HOMENAGEM A JOÃO EVANGELISTA - O DISCÍPULO AMADO DE JESUS - NA HORA DE JESUS, A SALVAÇÃO DOS HOMENS E GLORIFICAÇÃO DO PAI... PELA FORTALEZA DO ESPÍRITO SANTO

COM JESUS TUDO TEM SENTIDO NA VIDA.

AS NOSSAS AÇÕES TEM ATITUDE DE AMOR E CORAGEM ...

SÓ JESUS É CAPAZ DE NOS AMAR COM LEALDADE,

PUREZA E RESPEITO INFINITOS.

___________

LEIA O EVANGELHO DE SÃO JOÃO 17.

EU COMENTEI.

____________________

COMENTÁRIO DE João

CAPÍTULO 17

1 Jesus falou assim e, levantando seus olhos ao céu, e disse:

- Pai, é chegada a hora; glorifica a teu Filho, para que também o teu Filho te glorifique a ti;

______

Jesus se dirige ao Pai em seu último momento: fala como Filho amado e os olhos ao céu – de onde viera. A Hora de Jesus está intimamente ligada a Glória – ao fato de Jesus em sua morte glorificar o Pai.

J B Pereira

_______

2 Assim como lhe deste poder sobre toda a carne, para que dê a vida eterna a todos quantos lhe deste.

______

Jesus reconhece proceder do poder do Pai porque tem poder sobre si como Ressurreição após sua morte, pelo poder mesmo do Pai. Com o Pai, comunica a vida Eterna. Jesus é a Vida Eterna (Jo 14,6).

J B Pereira

_____

3 E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.

____

Deus fez o homem à sua imagem e Semelhança para louvá-lo eternamente. Só Deus é fonte de Vida. Jesus é enviado pelo Pai. Ambos comunicam a Vida Trinitária ao neófito pelo Batismo.

J B Pereira

___________

4 Eu glorifiquei-te na terra, tendo consumado a obra que me deste a fazer.

______

Ao morrer na cruz e assumir na Cruz livremente, Jesus se torna sacramento de Amor e sinal de salvação à medida que consumiu por uma vez por todas a Obra do Pai. E a obra de Deus é que demos muitos frutos tendo como exemplo e pessoa Jesus e sua obediência ao Pai e ao seu Reino infinitamente amoroso.

J B Pereira

_____

5 E agora glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse.

_____

Ora, o poder e a intimidade com Deus Uno e Trino estão desde a criação do mundo e antes mesmo da criação. Deus é Deus e sua onipotência é eterna e infinitamente pura: Deus fez o mundo e permitiu a vinda de Jesus como suave forma de seu belo amor por nos. O Tu divino se revela em Jesus: O Pai Eterno é o Tu!

J B Pereira

_____

6 Manifestei o teu nome aos homens que do mundo me deste; eram teus, e tu mos deste, e guardaram a tua palavra.

Guardar a Palavra como Jesus é o motivo sublime do Nome e a Honra de Deus. Jesus honrou o Pai todo momento de sua vida entre os homens conforme os santos Evangelhos. Cumpriu em tudo a santa Vontade Divina. Jesus quer que vivamos a Palavra dele e do Pai – pela força – do Espírito Santo.

J B Pereira

____

7 Agora já têm conhecido que tudo quanto me deste provém de ti;

_____

Deus sumamente bom, belo, puro, justo, só pode ser fonte do Amor, expresso no Amor de Jesus. Logo, o processo de salvação é planejado por Deus uno e trino. Tudo de bom provém de Deus. Sim, de Deus nada pode vir de negativo e ruim. Assumir esse projeto é reconhecer o amor de Deus em Jesus por nós e todo mundo.

J B Pereira

______

8 Porque lhes dei as palavras que tu me deste; e eles as receberam, e têm verdadeiramente conhecido que saí de ti, e creram que me enviaste.

____

Jesus o Logos, a Palavra em corpo e carne entre as gentes, gente como nós, exceto no pecado! Agora, é a revelação de Deus, é Deus e é fonte de gratuidade do projeto de Deus, o novo Adão.

J B Pereira

_____

9 Eu rogo por eles; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus.

____

Jesus não se considera o centro do processo salvífico, mas junto com o Pai e o Espírito Santo amam e salvam todos os homens e todos nós. Jesus se entregou por nós quando éramos pecadores como o médico das almas e dos corpos para nos unir ao Pai.

