HOMENAGEM AOS MEUS ONOMÁSTICOS - NOMES DOS SANTOS DE MEU BATISMO.

Hoje, homenageio os meus santos de nome. Meus onomásticos.

Sou mineiro, fui batizado como Católico Romano, graças a Deus, em Alfenas, sul de MINAS GERAIS, no dia 27 de março de 1961, na paróquia Nossa Senhora Aparecida.

Meu pai trabalhava durante o dia e minha mãe orava e trabalha muito em casa. Com mais dois irmãos a criar.

Meus padrinhos foram Edmundo Pereira e Hercílio Branquinho.

Padre foi Gilberto de Roy.

Meu pai era muito devoto São José e Dom Bosco.

João veio na lista de São João Bosco ou Giovani Bosco.

Por ser mês de São José - no dia 19 de março - colocou na frente dos nomes José - porque não nascia e temia pela minha morte.

A devoção a São José é forte em Alfenas, MG.

No dia 25, vim ao mundo - graças a Deus - tive lar, pai, mãe e irmãos.

Tenho um nome honrado, um nome a zelar até morrer.

Quero ir para o céu, depois de cumprir minha missão neste mundo, ajudar a muitos, meu lar e meu filho. Conto com meus santos Onomásticos e outros não onomásticos.

Graças a Deus, sou católico e amo a Igreja e o Papa, a Virgem e seus gloriosos títulos mil, acredito em Deus e em Jesus.

Nesta fé quero morrer.

Quero doar minha vida aos outros e a todos.

Quero oferecer os meus órgãos a quem precisar e aos estudos de medicina.

Louvo a Deus e Virgem e São José, São João Bosco, os santos de nome João. Amém.

_____

História de Alfenas

http://docplayer.com.br/4385899-Historia-de-alfenas-introducao.html

"Das tradições locaes consta que, a 22 de junho de 1805, Francisco de Siqueira Ramos e sua mulher Dª. Mariana Ferreira de Araujo doaram para a capella de S. José e Nossa Senhora das Dores o terreno preciso para seu patrimônio, e essa capella, edificada a esforços de João Martins Alfenas e José Martins Alfenas, determinou o nome da povoação, que focou conhecida por S. José e Dores de Alfenas" (SENNA, 1909: 181).

E, por ato da Regência, de 14 de julho de 1832, foi criada a freguesia, com o título de São José de Alfenas. Realmente, o ato da Regência refere-se à freguesia de S. José de Alfenas, mas o nome da Freguesia que se vê comumente, em documentos da época, é freguesia de S. José e Dores dos Alfenas" (BARBOSA, 1971: 30).

Para justificar o nome Alfenas, relacionado ao arraial fundado por Domingos Vieira e Silva, apresenta fragmentos de documentos (cuja localização é duvidosa) e, a partir deles conclui que a troca do nome do arraial, de Nossa Senhora das Dores e São José da Pedra Branca para São José dos Alfenas é obra do Padre Venâncio José da Siqueira, que teria sido atendido no pedido que enviou ao Imperador, para a mudança do nome. O Padre Venâncio teria feito o pedido no intuito de homenagear o casal João Martins Alfena Menel e sua esposa Tereza Joaquina Menel. A homenagem seria uma forma de agradecimento pelo fato do casal ter criado o menino José, exposto em sua casa no dia 3 de fevereiro de 1815. O menino José seria filho do Padre Venâncio e de D. Delfina, e, anos depois foi preparado para seguir a carreira clerical, tendo sido ordenado em 1838. Em 1857 foi provisionado como pároco de São José dos Alfenas, aí atuando até 1904, ano de seu falecimento (AYER, 1983-1985).

