HOMENAGEM AO MEU BATISMO - A TRINDADE DE DEUS - EM NOME DE JESUS - AO NOME DE MEU ANJO DA GUARDA: SACRAMENTOS E Angelologia - conexão forte e sutil na fé batismal e escatológica ou cristocêntrica

"DEUS É O SER

QUE ACIMA DO QUAL

NADA HÁ DE MAIOR."

DE MAIS BELO

DE MAIS VERDADEIRO

DE MAIS PURO

DE MAIS SANTO

DE ETERNO

DE IMENSAMENTE ÚNICO E PERFEITO

DE INTEIRAMENTE AMOROSO E JUSTO!

SÓ DEUS É!

J B PEREIRA - A PARTIR DE SANTO HILÁRIO DE POTIERS E

Santo Anselmo da Cantuária:

Argumento ontológico provoca discussões até hoje...

- Veja mais em https:

//educacao.uol.com.br/disciplinas/filosofia/santo-anselmo-da-cantuaria-argumento-ontologico-provoca-discussoes-ate-hoje.htm?cmpid=copiaecola

https://educacao.uol.com.br/disciplinas/filosofia/santo-anselmo-da-cantuaria-argumento-ontologico-provoca-discussoes-ate-hoje.htm

NINGUÉM COMO DEUS -

São Miguel Arcanjo

NADA COMO DEUS

NÃO HÁ NADA MAIOR QUE O DEUS QUE NOS CRIOU!

J B PEREIRA

"TODO POSSO

(DE BOM

E SEGUNDO A VONTADE DIVINA

PLENA E PURA)

NAQUJELE (JESUS),

QUE ME FORTALECE

(PELO PODER DO ESPÍRITO SANTO DE DEUS)"

J B PEREIRA - A PARTIR DE SÃO PAULO APÓSTOLO

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I. Os anjos - RESUMO DO CATECISMO CATÓLICO ROMANO

350. Os anjos são criaturas espirituais que glorificam a Deus sem cessar e servem os seus planos salvíficos em relação às outras criaturas: «Ad omnia bona nostra cooperantur angeli – Os anjos prestam a sua cooperação a tudo quanto diz respeito ao nosso bem» (215).

351. Os anjos assistem a Cristo, seu Senhor. Servem-n'O de modo particular no cumprimento da sua missão salvífica em relação aos homens.

352. A Igreja venera os anjos, que a ajudam na sua peregrinação terrestre e protegem todo o género humano.

353. Deus quis a diversidade das suas criaturas e a sua bondade própria, a sua interdependência e a sua ordem. Destinou todas as criaturas materiais para o bem do género humano. O homem, e através dele toda a criação, tem como destino a glória de Deus.

354. Respeitar as leis inscritas na criação e as relações derivantes da natureza das coisas, é princípio de sabedoria e fundamento da moral.

FONTE:

http://www.vatican.va/archive/cathechism_po/index_new/p1s2c1_198-421_po.html

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A EXISTÊNCIA DOS ANJOS UMA VERDADE DE FÉ

http://www.vatican.va/archive/cathechism_po/index_new/p1s2c1_198-421_po.html

328. A existência dos seres espirituais, não-corporais, a que a Sagrada Escritura habitualmente chama anjos, é uma verdade de fé. O testemunho da Escritura é tão claro como a unanimidade da Tradição.

QUEM SÃO OS ANJOS?

329. Santo Agostinho diz a respeito deles: «Angelus [...]

officii nomen est, non naturae. Quaeris nomen naturae, spiritus est; quaeris officium, angelus est: ex eo quod est, spiritus est: ex eo quod agit, angelus –

Anjo é nome de ofício, não de natureza. Desejas saber o nome da natureza? Espírito. Desejas saber o do ofício? Anjo. Pelo que é, é espírito: pelo que faz, é anjo (anjo = mensageiro)» (168).

Com todo o seu ser, os anjos são servos e mensageiros de Deus.

Pelo facto de contemplarem «continuamente o rosto do meu Pai que está nos céus» (Mt 18, 10),

eles são «os poderosos executores das suas ordens, sempre atentos

à sua palavra» (Sl 103, 20).

