2018 - Educador Nota 10 Ele é um dos 10 melhores educadores do mundo! Diego Mahfouz Faria Lima, Educador do Ano de 2015, está entre os finalistas do Global Teacher Prize de 2018

O tema da Campanha da Fraternidade deste ano, “Fraternidade e superação da violência”.

Cristo “utiliza as metáforas do sal e da luz e as suas palavras são endereçadas aos discípulos de todos os tempos e, portanto, também a nós”.

“Cada um de nós é chamado a ser luz e sal no próprio ambiente de vida cotidiana, perseverando na tarefa de regenerar a realidade humana no espírito do Evangelho e na perspectiva do Reino de Deus”, afirmou o Padre Francisco, Vaticano, Roma.

http://www.acidigital.com/noticias/papa-francisco-somos-chamados-a-ser-sal-da-terra-e-luz-do-mundo-na-vida-cotidiana-19479/

_______________

Ao nosso Professor Brasileiro Nota 10 - Ser de Luz em carne e osso - Gigante no ombro de Gigantes da Educação como Paulo Freire, Anísio Teixeira, Paulo Freire, Dom Bosco, Dom Orione, Gregor Mendel, monge agostiniano e geneticista, Boscovich, Giordano Bruno (1548-1600), Roger Bacon (ca. 1214-1294) , Alberto Magno (ca. 1206-1280),Nicolau Copérnico, Papa Silvestre II (ca. 946–1003), ; São Marcelino Champagnat, fundador dos Irmãos Maristas na França em 1817; dentre tantos em todas as culturas e latitudes, atitudes éticas e etnias.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_cl%C3%A9rigos-cientistas_cat%C3%B3licos

_________

Parabenizo ao professor e diretor Diego pela sua coragem e liderança positiva e exemplar como filho, educador e também como diretor da E.E. "Darcy Ribeiro".

Fiquei contente e emocionado ontem quando o Fantástico anunciou seu nome como EDUCADOR NOTA 10.

Que continue a ser Luz e Esperança para as crianças de sua comunidade.

Temos pessoas como ele que faz a diferença: até vou passar para minha direção de escola as ideias que ele transmitiu na Globo no dia 15/02/2018.

Com isso, aproxima família e escola, vence barreiras e conquista o alunado, fortalece elos entre educadores e esperança de futuro e realização dos alunos. Sorriso e compaixão, educação e abertura para sonhar e vivenciar utopias.

Está dentro do espírito de Jesus e da CF 2018, contra a violência e fortalecimento da fraternidade - "Somos todos irmãos..."

Que sua atitude e alegria, coragem e fraternidade abra corações e projetos por um mundo mais ético e fraterno e menos injusto e pobre, menos racismo e marginalização.

A semente foi lançada em terra boa... Deus a faça prosperar... Amém!

_______________

Cinco modelos de educadores católicos

Enviado por Webmaster em Sat, 04/03/2006 - 14:46.

Dossiers

San José de Calasanz, pai da pedagogia pós-tridentina católica. São João Batista de la Salle, "Patrão Celestial de todos os Mestres". São João Bosco, o educador dos meninos. San Enrique de Ossó, educador de mulheres. Santa Juana de Lestonnac, educadora de meninas.

http://panoramacatolico.info/articulo/cinco-modelos-de-educadores-catolicos

___________________

LIVRO PARA LEITURA

O Mestre dos Mestres - Jesus, o Maior Educador da História - Análise da Inteligência de Cristo 1 (Cód: 1416620)

Cury,Augusto

Sextante / Gmt

Descrição

Ao longo da história, muitas pessoas conseguiram com suas idéias mudar o curso da política, da filosofia, da ciência ou da religião. Houve um homem, no entanto, que foi capaz não só de abalar os alicerces do pensamento como de alterar para sempre a trajetória da humanidade.

Esse homem foi Jesus Cristo e seus ensinamentos geram frutos há mais de dois mil anos. Suas incomparáveis inteligência e personalidade tornaram-no o perfeito ponto de partida para uma investigação sobre o funcionamento da mente e sua surpreendente capacidade de superação.

Em 'O Mestre dos Mestres', primeiro volume da coleção Análise da Inteligência de Cristo, Augusto Cury faz uma original abordagem da vida desse grande personagem, revelando que sua inteligência era bem mais grandiosa do que imaginamos.

Sob o ponto de vista da psicologia, Cury apresenta um fascinante estudo do comportamento de Jesus, iluminando os aspectos mais notáveis de suas atitudes. Quando se esperava que ele falasse, ele silenciava; quando se imaginava que ele puniria, perdoava; quando se achava que ele ostentaria seus feitos, mostrava-se humilde. Quando soube que seria preso, em vez de fugir, Jesus entregou-se ao destino e à morte.

Ele viu de perto a fome, a miséria e a dor, mas manteve-se firme em seus propósitos. Tamanha era sua capacidade de gerenciar as emoções que, apesar das inúmeras provações por que passou, Jesus tornou-se o símbolo maior da esperança, do amor, da dignidade e da compaixão.