J B Pereira

____

10 E todas as minhas coisas são tuas, e as tuas coisas são minhas; e neles sou glorificado.

____

A íntima Unidade do Pai e do Filho no Espírito Santo é maravilhosamente estável e infinitamente amor. Deus que tudo fez, as fê-las bem e belas. O pecado nega a obra do Pai. Mas, Jesus reconhece o Poder e a criação cujo autor é Deus, seu Pai. E nada do que foi criado, não foi criado sem o sim do Pai, para o Filho atuar e Recriar como novas Todas as coisas e entrega-las a Deus. Eis que faço nova todas as Coisas! Sim, o sangue de Jesus na cruz reconecta o homem a seu Criador, Pai, Deus e Senhor, Rei do Universo.

J B Pereira

_____

11 E eu já não estou mais no mundo, mas eles estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, guarda em teu nome aqueles que me deste, para que sejam um, assim como nós.

_____

A santidade de Deus é maior que a finitude do mundo criado. E Jesus o resgata com seu sangue de Homem-Deus nascido no tempo para nos levar à Eternidade. Guardar o Nome de Deus é participar de sua santidade, de sua unidade com o sim a Jesus e não destruir o mundo ou a criação que Deus nos presenteou de olho no Século Futuro!

J B Pereira

____

12 Estando eu com eles no mundo, guardava-os em teu nome. Tenho guardado aqueles que tu me deste, e nenhum deles se perdeu, senão o filho da perdição, para que a Escritura se cumprisse.

____

Jesus veio cumprir a Vontade de seu Pai, Nosso Pai: não despreza as profecias. Em tudo é fiel como o Pai Santo é fiel. Nesse sentido, ao guardar o Nome do Pai, salva-nos e não nos perde por ser o Cristo, o Ungido, o Enviado do Pai. E não nos quer perdido eternamente. O sim de cada um é fundamental para corresponder ao projeto de Deus em Jesus. Sendo criados para amar com liberdade a Deus e a seu Filho: podemos ou não dizer sim ao projeto de Deus como fez Jesus.

J B Pereira

____

13 Mas agora vou para Ti, e digo isto no mundo, para que tenham a minha alegria completa em si mesmos.

____

Corresponder ao projeto do Pai, amar a Deus, Honrar seu nome é o sincero desejo de Jesus nos que o seguem: a alegria de viver na graça nos faz diferença no mundo como filhos de Deus.

J B Pereira

____

14 Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, porque não são do mundo, assim como eu não sou do mundo.

____

Não ser do mundo, não é negar o projeto do Pai. Antes é receber do Pai a Palavra e comunicar aos seus ou aos filhos de Deus. Não ser do mundo é não ser conivente com o mal, o pecado e o demônio, que estraga a criação, tornando o homem distante do projeto de Deus. O mundo pode significar a criação; mas, aqui, é a negação e oposição a Deus e a não aceitação de Jesus como a Palavra de Jesus no mundo. Odiar Jesus é opor-se ao Pai e ao seu plano de Amor.

J B Pereira

____

15 Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal.

____

Essa linda oração, parece-me o coração da oração de Jesus. Seu comovente desejo é defender os seus amigos e os preservar do mundo ou do mal que dominou o mundo, contra a vontade de Deus.

J B Pereira

____

16 Não são do mundo, como eu do mundo não sou.

____

Não ser do mundo é não aceitar a mentalidade do mundo, significa ter a confiança de Deus e seguir a Deus é não aceitar o ódio e a lógica perversa do mundo – o egoísmo e o pecado.

J B Pereira

____

17 Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade.

___

A santidade de Deus está no nome e na honra de Deus... A verdade de Deus é liberdade de amar a Deus sobre todas as coisas, amar o seu ungido, que é a Palavra.

J B Pereira

____

18 Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo.

____

Jesus tem a certeza de sua dedicação incondicional ao Pai e ao seu projeto de Amor. Então, estruturou seu trabalho e pastoral e Igreja pela salvação e continuação da obra do Pai. Deus envia Jesus, que nos envia como enviou seus apóstolos ao mundo.

