insultarem, e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós, por minha causa. …

Atos 16:25

Por volta da meia-noite, Paulo e Silas estavam orando e entoando hinos de louvor a Deus, enquanto os demais presos os ouviam.

Romanos 5:3

Mas não somente isso, como também nos gloriamos nas tribulações, porque aprendemos que a tribulação produz perseverança;

Tiago 1:2-4,12

Meus amados irmãos, considerai motivo de júbilo o fato de passardes por diversas provações. …

Tiago 5:11

Eis que consideramos bem-aventurados todos quantos demonstraram fé ao atravessar muitas aflições. Tendes ouvido falar a respeito da paciência de Jó e bem sabeis que solução final o Senhor lhe providenciou. Ora, o Senhor é pleno de compaixão e misericórdia.

1 Pedro 4:12-16

Amados, não vos assusteis com a provação que surge entre vós, como fogo ardente, com o objetivo de provar a vossa fé. Não entendais isso como se algo estranho vos estivesse acontecendo.

________________

CONFORMAR-SE À VONTADE DIVINA

COMO JESUS REALIZOU EM TUDO

A SANTA VONTADE DO PAI ETERNO

AMOU TODAS AS CRIATURAS, UNIDO

AO ESPÍRITO SANTO COM GESTO TERNO

E DE MODO CRUENTO NÃO VIOLOU

NUNCA, JAMAIS O PLANO SALVÍFICO

DO ALTÍSSIMO A FAVOR DO HUMANO

SER E NOS QUER COM ELE NAS MORADAS.

CELESTES, ETERNAS, INFINITAMENTE

SAUDÁVEIS, INDELÉVEIS, SUBLIMES

J B PEREIRA

_______________

A Igreja amadureceu e reviu o processo de Joana d'Arc e ela se tornou o exemplo vivo de resistência contra o direito inviolável do povos de ter povo, religião, cultura próprias...

J B PEREIRA

________________

"Camponesa, modesta e analfabeta, foi uma mártir francesa e também heroína de seu povo, reabilitada 25 anos após sua morte, em 1456, pelo Papa Calisto III, por considerar seu processo inválido, e canonizada em 1920, pelo papa Bento XV." Wikipédia

https://pt.wikipedia.org/wiki/Joana_d%27Arc

Wikipédia

Nascimento: 1412, Domrémy-la-Pucelle, França

Falecimento: 30 de maio de 1431, Ruão, França

Nacionalidade: Francês

Nome completo: Jeanne d'Arc

Pais: Isabelle Romée, Jacques d'Arc

Livros

Estátua de Joana d'Arc na Catedral de Notre-Dame de Paris.

______________

Joana d'Arc, pastora francesa, se confessa e diz que se sente segura na igreja e fica feliz de conversar com ELE - bonito, diz para ser boa e ter cuidado e ajudar as pessoas.

Ele dá bons conselhos - termina o padre confessor da Igreja.

________

Sinopse: Em 1412, nasce em Domrémy, França, uma menina chamada Joana. Ainda jovem, ela desenvolve uma religiosidade tão intensa que a fazia se confessar algumas vezes por dia. Eram tempos árduos, pois a Guerra dos Cem Anos com a Inglaterra se prolongava desde 1337. Em 1420, Henrique V e Carlos VI assinam o Tratado de Troyes, declarando que após a morte de seu rei a França pertencerá a Inglaterra. Porém, ambos os reis morrem e Henrique VI é o novo rei dos dois países, mas tem poucos meses de idade e Carlos, o delfim da França, não deseja entregar seu reino para uma criança. Assim, os ingleses invadem o país e ocupam Compiègne, Reims e Paris, com o rio Loire detendo o avanço dos invasores. Carlos foge para Chinon, mas ele deseja realmente ir para Reims, onde por tradição os soberanos franceses são coroados, mas como os ingleses dominam a região, isto se torna um problema. Até que surge Joana que, além de se intitular a "Donzela de Lorraine" tinha uma determinação inabalável e dizia que estava em uma missão divina, para libertar a França dos ingleses. Desesperado por uma solução, o delfim resolve lhe dar um exército, com o qual ela recupera Reims, onde o delfim é coroado Carlos VII. Mas se para ele os problemas tinham acabado, para Joana seria o início do seu fim.

