2018 -Hupi Kaur - HOMENAGEM ÀS MULHERES E À MINHA MÃE E À MINHA ESPOSA E PROFESSORAS...
Parabéns pelo dia das mulheres e que seja você feliz.
Acredite - você vencerá - já está sendo feliz a cada dia e vencendo nos passos de Jesus.
Amém.
Uma flor ninguém pode desprezar.
Deus a fez para o mundo ornar e enfeitar.
Amém.
_________________________
No Dia Internacional de Luta das Mulheres, em que celebramos avanços históricos no reconhecimento de direitos, especialmente trabalhistas, embora persistentes as desigualdades de gênero na sociedade e no mundo do trabalho, não há nada a ser comemorado no cenário político atual.
Por Elisiane Santos* Guest Post do Portal Geledés
https://www.geledes.org.br/mulheres-trabalhadoras-uni-vos/
______________________
você que gosta de escrever e de poesia, depois procure uma autora chamada "Rupi Kaur". Ela escreveu um livro de poesia incrível, simples e muito significativo, recomendo demais!
"A dor que todas as pessoas experimentam na vida e a leveza que faz com elas vençam tudo isso, suas vidas e suas histórias e seu amor são o que me mantêm viva, o que me move a escrever." Hupi Kaur
Hupi Kaur -
Nascida em Punjab, no noroeste da Índia, ela imigrou com a família para o Canadá quando tinha 4 anos. Aos 5, começou a desenhar. Rupi demorou para aprender o inglês e, por isso, passou boa parte da infância sozinha. O silêncio foi ocupado por livros assim que ela aprendeu o segundo idioma.
Aos 17 anos, ela deixou o desenho um pouco de lado para se dedicar à escrita e performance - usando as redes sociais como principais aliadas. Mulher com um tom de pele não-branco, imigrante e adepta do sikhismo, religião pouco difundida no ocidente, Rupi começou a transformar suas vivências em versos e imagens.
https://www.huffpostbrasil.com/2017/03/31/a-forca-e-a-crueza-da-poesia-de-rupi-kaur_a_22010912/
o amor vai chegar
e quando o amor chegar
o amor vai te abraçar
o amor vai dizer o seu nome
e você vai derreter
só que às vezes
o amor vai te machucar mas
o amor nunca faz por mal
o amor não faz jogo
porque o amor sabe que a vida
já é difícil o bastante
Hupi Kaur
https://www.huffpostbrasil.com/2017/03/31/a-forca-e-a-crueza-da-poesia-de-rupi-kaur_a_22010912/
___
da próxima vez que ele
comentar que os
pelos das suas pernas
cresceram de novo lembre
esse garoto que o seu corpo
não é a casa dele
ele é um hóspede
avise que ele
nunca deve passar por cima
das boas-vindas
de novo
Hupi Kaur
https://www.huffpostbrasil.com/2017/03/31/a-forca-e-a-crueza-da-poesia-de-rupi-kaur_a_22010912/
___________________________
Parabenizo a todas as mulheres pela sua vida e presença no mundo.
Por tudo que vem modificando e sustentando em solidariedade aos pequenos e no mundo de acesso às pobres à informação, ao trabalho, às garantias de sobreviver e viver condignamente.
Deus também quis nascer entre nós e nascer de uma mulher.
Nós nascemos de uma mulher.
Devemos e alimentemos um amor e respeito por todas elas.
Hoje me solidarizo com a minha mãe que me colocou no mundo. Pois é também o seu aniversário, com seus 81 anos.
Agradeço a vida de minha esposa na minha vida.
A Tia Cida e irmãs - minhas irmãs também.
Obrigado, Jesus e Maria, Mãe e Modelo de Mulher, as professoras que nos educam e as que convivo diariamente na escola..
___________________________
NO BRASIL - As nossas mulheres...
1934 As mulheres conquistam o direito ao voto.
1975 São criados diversos grupos de discussão sobre a questão da mulher. Os jornais "Nós Mulheres" e "Brasil Mulher" dão voz ao movimento pela anistia, inicialmente promovido pelas feministas.
