JESUS CRISTO: O MAIOR POETA DO PAI - EXALTA SEU PAI E OS HUMILDES NO PROJETO DE DEUS

Biografia de Martin Luther King. Martin Luther King (1929-1968) foi um ativista norte-americano, lutou contra a discriminação racial e tornou-se um dos mais importantes líderes dos movimentos pelos direitos civis dos negros nos Estados Unidos. Recebeu o Prêmio Nobel da Paz de 1964.10 de ago de 2018

Segue um trecho do discurso:

"Digo-lhes, hoje, meus amigos, que apesar das dificuldades e frustrações do momento, ainda tenho um sonho. É um sonho profundamente enraizado no sonho americano.

Tenho um sonho que um dia esta nação levantar-se-á e viverá o verdadeiro significado da sua crença: Consideramos estas verdades como evidentes por si mesmas, que todos os homens são criados iguais.

Tenho um sonho que um dia nas montanhas rubras da Geórgia os filhos de antigos escravos e os filhos de antigos proprietários de escravos poderão sentar-se à mesa da fraternidade.

Tenho um sonho que um dia o estado do Mississipi, um estado deserto, sufocado pelo calor da injustiça e da opressão, será transformado num oásis de liberdade e justiça.

Tenho um sonho que meus quatro pequenos filhos viverão um dia numa nação onde não serão julgados pela cor da sua pele, mas pela qualidade do seu caráter.

Tenho um sonho, hoje.

Esta é nossa esperança. Esta é a fé com a qual regresso ao Sul. Com esta fé seremos capazes de retirar da montanha do desespero uma pedra de esperança. Com esta fé poderemos transformar as dissonantes discórdias de nossa nação numa bonita e harmoniosa sinfonia de fraternidade. Com esta fé poderemos trabalhar juntos, rezar juntos, lutar juntos, ir para a prisão juntos, ficarmos juntos em posição de sentido pela liberdade, sabendo que um dia seremos livres.

Esse será o dia quando todos os filhos de Deus poderão cantar com um novo significado: "O meu país é teu, doce terra de liberdade, de ti eu canto. Terra onde morreram os meus pais, terra do orgulho dos peregrinos, que de cada localidade ressoe a liberdade".

Direitos Civis.

Veja também as biografias de:

Malcolm X (1925-1965) foi um ativista norte-americano, um dos mais polêmicos...

Rosa Parks (1913-2005) foi uma ativista do movimento dos direitos civis dos n...

Helen Keller (1880-1968) foi uma escritora e ativista social norte-americana...

Antonio Gramsci (1891-1937) foi um ativista político, jornalista e intelectua...

Antônio da Silva Jardim (1860-1891) foi ativista político brasileiro. Formado...

Ingrid Betancourt (1961), ativista política colombiana, foi sequestrada pela...

Thomas Edison (1847-1931) foi um dos maiores inventores da humanidade. Sua ma...

Edgar Allan Poe (1809-1849) foi um poeta, escritor, romancista, crítico liter...

Abraham Lincoln (1809-1865) foi presidente dos Estados Unidos. Decretou a ema...

Walt Disney (1901-1966) foi empresário norte-americano. Fundou a...

https://www.ebiografia.com/martin_luther_king/

_____

MARTIN LUTHER KING: O IMORTAL DA LIBERTAÇÃO PELOS NEGROS

J B PEREIRA

Os anos 1960 foram marcados por paradoxos inexoráveis, um deles a figura de um líder negro que teve motivações coletivas contra os radicalismos seculares contra a negritude como idiossincrasia e etnia.

