HOMENAGEM A PADRE CÍCERO ROMÃO BATISTA, o ‘Padim Ciço’... Nordeste em festa na fé e fidelidade a Jesus e à Igreja

Lucas 10:16-26

"16 Quem vos ouve, a mim me ouve; e quem vos rejeita, a mim me rejeita; e quem a mim me rejeita, rejeita aquele que me enviou. 17 Voltaram depois os setenta com alegria, dizendo: Senhor, em teu nome, até os demônios se nos submetem. 18 Respondeu-lhes ele: Eu via Satanás, como raio, cair do céu. 19 Eis que vos dei autoridade para pisar serpentes e escorpiões, e sobre todo o poder do inimigo; e nada vos fará dano algum. 20 Contudo, não vos alegreis porque se vos submetem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus. 21 Naquela mesma hora exultou Jesus no Espírito Santo, e disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos; sim, ó Pai, porque assim foi do teu agrado. 22 Todas as coisas me foram entregues por meu Pai; e ninguém conhece quem é o Filho senão o Pai, nem quem é o Pai senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar. 23 E voltando-se para os discípulos, disse-lhes em particular: Bem-aventurados os olhos que vêem o que vós vedes.

Lucas 10:16-26

____________

"... respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Mais importa obedecer a Deus do que aos homens.

O Deus de nossos pais ressuscitou a Jesus, ao qual vós matastes, suspendendo-o no madeiro.

Deus com a sua destra o elevou a Príncipe e Salvador, para dar a Israel o arrependimento e a remissão dos pecados.

E nós somos testemunhas acerca destas palavras, nós e também o Espírito Santo, que Deus deu àqueles que lhe obedecem.

Atos 5:29-32

___________________

ORAÇÃO A PADRE CÍCERO

Ó Deus, Pai dos pobres, que inflamastes o coração do Padre Cícero

com um grande amor para com os desamparados, sem casa

e sem terra e o transformastes no grande Conselheiro do

Povo Nordestino e no zeloso incentivador da devoção ao Rosário

e da veneração de Nossa Senhora Das Dores, recompensai

esse grande apóstolo com o descanso de sua vida atribulada

e com as alegrias do paraíso.

Fazei fugir no Nordeste e em todo o Brasil muitos sacerdotes, imitadores do Padre Cícero, voltados para a pobreza material

e espiritual do povo que busca a salvação, para que nos ajudem

a aumentar a nossa fé, única riqueza verdadeira.

Que Nossa Senhora das Dores, Mãe fiel ao pé da cruz, dê força

ao nosso pedido, que fazemos agora ao querido Padre Cícero

e nos alcance o que tanto desejamos, se for de nosso merecimento

[pensar no que quer, ou publicar seu pedido aqui]

Em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Amém!

Para impulsionar e multiplicar os efeitos da oração, publicar

seu pedido por 7 dias seguidos, uma vez somente por dia!

Vídeo histórico, com Padre Cícero, narração de Chico Anísio

https://www.podermagico.com.br/2015/10/oracao-padre-cicero-pedidos.html

_________________

Santuários, Peregrinações e Novas Modalidades de Concentrações Humanas nas Práticas Religiosas. Diálogos Latinoamericanos - 2015

Luitgarde Oliveira Cavalcanti Barros

- Dra. em Ciências Sociais, Professora de Antropologia

–Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ

–Rio de Janeiro – Brasil

"Você, Cícero, está vendo aquela gente? Tome conta desse povo

e fique cuidando de sua salvação!"

(Visão de Pe. Cícero com Jesus)

Não acreditem, porque o Juazeiro é uma cidade da Mãe de Deus,

e ela foi quem me colocou aqui. E nem o Satanás,nem os homens

do Satanás têm poder para me tirar desta cidade, a qual só deixarei quando completar a salvação de vocês todos."

Padre Cícero Romão Batista, citado por DINIS,M. (1935:34).

