2018 - HOMENAGEM AOS SANTOS PEREGRINOS E MENDIGOS: EXEMPLO DE DESAPEGO E SABEDORIA QUE CURA.

“Sede santos, porque eu sou santo” (1Pedro 1.16).

___________________

Por Uma Vida Melhor

https://www.youtube.com/watch?v=RWDYBWyrZsw

___________________

O Mendigo

Por Fernando César Lopes Silva Segundo

https://books.google.com.br/books?id=brxSBQAAQBAJ&pg=PA204&lpg=PA204&dq=santos+mendigos+da+igreja+cat%C3%B3lica&source=bl&ots=Erm0XIMmCn&sig=rGgjtTzBJWFvWW0D-gyPaOa15yA&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwijr4XLrb3ZAhVEE5AKHT14CSsQ6AEIZDAG#v=onepage&q=santos%20mendigos%20da%20igreja%20cat%C3%B3lica&f=false

__________________

João 6:27

Trabalhai, não pelo alimento que se perde, mas pela comida que permanece para a vida eterna, alimento que o Filho do homem vos dará; pois Deus, o Pai, colocou o seu selo sobre Ele.”

____________________

Mateus 6 - Bíblia Online - aa

https://www.bibliaonline.com.br/aa/mt/6

Guardai-vos de fazer as vossas boas obras diante dos homens, para serdes vistos por eles; de outra sorte não tereis recompensa junto de… ... 10 venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; ...

33 Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

_____________________

Lucas 12

…30Porquanto o mundo pagão é que peleja por essas coisas; entretanto, o vosso Pai sabe perfeitamente que as necessitais. 31Buscai, pois, em primeiro lugar, o Reino de Deus, e todas as demais coisas vos serão providenciadas. 32Nada temais, pequeno rebanho, pois de bom grado o Pai vos concedeu o seu Reino. …

_________________

Jesus, o único e modelo dos santos - fonte da Santidade de Deus uno e Trino.

J B PEREIRA

Sem Jesus, ninguém se santifica e se salva.

Jesus mesmo nos pediu para segui-lo de perto até as Moradas Celestiais.

Ele nos convoca à santidade - cada um a sua maneira - todos nos passos dos conselhos e virtudes evangélicas ou do Santo Evangelho: pobreza, castidade, desapego do mundo, fidelidade, obediência a Deus e aos superiores hierárquico no que for na ética cristã - perdoar inclusive os erros dos superiores pois são humanos e limitados.

Jesus é o exemplo de oração e evangelização. Fiel ao Espírito Santo, levou o Evangelho às aldeias e cidades e praticou sinais do Reino de Deus. Cabe aos santos ou seus escolhidos seguir esse modelo.

Deus não é contra que nos santifiquenos - que adoremos Jesus e cultuemos os santos - embora todos pecadores os santos e santas - seguiram Jesus de perto e foram exemplos de fé e esperança, caridade e perdão.

A maior seguidora de Jesus foi sua própria mãezinha: A VIRGEM MARIA - MÃE DO SENHOR. Escolhida desde toda a Eternidade para abrigar em seu útero o Salvador de todos nós. Então, não convinha que seu corpo e alma fossem imaculados pelo pecado Original.

Por isso, Deus desejou, quis e fez dela a Mulher sem Pecado algum desde sua concepção no seio de sua mãe Ana para que o "fruto de seu ventre- Jesus " fosse santo, irrepreensível e sem mancha alguma.

Única Mulher no mundo Virgem e Mãe ao mesmo tempo. Mãe do Senhor e Nossa Mãe aos pés da Cruz ao dádiva de Jesus. João Evangelista a levou para a casa dele, a casa de seu coração. Ou seja, todos nós como ele devemos levá-la para nossos lares como modelo de seguidora, mãe, esposa, virtude, mãe da Igreja, Mãe da Humanidade, porque Mãe de Jesus e Nossa para sempre. Amém !

Podemos citar os apóstolos e seus discípulos, Santo Agostinho, Santo Adriano, os monges do deserto, São Francisco, Santo Antônio, Dom Bosco, Frei Galvão, Madre Teresa de Calcutá, etc.

J J Pereira

____________

Brasil terá novo beato: conheça a história do padre João Schiavo

Nascido na Itália, João Schiavo passou mais de 35 anos de sua vida no Brasil.