Martin L. King fez a diferença pela opção preferencial pelo amor e respeito por todos, especialmente pela sua etnia - seculos discriminada nos EUA. Foi martirizado em praça com tiro. Silenciado, mas sua utopia jamais ab-rogada e totalmente rechaçada visto ser legitimamente fraternal e universalmente ética. Cristão e militante dos direitos de liberdade civil e reconhecimento da convivência pacífica entre negros e brancos e vice-versa, instiga-nos hoje ainda vencer em nós toda forma de etnocentrismo, racismo e distanciamento frente aos diferente, ao outro e ao diálogo aberto e sincero em função da paz e da alegria e qualidade de vida saudavelmente possível.

Sua utopia é-nos atualíssima visto que os racismos ainda perduram infelizmente em pleno século 21.

Até quando?

Até o homem aprender a amar, independente da etnia e culturas.

Somos todos híbridos cultural e geneticamente constituídos!

A história está aí para nos dizer que não há pedigree na formação genotípica da humanidade. Todos fazemos parte da humanidade, todos somos seres, seres humanos em qualquer latitude e longitude.

A cor da pele é uma condições de existência que nos localiza regional e etnicamente, mas não é a única forma de dizer quem e por que somos o que somos e por que estamos aqui em nossa jornada terrenal.

J B PEREIRA

________

A Bíblia como coletânea tem prosa e poemas inspirados pelo Espírito Santo para o bem de todos os que amam e creem em Deus uno e Trino.

Deus fez sua obra como artista: Oleiro e Pintor com glamour e primor.

Quando a obra sofreu uma variação, Deus já tinha a solução: enviar seu Filho para restaurar a criação em nova criação.

O Domingo representado pela Ressurreição e Eucaristia assinala esse compromisso do Verbo de Deus encarnado na História para "fazer novas todas as criaturas". Apocalipse 21, 5.

Podemos dizer que Jesus, como profeta-Messias, enviado da parte do Pai pela fortaleza do Espírito Santo, assume uma sensibilidade do Reino de Deus.

Ele é o Poeta do Pai Eterno quando e à medida que contextualiza a Nova Criação das Mãos de Deus e inaugura do HOMEM NOVO como CRIATURA NOVA consoante do Projeto Salvífico de Deus para a Humanidade eternamente perfeita no amor.

Jesus se coloca na sua humanidade de servo de Javé, unido ao Resto do Povo de Deus fiel, junto à criação em dores de parto - aguardando a verdadeira paz e a Liberdade dos Filhos de Deus.

Nesse contexto, é que a poética de Jesus tem seu efeito maior de pureza, bondade e justiça, retidão e reconhecimento da vocação humana e divina.

Jesus louva, bendiz, agradece e ora a Deus - "ó Pai, Senhor do Céu e da Terra" - por tudo de bom e belo na criação e no coração do Ser Humano - Imagem e Semelhança de Deus - e contra o pecado - negação do amor e da beleza na criação:

1). A sabedoria dos humildes revelada pelo Pai e não aos doutos;

2). A singularidade frágil da criatura e da natureza como expressão genuinamente perfeita (agora marcada pelo pecado a ser libertada por Jesus definitivamente!) e belamente útil e grandiosa, "nem Salomão com sua pujança se vestia como os lírios do campo..."

"Dou-Te Graças, ó Pai, Senhor do Céu e da Terra, que escondestes estas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelastes às criancinhas! Assim é, ó Pai, porque assim te aprouve! " Lc (10, 17-24)

_ São Francisco de Assis reconheceu a criação no seu Cântico das Criaturas, Irmão Sol e Irmã Lua...

- O salmo 8 reconhece a criação extraordinária do ser humano - menor que os anjos - mortal, mas "cheio de graça e poder, tu o fizeste..."

3). Jesus é o SKOL - o CRISOL - o melhor e a melhor síntese - mais pura, bondosa e perfeita das criaturas e o ser humano perfeitamente planejado por Deus Pai - antes da Fundação do Mundo.

"Eu Sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. A todos quantos tiverem sede lhes darei de beber graciosamente da fonte da Água da Vida."

Apocalipse 21,

Jesus, desse modo, é o modelo e o maior dos poetas na linha da criação de Deus e do Amor suave e misericordioso de Deus.

