JAN. 2018 - HOMENAGEM AOS PADRES QUE TRABALHARAM EM SÃO MIGUEL DO CAJURU. J B PEREIRA

São Miguel: “Quis Sicut Deus” / Quem (é) como Deus.

Sobre a construção da capela original

http://dicionario.sensagent.com/S%C3%A3o_Miguel_do_Cajuru/pt-pt/

"Como era de praxe acontecer, a construção, em São Miguel do Cajuru, de uma Capela filiada à Matriz de Nossa Senhora do Pilar de São João del-Rei, seria conseqüência natural do desenvolvimento econômico e político do Arraial. Referência a esta primitiva Capela foi objeto de notícia na primeira metade do século XVIII, onde se lê:“23/07/1810 - Faleceu o Pe. Manuel Gonçalves Correia que foi batizado á 31/05/1745 na Capela de São Miguel do Cajuru, pelo Capelão Pe. Antônio João da Silva.” (conf. registrado em "Efemérides de S. João del-Rei", obra de de Sebastião de Oliveira Cintra).Por provisão episcopal de 7 de agosto de 1833, foi instituída a freguesia de São Miguel do Cajuru, criada por decreto de 14 de julho de 1832, sendo o primeiro vigário encomendado o padre Isidoro Correia de Carvalho."

______________

Galeria de Padres antes e novos, visitantes e colaboradores:

"O primeiro vigário encomendado foi o pe. Isidoro Corrêa de

Carvalho, em 1833; ele era um dos netos de Caetano de Carvalho Duarte, que foi proprietário da Fazenda do “Engenho dos Carvalho” ou, depois, Fazenda do “Engenho de São Miguel”, cuja sede foi construída antes do ano de 1719. "

http://patriamineira.com.br/imagens/img_noticias/145917070610_250_anos_da_Capela_de_Sao_Miguel_do_Cajuru.pdf

Padre Manoel Cabral Camello - em 1719...

https://www.facebook.com/pg/smcajuru/about/

Miguel Afonso de Andrade Leite - natural de São Miguel do Cajuru, MG. Dedicou uma boa parte de sua vida à sua Terra natal. Houve sinais e milagres e odor de santidade. Atualmente, tem uma tumba com seus restos mortais. Há um processo de beatificação no Vaticano, Roma.

PADRE MIGUEL DE ANDRADE LEITE, de J B Pereira

https://www.recantodasletras.com.br/biografias/3450499

PADRE MIGUEL DE ANDRADE LEITE José João Bosco Pereira, filho do Dr. Sebastião Pereira, o Nhozinho da Dona Rola, Maria Luiza de Jesus, de São Miguel do Cajuru, MG. Sacerdote diocesano que nasceu em São Miguel do Cajuru, hoje Arcângelo, em 29 de setembro de 1912. Faleceu em São João del-Rei em 30 ...

"Padre Miguel, um "santo" cajuruenese!

Padre Miguel Afonso de Andrade Leite, nasceu em 29 de setembro de 1912, no distrito de São Miguel do Cajuru-Município de São João del-Rei/MG. Era filho de Francisco Afonso de Andrade Leite e de Afonsina Batista de Carvalho. Celebrou a sua primeira missa cantada aos 22 de fevereiro de 1938, em S. Miguel do Cajuru. Faleceu em 30 de setembro de 1976, na Santa Casa da Misericórdia de S. João del-Rei. No velório o fragilizado corpo dele quase que ficou despido na urna, já que os fiéis tentavam cortar a sua batina e levar para casa os pequeninos retalhos, os quais se transformavam em relíquias milagrosas. O corpo dele foi sepultado no cemitério de São Miguel do Cajuru.O pe. Miguel, quando invocado, ainda opera muitos milagres. José Antônio de Ávila afirma que "da sepultura dele, lá no cemitério do arraial bandeirante da “Boca do Mato” dizem brotar um santo óleo, miraculoso, que de lá só pode ser retirado pelos que ainda têm muita fé...".O pedido para abertura do processo visando a canonização dele foi entregue à Diocese em 25 de setembro de 2006."

http://dicionario.sensagent.com/S%C3%A3o_Miguel_do_Cajuru/pt-pt/

Pe. Tibúrcio, salesiano, veio várias vezes celebrar missa e catequese, batismo e casamento.