FONTE:

https://www.youtube.com/watch?v=Rf0N1O56CnM

_______________

JOANA D'ARC e o contexto dos conflitos entre França e Inglaterra

J B PEREIRA

A vida e os processos contra Joana se deram entre os séculos XIII e XIV. O contexto da Guerra dos Cem Anos (1337-1453).

"Filho de Henrique IV, Henrique V (1413-1422) confirmou seus direitos ao trono francês e reativou a guerra. Em 1415 obteve a vitória de Azincourt e em 1417 tomou Caen. Em 1420 firmou-se o Tratado de Troyes, pelo qual Henrique se casaria com Catarina de Valois, filha do rei da França, e o filho resultante da união assumiria o trono francês. Porém Henrique V morreu antes do rei Carlos VI de França. Sob a regência de João, duque de Bedford, irmão de Henrique V, os ingleses chegaram em 1429 até Orleans. Sob a inspiração de uma camponesa da Lorena, Joana d'Arc, o filho de Carlos VI de França (o futuro Carlos VII) rompeu o cerco de Orleans, foi coroado rei da França em Reims e empreendeu uma campanha para tomar a Normandia e a Gasconha (entre 1449-1453). Em 1450 aniquilou o exército inglês em Fromigny. Em 1453 tomou Bordéus, recuperando toda França (salvo Calais,) e pondo fim à Guerra dos Cem Anos."

FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_Inglaterra

Como o conflito teve a participação de Joana?

Para responder a isso, teríamos de entrar na hagiografia da santa e do processo de sua condenação à fogueira pelos Ingleses, a omissão do Rei depois de coroado, o processo contraditório e sua retomada depois de 500 anos.

Mas, Joana quis que os ingleses saíssem da França. E o chamado de sua missão se deu por uma mística complexa, que a Igreja teve que rever, pois está envolvida com a guerra dos 100 anos e a luta armada na vida de uma vidente.

Os antecedentes da guerra da intervenção de Joana, como a poderiam influenciar?

Joana poderia fazer tão pouco; sua fé em Deus era constante e forte.

Os poderosos se sucediam na Guerra dos 100 anos. E Joana tenta com a ajuda do exercício e do Delfim francês mudar os rumos da história. Quase metade da França já estava em poder da Inglaterra, pelos acontecimentos descritos abaixo:

1º). Em 1328, após a morte de Carlos IV, Eduardo III da Inglaterra, por ser sobrinho de Carlos, quis o trono da França. Os franceses escolheram Filipe de Valois como rei com o título de Felipe VI.

2º). Em 1337, Filipe VI confiscou a Aquitânia, o que provocou a Guerra dos Cem Anos. Os ingleses, superiores militarmente dominavam em 1340, na batalha naval de Sluys, em 1346 em Crécy e em 1347 em Calai, cidade no poder dos ingleses até 1558.

3º). Em 1348, houve a Peste Negra que matou um terço da população.

4º). O filho de Eduardo (chamado Eduardo, "Príncipe Negro") realizou chevauchée ("cavalgada"), incursões profundas onde os ingleses estavam como em Bordéus Mediterrânea, através do condado de Armagnac, entre 1355 e 1356.

5º). Em 1360, Eduardo III assinou o Tratado de Brétigny para renunciar a coroa francesa. (o valor do resgate por João era reduzido, os ingleses dominam os Pirenéus até ao rio Loire. e Eduardo III).

6º). Os ingleses apoiaram Castela, Pedro I, na luta contra o irmão Henrique II. Em 1369, Pedro é assassinado pelo irmão.

A herdeira de Pedro - a filha Constança, se casou com João de Gante, duque de Lencastre, filho de Eduardo III.