Jesus não nos engana como fazem algumas autoridades. Sua popularidade cresce a cada dia!

E deve nosso coração, mente, alma e amigos acolherem a poética do Reino em nome de Jesus e por Jesus, a fim de que Deus complete em nós o que nós sozinhos não damos conta.

Complete o que Jesus iniciou com sua encarnação no seio virginal de Maria, morte na cruz e ressurreição e ascensão ao Céu.

E, ainda, nos ofereceu, gratuita e poderosamente, o Espírito Paráclito (dons - carismas, frutos e conselhos) e a sua Mãe Maria Santíssima (Mediadora na única mediação de Jesus nosso único Salvador e Senhor) com a Igreja (" Tu és Pedro, sobre Ti, edificarei a minha Igreja... Nem as portas do inferno prevalecerão cotra minha Igreja, a Igreja de Jesus! Mt 16, 16 - 18) nestes dois mil anos de caminhada e realizações pastorais e documentais (concílios, sínodos, encíclicas, cartas papais, docs. episcopais etc.), milagres e tantos exemplos de místicos e mártires.

Por isso, alegremos com Jesus à luz dos sinais de fé e de amor fiel que nos dá a cada dia de nossas vidas para que sejamos “Felizes” e vejamos que nossos nomes estão “escritos no Céu! - no Livro da Vida!”

Ou seja, obtivemos de Deus o prêmio celestial, na mansão da casa do Pai como triunfo contra o mal e o maligno em nome de Jesus! Amém.

" - Nosso lugar é no Céu!"-dizia São Filipe Neri. Aleluia!

" - Os olhos jamais contemplaram o que Deus tem preparado para aqueles que em vida o amar... " asseverava, firme e profeticamente, São Paulo aos Coríntios 2:9 na sua primeira epístola.

"Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam." 1 Coríntios 2:9

J B PEREIRA

_________

Apocalipse 21, 4 "Ele lhes enxugará dos olhos toda a lágrima; não haverá mais morte, nem pranto, nem lamento, nem dor, porquanto a antiga ordem está encerrada!” 5 E Aquele que está assentado no trono afirmou:

“ -Eis que faço novas todas as coisas!”

E acrescentou:

“ - Escreve isto, pois estas palavras são verdadeiras e absolutamente dignas de confiança”. 6 E declarou-me ainda:

“ - Tudo está realizado! Eu Sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. A todos quantos tiverem sede lhes darei de beber graciosamente da fonte da Água da Vida."

"E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: Escreve; porque estas palavras são fiéis e verdadeiras." (2 Coríntios 5:17; 1 João 1:9)

Evangelho do dia - Lc (10, 17-24)

"Os 72 discípulos voltaram da missão alegres, dizendo:

“Senhor, pelo Teu nome, até os demônios se nos sujeitam! Jesus disse-a eles:

“- Eu via Satanás, como raio, cair do Céu! Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum. Mas, não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos! Antes, alegrai-vos por estarem os vossos nomes escritos nos Céus!

- Dou-Te Graças, ó Pai, Senhor do Céu e da Terra, que escondestes estas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelastes às criancinhas! - Assim é, ó Pai, porque assim te aprouve!

- Tudo por meu Pai foi entregue! E ninguém conhece quem é o Filho, senão o Pai, nem quem é o Pai senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar!”

E, voltando-se para os discípulos, disse-lhes em particular:

“ - Bem-aventurados os olhos que veem o que vós vedes!”

Pois vos digo que muitos profetas e reis desejaram ver o que vós vedes, e não o viram! E ouvir o que ouvis e não o ouviram!”

Continue Lendo...

(Baixar em PDF)

Recadinho

Será que meu nome já está inscrito no Céu?

Anuncio o Evangelho? Como?

Por que os pobres e simples têm mais facilidade de acreditar?

