2018 - HOMENAGEM A SÃO PEDRO APÓSTOLO - ESCOLHIDO POR JESUS PARA GUIAR COMO ALICERCE DA IGREJA APÓS A RESSURREIÇÃO

Evangelhos: “Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei minha Igreja.

E as portas do inferno não prevalecerão sobre ela”. Mt. 16, 18

__________

É melhor está na barca de Jesus,

com Pedro, escolhido por Cristo,

do que fora dela...

Festa da Cátedra de São Pedro

Cristo escolheu São Pedro para ser o primeiro Papa da Igreja e o capacitou pelo Espírito Santo

https://santo.cancaonova.com/santo/festa-da-catedra-de-sao-pedro/

________

A palavra “cátedra” significa assento ou trono e é a raiz da palavra catedral, a Igreja onde um bispo tem o trono do qual prega. Sinônimo de cátedra é também “sede” (assento). A “sede” é o lugar de onde um bispo governa sua diocese. Por exemplo, a Santa Sé é a sede do Bispo de Roma, o Papa.

http://www.acidigital.com/noticias/hoje-e-celebrada-a-festa-da-catedra-de-sao-pedro-77677/

___________

Cátedra de São Pedro.

O dia 22 de fevereiro é dedicado a S. Pedro, ocasião em que lançamos um olhar sobre o poder que ele exerceu, tendo sido escolhido por Jesus para dirigir a Igreja. O símbolo de seu poder, de sua responsabilidade, era simplesmente uma cadeira de carvalho, onde se sentava para presidir as reuniões da Igreja primitiva. Ao longo dos séculos, o “sentar-se na cátedra” foi crescendo em valor e significado. A cátedra ficava numa rua do Monte Aventino, em Roma. Isso lá pelo ano 54 da Era Cristã. Alguns séculos depois, de todas as partes do mundo chegavam a Roma imperadores, reis, príncipes e, principalmente, multidões de fiéis para beijar uma imagem de bronze que até hoje representa uma pessoa de grande valor, embora ignorada e desconhecida pela Roma e o mundo pagão. Mas foi a ele que o próprio Deus disse: “Tudo o que ligares na terra será ligado nos céus e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus!” (Mt 16, 19). Era o Apóstolo Pedro que, de simples e humilde pescador, Deus o fez responsável por estabelecer e lançar as bases da Igreja Católica.

________________________

Vejamos o texto bíblico:

"E, chegando Jesus às partes de Cesaréia de Filipe, interrogou os seus discípulos, dizendo:

- Quem dizem os homens ser o Filho do homem?

E eles disseram:

- Uns, João o Batista; outros, Elias; e outros, Jeremias, ou um dos profetas.

Disse-lhes ele:

- E vós, quem dizeis que eu sou?

E Simão Pedro, respondendo, disse:

-Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.

E Jesus, respondendo, disse-lhe:

- Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus.

Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;

E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.

Então mandou aos seus discípulos que a ninguém dissessem que ele era Jesus o Cristo.

Desde então começou Jesus a mostrar aos seus discípulos que convinha ir a Jerusalém, e padecer muitas coisas dos anciãos, e dos principais dos sacerdotes, e dos escribas, e ser morto, e ressuscitar ao terceiro dia.

E Pedro, tomando-o de parte, começou a repreendê-lo, dizendo: Senhor, tem compaixão de ti; de modo nenhum te acontecerá isso.

Ele, porém, voltando-se, disse a Pedro:

- Para trás de mim, Satanás, que me serves de escândalo; porque não compreendes as coisas que são de Deus, mas só as que são dos homens.

Então disse Jesus aos seus discípulos:

- Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me; Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á.

Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?

Porque o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos; e então dará a cada um segundo as suas obras.

Mateus 16:13-27

https://www.bibliaonline.com.br/acf/mt/16

________________

COMENTÁRIO DO EVANGELHO DE SÃO MATEUS

J B Pereira

Jesus está pronto para educar os Apóstolos no seu Caminho, Jesus é o Caminho para o Pai.

A verdade de Jesus deve está em primeiro Lugar: Jesus é o Filho de Deus Vivo.

Deus é o Senhor dos Vivos e não dos Mortos. Para este Reino que vem - Jesus é o Revelador ou o Sinal Maior ou Sacramento deste Reino Celeste.

E os Apóstolos aos poucos são introduzidos nessa dinâmica pedagógica do Reino e da Pessoa Divina de Jesus.

Ora Pedro é, por momentos, exaltado no grupo apostólico, ora advertido de sua dificuldade de reduzir Jesus ao propósito humano - Jesus mostra a importância de Pedro como o que toma a iniciativa de entender sua missão e depois o repreende por desviar desse verdadeiro sentido.