O Juazeiro tem sua singularidade face a todos os centros de visitação religiosa desse país peregrino: os caminhantes e viajantes que para aí se dirigem, diferentemente da devoção de "Nossa Senhora Aparecida"(São Paulo-SP), "Bom Jesus do Matosinho" (Minas Gerais-MG),

"São Francisco de Canindé" (Ceará-CE), e tantos outros, procuram,associado aos símbolos criados pela alta hierarquia da Igreja, um "santo"produzido ali mesmo, forjado no fogo das crenças das populações mais pobres do Nordeste.

2– BARROS, Luitgarde O.C. – Padre Cícero e a Religião, in: ARRUDA, João e Casimiro, R(org). Anais do Seminário 150 anos de Padre Cícero. Fortaleza, CE: Universidade Federal doCeará/ADUFC, 1994, p. 163I

dem, ibid, p.17.4Idem, ibid, p.19.

5BEZERRA DE MENEZES, Diatahy – AS Romarias e o Juazeiro do Pe. Cícero, in: ARRUDA, João eCasimiro, R (org). op.cit, pp. 7-14.

http://www.redalyc.org/html/162/16200307/

______________

“O nome do padre Cícero / ninguém jamais manchará, / porque a fé dos romeiros / viva permanecerá, / pois nos corações dos seus / foi ele um santo de Deus / é e pra sempre será.”

Romeiros famintos e sedentos debandavam a Joaseiro vindos de todos os cantos do sertão, e Cícero atendia a todos. Além de orações e bênçãos, o padre encontrava soluções para tudo, de questões espirituais a atividades econômicas, de doenças a desavenças. “Em cada casa, um oratório; em cada quintal, uma oficina”, pregava com insistência. Dessa maneira conquistou o respeito daquela gente, que lhe atribuía qualidades de santo e profeta. Paralelamente, agindo com muita austeridade, cuidou de moralizar os costumes, acabando com os excessos de bebida e com a prostituição.

https://www.revistaforum.com.br/padre-cicero-entre-a-politica-e-a-religiao/

___________________

Padre Cícero teve personalidade forte e justa diante das reveses da vida do sertão. Optou pelos pobres sertanejos e defendeu mulheres e crianças contra o coronelismo.

A querela do milagre o coloca do lado da Beata popular Maria do Araújo, negra e analfabeta. O bispo vê isso como rebeldia na época. Mas, depois de muitos anos, a Igreja revê a questão, e percebe que Pe. Cícero agiu com dignidade, respeito e fidelidade. Honesto consigo e sua consciência de sacerdote.

Soube estabelecer o diálogo -mesmo difícil e tenso - entre Lampião e os coronéis, a favor do povo simples e pobre de Juazeiro e região.

Mesmo incompreendido, não deixou de ser o homem ético na religião e primeiro prefeito de Juazeiro.

Acolhia a todos, mas os seus diletos eram os mais sofridos e pobres.

A devoção popular o considera mesmo o homem de Deus e o Padrim Ciço.

Ousadia, compaixão e liderança são algumas das qualidades que beberam na fé e na esperança dele e o projetaram além da religião onde tanto viveu e amou. Morreu e ainda é símbolo de libertação e opção preferencial pelo povo nordestino.

Ah! Se os nossos políticos o imitassem nas virtudes, seriam tão bons e santos quanto ele. Precisamos de urgentes homens novos na política e na religião, sem luxo e mais ética, mais pastoralmente povo.

Jesus era do povo e simples como o povo.

Oremos para que haja bons pastores e políticos e o Brasil saia da corrução reeditada pela maldade de alguns da elite e de inescrupulosos que fizeram de seu ego e da riqueza seus deuses que não falam, mas que os dominam a ponto de virarem estátulas e gente sem alma... Triste é isso, se Deus escolheu a pobreza e o povo, de onde vem a sabedoria de Deus.

Que sabedoria é esta que vem do meu povo, é o Espírito Santo agindo de novo (2x)

01. Quem te ensinou povo meu repartir entre irmãos

o teu pão os teus dons teu coração ?

Quem te ensinou povo meu que o amor é teu Deus

Buscaras, para o ódio, não poder nascer?

Que sabedoria é esta que vem do meu povo, é o Espírito Santo agindo de novo (2x)

02. Quem te ensinou povo meu que o Senhor tudo ver

Jugará o que procuras esconder ?