330. Enquanto criaturas puramente espirituais, são dotados de inteligência e vontade: são criaturas pessoais (169) e imortais (170). Excedem em perfeição todas as criaturas visíveis.

O esplendor da sua glória assim o atesta (171).

CRISTO «COM TODOS OS SEUS ANJOS»

331. Cristo é o centro do mundo dos anjos (angélico).

Estes pertencem-Lhe: «Quando o Filho do Homem vier na sua glória, acompanhado por todos os [seus] anjos...» (Mt 25, 31).

Pertencem-Lhe, porque criados por e para Ele:

«- ... em vista d'Ele é que foram criados todos os seres, que há nos céus e na terra, os seres visíveis e os invisíveis, os anjos que são os tronos, senhorias, principados e dominações. Tudo foi criado por seu intermédio e para Ele» (Cl 1, 16), E são d'Ele mais ainda porque Ele os fez mensageiros do seu plano salvador:

«- Não são eles todos espíritos ao serviço de Deus, enviados

a fim de exercerem um ministério a favor daqueles que hão-de

herdar a salvação?» (Heb 1, 14).

332. Ei-los, desde a criação (172) e ao longo de toda a história da salvação, anunciando de longe ou de perto esta mesma salvação,

e postos ao serviço do plano divino da sua realização: eles fecham

o paraíso terrestre (173); protegem Lot (174), salvam Agar

e seu filho (175), detêm a mão de Abraão (176) pelo seu ministério

é comunicada a Lei (177), são eles que conduzem o povo de Deus (178), anunciam nascimentos (179) e vocações (180) assistem

os profetas (181) – para não citar senão alguns exemplos.

Finalmente, é o anjo Gabriel que anuncia o nascimento do Precursor

e o do próprio Jesus (182).

333. Da Encarnação à Ascensão, a vida do Verbo Encarnado é rodeada da adoração e serviço dos anjos. Quando Deus «introduziu no mundo o seu Primogénito, disse: Adorem-n'O todos os anjos de Deus»

(Heb 1, 6). O seu cântico de louvor, na altura do nascimento de Cristo, nunca deixou de se ouvir no louvor da Igreja: «Glória a Deus [...]»

(Lc 2, 14). Eles protegem a infância de Jesus (183), servem-n'O no deserto (184) e confortam-n'O na agonia (185) no momento em que

por eles poderia ter sido salvo das mãos dos inimigos (186) como outrora Israel (187). São ainda os anjos que «evangelizam» (188), anunciando a Boa-Nova da Encarnação (189) e da Ressurreição (190)

de Cristo. E estarão presentes aquando da segunda vinda de Cristo, que anunciam (191), ao serviço do seu juízo (192).

OS ANJOS NA VIDA DA IGREJA

334. Daqui resulta que toda a vida da Igreja beneficia da ajuda misteriosa e poderosa dos anjos (193).

335. Na sua liturgia, a Igreja associa-se aos anjos para adorar a Deus três vezes santo (194); invoca a sua assistência (como na oração

"In paradisum deducant te angeli – conduzam-te os anjos ao paraíso"

da Liturgia dos Defuntos (195), ou ainda no «Hino querubínico»

da Liturgia bizantina (196), e festeja de modo mais particular

a memória de certos anjos (São Miguel, São Gabriel, São Rafael

e os Anjos da Guarda).

336. Desde o seu começo (197) até à morte (198), a vida humana é acompanhada pela sua assistência (199) e intercessão (200).

«Cada fiel tem a seu lado um anjo como protetor e pastor para

o guiar na vida» (201). Desde este mundo, a vida cristã participa,

pela fé, na sociedade bem-aventurada dos anjos e dos homens,

unidos em Deus.

FONTE:

http://www.vatican.va/archive/cathechism_po/index_new/p1s2c1_198-421_po.html

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Santa Teresa de Jesus exprime admiravelmente sua fé em Deus:

«Nada te perturbe / Nada te espante

Tudo passa / Deus não muda

A paciência tudo alcança / Quem a Deus tem

nada lhe falta / Só Deus basta» (30).