1978 Acontece o Congresso da Mulher Metalúrgica. As mulheres intensificam a luta por creches, direitos trabalhistas, salários iguais ao dos homens, serviços de atendimento (educação, saúde e vítimas de violência) e pela divisão do trabalho doméstico.
1985 Surge a primeira Delegacia da Mulher em São Paulo. Cresce o número de serviços voltados para a mulher (S.O.S. Mulher, Serviço de Orientação à Família).
1990 Multiplica-se o número de ONGs e serviços de atendimento da mulher.
7.ago.2006 Sancionada pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a Lei Maria da Penha (lei 11.340 ) foi criada para combater à violência doméstica contra a mulher no Brasil. A norma estabeleceu que a violência doméstica –física, psicológica, sexual, patrimonial ou moral– é crime.
Maria da Penha, mãe de três filhas, levou um tiro nas costas enquanto dormia, em maio de 1983. O disparo, efetuado por seu então marido, Marco Antonio Heredia Viveros, colocou-a em uma cadeira de rodas.
Paraplégica, vítima de anos de violência doméstica (física e psicológica), lutou por quase duas décadas para ver seu agressor punido –16 meses em regime fechado. Antes disso, Heredia Viveros havia sido condenado em dois julgamentos, mas acabou em liberdade graças a recursos impetrados por sua defesa.
http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2017/03/1864604-entenda-o-dia-da-mulher-confira-fatos-marcantes-da-historia-da-mulher.shtml
_______
Por que 8 de março é o Dia Internacional da Mulher? - Nova Escola
https://novaescola.org.br/.../301/por-que-8-de-marco-e-o-dia-internacional-da-mulher
As histórias que remetem à criação do Dia Internacional da Mulher alimentam o imaginário de que a data teria surgido a partir de um incêndio em uma fábrica têxtil de Nova York em 1911, quando cerca de 130 operárias morreram carbonizadas. Sem dúvida, o incidente ocorrido em 25 de março daquele ano marcou a ...
____________
Entenda o Dia da Mulher: confira fatos marcantes da história da mulher
DE SÃO PAULO
08/03/2017 08h30
NO MUNDO - as mulheres de lá ....
Séculos 15 a 17 Mulheres que resistem às imposições da igreja e praticam rituais de cura são consideradas bruxas e queimadas pela Inquisição.
Século 17 Desenvolve-se a tese de que as mulheres iriam conseguir a igualdade, se tivessem acesso à educação. A tese se mostrou falsa.
Século 19 Início da luta pelo direito ao voto em países como os EUA.
8.mar.1857 129 operárias de uma indústria têxtil nos EUA são assassinadas pelos patrões. Elas haviam feito greve por melhores salários e redução da jornada de trabalho, que era de 14 horas.
1910 Criado o Dia Internacional da Mulher no 2º Congresso Internacional de Mulheres, em Copenhague (Dinamarca), em memória das operárias mortas durante protesto nos EUA em, 1857.
1949 Lançado o livro que marca o nascimento do feminismo radical contemporâneo, "O Segundo Sexo", da francesa Simone de Beauvoir. Frase célebre da escritora: "Não se nasce mulher, torna-se". Para ela, "as mulheres sempre foram marginalizadas porque os homens de todas as classes e partidos sempre lhes negaram uma existência autônoma".
1968 A revolução cultural, desencadeada por estudantes franceses, mas que acaba chegando a outros países, envolve as chamadas minorias políticas (índios, negros, homossexuais, ecologistas e mulheres). O movimento feminino adota a palavra de ordem "O corpo é nosso". O desenvolvimento da pílula anticoncepcional, no início da década, dá impulso à revolução sexual. Agora as mulheres podem fazer sexo por prazer e escolher ter filhos só quando quiserem.