Quem te ensinou povo que é preciso ter fé

Pra sentir Deus que sempre esteve em ti ?

Que sabedoria é esta que vem do meu povo, é o Espírito Santo agindo de novo (2x)

03. Quem te ensinou povo meu que na Biblia teras

Reflequixões para tudo sobre o sól?

Quem te ensinou povo meu no evenagelho encontrar

Condições, para uma vida já igual ?

Que sabedoria é esta que vem do meu povo, é o Espírito Santo agindo de novo (4x)

TEXTOS ACADÊMICOS NO BRASIL SOBRE PADRE CÍCERO

Há rica bibliografia sobre ele. Podemos citar também a acadêmica:

http://www.redalyc.org/html/162/16200307/

e

https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/13848/1/MariaGOCR_TESE.pdf

______________

Padre Cícero já pode ser o primeiro santo do Brasil

Com o perdão e reconciliação do Vaticano, todas as punições ao beato foram suspensas. A igreja entendeu que a pregação estava no caminho certo, prova disso foi a crescente devoção a ele no decorrer dos anos.

https://odia.ig.com.br/_conteudo/noticia/brasil/2015-12-13/padre-cicero-ja-pode-ser-o-primeiro-santo-do-brasil.html

_________________

Padre Cícero, do milagre ao papa Francisco

irmã Annette Dumoulin, religiosa, psicóloga e pesquisadora nascida na Bélgica que há mais de 40 anos se dedica ao legado do protetor dos despossuídos e aos romeiros de Juazeiro. Em “Padre Cícero – Santo do Povo, Santo da Igreja” (Paulinas), ela apresenta um estudo inédito e esclarecedor, baseado em documentos pouco conhecidos que permitem um novo entendimento da obra do injustiçado “padim Ciço”.

"... em 1º de março de 1889, durante a confissão da beata Maria de Araújo, a hóstia verteu sangue. Seria um “milagre eucarístico”? No entender de Padre Cícero e de quem presenciou o fenômeno, sem dúvida. A sentença da Igreja, porém, foi outra: “Os pretensos milagres e outros fatos que se dizem de Maria de Araújo são falsos e manifestamente supersticiosos (…) e devem ser por todos reprovados e condenados”. Até os panos manchados de sangue, que haviam sido guardados como relíquias, tiveram de ser recolhidos e queimados por ordem do Santo Ofício.

De Roma, contudo, partiu o decreto de excomunhão de Padre Cícero. O religioso seguiu sua vocação pastoral e em defesa dos pobres dentro e fora do sacerdócio. Entrou para a política e foi o primeiro prefeito de Juazeiro, quando o município se emancipou. Embora preserve a aura de santo no imaginário popular, a Igreja o manteve bem longe dessa condição por mais de 80 anos."

Apenas em 2001 uma comissão de estudos teve acesso aos arquivos relacionados aos mistérios de Juazeiro. Depois de cinco anos de pesquisa, o Vaticano recebeu os documentos compilados pela comissão, acompanhados de uma petição assinada por 254 bispos favoráveis à reabilitação de Padre Cícero. Ela foi finalmente concedida pelo Papa Francisco em 2015, para quem “O afeto popular que cerca a figura do Padre Cícero pode constituir um alicerce forte para a solidificação da fé católica no ânimo do povo nordestino”.

O calvário de Padre Cícero

1889 – Durante a comunhão da beata Maria de Araújo, na Igreja de Nossa Senhora das Dores de Juazeiro do Norte (CE), a hóstia verte sangue. O suposto milagre começa a atrair romeiros

1894 – A Santa Sé, em Roma, considera que houve fraude e reprova os fatos em Juazeiro como “gravíssima e detestável irreverência e ímpio abuso à Santíssima Eucaristia”

1897 – Padre Cícero recebe a portaria de excomunhão caso não se retire de Juazeiro

1898 – Depois de apresentar sua defesa em Roma, Padre Cícero recebe uma nova sentença: é absolvido das censuras, mas fica proibido de falar ou escrever sobre o “milagre da hóstia”

1922 – Pedido de reabilitação de Padre Cícero é negado pelo Papa Leão XIII

2001 – Uma comissão é criada para estudar os arquivos relativos aos fatos de Juazeiro