Em São João, Pedro se coloca como o que negou e reconhece sua fraqueza e Jesus ressuscitado, de novo, o chama para orientar a Igreja primitiva e apostólica (século primeiro da Era Cristã):

___

São João - Evangelho - Cap. 21, 12 ss.

" 12 Disse-lhes Jesus: Vinde, comei. E nenhum dos discípulos ousava perguntar-lhe: Quem és tu? sabendo que era o Senhor.

13 Chegou, pois, Jesus, e tomou o pão, e deu-lhes e, semelhantemente o peixe.

14 E já era a terceira vez que Jesus se manifestava aos seus discípulos, depois de ter ressuscitado dentre os mortos.

15 E, depois de terem jantado, disse Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes? E ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeiros.

16 Tornou a dizer-lhe segunda vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Disse-lhe: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.

17 Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? E disse-lhe: Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.

18 Na verdade, na verdade te digo que, quando eras mais moço, te cingias a ti mesmo, e andavas por onde querias; mas, quando já fores velho, estenderás as tuas mãos, e outro te cingirá, e te levará para onde tu não queiras.

19 E disse isto, significando com que morte havia ele de glorificar a Deus. E, dito isto, disse-lhe: Segue-me.

20 E Pedro, voltando-se, viu que o seguia aquele discípulo a quem Jesus amava, e que na ceia se recostara também sobre o seu peito, e que dissera: Senhor, quem é que te há de trair?

21 Vendo Pedro a este, disse a Jesus: Senhor, e deste que será?

22 Disse-lhe Jesus: Se eu quero que ele fique até que eu venha, que te importa a ti? Segue-me tu.

23 Divulgou-se, pois, entre os irmãos este dito, que aquele discípulo não havia de morrer. Jesus, porém, não lhe disse que não morreria, mas: Se eu quero que ele fique até que eu venha, que te importa a ti?

24 Este é o discípulo que testifica destas coisas e as escreveu; e sabemos que o seu testemunho é verdadeiro.

25 Há, porém, ainda muitas outras coisas que Jesus fez; e se cada uma das quais fosse escrita, cuido que nem ainda o mundo todo poderia conter os livros que se escrevessem. Amém."

https://www.bibliaonline.com.br/acf/jo/21

________

COMENTÁRIO DO EVANGELHO DE SÃO JOÃO

J B Pereira

O lindo texto acima de São João mostra o Pedro mais humilde e maduro capaz de guiar os apóstolos pelos caminhos de Jesus. O discípulo Amado - São João Evangelista - afirma esse místico diálogo de Jesus com Pedro como forma de superação de Pedro de suas três negações ao Senhor, enquanto Jesus se reaproxima de modo afirmativo e pedagogicamente amoroso de Pedro como Fundamento da Igreja - pronto para guiar a Igreja Primitiva e sofrer o Martírio em nome de Jesus.

Pedro é reconhecidamente como o exemplo prático e forte de seguimento de Jesus - o alicerce escolhido pelo Senhor.

__________________

REFERÊNCIAS

Bíblia Estudo bíblico Tu me amas mais do que estes?

As perguntas de Jesus “Tu me amas mais do que estes?”” fizeram Pedro se recordar de sua fraqueza.

Nunca se reflete demais no trecho do Evangelho de João (21, 15-17) no qual aparece claríssima a primazia de Pedro. Registra um ato de Jesus de vital importância para o porvir da Instituição que prolongaria através dos tempos sua obra redentora. Antes o Mestre já havia chamado Simão de Pedro e que sobre esta pedra ele edificaria a sua Igreja (Mt 16,18).

https://formacao.cancaonova.com/biblia/estudo-biblico/tu-me-amas-mais-do-que-estes/

____

Festa da Cátedra de São Pedro

O Papa é cabeça visível da Igreja e, como vigário de Cristo, tem o dever de transmitir fielmente uma palavra que não é sua, mas daquele que é, por excelência, Apóstolo do Pai: Nosso Senhor Jesus Cristo.

https://padrepauloricardo.org/episodios/festa-da-catedra-de-sao-pedro-mmxviii

_____________

Hoje é celebrada a Festa da Cátedra de São Pedro

Cátedra de S. Pedro, nesse sentido, é sinal do magistério perpétuo de Cristo; é sinal visível daquela Cabeça invisível que governa a Igreja. Servo dos servos de Deus, o Papa tem o dever de transmitir aquilo que é a palavra revelada por Cristo, Nosso Senhor, para a nossa salvação.

https://padrepauloricardo.org/episodios/festa-da-catedra-de-sao-pedro-mmxviii

_____________

J B Pereira e http://www.acidigital.com/noticias/hoje-e-celebrada-a-festa-da-catedra-de-sao-pedro-77677/
Enviado por J B Pereira em 22/02/2018
Reeditado em 22/02/2018
Código do texto: T6261115
Classificação de conteúdo: seguro