133 0 0

2 de dezembro de 2016 - 12:35

O padre João Schiavo, novo beato brasileiro. Foto: Josefinos de Murialdo

O padre João Schiavo, novo beato brasileiro. Foto: Josefinos de Murialdo

O papa Francisco autorizou nesta sexta-feira (02/12) a promulgação de decretos referentes a diversos processos de beatificação. Entre eles, está o reconhecimento de um milagre atribuído à intercessão do padre João Schiavo, padre italiano que viveu no Brasil desde os 29 anos de idade. Com isso, agora só falta marcar o dia da cerimônia de beatificação para que possamos nos dirigir a ele como Beato João Schiavo.

Foto: Josefinos de Murialdo.

Foto: Josefinos de Murialdo.

Homem de profunda piedade eucarística, total entrega à sua vocação e amor operante aos mais pobres, Schiavo desempenhou o seu ministério no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Está sepultado no distrito de Fazenda Souza, em Caxias do Sul.

Giovanni Schiavo – ou João Schiavo, como ficou conhecido no Brasil – nasceu em 8 de julho de 1903, no Vêneto. Foi ordenado presbítero, na Congregação dos Josefinos de Murialdo, em 1927, aos 24 anos. Aos 29, veio para o Brasil, chegando na localidade gaúcha de Jaguarão em setembro de 1931.

Foi diretor de escolas em Ana Rech e Galópolis, onde também foi pároco. Em 1941, fundou um seminário de sua congregação em Caxias do Sul. Iniciou ainda diversas obras em favor das crianças e jovens pobres: um abrigo de menores em Caxias do Sul, outros dois em Pelotas e Rio Grande e um colégio em Araranguá, já em Santa Catarina.

Foi o superior provincial dos josefinos no Brasil de 1947 a 1956. Além disso, foi o responsável por iniciar no Brasil um grupo do ramo feminino da sua congregação. Adoeceu gravemente no fim de 1966, com complicações no fígado causadas por uma hepatite, morrendo em 27 de janeiro do ano seguinte.

http://www.semprefamilia.com.br/acreditamosnoamor/brasil-tera-novo-beato-conheca-a-historia-do-padre-joao-schiavo/

________

Santa Teresa de Calcutá (1910-1997) fundou na Índia as Missionárias da Caridade para cuidar dos mais pobres entre os pobres. Ganhou o Prêmio Nobel da Paz em 1979 e foi uma das mulheres mais influentes de seu tempo.

A Beata Dulce Lopes Pontes (1914-1992), conhecida como o “anjo bom da Bahia”, trabalhou incansavelmente ao serviço dos pobres em Salvador.

Santa Maria Puríssima da Cruz (1926-1998) dedicou sua vida aos pobres, doentes e jovens e foi superiora de sua congregação, a Companhia da Cruz.

Os Beatos Miguel Tomaszek (1960-1991), Zbigniew Strzałkowski (1958-1991) e Alessandro Dordi (1931-1991), comprometidos pacificamente em favor dos pobres no Peru, onde eram missionários, foram mortos por membros da guerrilha comunista Sendero Luminoso. Os dois primeiros eram franciscanos poloneses e o último um missionário italiano.

Agostinho Thevarparampil (1891-1973) era conhecido como Kunjachan, “padrezinho” em um dialeto da Índia, onde nasceu, viveu e serviu os mais pobres.

Santa Maravilhas de Jesus (1891-1974), mesmo sendo religiosa de clausura, fundou um colégio para crianças pobres e se preocupava com os necessitados.

A Beata Maria Romero Meneses (1902-1977), nascida na Nicarágua, é conhecida como “a apóstola social da Costa Rica”, onde trabalhou.

O Beato Luigi della Consolata (1922-1977) foi um religioso enfermeiro em instituições que cuidavam de necessitados.

A Beata Maria Bolognesi (1924-1980) foi leiga e trabalhou no campo a vida toda. De profunda vida de oração, estava sempre atenta às necessidades dos pobres.

