HOMENAGEM AO PADRE FRANCISCO GONÇALVES E O AUTOR PADRE RALFY MENDES, SALESIANOS.

Amor, alegria e sacrifício: Vida de Pe. Francisco Gonçalves (1911-1947)

-UMA FLOR SALESIANA DO BRASIL ,

III Série - Leituras Católicas de D. Bosco -

Leituras Edificantes - Vol. 1 - BH - 1951

"Da mihi animas

cetera tolle."

Dom Bosco (=Dai-me almas, ficai com o resto, com o mundo...)

"Te Deum laudamus!

Te Dominum confitemus!"

"Assim foi encontrado Pe. Francisco Gonçalves, natural de Campo Belo em 21 de fev. de 1911 e faleceu em 23 de julho de 1947. (p. 5 e 9)

O autor Pe. Ralfy Mendes, S.D.B, salesiano, leituras católicas, v. 1, III série, Belo Horizonte, 1951,259 p. fala da vida de um homem de Deus e sacerdote santo que revolucionou a vida espiritual e o ensino de São João del-Rei com a fundação do Colégio Dom Bosco, hoje UFSJ.

https://www.recantodasletras.com.br/homenagens/4103048

ANOTAÇÕES DA LEITURA DA OBRA ACIMA:

"Hoc fac et vives." - "Faça isso e viverás... "(p. 169)

Ora et labora." (p 202 - Dom Bosco)

"Ser santo, ser santo salesiano..." (p. 133)

O salesiano deve ser piedoso... (p.. 213)

Discípulos fiel de Dom Bosco. (p. 217)

O caipira canta para o padre... (p. 216)

"Meu nego... não faz isso... (p. 172)

"... não pensem que estou dando pito" quando alguém errava... (p. 215)

"Quem dá aos pobres empresta a Deus." (p. 182)

"Dinheiro Deus dá...' (p. 118)

1943 - Ginásio São João inaugurado.

1945 - Oratório Festivo São Caetano, antes era chácara...

Vigiar como ato de prudência e amor... (p... 173)

Cinco regras - (p. 134)

Elogio a Dom Bosco - (p. 153)

O exemplo do sacerdote é relevante... para as pessoas... (p. 162)

o zelo (p. 163)

o refúgio na virgem Auxiliadora - (p 168)

________________

Os Salesianos em São João del-Rei - José Antônio de Ávila Sacramento

www.patriamineira.com.br/.../152641150512_Os_Salesianos_em_Sao_Joao_del-Rei_...

13 de mai de 2012 - José Antônio de Ávila Sacramento. José Antônio de Ávila Sacramento ..... Fernandes; a Inspetoria Salesiana foi representada pelo padre Francisco Gonçalves de Oliveira. 9. D. Helvécio Gomes de Oliveira ... Ralfy Mendes (responsáveis diretos pelos clérigos), Pe. Duarte Costa. (vigário auxiliar da ...

http://www.patriamineira.com.br/imagens/img_noticias/152641150512_Os_Salesianos_em_Sao_Joao_del-Rei_-_Jose_Antonio_de_Avila_Sacramento.pdf

_____________________

Ralfy Mendes de Oliveira

11/7/1917 Campos dos Goytacazes, RJ

5/3/2008 Campos dos Goytacazes, RJ

"Compositor. Foi ordenado padre em dezembro de 1950. Foi atuar na cidade mineira de São João Del Rei, onde ajudou a criar a Faculdade Dom Bosco de Filosofia Ciências e Letras. Em São Paulo, foi membro da Editora Salesiana tendo fundado, em 1977, a "Revista de Catequese" que dirigiu por 12 anos. Formou-se em Pedagogia pela Universidade Pontifícia Salesiana, em Roma. Lecionou catequética no Instituto Teológico Pio XI. Foi assessor de catequese na CNBB, e também membro do Departamento de Catequese do CELAM e do Conselho Internacional de Catequese em Roma. Faleceu aos 90 anos de idade no Hospital Álvaro Alvim, em Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro."

http://dicionariompb.com.br/padre-ralfy-mendes/biografia

___________________

Ex-assessor da CNBB, padre Ralphy, morre aos 90 anos QUARTA-FEIRA,

05 DE MARÇO DE 2008, 8H53

MODIFICADO: TERÇA-FEIRA, 7 DE JANEIRO DE 2014, 23H51

"... padre Ralfy foi também membro do Departamento de Catequese do CELAM e do Conselho Internacional de Catequese em Roma.

Na Província Salesiana de São Paulo foi membro da Editora Salesiana tendo fundado, em 1977, a "Revista de Catequese" que dirigiu por 12 anos.

Formado em Pedagogia na Universidade Pontifícia Salesiana, em Roma, lecionou catequética no Instituto Teológico Pio XI além de outras faculdades e seminários.

Atualmente, padre Ralfy trabalhava em Campos do Goytacazes como capelão das irmãs salesianas e era responsável pelos grupos da Família Salesiana.

"Além de sua intensa atividade no campo da renovação catequética no Brasil e na América Latina, padre Ralfy se distinguiu também no campo da música, sendo autor de inúmeras composições de caráter pastoral-recreativo", recorda padre Luiz Alves Lima."

https://noticias.cancaonova.com/brasil/ex-assessor-da-cnbb-padre-ralphy-morre-aos-90-anos/

___________________________

"A Revista de Catequese do UNISAL – Centro Universitário Salesiano de São Paulo – Unidade São Paulo, Campus Pio XI, foi criada em outubro de 1977, pelo P. Ralfy Mendes de Oliveira, sdb, assessor da CNBB na época para a catequese em nível nacional, por ocasião do Sínodo dos Bispos de 1977 sobre a catequese em toda a Igreja."

http://www.salesianos.com.br/revista-de-catequese-do-unisal-chega-a-142-edicoes/

________________

J B Pereira e https://noticias.cancaonova.com/brasil/ex-assessor-da-cnbb-padre-ralphy-morre-aos-90-anos/
Enviado por J B Pereira em 26/01/2018
Código do texto: T6237335
Classificação de conteúdo: seguro