2018 - PRESENÇA DOS FRANCISCANOS NA CIDADE DE SÃO JOÃO DEL-REI E NA MINHA INFÂNCIA

Foram meus professores alguns franciscanos como frei Seráfico no Osvaldo Lustosa no Morro Guarda Mor, de São João del-Rei.

Sempre os respeitei como exemplos vivos de fé e esclarecimento - procurava-os para confissão e comungava nas missas dominicais.

Quando pequeno, senti o alvoroço da cidade ao combater o incêndio do colégio Santo Antônio.

Santos sacerdotes de ambas congregações fizeram diferença com exemplo e odor de santidade como Freis Orlando, que faleceu santamente na Itália durante a II grande Guerra Mundial.

Francisco van der PoelLocal de nascimento: ZoeterwoudeData de nascimento: 03/08/1940Ingresso na Ordem: 07/09/1960Profissão Solene: 08/09/1964Ordenação Presbiteral: 14/07/1967

____________

No serviço da pastoral paroquial, atuamos em Minas Gerais atuamos nas seguintes cidades:Belo Horizonte, Betim, Divinópolis, Jequitinhonha, Salinas e São João del-Rei.

http://www.franciscanossantacruz.org.br/religiosidade-popular/paroquias#undefined7

São Francisco de Assis

Ereção: 9/4/1967

Festa do Padroeiro: São Francisco (4 de outubro)

Endereço: Praça Frei Orlando, 150 – São João del-Rei - MG

Site: Não tem

E-mail: ps_franciscodeassis@hotmail.com

Facebook: Paróquia São Francisco de Assis

_________________

ORDEM FRANCISCANA SECULAR FRATERNIDADE NOSSA SENHORA DE LOURDES 

Igrejas e Templos

0 avaliação

 Pc Frei Orlando, 170 - SL 227 A - Centro, São João Del Rei-MG Como chegar

 (32) 3371-1249

__________________

Campus Santo Antônio

O prédio principal do Campus Santo Antonio teve sua construção iniciada, pelo pavilhão sul, em 1915 e inaugurado em 1917. Faz parte do conjunto arquitetônico da área tombada do centro histórico de São João del-Rei. Está localizado na Praça Frei Orlando, ao lado da Igreja São Francisco, de arquitetura barroca e suas vistosas, frondosas e centenárias palmeiras imperiais, cujo valor histórico é incalculável.

No Campus Santo Antônio, funcionou o famoso Colégio Santo Antônio, no qual várias personalidades brasileiras estudaram, tendo sido administrado até a década de 70 pelos freis franciscanos e posteriormente, até a implantação da UFSJ, pela municipalidade, onde funcionava a Fundação Municipal de São João del-Rei. Inicialmente, a instituição instalou-se no prédio principal e depois, com a aquisição dos terrenos adjacentes, ampliou sua estrutura com novas construções.

Reformas e adequações foram realizadas para modernizar e adaptar este prédio para o funcionamento da Universidade. Outros prédios foram anexados ao prédio central e são mais novos: a Biblioteca que abriga um dos mais modernos anfiteatros do país com ilha de edição; a Mecânica na qual se instalaram salas de laboratório e de professores dos Departamentos de Mecânica e de Ciências Térmicas e dos Fluidos; o da Elétrica no qual funcionam laboratórios e salas de professores do Departamento de Eletricidade; o Ginásio Poliesportivo, obra em fase final de execução e financiada com recursos do Ministério dos Esportes, a oficina mecânica, além dos prédios da Gráfica, Carpintaria/Serralheria e a casa onde está instalado o Projeto Terceira Idade.

Neste Campus, estão instaladas, em 2007, a Reitoria, as Pró-Reitorias de Administração, de Ensino de Graduação, de Planejamento, além da de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, bem como, os cursos de Ciências Econômicas, Engenharia Industrial Elétrica, Engenharia Industrial Mecânica e Matemática.

__________

Muitos anos depois, inaugurou-se o Postulantado Franciscano da Cruz de São Damião

Postulantado em São João Del-Rei - Província Santa Cruz

www.franciscanossantacruz.org.br/noticia/postulantado-em-sao-joao-delrei

02 de maio foi o dia escolhido para o início das comemorações dos 25 anos do Postulantado Franciscano da Cruz de São Damião, localizado em São João Del-Rei, na região do campo das vertentes mineiras. A Revista Santa Cruz de abril de 1985 (p. 11-12) assim noticiou a inauguração: “No dia 4 de fevereiro, com a .

A Revista Santa Cruz de abril de 1985 (p. 11-12) assim noticiou a inauguração: “No dia 4 de fevereiro, com a presença do bispo de São João Del-Rei , Dom Antonio Carlos Mesquita e do Ministro Provincial e bastantes confrades, foi inaugurado o novo postulantado de nossa Província. O bispo presidiu a solene concelebração eucarística. Em seguida, o Ministro Provincial benzeu as casas-módulos, em que funciona o Postulantado. (...) A casa recebeu o nome de “Postulantado Franciscano da Cruz de São Damião”.

http://www.franciscanossantacruz.org.br/noticia/postulantado-em-sao-joao-delrei

https://www.facebook.com/postcruzdesaodamiao/

___________

São João del Rei se despede de Frei Estanislau Bartholdy

Frei Estanislau Bartholdy foi sepultado na manhã de quinta-feira, 19 de maio de 2011, no cemitério são Francisco, em São João del Rei (MG).

http://pastoralvocacionalfranciscana.blogspot.com.br/2011/05/sao-joao-del-rei-se-despede-de-frei.html

______________________

A Venerável Ordem Terceira de São Francisco de Assis ou Venerável Ordem Terceira da Penitência de São Francisco de Assis, fundada no dia 8 de março de 1749, em São João Del Rei, ereta canonicamente por Dom Frei Manoel da Cruz, Bispo de Mariana, foi a segunda Ordem Terceira a se constituir em São João Del Rei. A reunião de fundação foi realizada na Casa Capitular do Convento de Santo Antônio, do Rio de Janeiro, presidida pelo provincial Frei Agostinho de São José. Foi o principal articulador da fundação o Capitão Antônio da Silva e Souza que tomou todas as providências necessárias. Nesta mesma data foiO Largo não possuia a maioria das construções. nomeada a 1ª Mesa Administrativa. Desde sua fundação, como é praxe nas Ordens Terceiras Franciscanas, tem o título de Venerável.

(...)

Após a instalação dos Padres Franciscanos em São João Del Rei a capelania foi exercida por eles.

O último Frade Franciscano a exercer a capelania foi Frei Justino Burgers desvinculado da condição de Pe. Comissário da VOT por exclusiva iniciativa dos Rev.mo Provincial da Ordem 1ª Franciscana de Santa Cruz, Frei Luciano Brod em setembro de 1989.

E, após, foi Padre Comissário o Padre José Teixeira Pereira e atualmente o Padre Pedro Teixeira Pereira.

http://www.votdesaofranciscodeassis.org.br/index2.php

J B Pereira e E-mail: ps_franciscodeassis@hotmail.com
Enviado por J B Pereira em 18/02/2018
Reeditado em 18/02/2018
Código do texto: T6257563
Classificação de conteúdo: seguro