2006– O resultado da análise é entregue ao Santo Ofício com uma petição assinada por 254 bispos para a reabilitação de Padre Cícero

2015 – O Secretário de Estado do Vaticano assina a carta de “reconciliação histórica da Igreja com o Padre Cícero”

___________________

LIVROS SOBRE PADRE CÍCERO

“Padre Cícero: santo dos pobres, santo da Igreja – Revisões históricas e reconciliação”, 264 páginas, Paulinas Editora

Autora: Annette Dumoulin

Novo livro traz documentos inéditos sobre a vida de Padre Cícero

Escrito pela pesquisadora belga Annette Dumoulin para a Paulinas Editora, a obra é lançada nesta quarta-feira, 19, em Juazeiro do Norte

18:45 | 18/07/2017

A autora Annette Dumoulin é religiosa da Congregação de Nossa Senhora, pertencente à Ordem das Cônegas de Santo Agostinho, doutora em Ciências da Educação e especializada em Psicologia da Religião pela Universidade Católica de Lovaina, na Bélgica.

Padre Cícero: santo dos pobres, santo da Igreja”, lançamento da Paulinas Editora

https://www.opovo.com.br/noticias/ceara/juazeirodonorte/2017/07/novo-livro-traz-documentos-ineditos-sobre-a-vida-de-padre-cicero.html

__________________

Padre Cícero de Juazeiro, lançamento da PAULUS.

14/06/2011

Padre Cícero de Juazeiro é mais um lançamento da coleção Biografias, cuja proposta é apresentar ao leitor pessoas que viveram o Evangelho de forma profunda e intensa. A série conta com mais dois títulos:

Padre Ibiapina, também escrito por José Comblin, e Oscar Romero e a comunhão dos santos, de Scott Wright.

José Comblin foi sacerdote e doutor em Teologia pela Universidade de Lovaina (Bélgica). Lecionou no Equador, no Chile e no Brasil.

https://www.paulus.com.br/portal/releases/livro-conta-a-vida-de-padre-cicero-de-juazeiro-e-destaca-a-sua-dedicacao-aos-mais-pobres#.Wr6wqPnwbcc

_____

Livros

SÓ FALTA UM MILAGRE PARA BEATIFICAÇÃO DO PADRE CÍCERO

Pe. João Carlos Perini

https://www.youtube.com/watch?v=GffXrR9l-u0

Conheça a casa onde Padre Cícero passou os últimos anos de vida -

+ 21 de julho de 1834

Museu - casa do padre Cícero onde faleceu e doada aos salesianos.

RedeTV - Publicado em 19 de out de 2017

12.669 visualizações

Emerson Tchalian mostra no Plano Sequência a casa onde Padre Cícero passou os últimos anos de vida.

https://www.youtube.com/watch?v=qA2temyyWQU

Relação Padre Cícero e Lampião

Fernando Pernambucano de Melo - escritor do novo livro

Anilton Lellis

Publicado em 18 de abr de 2017

Temas:

Combater a coluna Prestes - união Lampião (com título de Capitão), coronéis e o Exército Brasileiro (contra o comunismo) com 1000 homens, com sucesso em guerrilhas.

Infelizmente, Lampião foi assassnido, inclusive o Benjamin Abraão - 42 facacas - no tempo de Getúlio Vargas (liquidar os segredos de Lampião).

Estética do Cangaço - Estrelas de couro

Padre Cícero - o Gigante da Fé

Cinema documentógrafo - máquina alemã - Benjamin Abraão - secretário particular do padre - é o fotógrafo a documentar tudo... Conviveu com Pe. Cícero em sua casa por 17 anos, além de filmar Lampião e seu bando, espalhado em 7 estados do Nordeste (1936).

Romaria em frente à casa de Pe. Cícero por décadas - 79 anos.

Fala do Pe. Aureliano Goldim

https://www.youtube.com/watch?v=0XXS2ZLjHX8

___________

Milagre em Joaseiro (Português) Capa Comum – 24 jan 2014

Publicado originalmente em 1977 - agora reeditado com nova apresentação do sociólogo Eduardo Diatahy Bezerra de Menezes

e prefácio do autor -, Milagre em Joaseiro causou verdadeira

revolução nos estudos sobre Padre Cícero.

