PAI NOSSO DOS PROFESSORES

PAI NOSSO QUE ESTAIS NO CÉU, estais presente também em cada sala de aula onde se ensina o amor e a fraternidade, onde se pratica a educação e a igualdade.

SANTIFICADO SEJA O VOSSO NOME, através de nossas ações para educar e instruir as crianças, adolescentes, jovens e idosos no caminho da retidão e do amor ao próximo.

VENHA A NÓS O VOSSO REINO, através de nossa luta pelo fim do racismo, da discriminação, da violência, e de toda forma desumana de tratar um ao outro.

SEJA FEITA A VOSSA VONTADE, de que todos sejam e tenham condições de progredirem na vida através de uma educação de qualidade.

ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU, e em cada sala de aula, em cada escola, em cada canto do mundo onde exista alguém querendo aprender e alguém disposto a ensinar.

O PÃO NOSSO DE CADA DIA NOS DAÍ HOJE, mesmo as vezes que nosso trabalho não seja valorizado, reconhecido, ou notado por ninguém. Mas é dele que tiramos o nosso pão de cada dia

E PERDOAI AS NOSSAS OFENSAS, porque mesmo sendo professores, somos humanos, e temos nossas imperfeições e defeitos.

ASSIM COMO NÓS PERDOAMOS A QUEM NOS TEM OFENDIDO, ensinando-nos a esquecer as mágoas e a prosseguir em nossa missão de educar e formar cidadãos para a vida.

E NÃO NOS DEIXEIS CAIR EM TENTAÇÃO, de acharmos que somos importantes demais, da tentação de acharmos que podemos tudo, de acharmos que somos a solução de tudo.

MAS LIVRAI-NOS DO MAL, livrai-nos de hesitar no momento de sermos agentes transformadores da sociedade que clama por mais igualdade de oportunidades.

AMÉM. Que assim seja, em todos os momentos de nossa missão de professor. Que sejamos capazes de dizer Aleluia, grandes coisas ele fez por nós, e maravilhoso é o seu nome. Que digamos amém aceitando a missão de educar e instruir sabendo que todas as profissões nascem a partir de nosso trabalho e nosso esforço. E que assim seja Senhor, a missão de educar na esperança de quem um dia o seu reino seja definitivamente implantado entre nós.

Em homenagem a minha mãe MARIA IZABEL DE MARTIN COAN, que foi professora por muitos anos, e as minhas três primeiras professoras Nelza Berger, Maria Madalena e Eutherpe Diniz. Foi com elas que aprendi os primeiros passos no caminho da educação.

Renato Coan
Enviado por Renato Coan em 15/10/2018
Código do texto: T6476811
Classificação de conteúdo: seguro