HOMENAGENS A IRENE SACRAMENTO - professora e violinista, JOÃO HALLACK, A PROFESSORA CONCEIÇÃO - COLABORADORES DA ASSOCIAÇÃO DOS COROINHAS DE DOM BOSCO - PILAR - SÃO JOÃO DEL-REI, MG

Todas as reuniões, estava lá sempre dando sua colaboração série e responsável na música, preparações de laudes, semana santa, Cristo Rei, etc. Ensinando flauta doce aos coroinhas. Repassando as vésperas, inclusive, todos os domingos - D. Irene Sacramento - participava conosco e com o Pe. José Teixeira das Vésperas, antes da missa noturna de 19 horas.

Outras pessoas merecem também nossa honra e oração, Sr. João Hallack, pai do Márcio, Dona Conceição e outras senhoras, que nos preparava os lanches antes de laudes e missas da semana santa.

Tempos bons, éramos felizes juntos com essas pessoas de Deus.

Jesus, Dom Bosco e Mamãe Margarida a todos recompense. Dê a alegria do céu ao nosso queridíssimo Padre José Teixeira, o fundador dos Coroinhas do Pilar, ainda no tempo do Padre Paiva.

______________________

Veja o retrato de Irene Sacramento tocando violino abaixo em:

"Outra marca registrada da cidade é a música. “É uma tradição de pai para filho. Um colega puxa o outro”, diz a professora de violino Irene Sacramento, de 80 anos, que perdeu a conta de quantos alunos teve.

Ela é atuante na Lira Sanjoanense, fundada em 1776, e considerada a mais antiga das Américas em atividade. Outra orquestra do século 18 em pleno movimento é a Ribeiro Bastos. Os músicos de uma e de outra tinham apelidos. Os da Lira eram os rapaduras, porque atuavam mais nas festividades ligadas às irmandades dos negros; os da Ribeiro Bastos eram os coalhadas, mais presentes nas festas dos brancos.

Geraldo Ivon da Silva, o Geraldo Patusca, colega de Irene Sacramento na Lira Sanjoanense, tocou violino na orquestra durante 78 anos. Agora, aos 92, Patusca, filho de tocador de cavaquinho, se orgulha de ser o músico mais velho da Lira. Ele e Irene conhecem bem outra marca da cidade: a linguagem dos sinos. Para cada celebração, os sinos, que têm nome de gente, exibem mum badalar específico. E isso também é uma tradição que vem de longe."

https://saojoaodelreitransparente.com.br/works/view/167

______________________________________

"A Associação dos Coroinhas de Dom Bosco foi criada pelo padre José Teixeira Pereira, auxiliado pela professora Irene Sacramento, tendo como pilares valorosos a educação, a piedade e a responsabilidade. "

"Com atuação essencialmente religiosa, os coroinhas participam das liturgias, "acolitando" às mais diversas cerimônias da Catedral de Nossa Senhora do Pilar e "louvando ao Senhor com o aprimoramento do canto litúrgico, principalmente o canto gregoriano". O canto dos Coroinhas é fundamental em diversas celebrações da Semana Santa de São João del-Rei, especialmente nos Ofícios de Trevas / Canto de Matinas e Laudes, Canto da Paixão e cerimônias vespertinas da Quinta Feira Santa."

J B Pereira e https://diretodesaojoaodelrei.blogspot.com.br/2012/04/salve-regina-salve-sao-joao-del-rei.html
Enviado por J B Pereira em 31/01/2018
Reeditado em 31/01/2018
Código do texto: T6241670
Classificação de conteúdo: seguro