Em 1372, a frota castelhana venceu a inglesa na Batalha de La Rochelle. Em 1369, os franceses reinvadem a Aquitânia e, em 1375, firmam-se a trégua de dois anos em Bruges: a Inglaterra tinha Calais e Bordéus até Baiona.

7º). O Príncipe Negro morreu em 1376. Eduardo III morreu em 1377. Subiu ao trono Ricardo II (1377-1399), filho do Príncipe Negro, com dez anos de idade. Em 1381, surge imposto inglês contra a invasão francesa, isso causou a revolta dos camponeses ricos ingleses. Os rebeldes foram derrotados em 28 de junho em Billericay. Em 1396, Ricardo II assinou a trégua com a França. Em 1399, morreu rico João de Gante, duque de Lancastre. Ricardo II recusou-se a permitir que Henrique Bolingbroke, filho de João, recebesse a herança. Na ausência de Ricardo II, que pelejava na Irlanda, Bolingbroke volta à Inglaterra e se faz o rei Henrique IV. Ricardo II foi preso e morreu. Henrique fundou a Casa de Lencastre. Até 1408, assim resistiu às várias revoltas da nobreza. Em 1407, ingleses e franceses firmaram nova trégua.

_____________

RECORTES

À PARTE

Em fevereiro de 1328 morreu o rei Carlos IV. Eduardo III da Inglaterra tinha direitos ao reinado francês por ser sobrinho de Carlos, mas os nobres franceses preferiram Filipe de Valois, quem reinou com o nome de Felipe VI.

Em 1337, Filipe VI confiscou o ducado da Aquitânia. Isto acabou por desencadear um conflito aberto entre Inglaterra e França que viria a chamar-se Guerra dos Cem Anos. As primeiras vitórias foram para os ingleses, superiores militarmente: em 1340, na batalha naval de Sluys, em 1346 em Crécy e em 1347 em Calais. Esta cidade permaneceria no poder dos ingleses até 1558.

Em 1348 a Peste Negra atingiu a Inglaterra e matou possivelmente um terço da população.

O filho de Eduardo (também chamado Eduardo e conhecido como "Príncipe Negro") lançou mão da tática da chevauchée ("cavalgada"), incursões profundas em território inimigo desprotegido; tornou-se famosa a chevauchée de Bordéus à costa francesa do Mediterrâneo, através do condado de Armagnac, entre 1355 e 1356. Em 1356 obteve uma grande vitória ante os franceses em Poitiers, fazendo prisioneiro a João II da França. Em 1360 Eduardo III assinou o Tratado de Brétigny, pelo qual o valor do resgate por João era reduzido, os ingleses passavam a dominar desde os Pirenéus até ao rio Loire e Eduardo III renunciava a seus direitos sobre a coroa francesa.

Os ingleses apoiaram o rei de Castela, Pedro I, na luta contra seu irmão Henrique II. Em 1369, Pedro foi assassinado por seu irmão. A herdeira de Pedro era sua filha Constança, que se casou com João de Gante, duque de Lencastre, filho de Eduardo III. Em 1372 a frota castelhana venceu a inglesa na Batalha de La Rochelle. Em 1369 os franceses voltaram a invadir a Aquitânia e em 1375 firmou-se uma trégua de dois anos em Bruges: a Inglaterra mantinha somente Calais e uma estreita franja desde Bordéus a Baiona.

O Príncipe Negro morreu em 1376. Eduardo III morreu em 1377. Subiu ao trono Ricardo II (1377-1399), filho do Príncipe Negro, aos dez anos de idade. Em 1381 instituiu-se um imposto para defender o país de uma potencial invasão francesa, o que causou uma revolta dos camponeses da zona mais rica da Inglaterra. Os rebeldes foram derrotados em 28 de junho em Billericay. Em 1396, Ricardo II assinou uma trégua com a França. Em 1399 morreu João de Gante, duque de Lancastre, imensamente rico. Ricardo II recusou-se a permitir que Henrique Bolingbroke, filho de João, recebesse a herança. Na ausência de Ricardo II, que comandava uma campanha militar na Irlanda, Bolingbroke retornou à Inglaterra e logrou obter apoio suficiente para ser aclamado rei, de nome Henrique IV. Ricardo II foi capturado e morreu em circunstâncias misteriosas. Henrique fundou a Casa de Lencastre. Até 1408, teve que fazer frente a várias revoltas da nobreza. Em 1407, ingleses e franceses firmaram uma nova trégua.