Nas lentes do antropólogo e historiador americano,

Cícero não é santo nem impostor.

https://www.amazon.com.br/Milagre-Joaseiro-Ralph-Della-Cava/dp/8535923810?tag=goog0ef-20&smid=A1ZZFT5FULY4LN&ascsubtag=4e46c11e-4d0c-46ff-ac59-08307e8762f7

________

Meu Padrinho Padre Cícero (Cód: 1434311) - 2006

para crianças de 08 a 11 anos

Savaget,Luciana

Os desenhos de Jô Oliveira, baseados na expressão gráfica popular

do Nordeste, a xilogravura, resgatam um pouco mais da cultura

tão específica dessa região.

Dcl Difusão Cultural

Editora Saraiva

https://www.saraiva.com.br/meu-padrinho-padre-cicero-1434311.html?mi=VITRINECHAORDIC_frequentlyboughttogether_product_1434311

____________________

Título: Padre Cícero

Subtítulo: Poder, Fé e Guerra no Sertão

Ficha Técnica

Título original: PADRE CÍCERO

Capa: Hélio de Almeida

Páginas: 560

Formato: 16.00 X 23.00 cm

Peso: 0.843 kg

Acabamento: Brochura

Lançamento: 11/11/2009

ISBN: 9788535915587

Selo: Companhia das Letras

https://www.companhiadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=12857

http://livraria.folha.com.br/livros/biografias-e-memorias/padre-cicero-lira-neto-1026474.html

_______________

Estudos linguísticos sobre o discurso eclesial e o epistolar das romarias

DORES E CORES MAL TRAÇADAS ENTRE OS DEVOTOS DO PADRE CICERO

2014 - UFRN

https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/13848/1/MariaGOCR_TESE.pdf

_________________

domingo, 16 de março de 2014

Padre Cícero

"... assim foi a vida de Padre Cícero de serviço de caridade para os pobres, alimentando a fé e as necessidade deste povo, a quem Jesus em sonho pediu a ele cuidar."

Apresenta 6 motivos sobre a atitude da igreja e de Pe. Cícero na história e doutrina dos apóstolos e de Jesus, como Deus age em seus santos como agiu em Cícero Romão no serviço de Deus e dos pobres no nordeste.

Antes de tudo, vamos distinguir entre santos canonizados e não canonizados. Tanto estes como aqueles estão no céu.

- Santo canonizado é aquele sobre quem o Papa, baseado em depoimentos, declara oficialmente que está no céu e pode ser venerado publicamente.

- Canonizar não é fazer alguém "virar" santo, porque esse alguém já era santo quando morreu. É colocar alguém na lista (cânone) dos santos.

Santo não canonizado é aquele que está no céu mas não houve nenhum pronunciamento oficial da Igreja sobre ele.

Biografia de Padre Cícero

BIBLIOGRAFIA

DELLA CAVA, Ralph. Milagre em Joaseiro. 2ª ed. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1985.

FORTI, Maria do Carmo P. Maria de Araújo, a beata do Juazeiro. São Paulo: Edições Paulinas, 1991.

GUEIROS, Optato. Lampeão. 2 ed. São Paulo, 1953.

MENEZES, Fátima. Lampião e o Padre Cícero. Recife: Universidade Federal de Pernambuco, 1985.

OLIVEIRA, Amália Xavier de. O Padre Cícero que eu conheci. 3 ed. Recife: Editora Massangana, 1981.

SOBREIRA, Azarias. O Patriarca de Juazeiro. Petrópolis: 1968.

ENTREVISTA BIOGRÁFICA COM PADRE CÍCERO

Entrevista-montagem organizada por Daniel Walker mediante pesquisa feita em cartas, documentos e livros

83. Ao final desta entrevista, quais as suas últimas palavras?

- No céu pedirei a Deus por vocês todos.

BIBLIOGRAFIA

ALCIDES, Jota. Padre Cícero, o poder de comunicação. Brasília: Editora Thesaurus, 1990.