O Beato Luigi Novarese (1914-1984) se dedicou a fundar diversas instituições para o cuidados dos pobres, deficientes e enfermos.

http://www.semprefamilia.com.br/acreditamosnoamor/conheca-os-santos-mais-recentes-da-igreja-catolica/

_______________

Zilda Arns Neumann

A fundadora da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa morreu em 2010, no terremoto que devastou o Haiti. Quando se completaram cinco anos de sua morte, uma moção pedindo a abertura de seu processo de beatificação, assinada por mais de 215 mil pessoas, foi apresentada em uma missa em Curitiba, onde Zilda morava. Nascida em 1934 em Forquilhinha, em Santa Catarina, a pediatra e sanitarista fundou a Pastoral da Criança em Florestópolis, no Paraná, em 1983. Hoje, a pastoral acompanha mais de 1,2 milhão de crianças em 3,8 mil municípios do Brasil. Casada, Zilda teve cinco filhos e dez netos. Era irmã do recém falecido cardeal Paulo Evaristo Arns, que foi arcebispo de São Paulo de 1970 a 1998.

_____________________

Grupo de jovens católicos esquenta a noite de moradores de rua

http://www.atribuna.com.br/noticias/noticias-detalhe/santos/grupo-de-jovens-catolicos-esquenta-noite-de-moradores-de-rua/?cHash=e0f2bd3dad7f52dc0438b1c8db37c284

________________

Zilda Arns Neumann

A fundadora da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa morreu em 2010, no terremoto que devastou o Haiti. Quando se completaram cinco anos de sua morte, uma moção pedindo a abertura de seu processo de beatificação, assinada por mais de 215 mil pessoas, foi apresentada em uma missa em Curitiba, onde Zilda morava. Nascida em 1934 em Forquilhinha, em Santa Catarina, a pediatra e sanitarista fundou a Pastoral da Criança em Florestópolis, no Paraná, em 1983. Hoje, a pastoral acompanha mais de 1,2 milhão de crianças em 3,8 mil municípios do Brasil. Casada, Zilda teve cinco filhos e dez netos. Era irmã do recém falecido cardeal Paulo Evaristo Arns, que foi arcebispo de São Paulo de 1970 a 1998.

http://www.semprefamilia.com.br/acreditamosnoamor/7-brasileiros-que-a-igreja-catolica-podera-proclamar-santos/

______________

Cleusa Carolina Rody Coelho

Nascida em 1933 em Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo, Cleusa ingressou na Congregação das Missionárias Agostinianas Recoletas em 1952. Por 32 anos, dedicou-se ao serviço de pessoas com hanseníase, presidiários, crianças de rua e indígenas, até ser assassinada em Lábrea, no Amazonas, em 1985, por sua proximidade com a causa indígena. A fase diocesana de seu processo de beatificação foi concluída em 1993.

http://www.semprefamilia.com.br/acreditamosnoamor/7-brasileiros-que-a-igreja-catolica-podera-proclamar-santos/

_____________________

Donizetti Tavares de Lima

Padre da diocese paulista de São João da Boa Vista, Donizetti Tavares de Lima nasceu em 1882 em Cássia, em Minas Gerais. O nome vem da paixão de seu pai pela ópera – a cada filho deu o nome de um compositor. Como pároco da cidade de Tambaú por 35 anos, de 1926 até sua morte, em 1961, o padre Donizetti atraiu multidões por seu exemplo de vida pobre e devota e pelas centenas de curas extraordinárias que aconteciam por sua intercessão. Além disso, como tinha formação em Direito, ajudava os trabalhadores pobres que eram explorados por empresários e políticos, o que lhe valeu ameaças de morte. A fase romana de seu processo de beatificação teve início em 2009.

http://www.semprefamilia.com.br/acreditamosnoamor/7-brasileiros-que-a-igreja-catolica-podera-proclamar-santos/

_________________

Guido Vidal França Schäffer

O processo de beatificação do jovem seminarista e médico Guido Schäffer foi aberto em 2014 pela Arquidiocese do Rio de Janeiro. Guido nasceu em 1974 em Volta Redonda e morreu enquanto surfava, em 2009, no Recreio dos Bandeirantes, na capital fluminense. Fundador de um grupo de oração carismático na Paróquia de Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, viu em pouco tempo o grupo chegar a receber mais de quatrocentas pessoas, que viam nele a Palavra de Deus pregada e vivida.