HOMENAGEM AO PADRE TIBÚRGIO NASCIMENTO - SÃO JOÃO DEL-REI E REGIÃO. J B PEREIRA 2018

https://www.recantodasletras.com.br/homenagens/6233147

Padre Tarcízio Scaramussa - (era célebre a sua “Hora do Bom Dia”!)

http://www.patriamineira.com.br/imagens/img_noticias/152641150512_Os_Salesianos_em_Sao_Joao_del-Rei_-_Jose_Antonio_de_Avila_Sacramento.pdf

Pe. Jaci Cogo, salesiano, veio várias vezes celebrar missa e catequese, batismo e casamento.

Pe. Pedro Scaramussa, salesiano, veio várias vezes celebrar missa e catequese, batismo e casamento.

João Batista do Nascimento, popularmente conhecido por Padre Dotivo, da Matriz Nossa Senhora Mãe de Deus, MG, atuou aqui como pároco por muitos anos, veio várias vezes celebrar missa e catequese, batismo e casamento. Fez festas de São Miguel e outras atividades de mérito pastoral e evangelização. dedicação exclusiva e empenho notório em atividades de confissão, bênçãos, atenção alegre e muito popular ao nosso povo.

Pe. Raimundo Dilermando - Marreco - salesiano - vigários no distrito são-joanense joanense de São Miguel do Cajuru. Salesiano, veio várias vezes celebrar missa e catequese, batismo e casamento. Fez atividades de valor pastoral e quadra para esportes de jovens. Fez festas de São Miguel e outras atividades de mérito pastoral e evangelização.

Os Salesianos em São João del-Rei - José Antônio de Ávila Sacramento

www.patriamineira.com.br/.../152641150512_Os_Salesianos_em_Sao_Joao_del-Rei_...

'As solenidades religiosas do dia maior eram sempre presididas pelo então bispo diocesano (Delfim Ribeiro Guedes), que aproveitava a ida ao lugar para ungir os crismandos do ano."

"... se revezavam nas celebrações, nas confissões, nos batismos e em outras liturgias, quase sempre abrilhantadas por músicas vindas do coro e pelas vozes estridentes das senhoras tiradoras de cânticos, nem sempre afinadas 5 . Enquanto não aconteciam ou quando eram interrompidas as celebrações, ficava mais liberado, na parte de fora da igreja, o lado profano da festa; na verdade, o lado laico dos festejos tinha o objetivo secular de arrecadar percentuais para abastecer um fundo de reserva para a paróquia. Bingos eram cantados e os acertadores sempre se anunciavam aos gritos; leiloeiros..."

"A festança sempre terminava com um espetáculo pirotécnico,

com direito a “foguetes de lágrimas” bastante coloridas e outros

tipos de rojões. Uma interessante queima da “roda-de-fogo”

atraía a atenção das pessoas, principalmente a da meninada,

incluindo a deste autor, quando, lá pelo final da década de 1960

e início da de 70, era possível assistir o arremate da festa. Na

maioria das vezes, eu perdia aquele espetáculo que para nós,

meninos, era um dos melhores e dos mais esperados; a maioria

das vezes, com a justificativa de se pegar na lida na manhã

seguinte, a nossa família precisava deixar os festejos e retornar

a pé para a fazenda da Congonha 6 , preferencialmente enquanto

ainda era dia claro."

http://www.patriamineira.com.br/imagens/img_noticias/190550290910_Sobre_a_devocao_migueliana_e_as_festas_no_Distrito_de_Sao_Miguel_do_Cajuru_-_Sao_Joao_del-Rei_-_MG.pdf

Leia mais sobre os 250 anos da construção desta igreja em:

http://www.patriamineira.com.br/imagens/img_noticias/163401230710_Igreja_do_Distrito_de_Sao_Miguel_do_Cajuru_Sao_Joao_del-Rei_250_anos.pdf

____________

Pequena cronologia distrital 1

Ulisses Passarelli

Referências bibliográficas e respectivas siglas

1- BARBOSA, José Victor. S. João d’El-Rey atravez suas ephemerides. São João del-Rei:

Casa Assis, 1930. 47 p.il. (JVB)

2-BARBOSA, Waldemar de Almeida. Dicionário Histórico e Geográfico de Minas Gerais.

