HOMENAGEM A PEDRO PIRES BESSA - ARAUTO E REGISTRADOR DA LITERATURA DE DIVINÓPOLIS, MG

Divinópolis: Terra de Pedro Pires Bessa - o engenheiro da literatura local e investigador incansável da mineiridade.

"Assim, brilhe vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem vosso Pai que está nos céus." Mt 5, 16.

Quem não conhece Bessa perde boa parte da mineiridade.

Tenho para com ele sólida e terna amizade pelo amor à Cidade de Milagre e outros bons e eternos Poetas.

Vida inteira dedicada à educação: cursos diversos, inclusive universitários, pós-graduação, simpósios intensos, produção extensa e profunda,

Basta acessar para ver sua dedicação acadêmica de muitíssimos anos: 22 anos com 600 artigos no Jornal Agora de Divinópolis; 20 capítulos de livros; 43 antologias; Poemas, Crônicas e Críticas Literária - Revista Eletrônica "Carmo Vasconcelos"- publicadas em meio digital ; Livros publicados quase 20 ou mais; Artigos completos publicados em periódicos: 12 ao todo; Trabalhos publicados em anais de eventos:6; Apresentação de Trabalho: 4; Demais produções bibliográficas: 3; Demais trabalhos: 8.

Veja isso em: http://www.pedropiresbessa.com.br/index_arquivos/Page842.htm

Especialissimamente, destaco: Publicação em Coletânea Internacional Digital da LOGOS/FENIX, do livro Literatura de Divinópolis em Crônicas. Todo o livro no site: http://www.carmovasconcelos-fenix.org/Escritores/PEDRO_PIRES_BESSA-CRONICA/PPBESSA-CRONICAS.htm

É acadêmico da Academia Divinopolitana de Letras, cadeira 06, Patrono: Francisco Gontijo de Azevedo; Membro do Núcleo ADL de cronistas.

É pós-doutor em literatura: conhecedor profundo sobre TV, mídias, literatura divinopolitana, além de excelente escritor sobre os poetas de Divinópolis e outras paragens do Brasil e no exterior.

Tive a honra de ter estado ao seu lado entre 2005-2011.

Como membro da ADL até 2011, sua presença sempre edificante e capaz de enaltecer a Terra do Divino.

Nas antologias e crônicas, sua voz se faz ouvir, ele tem profundidades a quem quer que seja, respeitoso com todos, católico de verdade, faz parte de nossa história porque é arauto que faz a diferença e, com sua modéstia e elegância, convida-nos a ser mineiros de verdade ou de coração.

Li uma parte significativa de seus livros, deixando em mim o entusiasmo de pesquisador e observador sobre a alma humana. Li sobre Milagre, Jadir Vilela, outras crônicas suas como Felicidade (poema), Parar de fumar (lindo depoimento, corajoso e límpido em sua manifestação sincera.) e Literatura de Divinópolis em Crônicas.

http://www.carmovasconcelos-fenix.org/Escritores/PEDRO_PIRES_BESSA-CRONICA/PPBESSA-CRONICAS.htm

_______________________

Veja a vida e obra de Pedro Pires Bessa em:

Início - Pedro Pires Bessa

www.pedropiresbessa.com.br/index_arquivos/Page842.htm

Outubro de 2015 – p, 288-292. São 10 aldravias de Pedro Pires Bessa escritas em português com a respectiva tradução para o espanhol. 4. BESSA, P. P. - Aldravipeias de Pedro Pires Bessa – Tema EMOÇÕES – O Livro I das Aldravipeias. Mariana, MG: Aldrava Letras e Artes, 2014 p. 242 – 246. 5. BESSA, P. P. - Fumo.

J B Pereira e http://www.pedropiresbessa.com.br/index_arquivos/Page842.htm
Enviado por J B Pereira em 02/01/2018
Código do texto: T6214421
Classificação de conteúdo: seguro