«Ó meu Deus, Trindade que eu adoro, ajudai-me a esquecer-me inteiramente de mim, para me estabelecer em Vós, imóvel e pacifica como se já a minha alma estivesse na eternidade. Que nada possa perturbar a minha paz, nem fazer-me sair de Vós, ó meu Imutável,

mas que cada minuto me leve mais longe na profundeza do vosso mistério! Pacificai a minha alma, fazei dela o vosso céu, vossa morada querida e o lugar do vosso repouso. Que nunca ai eu Vos deixe só,

mas que esteja lá inteiramente, toda desperta na minha fé, toda em adoração, toda entregue à vossa acção criadora» (83).

IV. As obras divinas e as missões trinitárias

257. «O lux beata Trinitas et principalis Unitas!

– Ó Trindade. Luz ditosa, ó primordial Unidade!» (74). Deus é eterna bem-aventurança, vida imortal, luz sem ocaso. Deus é amor: Pai, Filho

e Espírito Santo. Livremente. Deus quer comunicar a glória da sua vida bem-aventurada. Tal é o «mistério da sua vontade» (Ef 1, 9) que Ele concebeu antes da criação do mundo em seu Filho muito-amado, uma vez que nos «destinou de antemão a que nos tornássemos seus filhos adotivos por Jesus Cristo» (Ef 1, 5), quer dizer, a sermos «conformes

à imagem do seu Filho» (Rm 8, 29), graças ao «Espírito que faz de vós filhos adotivos» (Rm 8, 15). Este desígnio é uma «graça que nos foi dada [...] desde toda a eternidade»(2 Tm 1, 9), a qual procede imediatamente do amor trinitário. E este amor manifesta-se na obra

da criação, em toda a história da salvação depois da queda, e nas missões do Filho e do Espírito, continuadas pela missão da Igreja (75).

O DOGMA DA SANTÍSSIMA TRINDADE

253. A Trindade é una. Nós não confessamos três deuses, mas um

só Deus em três pessoas: «a Trindade consubstancial» (64). As pessoas divinas não dividem entre Si a divindade única: cada uma delas é Deus por inteiro: «O Pai é aquilo mesmo que o Filho, o Filho aquilo mesmo que o Pai, o Pai e o Filho aquilo mesmo que o Espírito Santo, ou seja, um único Deus por natureza» (65). «Cada uma das três pessoas

é esta realidade, quer dizer, a substância, a essência ou a natureza divina» (66).

254. As pessoas divinas são realmente distintas entre Si.

«Deus é um só, mas não solitário» (67). «Pai», «Filho», «Espírito Santo» não são meros nomes que designam modalidades do ser divino, porque são realmente distintos entre Si. «Aquele que é o Filho não

é o Pai e Aquele que é o Pai não é o Filho, nem o Espírito Santo

é Aquele que é o Pai ou o Filho» (68).

São distintos entre Si pelas suas relações de origem:

«O Pai gera, o Filho é gerado, o Espírito Santo procede»(69).

A unidade divina é trina.

255. As pessoas divinas são relativas umas às outras.

Uma vez que não divide a unidade divina, a distinção real das pessoas entre Si reside unicamente nas relações que as referenciam umas

às outras: «Nos nomes relativos das pessoas, o Pai é referido ao Filho, o Filho ao Pai, o Espírito Santo a ambos. Quando falamos destas

três pessoas, considerando as relações respectivas, cremos,

todavia, numa só natureza ou substância» (70).

CREIO EM DEUS PAI

198. A nossa profissão de fé começa por Deus, porque Deus é

«o Primeiro e o Último» (Is 44, 6), o Princípio e o Fim de tudo.

O Credo começa por Deus Pai, porque o Pai é a Primeira Pessoa divina da Santíssima Trindade; o nosso Símbolo começa pela criação do céu

e da terra, porque a criação é o princípio e o fundamento de todas

as obras de Deus."