Como médico, dedicava-se a moradores de rua e portadores de HIV.

http://www.semprefamilia.com.br/acreditamosnoamor/7-brasileiros-que-a-igreja-catolica-podera-proclamar-santos/

________________________

Santo Aleixo

http://cruzterrasanta.com.br/historia-de-santo-aleixo/231/102/#c

Oração a Santo Aleixo

“Deus, nosso Pai, vós sois aquele que tudo vê, tudo escuta, tudo faz e tudo cria, revelando-se sem se mostrar. A exemplo de Santo Aleixo, dai que busquemos a simplicidade de vida, pois vós sois o Simples, o Indivisível, e somente os simples verão a vossa face única e verdadeira. Dai-nos a retidão no falar e no agir, a compaixão no acolher e a dedicação em servir, pois realizar essas coisas é participar das vossas bem-aventuranças. Por Cristo nosso Senhor Amém. Santo Aleixo, rogai por nós.”

Humildade e humilhação

Santo Aleixo voltou à vida de peregrino. Sé que, dessa vez, o ser andarilho lhe causou muitos sofrimentos. E os sofrimentos foram tantos que chegaram a deformar sua aparência. Por isso, voltou para Roma e pedir ajuda na casa de seu pai. Chegando lá, seu pai não o reconheceu. Mesmo assim, Santo Aleixo pediu ao pai: "Tende compaixão deste pobre de Jesus Cristo e permita-me ficar em algum canto do palácio". O pai o acolheu e ordenou que “aquele peregrino” fosse levado para trabalhar cuidando da cocheira dos animais.

17 anos oculto na casa do pai

Santo Aleixo passou dezessete anos trabalhando na cocheira do palácio que era seu por direito. Ali, foi maltratado por vários de seus próprios criados, não sendo reconhecido por seus pais. Sofreu humilhações, ofensas e descasos por parte dos criados. Mesmo assim, nunca revidou. Manteve acesa a chama da fé e acolheu com paciência todas as injúrias que sofreu.

Morte

Depois de dezessete anos vivendo em total obscuridade, Santo Aleixo sentiu-se mal e percebeu que a morte estava próxima. Porém, antes de falecer, entregou um documento ao criado que o ajudou nesses derradeiros momentos. O documento revelava sua verdadeira identidade, mas o criado só o entregou aos pais de Santo Aleixo dias depois de sua morte. Santo Aleixo faleceu no dia 17 de julho e foi sepultado no cemitério dos criados

____________________

HISTÓRIA DE SANTO EGIDIO

Origens

Egídio era Grego, nascido em Atenas por volta do ano 650. Filho de família cristã, rica e nobre, sentiu-se chamado à vida de eremita depois que seus pais faleceram. Seu objetivo passou a ser o de viver na pobreza e dedicar-se totalmente a Deus. Por isso, distribuiu todos os seus bens entre os pobres e os doentes e passou a viver afastado da cidade, em grutas e cavernas, dedicando-se à oração, aos jejuns e sacrifícios. Em vida, ele recebeu os dons da sabedoria, da cura e dos milagres.

http://cruzterrasanta.com.br/historia-de-santo-egidio/241/102/#c

_______________________

No Brasil:

Em SP, Bento é nome de mendigo que virou santo popular

Culto a Bento do Portão não tem aprovação da Igreja Católica.

Ao meio-dia das segunda-feiras, cerca de cem pessoas se reúnem para orações.

Na Zona Sul de São Paulo, Bento XVI tem um xará que já ganhou fama de santo. O ex-morador rua conhecido como Antônio Bento do Portão, invocado nas orações dos devotos apenas como Bento do Portão, leva dezenas de fiéis todas os dias para o memorial que foi construído em sua homenagem no Cemitério Municipal de Santo Amaro.

O primeiro indício seria que, sete anos após a morte, o corpo do morador de rua foi exumado e teria sido encontrado intacto. O primeiro milagre teria ocorrido em 2 de fevereiro de 1922. Uma pessoa que precisava amputar as pernas pediu ajuda ao santo e teve a graça alcançada, não teve de amputar a perna.

http://g1.globo.com/Noticias/PapanoBrasil/0,,MUL22871-8524,00-EM+SP+BENTO+E+NOME+DE+MENDIGO+QUE+VIROU+SANTO+POPULAR.html

______________________

São Roque - Natural de Montpellier, França, Roque (1295 - 1378) ficou órfão de pai e mãe ainda jovem e resolveu distribuir todos os seus bens aos pobres, partindo em seguida para Roma. No caminho, encontrou muitas pessoas necessitadas, aos quais passou a se dedicar, operando as primeiras curas milagrosas.