Mas Deus faz distinção de pessoas? Não! São certas pessoas que não querem olhar para Deus!

Primeira missão plena de alegria!

Os setenta e dois discípulos voltaram “cheios de alegria”,

e Jesus revelou-lhes o conteúdo profundo daquilo que fizeram.

O tema foi apresentado em duas partes pouco diferentes, mas unitárias.

Em primeiro lugar a missão, considerada pelos 72 discípulos uma vitória na luta contra Satanás; depois, a vitória sobre Satanás, que evidencia a capacidade dos discípulos em vencer o mal que há no Mundo.

Por isso são chamados “Felizes” e seus nomes estão “escritos no Céu!”

Em terceiro lugar, o Evangelho faz notar que os “pequenos” estão abertos ao mistério e recebem a Verdade de Jesus.

Finalmente, Jesus louva o Pai pelo dom concedido aos “pequenos” e revela a união de Amor entre Ele e o Pai:

“- Tudo me foi entregue por meu Pai e ninguém conhece quem é o Filho senão o Pai…!”

Missão, brilho do Amor!

Evangelizar é irradiar Amor! É a força que afasta o mal.

Os discípulos já na sua primeira missão, tiveram seus nomes escritos no Céu. Compete a nós refletirmos para sabermos se também nossos nomes já podem ser inscritos no Céu ou não.

Diante da primeira missão, somos questionados sobre qual seria a razão de as pessoas mais simples e humildes receberem com maior facilidade a mensagem do Evangelho do que as sábias e inteligentes.

A resposta parece fácil: é porque Deus revela as coisas a elas e as esconde aos sábios e inteligentes!

Não seria isso que Jesus estaria querendo dizer? Muitos inteligentes e sábios, que confiam nos próprios conhecimentos, a Fé talvez seja considerada como algo primitivo e irracional e com isso o mistério fica oculto para eles.

Não é Deus que esconde a Fé deles! São eles que recusam a Fé.

A Vida é Humildade!

A oração é fundamental em nossa vida.

E não só quando vamos ao leito ou dele nos levantamos.

Se queremos estar realmente com Deus devemos fazer de nossa vida uma oração!

Devemos viver sintonizados em Deus.

É um sinal essencial.

Temos que arrumar espaço físico para rezar.

Se muitos que são sábios, inteligentes, peritos, fizessem a experiência de um contato com Deus, experiência de ver ou ouvir as maravilhas que Deus opera em muitas pessoas, acabariam se convencendo da importância da oração.

É por isso que Jesus frisa, insiste:

"Muitos profetas e reis quiseram ver o que estais vendo, e não puderam ver! Quiseram ouvir o que estais ouvindo, e não puderam ouvir! Seria tão bom se cada um de nós aproveitasse a chance de ver e ouvir Jesus de vez em quando! Quem sabe um dia sinta quanto é belo ver os irmãos em harmonia!"

“Quando visito um asilo de sacerdotes idosos, encontro muitos daqueles bons, muito bons, que deram a vida pelos fiéis e estão ali, doentes, paralíticos, em cadeira de rodas, mas com aquele sorriso!... e dizendo: “Está tudo bem, Senhor!” é porque sentem Deus muito próximo a eles.

E também aqueles olhos brilhantes que têm e perguntam: Como está a Igreja?... Como estão as vocações?...” essas coisas me impressionam! (Papa Francisco)

“Aparecida das Águas” nos convida:

Sejamos discípulos missionários do Redentor!

APOIO:Nossa mensagem lhe foi útil? - Quer colaborar conosco?

Escreva para:

E-mail: contato@aparecidadasaguas.com

Seja um evangelizador conosco! Clique aqui!

____________

J B Pereira e @aparecidadasaguas.com
Enviado por J B Pereira em 07/10/2018
Reeditado em 07/10/2018
Código do texto: T6469902
Classificação de conteúdo: seguro