II. A revelação de Deus como Trindade

O PAI E O FILHO REVELADOS PELO ESPÍRITO

O PAI REVELADO PELO FILHO

«Quem me tem amor, diz o Senhor, porá em prática as minhas palavras. Meu Pai amá-lo-á; Nós viremos a ele e faremos nele

a nossa morada» (Jo 14, 23)

Antes da sua Páscoa, Jesus anuncia o envio de um «outro Paráclito»(Defensor), o Espírito Santo. Agindo desde a criação (46)

e tendo outrora «falado pelos profetas» (47), o Espírito Santo estará agora junto dos discípulos, e neles (48), para os ensinar (49)

e os guiar «para a verdade total» (Jo 16, 13).

E, assim, o Espírito Santo é revelado como uma outra pessoa divina,

em relação a Jesus e ao Pai."

IV. O mistério da criação

DEUS CRIA COM SABEDORIA E POR AMOR

295 Acreditamos que Deus criou o mundo segundo a sua sabedoria (124). O mundo não é fruto duma qualquer necessidade, dum destino cego ou do acaso. Acreditamos que ele procede da vontade livre de Deus, que quis fazer as criaturas participantes do seu Ser, da sua sabedoria e da sua bondade: «porque Vós criastes todas as coisas e, pela vossa vontade, elas receberam a existência e foram criadas»

(Ap 4, 11). «Como são grandes, Senhor, as vossas obras! Tudo fizestes com sabedoria» (Sl 104, 24). «O Senhor é bom para com todos e a sua misericórdia estende-se a todas as criaturas» (Sl 145, 9).

DEUS CRIA «DO NADA»

296. Acreditamos que Deus não precisa de nada preexistente, nem de qualquer ajuda, para criar (124). A criação tão pouco é uma emanação necessária da substância divina (126).

Deus cria livremente «do nada» (127):

DEUS CRIA UM MUNDO ORDENADO E BOM

«Deus todo-poderoso [...] sendo soberanamente bom, nunca permitiria que qualquer mal existisse nas suas obras se não fosse suficientemente poderoso e bom para do próprio mal, fazer surgir o bem» (152).

313. «Tudo concorre para o bem daqueles que amam a Deus» (Rm 8, 28). O testemunho dos santos não cessa de confirmar esta verdade:

Assim, Santa Catarina de Sena diz aos «que se escandalizam e se revoltam contra o que lhes acontece»: «Tudo procede do amor, tudo está ordenado para a salvação do homem, e não com nenhum outro fim» (155).

E S. Tomás Moro, pouco antes do seu martírio, consola a filha com

estas palavras: «Nada pode acontecer-me que Deus não queira.

E tudo o que Ele quer, por muito mau que nos pareça, é, na verdade, muito bom»(156).

E Juliana de Norwich: «Compreendi, pois, pela graça de Deus,

que era necessário ater-me firmemente à fé [...]

e crer, com não menos firmeza, que todas as coisas serão para bem [...]». «Thou shalt see thyself that all manner of thing shall be well» (157).

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'DEUS É BOM O TEMPO TODO

O TEMPO TODO - DEUS É [SEMPRE] BOM"

FILME: Deus não está morto...

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[ - Logo, o mal entrou no mundo; Deus não autorizou e não é a fonte do mal. Ele nos deu o remédio da salvação - é a ECONOMIA SALVÍFICA OU PLANO DE SOTERIOLÓGICO E DIVINO - A Geração da Mulher segundo o Gênesis. Jesus nasceu de Maria Virgem Mãe para a Glória

de Deus e a salvação da humanidade. Deus faz sua bondade cair

sobre todos: como a chuva e o sol sobre bons e maus...

sínteJ B Pereira - ]

V. Deus realiza o seu desígnio: a divina Providência

[ - Deus uno e trino jamais abandona seus filhos e suas filhas e a criação. Cumpre as promessas. Continua seu TRABAHO EM JESUS

e em Maria Virgem Mãe - nos anjos bons... na Igreja e pela Igreja... no mandato de Pedro nos Papas e assistida pelo Paráclito = advogado celestial em nome de Jesus. J B PEREIRA - ]

http://www.vatican.va/archive/cathechism_po/index_new/p1s2c1_198-421_po.html

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EM LATIM:

"Psalmi 9:12 Biblia Sacra Vulgata (VULGATE)

12 Psallite Domino qui habitat in Sion; annuntiate inter gentes studia ejus:

TRADUÇÃO: "Ele vive em Zion, dizer ao povo o que ele..."