No entanto, na viagem de volta, foi contagiado pela peste e isolou-se na floresta para morrer; inexplicavelmente, ali nasceu uma mina de água cristalina, com a qual matava sua sede — mas teria morrido de fome se um cachorro não o tivesse encontrado e trazido diariamente um pedaço de pão. O dono do animal, curioso com a atitude dele, o seguiu certa vez, encontrou Roque e o levou para sua casa.

Oração

São Roque, vos dedicastes de corpo e alma ao cuidado dos doentes, e Deus, para provar vossa fé e confiança, permitiu que contraísseis a doença.

Mas esse mesmo Deus, por meio de um cão, vos alimentou de modo milagroso e também milagrosamente vos curou.

Protegei-me contra as doenças infecciosas, livrai-me do contágio dos bacilos, defendei-me da poluição do ar, da água e dos alimentos.

Enquanto eu estiver saudável, vos prometo rezar pelos doentes e fazer o possível para aliviar suas dores e sofrimentos.

São Roque, abençoai os médicos, fortalecei os enfermeiros e atendentes dos hospitais, curai os doentes, defendei os que têm saúde contra o contágio e a poluição.

http://www.anton-tijolinho.com.br/canilidades/santos/

______________

Santa Margarida de Cortona (1247-1297)

Maragarida foi canonizada em 1728 pelo Papa Benedito XIII; sua imagem geralmente é retratada junto com um cãozinho.

Padroeira: dos injustiçados, dos mendigos, dos sem-teto, dos insanos, dos órfãos, dos deficientes mentais, das parteiras, dos penitentes, das mães solteiras, das prostitutas arrependidas.

http://www.anton-tijolinho.com.br/canilidades/santos/

______________

João Luiz Pozzobon

Nascido em 1904, João era dono de um pequeno empório quando conheceu o Movimento de Schoenstatt e o seu fundador, o padre alemão José Kentenich, em 1947, na cidade gaúcha de Santa Maria. Foi um grande propagador da devoção a Nossa Senhora, levando a imagem da Mãe Três Vezes Admirável, venerada pelo movimento, a escolas, prisões, casas e hospitais, rezando o terço com as pessoas, pregando o Evangelho e ajudando as famílias necessitadas. Casado e pai de sete filhos, Pozzobon foi ordenado diácono em 1972. Morreu atropelado em 1985.

A fase diocesana de seu processo de beatificação foi concluída em 2009.

_____

Mais 7 brasileiros que a Igreja Católica poderá proclamar santos

Nesta nova lista com mais alguns brasileiros que estão a caminho da beatificação, tem militar morto na 2ª Guerra e bispo eleito com 26 anos.

http://www.semprefamilia.com.br/acreditamosnoamor/mais-7-brasileiros-que-a-igreja-catolica-podera-proclamar-santos/

__________________

Frei Orlando Álvares da Silva

Nascido com o nome de Antônio, o frei Orlando é considerado patrono do Serviço de Assistência Religiosa do Exército Brasileiro. Ele nasceu em 1913, em Morada Nova de Minas (MG) e foi ordenado padre em 1937. Era frade franciscano. Em São João del-Rei, deu aula e instituiu a “sopa dos pobres”. Vendo os preparativos da Força Expedicionária Brasileira para a Segunda Guerra Mundial, resolveu se alistar quando soube que precisavam de um capelão que fosse junto com as tropas para a Itália. Foi à guerra, mas morreu poucos dias antes da tomada de Monte Castello, em 1942, atingido por um tiro acidental. A fase diocesana de seu processo de beatificação foi concluída em 2009.

João Maria Cavalcanti de Brito

O padre João Maria nasceu em 1848 em Jardim de Piranhas (RN) e foi ordenado em 1871. Foi vigário em sua cidade natal e em outras cidades da região, até assumir a catedral de Natal em 1881.

Sempre se destacou pelo serviço aos mais necessitados, participando do combate à seca, à epidemia de varíola e à escravidão. Percorria a pé ou de jumento os bairros pobres de Natal levando os sacramentos ou medicamentos homeopáticos que ele mesmo aprendeu a preparar. Fundou ainda uma escola para crianças pobres. Morreu, ele mesmo, de varíola em 1905. Embora tenha sido conhecido desde sua morte como “o santo de Natal”, seu processo de beatificação foi aberto só cem anos depois, em 2005.