Durante o século XIX, os colonizadores, acompanhados de escravos de diversas nações africanas, cuidaram de desenvolver na região as lavouras de cereais, colocadas às questões relativas à fundação do arraial. Nos livros de Assentos de Batismos da paróquia de São José e Dores encontramos o registro de batizados de escravos de diversas nações, entre elas Benguella, Congo, Moçambique, Angolla e Criolla. Encontramos também registros de pardos, filhos de escravas e pais desconhecidos, como a nos revelar que a miscigenação racial, pelo menos entre brancos e negros, jáestavam a galope naquela época. A presença dos negros devia ser bastante expressiva, pois, em 1819 foi construída uma segunda capela no arraial, inaugurada em 1820, tinha como devoção Nossa Senhora do Rosário, tradicional protetora dos "homens pretos".Em 1832 o arraial foi elevado à categoria de Paróquia, por lei da Assembléia Geral de 14 de julho daquele ano (AYER, 1983-1985: 14), inserindo-se assim, na estrutura organizacional do Império. Ainda nesse século, o arraial tornou-se freguesia em 1839 (lei n. 134), vila em 1860 (lei n. 1.090) e cidade em 1869 (lei n. 1.611)."Em 1869, pela lei n. 1.614, de 15 de outubro, foi elevada á cidade a então Villa Formosa, que em 1871, pela lei n. 1.791, passou simplesmente a denominar-se Alfenas, por haver em Goyaz outra cidade com o nome deFormosa, causa de frequentes enganos postaes, que convinha evitar". (SENNA, 1909: 179).

O café, introduzido nas lavouras do sul de Minas em 1833,faziam de Alfenas, em 1887, Alfenas um local de destaque quantidade e qualidade que produzia: "(...) assente num platô de terra roxa que produz extraordinariamente café (...)". Além do café cultivavam outros cereais e também a cana. Criava-se gado e porcos, em grande partepara exportação (PINTO, 1887).

Ligam-se estas duas belíssimaspraças por duas ruas -a do Cônego José Carlos, um benemérito de Alfenas, e a do Comércio.As principais ruas da cidade têm passeios de cimento de um metro e vinte de largura, mais ou menos.

Nos dias de hoje estas e outras tradições ainda resistem, e se recriam sob os novos tempos. Ainda existem no município de Alfenas ternos de Congos, grupos de Pastorinhas, Dança de São Gonçalo, Bumba-meu-boi e Folias de Reis e o Carnaval. Manifestações que convivem com as festas dos estudantes de Alfenas, que não raro merecem maior destaque na mídia do que as primeiras.Os negros foram (e ainda o são) importantes figuras na manutenção deste patrimônio cultural representado pelas festas e folguedos populares. Hoje compõem grupos que, já misturados aos brancos, quer seja pela miscigenação racial, quer seja pela convivência social, são expressivos mantenedores da cultura popular na região, conservando costumes de origem africana como as congadas e, além deles, o folclore de origem lusitana, como as pastorinhas e as folias de reis. Para o estudo da cultura popular em Alfenas, o contato com a população negra certamente oferece um rico filão para a compreensão da formação, ou a (re) criação da identidade local.À guisa de conclusão, vale dizer que para melhor compreendermos o processo de ocupação do município e sua inserção em esferas maiores

s "Eugênio Pacelli", Pouso Alegre, MG. CARVALHO, João Rodrigues. História de Machado (1816-1974).Belo Horizonte: Imprensa Oficial do Estado de Minas Gerais, 1985. CARVALHO, José Murilo de. A composição social dos partidos políticos imperiais. In: Cadernos do Departamento de Ciência Política, Belo Horizonte: UFMG, s/d. p. 1/34.FRADE, P. Diccionário Chorographico e Estatística Chorographica de Distancias do Estado de Minas Gerais. 2 ed. Bello Horizonte: Imprensa Official do Estado de Minas Gerais, 1917. IBGE. Enciclopédia dos Municípios Brasileiros. XXIV volume. Rio de Janeiro, 1958.

