FELIZ DIA DO MAÇOM

Nenhuma dor pode ser sanada, se não tivermos certeza de onde ela mais ela pesa! (Carlos Henrique Mascarenhas Pires)

Estimados, preclaros e Poderoso Irmãos!

Qual é o mal que acomete o homem ao ser iniciado Maçom?

- Será mesmo que ele morre para vida, e vive para a morte?

Será que morre o homem e nasce um extraterrestre que chega para somente “tocar” terror dentro de uma sala sem janelas?

A ausência de conhecimento pleno, e muitas vezes irreversível, não me assusta, mas faz do Mundo um lugar de gente PRECONCEITUOSA! Aliás, preconceito é algo que convivemos tão de perto, que devemos ter o maior cuidado, inclusive entre nós Maçons, para ele não se tornar contagiante e crônico.

Não precisamos nos preocupar com a inépcia dos que ‘não conhecem nada’, relacionado à Maçonaria. Não precisamos nos preocupar com quem nunca discerniu os fachos de luz enunciados tão nitidamente, pelo Grande Arquiteto do Universo.

Cada vez mais assente, precisamos nos ater em nos proteger de quem iniciou-se, mas nunca aderiu aos protocolos ritualísticos! Sim, porque é cada vez mais comum, nos deixarmos seduzir pelo profano curioso, que somente quer SABER, mas não tem nenhum interesse em SER, ESTAR ou PROTEGER, todas as advertências que tomamos ciência, muito além dos 33 degraus que alguns ritos precisam subir, dentro da Ordem!

Nos discursos, nos acostumamos a ouvir que “ser Maçom é o mesmo que isso”; “ser Maçom é o mesmo que aquilo”, mas qual é o discurso que ouvimos sobre “PERMANCER MAÇOM”?

Por certo que os Graus Filosóficos apontam que, entre o Secreto e o Grande Inspetor, muita água passa por baixo de muitas pontes; e cabe ao iluminado, beber apenas as gotas da humildade, porque ele terá a certeza de sua Real fortuna, sobretudo a FORTUNA DE ACREDITAR SEMPRE, QUE SOMOS HUMILDES E PRECIAMOS APRENDER SEMPRE MAIS!

Essa casa, Legislativa, que hoje homenageia O MAÇOM, privilegia o homem destinado a prosperar os direitos da Natureza. O mesmo homem que se dedica, diuturnamente pelo desenvolvimento do homem, que uma vez desenvolvido, deixa esse Mundo divorciado da angústia do contágio das desigualdades, da escravidão e desunião.

É lindo citar em discursos as frases, textos, trabalhos e glórias dos Irmãos mais destacados que estão no Oriente Eterno; mas e nossos Irmãos admiráveis, que estão aqui e em todas as oficinas, que fazem a Maçonaria contemporânea? Esses Irmãos, também notáveis, sejam eles aprendizes, companheiros, mestres e Grandes Mestres; precisam ser aludidos e exaltados, porque são deles o ânimo, a eficácia, a labuta e o comprometimento de fazer conservar-se firme, essa que conhecemos como Arte Real!

Hoje é o dia do obreiro da COMAB, do artesão do GOB, do pedreiro da Grande Loja. Hoje e todo dia, é o dia do ADORMECIDO e do APARTADO. Hoje e todo dia é dia do Maçom de modo geral, ativo ou inativo, porque juntos, temos o discernimento do nosso compromisso único de defender firme, tudo aquilo que deixamos em testamento no dia em que tudo começou; no dia em que nascemos pela segunda vez!

Há 25 anos que peregrino pelos arquétipos da Antiga Escola de Mistérios. Durante esse período aprendi muita coisa, mas a mais importante delas foi sem dúvidas, ser tolerante com os erros dos outros e suas faltas! Na minha filosofia de vida, no amanhecer eu enxergo a Rosa da luz, e no entardecer, enfrento a aflição do breu; e assim, Deus me consente decifrar a bússola que me guiará pelas via da sobrevivência através da história!

A crise implantada acometeu de fraqueza a maioria de nós, e muitos dos obreiros mais destacados estão tristes, sorumbáticos, melancólicos e infelizes. Outros perderam entes queridos, casa, carro, e isso, associados a um monte de tumores dolorosos, podem fazer com que haja AFASTAMENTO da regularidade nos trabalhos. Em outros casos, o próprio convívio nas oficinas, cada vez mais cheia de vaidades, transforma um ambiente que DEVERIA SER HARMÔNICO e evolutivo, em um ambiente desafinado e pertinaz!

Com todos os presentes nesse dia, quero propor às três obediências aceitas, que se unam para formarem uma só escola de resgate aos que iniciaram e não puderam ou não quiseram professar a linha majestosa da Luz Verdadeira, porque quando enxergo um irmão, sinceramente, salvo sê-lo um “goteira”, não me importa se está ativo ou inativo. Se o seu coração e mente estão a serviço da Arte Real, a serviço das obras inigualáveis de Deus, o restante é bobagem!

Que o Grande Arquiteto do Universo nos proporcione hoje e sempre, a luz necessária para que possamos mudar o Mundo! De pé e a Ordem, sempre!

Feliz dia do Maçom!

Desse Belíssimo Horizonte, capital federada da Minas Gerais, 20 de agosto de 2018.

Carlos Henrique Mascarenhas Pires
CHaMP Brasil
Enviado por CHaMP Brasil em 21/08/2018
Reeditado em 05/09/2018
Código do texto: T6425906
Classificação de conteúdo: seguro