Biblia Sacra Vulgata (VULGATE)

by Public Domain

https://www.biblegateway.com/passage/?search=Psalmi+9%3A12&version=VULGATE

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EM LATIM

"PSALMUS 139 (138)

1 Magistro chori. David. PSALMUS.

Domine, scrutatus es et cognovisti me,

2 tu cognovisti sessionem meam et resurrectionem meam.

Intellexisti cogitationes meas de longe,

3 semitam meam et accubitum meum investigasti.

Et omnes vias meas perspexisti,

4 quia nondum est sermo in lingua mea,

et ecce, Domine, tu novisti omnia.

5 A tergo et a fronte coartasti me

et posuisti super me manum tuam.

6 Mirabilis nimis facta est scientia tua super me,

sublimis, et non attingam eam.

7 Quo ibo a spiritu tuo

et quo a facie tua fugiam?

8 Si ascendero in caelum, tu illic es;

si descendero in infernum, ades.

9 Si sumpsero pennas aurorae

et habitavero in extremis maris,

10 etiam illuc manus tua deducet me,

et tenebit me dextera tua.

11 Si dixero: “ Forsitan tenebrae compriment me,

et nox illuminatio erit circa me ”,

12 etiam tenebrae non obscurabuntur a te,

et nox sicut dies illuminabitur

- sicut tenebrae eius ita et lumen eius -.

13 Quia tu formasti renes meos,

contexuisti me in utero matris meae.

14 Confitebor tibi, quia mirabiliter plasmatus sum;

mirabilia opera tua,

et anima mea cognoscit nimis.

15 Non sunt abscondita ossa mea a te,

cum factus sum in occulto,

contextus in inferioribus terrae.

16 Imperfectum adhuc me viderunt oculi tui,

et in libro tuo scripti erant omnes dies:

ficti erant, et nondum erat unus ex eis.

17 Mihi autem nimis pretiosae cogitationes tuae, Deus;

nimis gravis summa earum.

18 Si dinumerabo eas, super arenam multiplicabuntur;

si ad finem pervenerim, adhuc sum tecum.

19 Utinam occidas, Deus, peccatores;

viri sanguinum, declinate a me.

20 Qui loquuntur contra te maligne:

exaltantur in vanum contra te.

21 Nonne, qui oderunt te, Domine, oderam

et insurgentes in te abhorrebam?

22 Perfecto odio oderam illos,

et inimici facti sunt mihi.

23 Scrutare me, Deus, et scito cor meum;

proba me et cognosce semitas meas

24 et vide, si via vanitatis in me est,

et deduc me in via aeterna."

http://www.vatican.va/archive/bible/nova_vulgata/documents/nova-vulgata_vt_psalmorum_lt.html

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ANJOS DA TRADIÇÃO CATÓLICA

Nunca me perguntei e me inquietei com a existência e nunca duvidei da criação divina dos anjos. Nunca quis e perguntei sobre:

- Qual é o nome do seu anjo da guarda?

Sei que existe e me basta!

A Igreja católica destaca os três arcanjos: Miguel - Gabriel e Rafael.

Aceito e respeito!

Não sei como chegam com tanta precisão ao nome dos outros anjos da guarda - que deve ser milhares de milhares.

Creio que Deus e a Virgem e o próprio Jesus tiveram seus anjos a serviço do bem e para a Glória eternamente divina.

A poucos dias me deparei e sei que vem marcado os estudos de angelologia com outras interferências religiosas. Prefiro o catecismo da minha Igreja Católica Romana.

A Igreja tem dois mil anos de caminhada e é sabia Mãe e Mestre das pessoas e para o bem das almas sabe orientar e ser prudente.

Deus em primeiro lugar com seu Filho Jesus - depois a Virgem Mãe que nos trouxe Jesus, a assistência de São José, justo e puro, depois os apóstolos e os mártires, logo depois, os santos, virgens, anjos... é uma verdadeira hierarquia.

A hierarquia dos anjos está conectada à providência de Deus uno e Trino.

J B PEREIRA

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UM DOS ANJOS

Lelahel

Sigilo

Deus Louvável.

