Falecimento de Dom Célio de Oliveira Goulart, Bispo falecido hoje em São João del Rei. 19/01/2018.

Evangelho do dia - Mc (3, 20-21)

"Jesus voltou para casa com os discípulos.

E de novo se reuniu tanta gente que eles nem sequer podiam comer.

Quando souberam disso, os parentes de Jesus saíram para agarrá-lo, porque diziam que estava fora de si."

_________________

Pesquisa abaixo:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Diocese_de_S%C3%A3o_Jo%C3%A3o_del-Rei#Bispos

HISTÓRIA DA DIOCESE DE SÃO JOÃO DEL-REI, MG.

A Diocese de São João del Rei é uma divisão territorial da Igreja Católica no estado de Minas Gerais.

Está inserida na província eclesiástica de Juiz de Fora.

FUNDAÇÃO DA DIOCESE

ORIGEM

Foi criada em 21 de maio de 1960 pela bula "Quandoquidem novae" do Papa João XXIII, desmembrada dos territórios da então Diocese de Juiz de Fora, da Diocese de Campanha e da Arquidiocese de Mariana.

CÁTEDRA DO BISPO

A sé episcopal está na Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, na cidade de São João del-Rei.

BISPOS DE SÃO JOÃO DEL-REI, MG.

4º Dom Frei Célio de Oliveira Goulart, OFM: 2010-2018.

3º Dom Waldemar Chaves de Araújo: bispo emérito: 1996-2010.

2º Dom Antônio Carlos Mesquita:1983-1996.

1º Dom Delfim Ribeiro Guedes : 1960-1983.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Diocese_de_S%C3%A3o_Jo%C3%A3o_del-Rei#Bispos

__________________

Veja a foto do bispo falecido em: Morre o ex-bispo de Cachoeiro, Dom Célio

https://www.aquinoticias.com/cidades/2018/01/morre-o-ex-bispo-de-cachoeiro-dom-celio

http://hojeemdia.com.br/horizontes/bispo-de-s%C3%A3o-jo%C3%A3o-del-rei-morre-em-decorr%C3%AAncia-de-um-c%C3%A2ncer-1.590646

http://lafaieteagora.com.br/regiao/3160-morre-dom-celio-de-oliveira-goulart-bispo-de-sao-joao-del-rei

______________

Oremos a Virgem e Mãe de Deus pela alma e o descanso de nosso Bispo de São João del Rei, Dom Célio de Oliveira Goulart (OFM), que morreu na madrugada desta sexta-feira (19), aos 73 anos. Ele estava internado na Santa ... Seu lema é “A cruz é a força de Deus”. Deus o recompense por tudo que fez por essa diocese e pela Igreja no Brasil. Amém.

Oremos, Virgem Mãe, pela alma do mineiro nato em Itaúna, agora falecido bispo de São João del Rei, D. Célio de Oliveira Goulart (73 anos), nesta sexta-feira (19/01).

Deus o recompense pelo vigor e fé nas dioceses que trabalhou: Diocese de Cachoeiro do Itapemirim (ES), Presidente do Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil CNBB (Minas Gerais e Espírito Santo) e membro do Conselho Permanente CNBB, também foi Bispo da Dioceses de Leopoldina e São João del-Rei (posse em: 17 de julho de 2010). Repousa em paz de Jesus e Deus o receba com alegria na Glória, junto com São Francisco de Assis e a família franciscana! Amém

____________

Aos 73 anos, morre Dom Célio, bispo de São João del-Rei

Religioso estava internado desde o dia 26 de dezembro, em decorrência de câncer. No próximo sábado, o arcebispo metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, preside missa de corpo presente.

O velório está sendo realizado na Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, em São João del-Rei. No sábado (20), às 10h, será celebrada a missa de corpo presente, presidida pelo arcebispo metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira. Após a solenidade, o corpo seguirá para a cidade de Itaúna, onde será velado na Igreja Matriz de Sant’Ana. No domingo (21), às 10h, o bispo será sepultado no cemitério local, no jazigo da família, junto de seus pais, conforme desejo de seus familiares.

_________________________

São Sebastião nasceu em Narbonne, na França, no ano 256 depois de Cristo e faleceu no ano 286. Considerado também cidadão de Milão, na Itália, foi martirizado durante a perseguição aos cristãos efetuada pelo imperador romano Diocleciano. Seu nome deriva do grego, “sebastós”, que significa “divino”.

Sebastião era um soldado que teria se alistado no exército romano por volta do ano 283, com a única intenção de apoiar os cristãos, enfraquecidos diante das torturas. Era querido dos imperadores Diocleciano e Maximiano, que o queriam sempre próximo, ignorando tratar-se de um cristão e, por isso, o designaram capitão da sua guarda pessoal, a Guarda Pretoriana!

Por volta do ano 286, sua conduta branda para com os prisioneiros cristãos levou o imperador a julgá-lo sumariamente como traidor, tendo ordenado a sua execução por meio de flechas (que se tornaram um símbolo seu).

_______________

Fora de si, imaginavam estar Jesus por pregar a Boa Nova do Evangelho!

Fora de si dirão muitos quando o Papa Francisco preside um casamento em pleno voo!

