UM MITO DO SERTÃO MARANHENSE

José Coutinho dos Santos, homem experiente e sabio, Mora no Gavião do Zeza, distrito do Município de São Domingos do maranhão, Estado do Maranhão. Um dia ele me disse: Amnigo meu não erra e nem tem defeito; se matarem uma pessoa de minha familia, do meu sangue terá duas sentinelas no mesmo dia porque da outra familia ou seja da família que produzir a morte na minha , no mesmo dia morre um , esteje mamando ou caducando; eu falo de um homem que nasceu em 1914. Um dia ele me falou, também, no inicicio dos anos noventa que a morte tem que paciência com êle e que pelo menos um dia ela vai viver até Deus permitir; e os tempos vão se passando e o mandamento ocorrendo. Ele é um homem bodoso, pai muito exemplar, tabalhador incansável e valente se precisar. Outra vez ele me disse que sabe de uma oração que aprendeu com seu pai em Barbalha Ceará, quando está em aflição ele reza uma oração e niguém consegue mais vêlo. Peça tudo que puder que ele lhe dá atenção. Todo sábio é conselheiro e ele é daqueles a moda antiga, ele gosta de dizer: filho nunca conte todos os teus segredos pra tua mulher, pois se

ocorrer separação ela revela todos os teus segredos para qualquerr pessoa. "Mulher só considera o homem se estiver morando com ele". Tem muitos filhos queridos entre homens e mulheres o mais velho se chama João do Zeza e o mais novo tem apelido de Nenen. Em nosso sertão sempre foi e sempre será o homen mais respeitado. Se passares em Sao Domingos procure se informar que Zeza do Gavião é osso duro de roer, naquelas redonmdezas todo mundo o conhece e os que lhe vitam sempre lhe cumprimentam: a bênçao Coronel Zeza e ele sempre responte, Deus te abençôe e te dê fortuna. Ele fala, também, que somente quer de Deus dê a ele somente aquilo que ele merecer...Um grande amigo meu chamado João Cosme do Nascimento - o Bandeira diz que no dia da passagem do coronel o mundo dará um estrondo, Ele é grande testemunho que aquele homem vivo em nossa região sérá sempre falado como reserva de moral e de respeito para toda nossa região.Ele gosta de falar: mêdo é manha, castigo de traidor´é olho furado, pescoço cortado, economia pro Estado e segurança pra sociedade, nunca abra seu corpo seja superticioso: nao passe debaixo de punho de rede, debaixo de escada, abra toda porteira antes de entrar no curral, se iniciar uma lomga viajem e amenos de meia légua encontrar uma raposa é aviso de mau presságio volte pra casa suspenda a viajem, quem não pode com o pote não pegue na rodilha, quem é macho de verdade pega cobra com as mãos.Ele diz Deus nos deu a vida e vamos sempre cultivá-la para prosperá sem precisar de ninguem,nunca dê a mão à palmatória, nunca se entregue e nunca se renda e se for preciso cometer uma grande covardia Morra antes que isto aconteça. Somente sou forte e corajoso por que trilho os caminhos de Deus...