J B Pereira

____

19 E por eles me santifico a mim mesmo, para que também eles sejam santificados na verdade.

____

O Pai Nosso se consolida na fé na “santidade de Deus” – santificado seja o nome de Deus. Ora o nome de Deus já é santo, santíssimo! Ora, viver e honrar e orar o nome de Deus é viver com a fé firme de que a santidade deve estar no Filho de Deus. De fato, Jesus é tão santo quanto o Pai. E viver Jesus para agradar a Deus Pai é aceitar a Verdade de Deus em nós.

J B Pereira

____

20 E não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela tua palavra hão de crer em mim;

____

E a prece de Jesus é rica em santidade e verdade, sensibilidade quando pede por nós ao seu Pai.

E nós que cremos em Deus hoje aceitamos a palavra que é Jesus, expressão pura ou imagem visível de Deus: canal vivo e carnal do Amor de Deus por nós.

J B Pereira

____

21 Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.

____

Em segundo lugar, a base mais belamente teológica da prece de Jesus é a Unidade pela qual Jesus se identifica fielmente ao Pai, O Tu da Vida de Jesus. Viver a unidade de Jesus é estendê-la a todos os que creem em Jesus. Assim, o mundo, conforme Jesus, o mundo crerá e seguirá Jesus.

O amor é a expressão viva da Unidade. O amor verdadeiro e puro vem de Deus e não se divide e nem divide a comunidade. E é para Amar e o amor de Deus que existimos e somos quem somos!

J B Pereira

____

22 E eu lhes dei a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um.

____

E a oração se desdobra no amor Unidade: na Unidade do Amor de Jesus pelo Pai no Espírito Santo. Cabe à comunidade presentificar esse amor de alguma forma, amando como Jesus.

J B Pereira

____

23 Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim.

____

O amor de Deus por Jesus é eternamente perfeito, puro e belo.

Nesse puro amor de Deus – Ágape – Deus fez o mundo, enviou seu Filho. Ama o Filho e o envia como salvador do mundo. Mas, o mundo o rejeita. Porque rejeita os filhos de Deus. E a Perfeição de Deus está no amor de Deus por nós dando-nos o melhor de si – que é Jesus – seu Filho maravilhosamente querido.

J B Pereira

____

24 Pai, aqueles que me deste quero que, onde eu estiver, também eles estejam comigo, para que vejam a minha glória que me deste; porque tu me amaste antes da fundação do mundo.

____

E na casa do Pai há moradas! Aqui Jesus deseja que todos estejam com o Pai e com Ele. Ver a Glória de Deus é ser testemunha da sua hora e entrega por amor na Cruz cujo triunfo ineludivelmente glorioso e triunfal é a Ressurreição. Esse amor de Deus em Jesus é eternamente consolidado na história do mundo como salvador e Deus é o Pai amoroso que ama Jesus e este amor é eterno e antes de tudo – antes que tudo fosse criado.

J B Pereira

____

25 Pai Justo, o mundo não te conheceu; mas eu te conheci, e estes conheceram que tu me enviaste a mim.

____

Jesus firma a oração no conhecimento de Deus como Pai Justo e sua revelação aos filhos de Deus. Deus é Soberano e Justo quando envia Jesus ao mundo e Jesus faz a Divina Vontade do Pai.

J B Pereira

____

26 E eu lhes fiz conhecer o teu nome, e lho farei conhecer mais, para que o amor com que me tens amado esteja neles, e eu neles esteja.

https://www.bibliaonline.com.br/acf/jo/17

____

Parece sem dúvida que o amor de Deus chegará a Plenitude ao Paraíso: tudo começa aqui à medida que o amor de Deus vai transformando a vida dos seguidos de Jesus. E o amor de Jesus em meio brilhe e esteja em cada um e nas comunidades-igrejas. O nome de Jesus se associa ao do Pai quando todos vivem e amam como Deus quer de cada um de nós.

J B Pereira

__________________

Agradecido,

Fique com Deus. Jesus te ama e eu também.

Peça a Mãe de Jesus, atenderá então Jesus a você.

Tenha fé na vida, em você e em Deus.

João Bosco

J B Pereira e https://www.bibliaonline.com.br/acf/jo/17
Enviado por J B Pereira em 26/09/2018
Código do texto: T6459679
Classificação de conteúdo: seguro