Como fora de si disseram alguns, uns bons anos atrás, de Dom Hélder Câmara, em pleno voo de membros do Serra Clube (movimento vocacional da Igreja) celebrou a Santa Missa num voo de São Paulo a Belém do Pará (Testemunhado pelo redator de “Vivências”, que concelebrou).

Fora de si disseram de quem se tornou grande santo, principalmente entre nós brasileiros, São Sebastião! Fora de si estejamos nós, testemunhando a Fé colaborando com obras da Igreja! Amém!

____

REFLEXÃO

Busco a ajuda de Jesus como as multidões daquele tempo?

Preocupo-me apenas com meus problemas ou com os dos outros também?

O que faço diante daqueles que buscam minha ajuda?

Olho de fato para meu próximo com espírito de Amor, de Compreensão, de Ajuda, de compaixão e perdão?

Rezo pelos que mais sofrem?

FONTE: PE. Geraldo Rodrigues:

“Aparecida das Águas” nos convida:

Sejamos discípulos missionários do Redentor!

-____________________________

A história da cidade e da diocese está ligada ao conjunto arquitetônico barroco do centro e a modernização relativa e lenta da cidade.

A fé na Virgem do Pilar vem de longa data.

O ciclo do outro levou Taubaté, SP, vir por estes lados. Com eles, os portugueses. E o Conflito de Emboabas significou um marco da história em que a cidade se emancipa e homenageia o Rei D. João VI.

Os inconfidentes aqui tiveram um quê de presença para a indignação contra a exploração portuguesa nessas terras, marcas de nosso nativismo. Tiradentes é o personagem inquietante de nossa mineiridade.

Depois vieram outros sacerdotes, poetas, migrantes, músicos, militares, bispos... Eis a nossa gente boa de São João del-rei, MG, com suas tradições lusitanas e barrocas...

A presença forte de Salesianos e Franciscanos corroborou a pastoral e a evangelização antes da fundação da diocese. Educação e religião marcaram gerações de são-joanenses.

Hoje alguns vivem entre nós!

Outros pertencem às associações em geral.

25 sócio(s) efetivo(s) do Instituto Histórico-Geográfico de São João del-Rei, MG. Rua Santa Tereza 127 - Centro

CEP: 36.300-114 - São João del-Rei - Minas Gerais

http://www.ihgsaojoaodelrei.org.br/efetivos

Outros ainda são da Academia de Letras de São João del-Rei, MG.

http://www.academialetrassjdelrei.org.br/

Padre José Maria Xavier é o exemplo vivo de inteligência musical colonial.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_Maria_Xavier

Nossa Nhá Chica começa aqui seu itinerário de santidade e compaixão pelos negros e bom conselho a todos que querem a cruz de Jesus e os ensinamentos de Nosso Senhor Jesus Cristo, Fidelidade à Igreja.

https://www.recantodasletras.com.br/homenagens/6037388

Frei Orlando, Antônio Alvares da Silva (13/02/1910 a 20/021945), modelo do capelão Militar, é o servo de Deus que nos empolga pelo exemplo lindo de amor ao próximo e sorriso aos infantes em terras da Itália na Segunda Grande Guerra.

https://www.recantodasletras.com.br/homenagens/4088390

https://www.recantodasletras.com.br/oracoes/5095498

HOMENAGEM AO MONS. RAIMUNDO PAIVA. ODOR DE SANTIDADE. FUTURO SERVO DE DEUS NA SANTA IGREJA. 2017

https://www.recantodasletras.com.br/homenagens/6200431

HOMENAGEM AO PADRE JOSÉ TEIXEIRA PEREIRA, fundador dos COROINHA DE DOM BOSCO, São João del-Rei, MG.

https://www.recantodasletras.com.br/homenagens/6200450

HOMENAGEM A DONA BELINA LONGATTI FACCION - católica, brasileira, viúva, salesiana de vida cristã, vicentina na ação .... e nas pastorais.

"Não tem jeito de ser feliz sem Deus.” Belina Faccion

https://www.recantodasletras.com.br/homenagens/6210724

BELINA: VIGOR E TERNURA - soneto e notas explicativas

Homenagem a Belina Longatti Faccion. J B Pereira

https://www.recantodasletras.com.br/sonetos/6223129

Tivemos bons e santos bispos, coragem e vontade de uma Igreja mais próxima do povo de Deus.

https://www.recantodasletras.com.br/homenagens/6230798

Além da UFSJ, há outras tantas boas instituições de ensino superior.

Faculdades em São João del Rei

Instituto de Ensino Superior Presidente Tancredo de Almeida Neves - IPTAN

https://querobolsa.com.br/faculdades-e-universidades/minas-gerais--sao-joao-del-rei/todas

http://www.uniptan.edu.br/

Fundação Tiradentes-Funtir

Siees-Sistema Integrado de Ensino Especializado

https://www.apontador.com.br/em/sao-joao-del-rei-mg/educacao/faculdades-e-universidades

___________________

J B Pereira e https://tribunademinas.com.br/noticias/regiao/19-01-2018/aos-73-anos-morre-dom-celio-bispo-de-sao-joao-del-rei.html
Enviado por J B Pereira em 19/01/2018
Reeditado em 19/01/2018
Código do texto: T6230798
Classificação de conteúdo: seguro