MUITOS NOMES UMA SÓ ALMA
Reeditando duas publicações de 2013, quando perdemos Nelson Mandela:
1. Através do acróstico “MandelAtravés”
MMais, maior que esta África "alvaiade"
prisioneiro AAssum mudou destinos
não deixou que a NNódoa do apartaide
maculasse seu peito e DDons divinos
tendo a pomba da paz como EEspada
arrastou multidões com LLindos hinos
segue e ostenta AA glória conquistada
2. Comentando “Ela” para Alexandre Danel
A homenagem pôe-me o peito arriba
Fala de figura pr'além de magnânima
Ébano-rei conciliador Madiba
Raríssimo exemplar da mais pura anima...
{O líder histórico da África do Sul, considerado o fundador da democracia no país é conhecido por vários outros nomes além de Mandela.
Alguns deles vêm da sua infância, outros refletem o respeito pelo herói anti-apartheid.
1 - Rolihlahla
Quando nasceu foi chamado Rolihlahla Mandela pelo pai (Nkosi Mphakanyiswa Gadla Henry). Em Xhosa, Rolihlahla significa «que traz problemas».
2 - Nelson
O nome Nelson foi-lhe atribuído na Escola Primária. De acordo com a Fundação Nelson Mandela foi-lhe dado pela professora no primeiro dia de aulas em Qunu,e não se sabe de alguma razão especial, apenas que era um nome muito popular.
3 - Madiba
Madiba é o nome do clã Thembu a que Mandela pertenceu. Foi também o nome de um chefe Thembu no século XIX. Chamar Madiba a Mandela é sinal de carinho e respeito.
4 - Tata
Significa «pai» em Xhosa. Como é considerado o pai da democracia na África do Sul, Mandela é carinhosamente tratado por «Tata».
5 - Khulu
Em Xhosa, Khulu é uma abreviatura de «uBawomkhulu», que significa «avô» e também é sinónimo de grande e supremo. É mais uma forma carinhosa de se referirem a Mandela.
6 - Dalibhunga
Aos 16 anos, Mandela foi iniciado na vida adulta numa cerimónia tradicional Xhosa em que recebeu o nome de Dalibhunga, que significa «criador ou fundador da conciliação, do diálogo». Usado no cumprimento deve ser precedido por «Aaah!», «Aaah! Dalibhunga».}*
*Portal IOL.
.