Vitória de Santo Antão e Antônio Diogo de Braga.

No último dia 6 de Maio ,Vitória de Santo Antão comemorou o aniversário de elevação de Vila à Cidade. E é oportuno lembramos um pouco de sua História. Em 1626, O português Antônio Diogo de Braga, vindo da Ilha de Santo Antão do Cabo Verde (Portugal), fixou residência com seus parentes e edificou uma capela em homenagem a Santo Antão da Mata, com o intuito de desenvolver atividades agropastoris em uma terra ainda desconhecida sua, e esse nobre português não se fez de rogado, e com muita determinação e coragem foi construindo um povoado , e a partir dessa iniciativa vai nascendo aos poucos o sonho de construção de uma cidade- A cidade de Braga. E pelos anos de 1774, a cidade de Braga foi chamada de Santo Antão da Mata, embora na condição de povoado , porém já possuía uma população estimada em 4866 habitantes. Aos sábados eram realizados feiras livres, onde os moradores fabricavam seus produtos artesanalmente, para atender comboios que vinham do sertão de Minas Gerais para comprar esses gêneros. E o sonho desse nobre Português estava transformando-se em realidade.

E em uma Evolução sucessiva, Vitória foi da condição de Povoação a Freguesia, passando posteriormente à categoria de Vila pelo Alvará Régio de 27 de Julho de 1811, assinado pelo então Príncipe Regente D. João, a mesma foi oficialmente instalada em 28 de maio de 1812. E em 6 de maio de 1843, foi sancionada pelo Barão da Boa Vista, pela Lei Provincial nº 113 ,que era o então Presidente da Província de Pernambuco, e a vila foi elevada à condição de cidade, tendo seu nome mudado para Cidade da Vitória, em homenagem à batalha ganha pelos pernambucanos sobre os holandeses no Monte das Tabocas. E após muita discussão devido a outras cidades com o mesmo nome, foi definitivamente aceito e reconhecido o nome da Vitória de Santo Antão, em 31 de dezembro de 1943, pelo Decreto-lei Estadual nº 952, para município, comarca, termo e distrito. A cidade pensada por Diogo de Braga cresceu e é um dos principais município do estado de Pernambuco.

O município é tido como o mais importante da sua mesorregião por concentrar o maior contingente populacional e polarizar os setores de serviços e da indústria na zona da mata pernambucana. É a terra dos engenhos - alguns regionais, outros de importância nacional. A produção de cachaça no município teve início em meados do século XVII, nos antigos engenhos do período açucareiro. Muitos desses engenhos, como o Bento Velho e o Cachoeirinha, são hoje atrações turísticas abertas ao público. E esse desenvolvimento ocorreu ao longo do tempo em que a presença de Vitória de Santo Antão foi confirmando-se no cenário nacional ,e atualmente conta com um solidificado parque industrial ; e a batalha das tabocas é um fato histórico que culminou na expulsão dos holandeses do solo brasileiro, fomentando no nosso povo a noção de uma pátria verdadeira. E baseado em sua história , tão significativa para o estado de Pernambuco e para a nação brasileira , e que é constatável a importância de Antônio Diogo de Braga para este município , e alicerçados pelos fatos que já foram apresentados , mostra-se claramente um relacionamento primoroso entre o município de Vitória de Santo Antão e esse ilustre português!

Soleno Rodrigues
Enviado por Soleno Rodrigues em 07/06/2018
Reeditado em 07/06/2018
Código do texto: T6358137
Classificação de conteúdo: seguro