DIA DO MÉDICO

Dia do Médico

Meu caro médico de todas as horas, sua missão de assistir aos doentes o faz profissional da saúde, isto é, publico da medicina. Trago lembranças da minha infância, quando os médicos não tinham especialidades, era o clínico geral, com eficiência tal, que acertavam os males sem os subterfúgios dos RX, endoscopia, colonoscopia, cateterismo, etc. Sua vocação nos fazia imitá-lo, com a nossa iniciativa de brincar de médico. Entretanto, muito antes da sua classe se organizar, já existia o médico Lucas, aquele evangelista que se tornou Santo. Este curava a alma em detrimento do corpo, porquanto Hipócrates se preocupava mais com a doença do doente do que a da Alma.

A medicina de hoje em dia esta menos humanizada e mais robotizada. Já não se ouve o clamor do ser que porta doença psíquica, mas atende aquele que traz resultados comerciais para o seu patronato. Exames patológicos se fazem via recursos eletrônicos e laboratoriais, em detrimento de auscultar, apalpar, visualizar, verificar pressão e temperatura do paciente.

São lamentáveis os erros médicos cometidos por profissionais mau preparados para o exercício da medicina. Haja vista as manchetes da mídia que fraga os delitos acometidos em hospitais públicos e consultórios particulares, quando não em domicílio.

Entretanto, não devemos generalizar a má conduta de alguns pela grande maioria de competentes, dedicados, famosos ou anônimos, que prestam bons serviços à sociedade.

A vossa profissão é um sacerdócio constante, pregado pelo juramento Hipócrates, de praticar a medicina a integridade de vida, a assistência aos doentes e o desprezo pela sua própria pessoa.

Parabém médico, que medita que remedia, que cura, que pacifica que imuniza e que partureja.

Chico Luz

CHICO LUZ
Enviado por CHICO LUZ em 20/10/2018
Código do texto: T6481347
Classificação de conteúdo: seguro