ANDRADE E SILVA, Pe. Antenor. Cartas do Padre Cícero. Salvador: Escolas Profissionais Salesianas, 1982.

ANSELMO, Otacílio. Padre Cícero, mito e realidade. Rio de Janeiro: Ed. Civilização Brasileira, 1968.

ARAÚJO, Antônio Gomes de. (Pe.). Apostolado do embuste. Crato: Edições Itaytera/Tipografia Imperial, 1956.

ARAÚJO, Raimundo (Rodrigues)(Org.). Juazeiro do Padre Cícero. Antologia. Juazeiro do Norte: Gráfica Mascote Ltda., 1994.

ARAÚJO, Raimundo (Rodrigues)(Org.). Padre Cícero do Juazeiro. Antologia. Brasília: Centro de Documentação e Informação da Coordenação de Publicações da Câmara dos Deputados, 1994.

BARBOSA, Geraldo Menezes. História do Padre Cícero ao alcance de todos. Fortaleza: Edições ICVC, 1992.

BARBOSA, Walter. Padre Cícero: Pessoas, Fatos e Fotos. Juazeiro do Norte: 1980.

BARROS, Luitgarde Oliveira Cavalcanti. A Terra da Mãe de Deus. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves, 1988.

BENEVIDES, Aldenor. Padre Cícero e Juazeiro. Juazeiro do Norte: 1969.

CAMPINA, Maria da Conceição Lopes. Voz do Padre Cícero. São Paulo: Edições Paulinas, 1985.

CAMURÇA (Lima), Marcelo (Aires). Marretas, molambudos e rabelistas: a revolta de 1914 no Juazeiro. São Paulo: Editora Maltese, 2002.

COSTA, Floro Bartolomeu da. Juazeiro e o Padre Cícero. Rio de janeiro: Imprensa Oficial, 1923.

CURY, Augusto. Análise da inteligência de Cristo. São Paulo: Sextante, 2005.

DANTAS, (Francisco) Renato (Sousa). As beatas do Cariri e de Juazeiro. Juazeiro do Norte: Edições ICVC, 1982.

DELLA CAVA, Ralph. Milagre em Juazeiro. São Paulo: Ed. Paz e Terra, 1977.

DINIZ, Manoel. Mistérios de Juazeiro. Juazeiro do Norte: 1935.

FACÓ, Rui. Cangaceiros e fanáticos. Rio de Janeiro: Editora Bertrand Brasil S.A., 1991.

FEITOSA, Antônio (Pe.). Falta um defensor para o Padre Cícero. São Paulo: Edições Loyola, 1983.

FEITOSA, Neri (Pe.). A pregação do Padre Cícero. Juazeiro do Norte: Gráfica Mascote, 1994.

FEITOSA, Neri (Pe.). As virtudes do Padre Cícero. Juazeiro do Norte: Edições IPESC/ICVC, 1991.

FEITOSA, Neri (Pe.). Canonização do Padre Cícero. Vol. 2. Juazeiro do Norte: Gráfica Mascote, 1996.

FEITOSA, Neri (Pe.). Canonização do Padre Cícero.Vol.1. Juazeiro do Norte: Gráfica Mascote, 1995.

FEITOSA, Neri (Pe.). Eu defendo o Padre Cícero. São Paulo: Escolas Profissionais Salesianas, 1982.

FEITOSA, Neri (Pe.). O Padre Cícero e a opção pelos pobres. São Paulo: Edições Paulinas, 1984.

FEITOSA, Neri (Pe.). O Padre Cícero e o milagre. Juazeiro do Norte: Gráfica Mascote. 1999.

FEITOSA, Neri (Pe.). O Padre Cícero profeta do Nordeste. Juazeiro do Norte: CEDIC, 1994.

FEITOSA, Neri (Pe.). Padre Cícero e Juazeiro: Contradições, contra-senso e interrogações da história. Juazeiro do Norte: Gráfica Mascote, 1995.

FEITOSA, Neri (Pe.). Padre Cícero, vítima do autoritarismo. São Paulo: Editora Santuário, 1986.

FEITOSA, Pe. Neri. Análise jurídica das pastorais de D. Joaquim sobre Padre Cícero e o milagre de Juazeiro. Canindé: 2005.

