HOMENAGEM A CAMPANHA DA FRATERNIDADE
Roberto Carlos - Nossa Senhora
https://www.youtube.com/watch?v=9HCNy4HSdUE
_____________
Desde criança, participava das liturgias, cantava os hinos da CF em família e no Oratório São caetano, bairro Tejuco, na cidade barroca de São João del-Rei, MG.
Primeiros cantos da CF a partir de 1974 sobre o perdão e a vida familiar.
Sempre é uma bênção e vitórias lembrar desses momentos de fé e fortalecimento da vida comunitária na Igreja, com os salesianos em São João del-Rei, MG, e, depois, no seminário Teológico Santo Antônio, entre 1982-1987, em Juiz de Fora, MG.
A história da Campanha da Fraternidade teve origem alguns anos antes do início do Concílio Ecumênico Vaticano II, quando um pequeno grupo de padres recém-ordenados, sob a coordenação de Dom Eugenio Sales, reunia-se em Natal, cada mês, para rezar e refletir sobre a Igreja e a Pastoral.
Leia mais: http://domeugeniosales.webnode.com.br/origem-da-campanha-da-fraternidade/
___________________
Foi idealizada em 1961 pela iniciativa de algus padres e a Caritas Brasileira. São 56 anos com apoio da CNBB e , depois, do CONIC.
IGREJAS MEMBRO do CONIC: https://www.conic.org.br/portal/igrejas-membro
Aliança de Batistas do Brasil - ABB
www.aliancadebatistasdobrasil.com
Igreja Católica Apostólica Romana - ICAR
www.cnbb.org.br
Igreja Episcopal Anglicana do Brasil - IEAB
www.ieab.org.br
Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - IECLB
www.luteranos.com.br
Igreja Presbiteriana Unida - IPU
www.ipu.org.br
Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia - ISOA
www.igrejasirianortodoxa.com
CFE é a parceria com a Misereor – entidade episcopal da Igreja Católica na Alemanha que trabalha na cooperação para o desenvolvimento na Ásia, África e América Latina.
A primeira CF ECUMÊNICA foi organizada no ano 2000, e teve como tema “Dignidade humana e paz”, e o lema escolhido foi: “Novo milênio sem exclusões”.
A segunda edição, em 2005 , falou sobre “Solidariedade e paz”, com o lema: “Felizes os que promovem a paz”.
Em 2010, o tema versou sobre “Economia e Vida”, com o lema “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro”.
Palavra do presidente do CONIC, dom Flávio Irala, sobre a CFE 2016
https://www.conic.org.br/portal/cf-ecumenica
A Campanha da Fraternidade foi realizada pela primeira vez na quaresma de 1962, em Natal, no Rio Grande do Norte.
A campanha é coordenada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
* Educar para a vida em fraternidade, com base na justiça e no amor, exigências centrais do Evangelho.
* Renovar a consciência da responsabilidade de todos pela ação da Igreja Católica na evangelização e na promoção humana, tendo em vista uma sociedade justa e solidária.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Campanha_da_Fraternidade
__________________________
Estamos na 3ª Fase: A Igreja volta-se para situações existenciais do povo Brasileiro, que começou em: 1985 - Fraternidade e Fome e slogan: Pão para quem tem fome.
Veja os TEMAS E LEMAS em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Campanha_da_Fraternidade
___________________
BrasilSUPERAÇÃO DA VIOLÊNCIACNBB apresenta cartaz da Campanha da Fraternidade 2018 SEXTA-FEIRA, 20 DE OUTUBRO DE 2017, 9H31 MODIFICADO: SEXTA-FEIRA, 20 DE OUTUBRO DE 2017, 9H48
https://noticias.cancaonova.com/brasil/cnbb-apresenta-cartaz-da-campanha-da-fraternidade-2018/
Arte do cartaz retrata tema da campanha “Fraternidade e superação da violência” e o lema “Vós sois todos irmãos”
Da Redação, com CNBB
Cartaz da Campanha / Divulgação
O cartaz da campanha da fraternidade 2018 mostra um grupo de pessoas de diferentes idades e etnias de mãos dadas, representando a multiplicidade da sociedade brasileira. Especialmente no Ano do Laicato, que terá início na Igreja no Brasil no próximo dia 26 de novembro, o convite é para, por meio da CF 2018, refletir sobre a problemática da violência, particularmente em como superá-la.
Segundo o secretário-executivo das Campanhas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Luís Fernando da Silva, as pessoas que nele formam um círculo e unem as mãos indicam que a superação da violência só será possível a partir da união de todos. “A violência atinge toda a sociedade brasileira em suas múltiplas esferas, o caminho para superar a violência é a fraternidade entre as pessoas que se unem para implementar a cultura da paz”, explica.
A escolha do Cartaz, de acordo com o padre Luís Fernando, foi feita com base em duas etapas. A primeira foi aberta à participação da população que pôde enviar sugestões de arte por meio de um edital aberto ao público e a segunda passou pela avaliação do Conselho Permanente da CNBB. “A partir dessa escuta é que chegou à atual configuração do Cartaz”, sublinhou.
Com o tema “Fraternidade e superação da violência”, a CF 2018, além de mapear a violência, colocará também em evidência as iniciativas que existem para superá-la, bem como despertar novas propostas com esse objetivo. “A Igreja no Brasil escolheu o tema da superação da violência devido ao crescimento dos índices de violência no Brasil. Esse tema já foi discutido na década de 80, num contexto em que o país vivia a recessão militar e dentro desse contexto foi possível mapear diversas formas de violência”, afirma padre Luís.
Ele explica ainda que o lema da CF “Vós sois todos irmãos” foi extraído do capítulo 23 do Evangelho de São Mateus, no qual Jesus repreende os fariseus e mestres da lei, por suas práticas não serem coerentes com os seus discursos. “Os fariseus e mestres da lei valorizavam a sociedade hierarquizada. Jesus propõe-lhes então um novo modelo mais comunitário e fraterno “Vós sois todos irmãos”.
“O lema da Campanha da Fraternidade 2018 é um convite para a superação da violência por meio do reconhecimento de que cada pessoa humana é irmão, é irmão e se assim o é então não se pode deferir contra ele (a) atos de violência”, finaliza padre Luís.
Subsídios
Além do cartaz, todo ano a Igreja no Brasil disponibiliza subsídios e materiais para ajudar as comunidades, famílias e cidadãos a vivenciarem o propósito da Campanha. Esses materiais estarão à disposição do público no site da Edições CNBB a partir da última semana de outubro.
Padre Luís Fernando explica ainda que o principal subsídio é o texto-base que apresenta uma reflexão do tema a partir do método ver, julgar e agir. Além disso, haverá ainda subsídios para alunos do ensino fundamental, médio e grupos juvenis. Já para ajudar na oração quaresmal, uma vez que a CF é lançada durante este período, haverá também celebrações em família, via-sacra, vigília, eucaristia, celebração da misericórdia e celebração ecumênica