MATZNER, José. Guia do Sul de Minas -A Suíça Mineira. Belo Horizonte: Oficinas Gráficas Folha de Minas, 1950. PINTO, Alfredo Moreira. Apontamentos para o Diccionnario Geographico do Brazil. Rio de janeiro: Typographia de G. Leuzinger & Filhos, 1887. PRADO, Oscar Ferreira. O Sertão dos Mandibóias. Fundação de Paraguaçu-MG. Belo Horizonte: Imprensa Oficial, 1981. REVISTA do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais. Volume VII, 1960. Belo Horizonte: Imprensa Oficial, 1961. REVISTA do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais. Volume XX 1983-1985. Separata, por Aspásia Vieira Ayer, sócia efetiva. SECRETARIA de Estado da Cultura/Governo de Minas Gerais. 1º Censo Cultural de Minas Gerais. Guia da Região Sul. 1994. SENNA, Nelson C. de, Annuario Histórico Chorographico de Minas Gerais -1909, Belo Horizonte: Imprensa Official do Estado, 1909.

http://docplayer.com.br/4385899-Historia-de-alfenas-introducao.html

______________

http://cruzterrasanta.com.br/lista-completa-de-santos-e-icones-catolicos/

A poderosa oração de São José.

São José Operário

'Ò glorioso São José, a quem foi dado o poder de tornar possíveis as coisas humanamente impossíveis, vinde em nosso auxílio nas dificuldades em que nos achamos. Tomai sobre vossa proteção a causa importante que vos confiamos, (fazer o pedido), para que tenha uma solução favorável. Ó Pai amantíssimo, em vós depositamos toda a nossa confiança. Que ninguém possa jamais dizer que vos invocamos em vão, já que tudo podeis junta a Jesus Cristo e Maria Santíssima, mostrai que vossa bondade é igual ao vosso poder. São José, a quem Deus confiou o cuidado da mais santa família que houve sobre a terra, sede, nós vo-lo pedimos, o Pai e protetor da nossa, e impetrai-nos a graça de viver e morrer no amor de Jesus e Maria. São José do Perpétuo socorro, rogai por nós que recorremos a Vós.'

SIGNIFICADO E SIMBOLISMO DE SÃO JOSÉ

São José

VEJA TAMBÉM EM SÃO JOSÉ

HISTÓRIA DE SÃO JOSÉ

SIGNIFICADO E SIMBOLISMO DE SÃO JOSÉ

MEDALHAS DE SÃO JOSÉ

TERÇOS DE SÃO JOSÉ

ANEIS DE SÃO JOSÉ

VER LISTA COMPLETA DE SANTOS E ÍCONES CATÓLICOS

http://cruzterrasanta.com.br/significado-e-simbolismo-de-sao-jose/148/103/#c

_______________

Oração a Dom Bosco

"Oh! Pai e mestre da juventude, São João Bosco, que tanto trabalhastes pela salvação das almas, sede nosso guia em buscar o bem da nossa e a salvação do próximo. Ajudai-nos a vencer as paixões e o respeito humano, ensinai-nos a amar a Jesus Sacramentado, a Maria Santíssima Auxiliadora e ao Papa, e obtende-nos de Deus uma santa morte, para que possamos um dia achar-nos juntos no Céu. Assim seja."

DOM BOSCO

HISTÓRIA DE DOM BOSCO

SIGNIFICADO E SIMBOLISMO DE DOM BOSCO

MEDALHAS DE DOM BOSCO

TERÇOS DE DOM BOSCO

ANEIS DE DOM BOSCO

VER LISTA COMPLETA DE SANTOS E ÍCONES CATÓLICOS

_______________

Oração a São João Evangelista

'Pai Eterno, pela poderosa intercessão de São João, Apóstolo amado de Jesus, eu rogo pelas graças de que tanto necessito. Abro meu coração, agora e sempre, para ouvir a Vossa Voz e experimentar Vosso Poder em minha vida. Assim como São João, quero acolher a Palavra de Jesus e com amor levar as sementes do Vosso Reino por onde eu passar. Amém.'