Belo Horizonte: Saterb, 1971. (WAB)

3- CINTRA, Sebastião de Oliveira. Efemérides de São João del-Rei. 2v. (SOC)

4- SENNA, Nelson de. Chorografia mineira: municipio de S. João d’El-Rey. Revista do

Arquivo Público Mineiro, Belo Horizonte, Imprensa Oficial, 1905. V.1 e 2. (NS)

5- Jubileu de Prata da Diocese de SJDR. Juiz de Fora: Esdeva, 1985. (D)

6- Enciclopédia dos Municípios Brasileiros. Rio de Janeiero: IBGE, 1959. V.27, R-Z, Minas Gerais.

http://www.ihgsaojoaodelrei.org.br/anexos/artigos/ulisses_passarelli/artigo_16.pdf

____________

Padre Hélio Comissário da Silva

Padre Adalberto Alves de Jesus,

Pe. Lopes, de Vitória

Padre Lourival de Salvo Rios - ver em: José Antônio de Ávila Sacramento

www.patriamineira.com.br

São João del-Rei - Minas Gerais – Brasil

SOBRE A DEVOÇÃO MIGUELIANA E AS FESTAS EM

SÃO MIGUEL DO CAJURU

José Antônio de Ávila Sacramento

Padre Gregório Baptista,

padre Silvério Ivo Gomes

https://www.ubec.edu.br/noticia/inspetoria-sao-joao-bosco-realizada-assembleia-inspetorial-2015/#.WmdKUPmnHcc

Pe. José Teixeira - padre visitante - O Pároco de São Miguel do Cajuru - este ano de 2009 - é o Revmo. Sr. Pe. Ilton de Paula Resende.

http://dicionario.sensagent.com/S%C3%A3o_Miguel_do_Cajuru/pt-pt/

Nasceu em São João del Rei. Ordenou-se no dia 18 de dezembro de 1993, na Matriz de São Sebastião em Santa Cruz de Minas.

Em 2004, assumiu nossa paroquia Senhor Bom Jesus do Monte criada por Dom Waldemar Chaves de Araujo.

http://senhorbomjesusdomonte.blogspot.com.br/p/parocos.html

Amor, alegria e sacrifício: vida de Pe. Francisco Gonçalves, 1951, E.D.B, Editora Salesiano,

Da mihi animas

cetera tolle.

Dom Bosco (=Dai-me almas, ficai com o resto, com o mundo...)

____

Te Deum laudamus!

Te Dominum confitemus!

https://www.recantodasletras.com.br/homenagens/4103048

___________________

"... em diversos países, continua a sofrer com graves problemas sociais, como as divisões étnicas, a corrupção política, a radicalização de grupos políticos, a falta de uma justa oportunidade para todos e de liberdade de expressão. Faz parte da nossa ação educativa e evangelizadora propor itinerários de fé que levem os nossos jovens a serem, em seu contexto, cidadãos corajosos, construtores de uma sociedade mais justa e mais fraterna, a dar testemunho crível de reconciliação e de paz.

http://www.boletimsalesiano.org.br/portal/index.php/educacao/itemlist/date?start=768

________________

Nossas Constituições (Artigo 54) nos diz com muita sabedoria bíblica e ensinamento do nosso pai Dom Bosco: “Para o salesiano, a morte é iluminada pela esperança de entrar na alegria do seu Senhor. E quando acontece que um salesiano sucumbe trabalhando pelas almas, a Congregação alcançou uma grande vitória. A lembrança dos irmãos falecidos une na “caridade que não passa”³ os que ainda são peregrinos aos que já repousam em Cristo”.

Rezemos pelo descanso eterno deste filho de Dom Bosco!

Autor: Pe. Elias Roberto, Vigário Inspetorial

http://www.missaosalesiana.org.br/nota-de-falecimento-pe-jair-goncalves-ribeiro/

________________

Campus Dom Bosco

O Campus Dom Bosco está situado no bairro das fábricas e sua história está atrelada a do Colégio São João, cujas atividades iniciais se deram em 1940 pela Congregação Salesiana. Com a ajuda da população sanjoanense, representada pelo Prefeito – Sr. José do Nascimento Teixeira, foi construído o prédio, onde funcionou a partir 1943, como internato de seminaristas. Em 1948, instalou-se também o Instituto de Filosofia e Pedagogia. Depois de 30 anos de existência, unicamente, como internato para seminaristas, abriu suas salas de aulas para alunos externos e finalmente, encerrado o internato, passou a funcionar apenas como externato, o que durou até o ano de 1986.