Este anjo é invocado contra as pessoas maldosas e para adquirir iluminação na realização de atos de cura. Ele domina as artes, a fortuna, as ciências e o amor.

Número: 06

Letras: Lamed-Lamed-Heh-Aleph-Lamed

Gematria: 30+30+5+1+30 = 96

Príncipe: Metatron

Exerce domínio sobre: a Etiópia.

O nome de Deus: Abdg.

Gênio: Asentacer, sob a influência de Vênus.

Elemento: Fogo

Arcano do Tarot: Quatro de Bastões

Kabbalah: Kether - Netzach

Arco: 26-30 graus de Áries

Horário: das 1h41 a 2h00

Salmo: 11.° versículo do salmo 9 (Psallite Domino, qui habitat in Sion: annuntiate inter gentes studia ejus).

Contents

1 Influência

2 Profissionalmente

3 Anjo Contrário

4 Serafins

Influência

Quem nasce sob esta influência tem muita força para cortar o mal. É dotado de grande idealismo e equilíbrio. Está sempre pronto a ajudar os que necessitam, chegando mesmo a fazer "sacrifícios", agindo de forma desinteressada. É portador de um jóia rara chamada "luz interior". Algumas vezes pode lhe faltar força de vontade, ou mesmo abandonar o campo de batalha, mas então ocorre o renascimento, o ouroboros, a serpente que morde a própria cauda, no sentido explícito da regeneração. Sempre com sua inteligência aberta e alerta, faz com que a palavra "impossível" não faça parte do seu dicionário. Sente a proteção de Deus e do mundo angelical, podendo ter forte contato psíquico com seu anjo de guarda, não sendo difícil também o contato com inteligências de outras galáxias (ETs). Tem facilidade em captar mensagens e psicografá-las, entrando em sintonia com o mundo dos mortos (espiritismo) ou mesmo de forma inconsciente mexer objetos. O desconhecido o atrai e fascina. Desenvolve de forma científica os conceitos que lhe são enviados do Astral, podendo através de análises e estudos sobre textos tradicionais a respeito de anjos, simplificá-los a fim de que todos possam entender a beleza desta ciência. Trabalhará para ter seu nome honrado e conhecido por todos e usará seu conhecimento para grandes causas, principalmente para melhorar o nível de vida, de consciência e de cultura dos semelhantes. Por ser adepto da ciência e tecnologia não convencionais, terá idéias e sugestões para a construção de hospitais modelo e técnicas de curas espirituais ou com a utilização de cristais.

Profissionalmente

Poderá ser um excelente astrólogo ou optará pela medicina tradicional ou alternativa. Obterá celebridade pela literatura, especializando-se em temas futuristas ou de ficção. Artista célebre, vedete, estará sempre em evidência. Por ser eternamente amoroso e apaixonante, as pessoas estarão sempre colocando-o num pedestal. Sua vida será surpreendente, conquistando sempre seu próprio espaço no lar e no trabalho.

Anjo Contrário

Domina a prostituição, a fraude, o plágio, a extorsão e o excesso de ambição. A pessoa sob a influência deste anjo contrário, será célebre por usar a força do "inverso" da potência dos anjos, para atender somente a seu egoísmo e interesses próprios. Será conhecida na história como uma pessoa ambiciosa, perigosa, sem equilíbrio e que nada realizou. Explorará o dinheiro dos outros, podendo arriscar tudo em negócios fantásticos e imaginários.

Serafins

01 - Vehuiah, 02 - Jeliel, 03 - Sitael, 04 - Elemiah, 05 - Mahasiah, 06 - Lelahel, 07 - Achaiah, 08 - Cahethel

http://wiki.deldebbio.com.br/index.php?title=Lelahel

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Serafim

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

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Disambig grey.svg Nota: Se procura por outros significados, veja Serafim (desambiguação).

Visão de São Francisco de um serafim (afresco atribuído a Giotto)

Um Serafim é, segundo a Angelologia, um anjo de seis asas.