FILHO, Lourenço. Juazeiro do Padre Cícero. São Paulo: Edições Melhoramentos, 1969.

FORTI, Maria do Carmo Pagan. Maria de Araújo, a beata do Juazeiro. São Paulo: Edições Paulinas, 1991.

FORTI, Maria do Carmo Pagan. Maria do Juazeiro, a beata do milagre. São Paulo: Annablume, 1999.

GUIMARÃES, Therezinha Stella & DUMOULIN, Annette. O Padre Cícero por ele mesmo. Petrópolis: Editora Vozes, 1983.

LOPES (Ramos), (Francisco) Regis. Imagens do Padre Cícero. Sagrado e profano. Fortaleza: Museu do Ceará, 1999.

MACEDO, Joaryvar (Joaquim Lobo de). Império do bacamarte. Fortaleza: Programa Editorial Casa de José de Alencar/ Imprensa Universitária, 1998.

MACHADO, Paulo (de Tarso Gondim). Padre Cícero entre os rumores e a verdade. O inventário do Padre Cícero Romão Batista. Textos e documentos. Fortaleza: Editora ABC Fortaleza, 2001.

MAIA, Helvídio (Martins). (Pe.Dr.). Pretensos milagres em Juazeiro.Petrópolis: Editora Vozes Ltda., 1974.

MENEZES, Fátima & ALENCAR, Generosa. Homens e Fatos na História do Juazeiro. Recife: Editora Universitária, 1989.

MENEZES, Fátima. Lampião e o Padre Cícero. Recife: Imprensa Universitária, 1985.

MOREL, Edmar. Padre Cícero, o santo do Juazeiro, Rio de Janeiro: Ed. Civilização Brasileira, 1966.

PINHEIRO, Irineu. Efemérides do Cariri. Fortaleza: Imprensa Universitária da UFC, 1963.

RIBEIRO (Sobrinho), Senhorzinho (Vicente). Juazeiro em corpo e alma.Juazeiro do Norte: Gráfica Royal Ltda., 2ª. ed., 1994.

RIBEIRO (Sobrinho), Senhorzinho (Vicente). Juazeiro no túnel do tempo. Juazeiro do Norte: HB Editora e Gráfica, 1996.

SILVA, José Marques da (Zeca Marques). Milagres e previsões de Padre Cícero. Juazeiro do Norte: HB Editora e Gráfica, 1996.

SOBREIRA, Pe. Azarias. O Patriarca de Juazeiro, Petrópolis: Ed. Vozes, 1969.

TEÓFILO, Rodolfo. Sedição de Juazeiro. São Paulo, Monteiro Lobato & Cia. Editores, 1922.

VIDAL, Reis. Padre Cícero, Rio de Janeiro, l936.

XAVIER DE OLIVEIRA, Amália. Dados que marcam a vida do Padre Cícero, Juazeiro do Norte: Gráfica Mascote, 1983.

XAVIER DE OLIVEIRA, Amália. O Padre Cícero que eu conheci.Petrópolis: 1969.

FONTE: Padre Cícero, a sabedoria do conselheiro do sertão, de Daniel Walker

http://www.padrecicero.net/p/biografia.html

Postado por Marcos Antonio, Devoto de Padre Pio. às 13:54

http://oficiocatolico.blogspot.com.br/2014/03/padre-cicero.html

____________________

Entrevista com os ex-cangaceiros Moreno e Durvinha no Programa "Dedo de Prosa" na TV Horizonte/MG.

Cangaçologia

Publicado em 17 de dez de 2016

Entrevista com casal de ex-cangaceiros Moreno e Durvinha no Programa "Dedo de Prosa" na TV Horizonte/MG.

Durante a entrevista Moreno e Durvinha falam sobre suas vidas passadas e do tempo em que fizeram parte do bando do célebre cangaceiro Lampião.

https://www.youtube.com/watch?v=o_S7rnzn72s

J B Pereira e https://istoe.com.br/532356-2/
Enviado por J B Pereira em 30/03/2018
Reeditado em 31/03/2018
Código do texto: T6295008
Classificação de conteúdo: seguro