Aretha Franklin é foda.
Ao lado de Nana Caymmi, Aretha Franklin faz parte das maiores vozes de todos os tempos para mim. Existem excelentes cantoras e intérpretes no mundo, existem cópias, influências, mas só existe uma Nana e uma Aretha. Conheci Aretha ainda na década de 90 através da Whitney (paixão de criança). A primeira canção que ouvi de Aretha foi do disco de 1994, disco que fazia uma seleção das melhores dos anos 80. Acompanhei em grupos, sites, e me irritava o fato dela nunca ter vindo ao Brasil.
Então hoje perdemos a voz de uma deusa. Porque Aretha não cantava como muitos cantam, cada nota, cada extensão, cada improviso, tudo junta-se num conjunto e formavam a brilhante cantora que foi. Que é. Que será. Nesses tempos de musiquinhas mercadológicas e cantores celebridades, Aretha permanece a maior do gospel, do soul, do swing. Manteve seu repertório. Sua trajetória. Manteve sua fé e amor. Amor e fé naquilo que gostava de fazer, independente de prêmios, contratos e etc.
Aretha Franklin é grande! Aretha não deve nem ser comparada, seu patamar está além das outras, e ao lado de Nana Caymmi formam as vozes mais fodas que esse mundo já pode ter. É como agora dizem: o mundo precisa merecer Nana Caymmi e Aretha Franklin.
16/08/2018
Arthur