É comumente aceito como a primeira posição na hierarquia celestial dos anjos, os que estão mais próximos de Deus. A palavra hebraica Saraf (שרף) significa "queimar" ou "incendiar", talvez uma alusão a tradições bíblicas onde Deus é comparado a um "fogo" ou mesmo a um "fogo consumidor". A referência bíblica para "serafim" está em Isaías 6:1-2.

Somente existem dois versículos na Bíblia falando sobre os serafins: Isaías 6. 2, 6. Os serafins são descritos da seguinte forma: “cada um tinha seis asas: com duas cobria o rosto, com duas cobria os seus pés e com duas voava”. Da mesma forma que os querubins, os serafins sempre estão ligados a glorificação da majestade e grandeza de Deus.

Há ainda a tese de que os serafins não seriam anjos, uma vez que a palavra hebraica para anjo é "malak" (mensageiro) e da mesma forma no grego, anjo é "angelus" (mensageiro) e que estas figuras aladas apareceriam, na Bíblia, apenas em Isaías capítulo 6, onde exaltam a Deus mas não comunicariam mensagens ao profeta. Porém, uma leitura desse mesmo texto derruba essa tese, evidenciando a comunicação de um serafim com o profeta, quando este havia reconhecido sua impureza e temido morrer consumido, após ter a visão de Deus: "Então, um dos serafins voou para mim, trazendo na mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz; com a brasa tocou a minha boca e disse: Eis que ela tocou os teus lábios; a tua iniquidade foi tirada, e perdoado, o teu pecado." [1]

A palavra serafim foi traduzida de várias maneiras: "serpente ardente" ou "áspide ardente voadora" enquanto que outros tradutores optam por "seres exaltados ou nobres" [2]

Referências

Bíblia Sagrada; Livro de Isaías Capítulo 6, versículos 6 e 7 ARA 2.ed.

O Novo Comentário da Bíblia, Volume II, F. Davidson, Edições Vida Nova.

Ícone de esboço Este artigo sobre Teologia ou sobre um teólogo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o."

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Serafim

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Serafim

PINTURA

Visão de São Francisco de um serafim (afresco atribuído a Giotto)

Um Serafim é, segundo a Angelologia, um anjo de seis asas.

É comumente aceito como a primeira posição na hierarquia celestial dos anjos, os que estão mais próximos de Deus. A palavra hebraica Saraf (שרף) significa "queimar" ou "incendiar", talvez uma alusão a tradições bíblicas onde Deus é comparado a um "fogo" ou mesmo a um "fogo consumidor". A referência bíblica para "serafim" está em Isaías 6:1-2.

Somente existem dois versículos na Bíblia falando sobre os serafins: Isaías 6. 2, 6. Os serafins são descritos da seguinte forma: “cada um tinha seis asas: com duas cobria o rosto, com duas cobria os seus pés e com duas voava”. Da mesma forma que os querubins, os serafins sempre estão ligados a glorificação da majestade e grandeza de Deus.

Há ainda a tese de que os serafins não seriam anjos, uma vez que a palavra hebraica para anjo é "malak" (mensageiro) e da mesma forma no grego, anjo é "angelus" (mensageiro) e que estas figuras aladas apareceriam, na Bíblia, apenas em Isaías capítulo 6, onde exaltam a Deus mas não comunicariam mensagens ao profeta. Porém, uma leitura desse mesmo texto derruba essa tese, evidenciando a comunicação de um serafim com o profeta, quando este havia reconhecido sua impureza e temido morrer consumido, após ter a visão de Deus: "Então, um dos serafins voou para mim, trazendo na mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz; com a brasa tocou a minha boca e disse: Eis que ela tocou os teus lábios; a tua iniquidade foi tirada, e perdoado, o teu pecado." [1]

A palavra serafim foi traduzida de várias maneiras: "serpente ardente" ou "áspide ardente voadora" enquanto que outros tradutores optam por "seres exaltados ou nobres" [2]

Referências

Bíblia Sagrada; Livro de Isaías Capítulo 6, versículos 6 e 7 ARA 2.ed.

O Novo Comentário da Bíblia, Volume II, F. Davidson, Edições Vida Nova.

