QUEM MATOU A ODETE ROITIMANN

Vale Tudo

Vale Tudo é uma telenovela brasileira que foi produzida pela Rede Globo e exibida originalmente de 16 de maio de 1988 a 6 de janeiro de 1989, no horário das 20h, substituindo Mandala e sendo substituída por O Salvador da Pátria, tendo 204 capítulos originais.

Foi a 39ª "novela das oito" exibida pela emissora. Escrita por Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères, com direção de Dennis Carvalho e Ricardo Waddington, com direção geral de Dennis Carvalho. A trama abordou, segundo um de seus autores, Gilberto Braga, "até que ponto valia ser honesto no Brasil", na época de sua exibição.

Contou com as participações de Regina Duarte, Antônio Fagundes, Glória Pires, Carlos Alberto Ricelli, Beatriz Segall, Renata Sorrah, Reginaldo Faria e Cássio Gabus Mendes.

Em 2016, foi eleita (junto com Avenida Brasil) pela revista Veja a "melhor telenovela brasileira" de todos os tempos.

Produção

A telenovela teve como título provisório o nome Pátria Amada ou Bufunfa.

No dia de sua estreia, as personagens da então novela das 19h, Sassaricando, comentavam sobre o primeiro capítulo de Vale Tudo.

Na ocasião, Lucrécia, personagem de Maria Alice Vergueiro, dizia para a sobrinha Camila, personagem de Maitê Proença, que não queria perder o primeiro capítulo da novela de Gilberto Braga, seu autor preferido.

Também foi a primeira novela dos atores Marcello Novaes e Flávia Monteiro.

Exibição

Foi reexibida pelo Vale a Pena Ver de Novo de 11 de maio a 6 de novembro de 1992, substituindo Fera Radical e sendo substituída por Bebê a Bordo, em 130 capítulos.

Vale Tudo foi escolhida para ser uma das primeiras tramas a serem exibidas no recém-inaugurado Canal Viva, entre 4 de outubro de 2010 a 13 de julho de 2011, de segunda a sexta às 0h45, e também em horário alternativo às 12 h, sendo substituída por Roque Santeiro.

Em comemoração aos seus 30 anos, a trama está sendo apresentada novamente no canal desde 18 de junho de 2018, substituindo Bebê a Bordo, às 15h30, com reapresentação às 0h30.

Em outubro de 2014 foi lançada em DVD pela Globo Marcas.

Exibição internacional

Vale Tudo foi exibida em mais de 30 países, entre os quais Alemanha, Angola, Bélgica, Canadá, Cuba, Espanha, Estados Unidos, Itália, Peru, Polônia, Turquia e Venezuela.

Seu primeiro capítulo foi transmitido no dia 16 de maio de 1988, e o último, no dia 6 de janeiro de 1989, com reapresentação no dia 7 de janeiro, totalizando 204 capítulos.[3]

Foi exibida em Portugal pela RTP1, em sustituíção da novela Sassaricando, no horário das 20 horas. Teve o seu primeiro capítulo exibido em 6 de dezembro de 1989, e o último, no dia 22 de junho de 1990, totalizando 140 capítulos.

Em 26 de setembro de 2011, Vale Tudo estreou no horário das 17 horas na TV Globo Internacional da África. Terminou em 6 de abril de 2012, totalizando 136 capítulos.

Vinheta de abertura

A novela teve abertura criada pela equipe de Hans Donner.

A canção "Brasil", de Cazuza, Nilo Romero e George Israel, interpretada por Gal Costa, era acompanhada por um mosaico de imagens que procuravam compor um retrato do país.

Ao final, as imagens formavam a bandeira brasileira.

Nota do divulgador:- Ainda a Plim Plim não incentivada tanto a ideologia de gênero!!!! Hoje é vergonhoso que incentivam crianças a serem homossexuais na novela das seis da tarde e também no Vale a pena ve de novo!!!