Nestas páginas, você fará uma viagem pelos mistérios da mente do Mestre dos Mestres. Não importam quais sejam suas crenças, sua religião, posição social ou condição financeira, a mensagem de Cristo é universal e fala ao coração de todas as pessoas.

https://www.saraiva.com.br/o-mestre-dos-mestres-jesus-o-maior-educador-da-historia-analise-da-inteligencia-de-cristo-1-1416620.html

______________

O nome de Diego foi anunciado junto com outros nove na noite de 13 de fevereiro pelo bilionário e filantropo da Educação Bill Gates. O gestor de São José do Rio Preto (SP) concorreu com mais de 30 mil candidatos inscritos e indicados de 173 países. O Global Teacher Prize de 2018, organizado pela Fundação Varkey, é reconhecido como o prêmio Nobel da Educação. A cerimônia final acontece em março em Dubai, nos Emirados Árabes.

Um time de especialistas do mundo todo escolhe o docente que tenha feito a maior contribuição a sua profissão, impactando os alunos e a comunidade. Concorrem educadores que trabalham com crianças e jovens de 5 a 18 anos, ou seja, que estejam no ensino básico no Brasil. A missão do Global Teacher Prize é a mesma do Prêmio Educador Nota 10, ou seja, valorizar professores e gestores.

Diego iniciou como diretor em 2014, com apenas 27 anos, em uma escola que tinha notoriedade por ser violenta e ter baixos índices de aprendizagem. Por meio de alianças com a comunidade e dando voz a alunos e colaboradores, o gestor acabou com as depredações e reduziu a indisciplina, os índices de reprovação e evasão escolar. Tudo começou com uma reforma para dar dignidade ao local, que tinha paredes sujas e até queimadas pelos alunos. Atualmente a escola conta com projetos das áreas de artes e ciências no contraturno, tem relação sólida com a comunidade do bairro e conta com presença maciça de pais nas reuniões. Também segue com reuniões para mediação de conflitos e violência e tem estratégias para reduzir as faltas escolares. As iniciativas em conjunto transformaram a motivação de coordenadores, professores, pais e alunos.

Os 10 finalistas do Global Teacher Prize disputam o prêmio de US$ 1 milhão a ser anunciado em 18 de março, em Dubai. Os indicados se comprometem a doar parte do valor para investir em projetos educacionais em suas escolas. Em 2017, o professor Wemerson da Silva Nogueira, Educador do Ano de 2016, também ficou entre os 10 finalistas do Global Teacher Prize.

Top 10 no Nobel da Educação

Vídeo divulgado pelo Global Teacher Prize

Educador do Ano 2015

Vídeo do Prêmio Educador Nota 10

Reportagem em Nova Escola

Diego Mahfouz é o brasileiro entre os finalistas do “Nobel da Educação”

TUDO SOBRE

EDUCADOR DO ANO

GLOBAL TEACHER PRIZE

____________________________

UMA HISTÓRIA DA LEITURA – Alberto Manguel - comentário de J B Pereira - Interessante leitura!

Recomendo:

- Os leitores silenciosos;

- O Livro da Memória;

- O aprendizado da leitura;

- Leitura intramundo;

- roubo de livros;

- O autor como escritor;

-O louco dos livros;

O livro é divido em Atos de leitura e Os poderes do Leitor.

https://www.recantodasletras.com.br/resenhasdelivros/6186474

__________________________

Quem Somos - União Marista do Brasil

www.umbrasil.org.br/maristas-no-mundo/quem-somos/

Fundado em 1817, na França, por São Marcelino Champagnat, o Instituto dos Irmãos Maristas promove a evangelização de crianças, adolescentes, jovens e adultos. Presente em mais de 80 países, a ação marista mantém escolas, universidades, unidades sociais, centros de evangelização, editoras, veículos de ...

__________________________

O que faz o Brasil ter a maior população de domésticas do mundo

Date: 26/02/2018in: Mulher Negra

David Evan Harris

“Há dois fatores majoritários que são muito importantes para avaliar se um país vai ter uma grande população de serviçais. Primeiro, desigualdade e, segundo, acesso a educação de qualidade pública, para que as pessoas consigam alcançar oportunidades que vão além do trabalho doméstico.”

De acordo com a OIT, os Estados Unidos têm 667 mil empregados domésticos, cerca de um décimo do Brasil. Lá, porém, o setor também tem nichos de informalidade, e imigrantes não documentados ficam de fora das estatísticas.

Oficialmente, a segunda nação com maior número de trabalhadores domésticos no mundo é a Índia, com 4,2 milhões de pessoas. A OIT admite, entretanto, que muitos empregados não estão registrados e, considerando-se o tamanho da população, o total verdadeiro poderia chegar a dezenas de milhões, ultrapassando o Brasil.

As cinco maiores concentrações de trabalhadores domésticos ocorrem em nações com marcante contraste social. No ranking da OIT, após o Brasil e a Índia vem a Indonésia (2,4 milhões), seguida pelas Filipinas (1,9 milhão), pelo México (1,8 milhão) e pela África do Sul (1,1 milhão). É importante ressaltar que a China não fornece estatísticas confiáveis sobre o assunto.

https://www.geledes.org.br/o-que-faz-o-brasil-ter-maior-populacao-de-domesticas-do-mundo/

J B Pereira e https://fvc.org.br/educador-nota-10/ele-e-um-dos-10-melhores-do-mundo/
Enviado por J B Pereira em 26/02/2018
Reeditado em 02/03/2018
Código do texto: T6264956
Classificação de conteúdo: seguro