Antonieta Farani

Filha de Italianos, Maria Concetta nasceu em Curitiba em 1906 e foi professora na zona rural, na região onde hoje é o município de Colombo. Ela encontrou forças para perdoar os seus padrinhos – que tinham dado um golpe na empresa de seu pai e levado a família à falência – quando, durante a consagração em uma missa, se deu conta das palavras “para a remissão dos pecados”. Entrou em 1926 na Congregação das Irmãs Passionistas, assumindo o nome de Antonieta de São Miguel Arcanjo.

Intercalou suas horas de oração com o serviço a crianças, idosos, doentes e detentos, passando por diversas cidades. Foi superiora da congregação no Brasil por quatro meses, até a sua morte, em 1963, em São Paulo. Seu processo de beatificação se desenrola desde 1982.

Franz de Castro Holzwarth

Nascido em 1942 em Barra do Piraí (RJ), Holzwarth morou em Jacareí (SP) de 1960 até a sua morte, em 1981. Advogado, ele se dedicou à pastoral carcerária, participando da APAC(Associação de Proteção e Assistência aos Condenados). Morreu durante uma rebelião em um presídio de Jacareí, alvejado em um tiroteio. A fase diocesana do processo de beatificação de Holzwarth, realizada na Diocese de São José dos Campos, foi concluída em 2010. Desde 1983, ele dá o seu nome a um prêmio concedido pela OAB/SP a personalidades que se destacam na defesa dos direitos humanos.

Vital Maria Gonçalves de Oliveira

Dom Vital era um frade capuchinho nascido em Pedras de Fogo, na divisa da Paraíba com Pernambuco, que foi nomeado bispo de Olinda por dom Pedro II em 1871 – aos 26 anos! Ao voltar de São Paulo, onde aconteceu a ordenação episcopal, libertou os escravos que estavam a serviço do bispado. Estava sempre à disposição de seu povo e levava uma vida de oração e penitência. Por ter atendido às recomendações do papa beato Pio IX e deixado clara a incompatibilidade entre o catolicismo e a maçonaria, dom Vital acabou preso em 1874, por ordem do Visconde do Rio Branco, que era maçom. O bispo permaneceu detido na Fortaleza de São José, no Rio, por mais de um ano e meio, até que o imperador o anistiou, pressionado pelo papa. Doente, foi a Paris em 1877 em busca de tratamento, mas morreu no ano seguinte, aos 33 anos. A fase diocesana de seu processo de beatificação foi concluída em 2001. Em 2012, a causa passou a ser conduzida pelos capuchinhos.

Isabel Cristina Mrad Campos

A jovem mineira Isabel sonhava em ser pediatra para cuidar de crianças carentes quando um homem, que tinha ido ao seu apartamento para montar um guarda-roupa, tentou estuprá-la e, dada a resistência da jovem, acabou assassinando-a com 15 facadas. Era 1982, ela namorava, tinha 20 anos e morava em Juiz de Fora. Nascida em Barbacena em 1962, Isabel participava sempre da missa e nas atividades de ajuda aos necessitados promovidas pela juventude vicentina. A Arquidiocese de Mariana concluiu a fase diocesana de seu processo de beatificação em 2009.

Gabriel Paulino Bueno Couto

Nomeado bispo aos 36 anos, esse carmelita de Itu (SP) nasceu em 1910. Foi bispo auxiliar em Jaboticabal, Curitiba, Taubaté e São Paulo, até ser nomeado o primeiro bispo diocesano de Jundiaí, onde permaneceu de 1966 até sua morte, em 1982. Guiou sua diocese com muito amor, deixando vários escritos em que compendiou sua visão profunda da fé cristã. Participou de todas as sessões do Concílio Vaticano II. A abertura do seu processo de beatificação foi autorizada em 1999.

****

J B Pereira e http://www.semprefamilia.com.br/acreditamosnoamor/brasil-tera-novo-beato-conheca-a-historia-do-padre-joao-schiavo/
Enviado por J B Pereira em 23/02/2018
Reeditado em 23/02/2018
Código do texto: T6262473
Classificação de conteúdo: seguro