O Instituto Projeto Neymar Jr...

QUEM SOMOS

O Instituto Projeto Neymar Jr. é uma associação civil sem fins lucrativos, que tem por objetivo ampliar as oportunidades de crianças, adolescentes e suas famílias, que vivem em situação de vulnerabilidade social, por meio da educação, cultura, esporte e saúde.

Sua história começou em 2010, e após dois anos, ele foi constituído. Foram diversas etapas de construção até sua inauguração, ocorrida em dezembro de 2014.

Atualmente são atendidas milhares de crianças e jovens, em uma área de 8.400 m², com impacto em mais de 10.000 pessoas. O instituto está localizado no Jardim Glória, na Praia Grande, comunidade que possui diversas dificuldades e limitações já vivenciadas por Neymar Jr. e sua família, que foram moradores do bairro.

O projeto foi desenvolvido pelo craque Neymar e sua família por entender que através do conhecimento e das oportunidades é possível transformar a vida de inúmeras famílias. Foi a partir deste propósito que foi criando o INJR.

Datas Importantes do Instituto Projeto Neymar Jr:.

- 18 de janeiro de 2013 – Lançamento oficial do INJR e sessão do terreno pela Prefeitura de Praia Grande, no Palácio das Artes.

- 25 de julho de 2013 – Início das Obras do INJR.

- 23 de dezembro de 2014 – Inauguração do INJR.

COMO ATUAMOS

O público alvo são famílias da Praia Grande que apresentam baixo nível de escolaridade, renda per capita inferior a um salário mínimo, número elevado de habitantes por residência, exposição às drogas e a criminalidade em geral. É realizada uma análise detalhada do perfil das crianças, através do cadastro nas escolas municipais. O quadro se completa com uma avaliação da saúde preventiva, com exames clínicos, cardiológicos e odontológicos. Esse retrato permite implementar ações para atingir os objetivos, considerando a educação, esporte e cultura como mecanismos de inclusão e progressão social.

// GESTÃO PEDAGÓGICA

O modelo pedagógico é estimulado pelos espaços esportivos, salas de aula, palestras expositivas, festivais, ações lúdicas, grupos de estudo e apresentações.

// INFRAESTRUTURA

Infraestrutura

As atividades pedagógicas, esportivas, culturais e saúde preventiva, acontecem em um complexo de 8.400 m², área cedida pela prefeitura da cidade.

Os espaços educativos favorecem uma abordagem pedagógica com movimento, expressão, permitindo atividades criativas e próximas à realidade das crianças.

Educacional:

Biblioteca

Cinema

Sala de Artes plásticas

Sala para Cursos Profissionalizantes

Sala de Dança

Sala de Espanhol

Sala de Informática

Sala de Inglês

Sala de Leitura e Escrita

Sala de Robótica

Sala de Teatro

Saúde:

Análises Clínicas

Assistência Social

Cardiologia

Oftalmologia

Odontologia

Psicologia

Esporte:

Academia de ginástica

Campo de Futebol

Jogos de Tabuleiro

Piscina aquecida

Quadra Poliesportiva

Quadra de Vôlei aberta

Sala de Judô

Administrativo:

Administração

Auditório

Almoxarifado

Cozinha e Refeitório

Despensa

Estacionamento

Sala de Comunicação

Sala de Monitoramento

Sala do Palestrante

Sala dos Professores

Vestiários

// POR QUE ESTA REGIÃO?

Regiao

Neymar Jr. passou boa parte de sua infância no bairro Jardim Glória, na Praia Grande, no litoral de São Paulo. O atleta e sua família, profundos conhecedores daqueles que vivem em situação de vulnerabilidade social, idealizaram e começaram a construir um sonho que se transformou em realidade: o Instituto Projeto Neymar Jr. O atleta sempre teve o apoio da família em casa, na escola e dentro de campo, o que foi essencial para que ele trilhasse esse caminho e alcançasse o que poucos conseguiram.

Por outro lado, muitas das crianças que cresceram com ele, não tiveram essa mesma instrução e acabaram ficando suscetíveis aos problemas sociais existentes na região. Com a presença do Instituto no Jardim Glória, Neymar Jr. e sua família estão oferecendo novas oportunidades e acesso à informação para que essas crianças e seus familiares possam ter uma vida melhor dentro e fora de casa.

// EDUCAÇÃO

O programa educacional visa reforçar o conteúdo escolar dos beneficiados, oferecendo disciplinas próprias e complementares ao seu desenvolvimento, com foco principal na evasão escolar. As disciplinas oferecidas são Artes, Conhecimentos Gerais, Espanhol, Informática, Inglês, Leitura e escrita e Robótica. As aulas têm como objetivo além, do desenvolvimento educativo, aspectos relacionados ao convívio em sociedade e relacionamento interpessoal.

// CULTURA

A arte é um importante difusor da cultura brasileira e do desenvolvimento social. Por este motivo o INJR possui cinema, sala de dança, sala de música, sala de artes plásticas e teatro. A criação dos espaços tem como objetivo aproveitar a riqueza cultural e aumentar o acesso de informações para as crianças e suas famílias.

- 13 de abril de 2015 – 1º Dia de Aula do INJR.