A União da Ilha do Governador....

Saudades dos bons tempos que morei ali na Ilha do Governador...

G.R.E.S. UNIÃO DA ILHA DO GOVERNADOR

1974 - Campeã do Grupo de Acesso2009 - Campeã do Grupo de Acesso

dados básicos

FUNDAÇÃO

07/03/53

CORES

Vermelho, Azul e Branco

SÍMBOLO

Lira e cavalo-marinho

LEMA

N/D

FILIAÇÃO

LIESA

GRUPO ATUAL

Grupo Especial

NA INTERNET

http://www.gresuniaodailh...

QUADRA

Estrada do Galeão, 332

Cacuia

Ilha do Governador

BARRACÃO

Rua Dinah de Queiroz, s/n

Santo Cristo

Sua escola?

História

O Grêmio Recreativo Escola de Samba União da Ilha do Governador foi fundado em 7 de março de 1953. Seus fundadores foram Maurício Gazelle, Joaquim Lara de Oliveira (o Quincas), Orphylo Bastos e mais 59 sócios. A idéia de criar uma escola de samba, na Ilha do Governador, mais especificamente no bairro do Cacuia, nasceu numa terça-feira de carnaval, dia 5 de março de 1953.

Os amigos Maurício Gazelle, Quincas e Orphylo estavam na Estrada do Cacuia, principal local de desfile do carnaval da Ilha do Governador, assistindo a apresentação de pequenas escolas de samba e blocos de vários bairros da Ilha, quando decidiram que o bairro do Cacuia deveria ter uma escola de samba que o representasse.

Ao terminar o desfile o grupo se juntou a outros amigos do time de futebol União Futebol Clube, levando-lhes a idéia. Dois dias depois, (7 de março de 1953), no armazém de Maurício Gazelle, eles fundaram a escola de samba União, hoje União da Ilha do Governador. Suas cores são azul, vermelho e branco.

A madrinha da União da Ilha é a escola de samba Portela, daí a Ilha ter em seu brasão o desenho da Águia, símbolo da Portela. A colocação da Águia no brasão da União da Ilha foi idéia sugerida por Natal, um dos mais tradicionais presidentes portelenses. O autor do desenho do brasão da bandeira foi Edson Machado.

A União da Ilha tem uma das mais tradicionais ala de compositores. Destaca-se entre os nomes de seus poetas populares o do saudoso Didi (Adolfo de Carvalho Baeta das Neves, procurador da República). Didi foi vencedor de samba-enredo em várias escolas, assinando sempre com pseudônimo ou, em outras ocasiões, dispensando sua assinatura nas composições.