Em 1953, a Inspetoria Salesiana Dom Bosco, criou, anexa ao Colégio São João, uma Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras com o objetivo de habilitar profissionalmente, de acordo com as exigências oficiais, os religiosos da Congregação mantenedora. A Faculdade Dom Bosco foi reconhecida pelo Decreto 34392, de 27 de outubro de 1953, do Presidente Vargas e foi instalada em março de 1954. Dois anos após sua instalação, abriu-se também à educação externa e ampliou seus cursos, acrescentando Psicologia e Pedagogia e em 1986 foi incorporada ao patrimônio da UFSJ.

https://www.ufsj.edu.br/campi_sao_joao_del_rei_db.php

________________________

Sebastião Pereira: o camponês que virou odontólogo! Crônica das ...

https://www.recantodasletras.com.br/juvenil/5060627

A banda do arraial ou outra convidadas seguiam animando os peregrinos e devotos de São Miguel. Era tempo do Padre Miguel, Pe. Lorival, Pe. Tibúrcio, Pe. Dotivo, Dom Delfim, Pe. Pedro Scaramuça e as autoridades ladeavam os andores. Tio Bisico e a sua cachorra Lambreta eram infalíveis com presença nos vendas ...

Você visitou esta página em 06/01/18.

_________________________

Amor, alegria e sacrifício: vida de Pe. Francisco Gonçalves, 1951 ...

https://www.recantodasletras.com.br/homenagens/4103048

9 de out de 2012 - Meu pai Sebastião Pereira, meu sogro Messias Alves Trindade Júnior , Sr. Antônio Trindade foram congregados marianos e ajudaram a construir a Igreja, réplica de Turim, Itália. _____ "Feliz o varão que foi ... Gregório Batista, agora em Goiana pela segunda vez; Pe. Jaci, Pe. Antonio dos Prazeres, Pe.

Você visitou esta página em 22/01/18.

__________________________

Recuperação do topônimo original

José Antônio de Ávila Sacramento, membro do IHG de São João del-Rei, relata um acontecimento marcante que ocorreu na história do Distrito: a mudança do topônimo do distrito de Arcângelo, que voltou a ser oficialmente denominado São Miguel do Cajuru. "No ano de 2000, sob a nossa provocação, foi aprovado pela Câmara Municipal, por unanimidade, o projeto de lei número 4505, posteriormente transformado na Lei Municipal nº. 3.536 de 27 de junho de 2000 que, em seu primeiro artigo, determinou que "passará a denominar-se distrito de São Miguel do Cajuru o atual distrito de Arcângelo".". Ávila diz que "o fato foi e ainda é muito comemorado. O nome recuperado era tradicional desde o início do século XVIII. São Miguel é uma denominação de grande valor religioso, haja vista ser ele o Grande Anjo, agraciado com o título de "Príncipe das Milícias Celestes" e, por isto mesmo, dito Arcanjo. Miguel é o santo padroeiro e a devoção maior do povo daquela localidade. O antigo nome, agora em vigor, é expressão de sentido cultural e religioso que foi criminosamente alterado em 1943, quando no Poder, algum materialista de plantão nos agrediu e humilhou com a troca do topônimo para Arcângelo. Há de se considerar que a adoção do topônimo Arcângelo em detrimento do de São Miguel do Cajuru foi um empobrecimento".".

http://dicionario.sensagent.com/S%C3%A3o_Miguel_do_Cajuru/pt-pt/

___________________________

Emoção e aplausos marcam sepultamento de sacerdote em Madre de ...

diocesedesaojoaodelrei.com.br › Matérias Especiais

14 de jul de 2016 - Foi com muita emoção, aplausos e palavras de admiração e carinho que amigos, fiéis católicos e religiosos se despediram nesta quarta-feira, 13, do padre João Batista do Nascimento, popularmente conhecido por Padre Dotivo, na Matriz Nossa Senhora Mãe de Deus, em Madre de Deus de Minas.

Não encontrados: nhozinho

Paróquia de Nossa Senhora Mãe de Deus (Madre de Deus de Minas ...

diocesedesaojoaodelrei.com.br/paroquia-de-nossa-senhora-mae-de-deus-madre-de-de...

Forania: Andrelândia. Padroeira: Nossa Senhora Mãe de Deus. Dia maior: 01 de janeiro. Pároco: Pe. Márcio César Ferreira. 200214_-_Matriz_Madre_Deus. Breve Histórico. Madre de Deus foi fundada em 1737 por Júlia Maria da Caridade, uma das três Ilhoas, de ascendência espanhola, vinda da Ilha Fayal, arquipélago .

J B Pereira e http://www.missaosalesiana.org.br/nota-de-falecimento-pe-jair-goncalves-ribeiro/
Enviado por J B Pereira em 23/01/2018
Reeditado em 24/01/2018
Código do texto: T6234031
Classificação de conteúdo: seguro