Ícone de esboço Este artigo sobre Teologia ou sobre um teólogo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

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Anjo da guarda

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

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Bernhard Plockhorst: Anjo da guarda

Anjos da guarda são os anjos que segundo as crenças cristãs, Deus envia no nosso nascimento para nos proteger durante toda a nossa vida. Argumenta-se que a Bíblia sustenta em algumas ocasiões a crença do anjo da guarda: "Vou enviar um anjo adiante de ti para te proteger no caminho e para te conduzir ao lugar que te preparei". (Êxodo 23, 20).[1]

Índice

1 Celebração católica do anjo da guarda

2 Oração do anjo da guarda

3 Visão Espírita

4 Referências

Celebração católica do anjo da guarda

A celebração dedicada aos anjos da guarda surgiu na Espanha, no século V e espalhou-se por toda a Europa. A data foi fixada pela primeira vez em 29 de setembro, juntamente com a festa do Arcanjo Miguel.

Anjo da guarda dia patrono de verão santo, Fondachelli-Fantina, Sicilia

O Inicio da celebração da festa distinta para os "Santos Anjos da Guarda", dedicada no dia 2 de Outubro tal como hoje, particular de cada pessoa, surge em 1670, com papa Clemente X,[2] universalizada pelo Papa Paulo V, depois que o Papa Leão X aprovou o novo Ofício composto pelo franciscano João Colombi.[3]

Oração do anjo da guarda

Na Inglaterra desde o ano 800 acontecia uma festa dedicada aos Anjos da Guarda e a partir do ano 1111 surgiu uma oração (apresentada a seguir). Da Inglaterra esta festa se estendeu de maneira universal depois do ano 1608 por iniciativa do Sumo Pontífice da época. O Dia do Anjo da Guarda é comemorado no dia 2 de outubro.

Anjo do Senhor - que por ordem da piedosa providência Divina, sois meu guardião - guardai-me neste dia (tarde ou noite) iluminai meu entendimento; dirigi meus afectos; governai meus sentimentos para que eu jamais ofenda ao Deus e Senhor.

Amém.

Essa é a oração tradicional católica Santo Anjo:

Santo Anjo do Senhor,

meu zeloso guardador,

pois que a ti me confiou a Piedade divina,

hoje e sempre

me governa, rege, guarda e ilumina.

Ámen.

Em Latim:

Angele Dei,

qui custos es mei,

me, tibi commissum pietate superna,

illumina, custodi,

rege et guberna.

Amen.[4]

Visão Espírita

Segundo o Espiritismo, os "anjos da guarda" do Catolicismo correspondem aos espíritos guias que cada um de nós possui. O Espírito protetor, anjo da guarda, ou bom gênio é o que tem por missão acompanhar o homem na vida e ajudá-lo a progredir. É sempre de natureza superior, com relação ao protegido.[carece de fontes]

Referências

Outros exemplos são encontrados em Dn 6, 22; 10, 13-20; Sl 34, 7; 91, 11,12; Mt 18, 10.

Página Paulinas

Santos Anjos da Guarda, evangelizo.com, 02 de Outubro de 2011

Compêndio do Catecismo da Igreja Católica

https://pt.wikipedia.org/wiki/Anjo_da_guarda

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http://www.vatican.va/archive/cathechism_po/index_new/p1s2c1_198-421_po.html

344. Existe uma solidariedade entre todas as criaturas pelo facto de todas terem o mesmo Criador e todas serem ordenadas para a sua glória:

«Louvado sejas meu Senhor, com todas as tuas criaturas,

especialmente o meu senhor irmão Sol,

o qual faz o dia e por ele nos alumia

E ele é belo e radiante com grande esplendor:

de Ti. Altíssimo, nos dá ele a imagem [...]

Louvado sejas, meu Senhor, pela irmã água,

que é tão útil e humilde,

e preciosa e casta [...]

Louvado sejas, meu Senhor, pela nossa irmã, a mãe terra,

que nos sustenta e governa,

e produz variados frutos,

com flores coloridas, e verduras [...]

Louvai e bendizei a meu Senhor,

e dai-lhe graças e servi-o

com grande humildade» (219).

J B Pereira e http://www.vatican.va/archive/cathechism_po/index_new/p1s2c1_198-421_po.html
Enviado por J B Pereira em 14/06/2018
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