1975 Promovido pela ONU, na Cidade do México, o Ano Internacional da Mulher e a Década da Mulher. Um plano de ação para o decênio seguinte, para eliminar discriminações contra a mulher, é aprovado.
1995 Realizada em Pequin, na China, a 4ª Conferência Mundial da Mulher, mais recente encontro do gênero.
Em 1857, centenas de operárias morreram queimadas por policiais em uma fábrica têxtil de Nova York (EUA). Elas reivindicavam a redução da jornada de trabalho e o direito à licença-maternidade. Em homenagem às vítimas, no ano de 1911, foi instituída a comemoração de 8 de março, o Dia Internacional da Mulher.8 de mar de 2017
___________________________
Dia Internacional da Mulher – Wikipédia, a enciclopédia livre
https://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_Internacional_da_Mulher
Segundo Liliane Kandel e Françoise Picq, em 1955, num artigo do jornal L'Humanité, surgiu o mito de que a data teria como origem a celebração da luta e da greve de mulheres trabalhadoras do setor têxtil de Nova York, em 1857 — as quais teriam sido duramente reprimidas pela polícia ou mortas em um incêndio ...
‎História · ‎Incêndio em Nova Iorque · ‎Relação com a ... · ‎Após 1945
_________________________
Dia Internacional da Mulher!
No mundo inteiro, comemora-se hoje, 08 de março, o Dia Internacional da Mulher. A data foi instituída em 1910, proposta por Clara Zetkin, uma deputada socialista da Dinamarca, para homenagear as trabalhadoras russas que organizaram uma greve neste dia. Relembra também as operárias têxteis de Nova Yorque, que morreram, em 21 de março de 1911, num incêndio dentro da fábrica, durante a greve em que lutavam por melhores condições de trabalho. O incêndio matou 146 trabalhadores, a maioria costureiras. O número elevado de mortes foi atribuído às más condições de segurança do edifício. Este foi considerado o pior incêndio da história de Nova Iorque, até 11 de Setembro de 2001.
Doméstica brasileira que virou líder trabalhista nos EUA
A notícia foi publicada nos meios de comunicação no dia 17 de fevereiro de 2016: Natalícia Tracy, aos 19 anos de idade, foi recrutada em São Paulo, Brasil, para acompanhar uma família brasileira numa temporada de dois anos em Boston, USA. Além de cuidar de um bebê de dois anos, desempenhava todas as tarefas domésticas. Sua jornada de trabalho ia das seis da manhã às onze da noite! "De acordo com as leis trabalhistas dos Estados Unidos, eu estava num trabalho considerado escravo", disse Natalícia. A família voltou para o Brasil e Tracy resolveu ficar. Um ano depois casou-se com um americano. Começou a estudar. Graduou-se em psicologia e sociologia e se tornou mestre pela Universidade de Massachusetts e já em 2016 lecionava na universidade e se preparava para obter o título de PhD com um trabalho relacionado à imigração, raça, família e classe!
ONU declarou o ano de 1975 como o Ano Internacional da Mulher!
A Organização das Nações Unidas escolheu o dia 8 de março como o Dia Internacional da Mulher, tendo como objetivo lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres, independente de divisões nacionais, étnicas, linguísticas, religiosas, culturais, econômicas ou políticas.
A data foi esquecida!
Com o tempo, a data caiu no esquecimento e só foi reativada pelo movimento feminista na década de 1960. E a partir da década de 1970, a data tem sido destacada de todos os modos possíveis e a ONU voltou a valorizá-la a partir de 2008, com o lançamento da campanha “As Mulheres Fazem a Notícia”, destinada a despertar a realidade da igualdade do gênero humano. - E nos tempos de hoje? É triste dizer! Mas muito pouco evoluiu a igualdade dos direitos humanos, o respeito à mulher, tendo que alguns países, destacadamente nosso Brasil, terem criado a “Delegacia da Mulher!” Hoje a data perdeu seu sentido original, pelo menos em parte! Para muitos a celebração do Dia Internacional da Mulher tem adquirido um caráter meramente festivo e comercial!