______________

A França precisa de um milagre para vencer os invasores ingleses e Borgonheses dominam Paris em 1420. Henrique VI fica poucos meses no poder.

Carlos VII não quer ser coroado rei dos franceses - fato ocorrido

em 17 de julho de 1429. "Joana assistiu à consagração de uma posição privilegiada, acompanhada de seu estandarte." Wikipédia

"Com a morte de Carlos VI, em 1422, Henrique VI da Inglaterra foi coroado rei francês, mas os Armagnacs não desistiram e mantiveram-se fiéis ao filho do rei, Carlos VII, coroando-o também em 1422." Wikipédia

"A captura - FONTE: Wikipédia

Na primavera de 1430, Joana d'Arc retomou a campanha militar e passou a tentar libertar a cidade de Compiègne, onde acabou sendo dominada e capturada pelos Borguinhões, aliados dos ingleses.

Durante um ataque ao campo de Margny, controlado pelos Borguinhões, Joana acabou sendo presa em 23 de Maio de 1430. Entre os dias 23 e 27 foi conduzida ao castelo de Beaulieu-lès-Fontaines.

Joana foi entrevistada entre os dias 27 e 28 pelo próprio Duque de Borgonha, Filipe III.

Naquele momento Joana era propriedade do Duque de Luxemburgo.

Ela foi levada ao Castelo de Beaurevoir, onde permaneceu todo o verão, enquanto o duque de Luxemburgo negociava sua venda.

Ao vendê-la aos ingleses, Joana foi transferida a Ruão.[6]"

"A partir do dia 23 de maio, as coisas se aceleraram, e no dia 29 de maio, ela foi condenada por heresia.

"Joana foi queimada viva em 30 de maio de 1431, com apenas dezenove anos.

A cerimônia de execução aconteceu na Praça do Velho Mercado

(Place du Vieux Marché), às 9 horas, em Ruão.

Antes da execução ela se confessou com Jean Totmouille e Martin Ladvenu, que lhe administraram os sacramentos da Comunhão.

Entrou, vestida de branco, na praça cheia de gente, e foi colocada na plataforma montada para sua execução.

Após lerem o seu veredito, Joana foi queimada viva.

Suas cinzas foram jogadas no rio Sena, para que não se tornassem objeto de veneração pública.

Era o fim da heroína francesa."

"A revisão do seu processo começou a partir de 1456, quando foi considerada inocente pelo Papa Calisto III, e o processo que a condenou foi considerado inválido, e em 1909 a Igreja Católica autoriza sua beatificação.

Em 1920, Joana d'Arc é canonizada pelo Papa Bento XV." Wikipédia

"Ela foi proclamada Mártir pela Pátria e da Fé.[7] Wikipédia

"É a santa padroeira da França e foi uma chefe militar da Guerra dos Cem Anos, durante a qual tomou partido pelos Armagnacs, na longa luta contra os Borguinhões e seus aliados ingleses. Foi executada na fogueira, em um auto de fé pelos Borguinhões em 1431."

Wikipédia

"Camponesa, modesta e analfabeta, foi uma mártir francesa e também heroína de seu povo, reabilitada 25 anos após sua morte, em 1456, pelo Papa Calisto III, por considerar seu processo inválido, e canonizada em 1920, pelo papa Bento XV." Wikipédia

https://pt.wikipedia.org/wiki/Joana_d%27Arc

______________

(Filme/Drama) -1999- (Completo/Dublado)

J B Pereira e https://www.youtube.com/watch?v=Rf0N1O56CnM
Enviado por J B Pereira em 21/10/2018
Reeditado em 25/10/2018
Código do texto: T6482341
Classificação de conteúdo: seguro