SÃO JOÃO EVANGELISTA

HISTÓRIA DE SÃO JOÃO EVANGELISTA

SIGNIFICADO E SIMBOLISMO DE SÃO JOÃO EVANGELISTA

MEDALHAS DE SÃO JOÃO EVANGELISTA

ANEIS DE SÃO JOÃO EVANGELISTA

VER LISTA COMPLETA DE SANTOS E ÍCONES CATÓLICOS

http://cruzterrasanta.com.br/sao-joao-evangelista/146/101/

_______________

INVOCO COM FÉ TODOS OS OUTROS:

São Josafa Kuncewicz

São José

São José Benedito Cotolengo

São José Cafasso

São José de Anchieta

São José de Cupertino

São José Moscati

Santa Josefina

São Josemaria Escrivá de Balaguer

São João Batista

São João Batista de La Salle

São João Batista de Rossi

São João Câncio

Santo João Clímaco

São João da Cruz

São João de Brito

São João de Capistrano

São João de Deus

São João Eudes

São João Evangelista

São João José da Cruz

São João Maria Vianney

São João Nepomuceno

João Paulo II

São João Roberts

Santa Bárbara

São Barnabé

São Bartolomeu

Basílica Nossa Senhora Aparecida

São Basílio Magno

Nossa Senhora da Batalha

Santa Beatriz

Nossa Senhora de Belém

Bem aventurado Pedro Donders

Bem-aventurado Pedro Vigne

São Benedito

São Bento

Santa Bernadette

São Bernardino de Sena

São Bernardino Realino

São Bernardo Claraval

Santa Bertilla

Santa Bianca

Santa Bibiana

Nossa Senhora da Boa Morte

Nossa Senhora da Boa Viagem

São Boaventura

Nossa Senhora do Bom Conselho

Nossa Senhora do Bom Conselho

Nossa Senhora do Bom Despacho

Nossa Senhora do Bom Encontro

Nossa Senhora do Bom Parto

Nossa Senhora do Bom Sucesso

São Bonifácio

Dom Bosco

São Brás

Santa Brígida

São Bruno

______

Letra P

Pereira é toponímica

letra P de Pereira - árvore forte que resiste na água por muito tempo.

Pereira: Significa "árvore que produz peras".

No caso, Pereira era o nome de uma Quinta ou propriedade na zona de Esmeriz, em Vila Nova de Famalicão, no norte de Portugal.

D. Rui Gonçalves Pereira viveu no século XII foi a primeira pessoa a usar esse sobrenome.

O sobrenome Pereira chegou ao Brasil com a colonização do Brasil.

https://www.dicionariodenomesproprios.com.br/pereira/

___

OUTROS SANTOS NÃO ONOMÁSTICOS com a letra P :

São Pacômio

Nossa Senhora da Paixão

São Pancrácio

Papa Francisco

Santa Patrícia

São Patrício

Santa Paula de Roma

Santa Paula Frassinetti

São Paulo

São Paulo da Cruz

Santo Paulo Miki e Companheiros Mártires

Nossa Senhora da Paz

São Pedro

São Pedro Canísio

São Pedro Damião

Nossa Senhora da Pena

Nossa Senhora da Penha

São Peregrino

Santas Perpétua e Felicidade

Nossa Senhora Perpétuo Socorro

Nossa Senhora da Piedade

Nossa Senhora do Pilar

Padre Pio Pietrelcina

Santo Pio X

São Plácido

São Policarpo

São Porfírio de Gaza

Nossa Senhora Porta do Céu

Nossa Senhora dos Prazeres

Santa Prisca

São Prosdócimo

Nossa Senhora da Purificação

J B Pereira e http://cruzterrasanta.com.br/lista-completa-de-santos-e-icones-catolicos/ E http://cruzterrasanta.com.br/sao-joao-evangelista/146/101/
Enviado por J B Pereira em 23/04/2018
Reeditado em 29/04/2018
Código do texto: T6317267
Classificação de conteúdo: seguro