HOMENAGEM AO MONS. RAIMUNDO PAIVA. ODOR DE SANTIDADE. FUTURO SERVO DE DEUS NA SANTA IGREJA. 2017

Nos anos 1970 até 2011, conheci durante minha adolescência e juventude, nosso zeloso, querido e estimadamente santo Mons. Paiva, bom e criativo vigário da Igreja, pela mediação de Padre José Teixeira e Dona Irene, ambos incentivadores e fundadores dos Coroinhas de Dom Bosco na Catedral Nª. Srª. do Pilar. Ambos sempre com a batina. Mons. Paiva usava a batina bege e Pe. José a preta.

Mons. Paiva fez o casamento de Meus Pais: Sebastião Pereira e Maria das Mercês Nascimento Pereira (Tejuco) em 22 de nov. de 1958 ou 1959, com a presenta do padre de São Miguel do Cajuru: Pe. Miguel Andrade Reis, odor de santidade.

Ele com meu pai Sebastião Pereira realizaram pagamentos no seminário maior de Juiz de fora para eu fazer filosofia e teologia.

Tempos bons.

Organizou horário e atendimentos, secretaria paroquial (pintura, arquivos, livros etc.).

Graças a sua dedicação e espírito de pesquisa fez sínteses maravilhosas sobre as Festivas festas de São João e do Pilar (livros e folhetos caprichosos), recuperou músicas do Pe. Xavier, reformou a capela do Santíssimo Sacramento e imagens barrocas (organizou nicho e sala para a imagem de Nossa Senhora do Pilar no corpo da Igreja - esquerda de quem entra no Pilar).

Introdução a Imagem da Beata Nhá Chica - inclusive, foi o que encontrou o batistério dessa santinha. Isso fortaleceu o processo de beatificação de Nhá Chica.

Sabia Paiva ligar com as pessoas, objetivo, simples, honesto, evitava polêmica, sorriso comedido, aliás, super discreto.

Empreendedor sacro (fundou o Museu sacro Vera Cruz) e bom administrador diocesano (sempre recebendo os novos bispos), construiu novos prédios e salão e salas de catequese subterrâneos laterais, com estilo neocolonial, no entorno da Igreja do Pilar (local onde encontraram ossada antiga). Reformou e pintou várias vezes a Igreja do Pilar, tirou coteiras, ampliou e melhorou a catequese nos morros da Rua do Ouro e Mercês. Reformou igrejas e incentivou legião de Maria, apostolado e irmandades, movimentos tradicionais, vésperas cantadas pelos coroinhas, centenário das Dores, organização e descendimento da Cruz na Semana Santa, reforma da Igreja do Senhor dos Montes, etc.

Rápido e piedoso nas missas e tríduos.

Sempre acolhedor e sabia ouvir muito. Falar o necessário!

Interessou-se pela formação dos jovens junto com Pe. José Teixeira.

Gostava de ler, orar, fiel à Igreja, prudente, modesto, discreto (não gostava de aparecer...)

J B PEREIRA

filho do Odontólogo do Tejuco - Sebastião Pereira.

_______________

Morre aos 86 anos em São João del-Rei o monsenhor Raimundo Sebastião de Paiva

NOTÍCIA - André Eustáquio 12/03/2014

Divido, com todos os amigos de São João, a minha homenagem, o meu reconhecimento e o meu respeito por esse amigo tão especial”.

Em novembro de 2013, monsenhor Paiva recebeu grandes homenagens em virtude do seu Jubileu de Diamante (60 anos de sacerdócio).

Na paróquia da Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, onde exerceu seu sacerdócio durante 60 anos, preservou as riquezas dos rituais católicos, como o Ofício de Trevas na Semana Santa...

(padre Geraldo Magela da Silva, pároco da Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, ao repórter Alisson Reis, do Departamento de Comunicação da Diocese (DEDICOM).).

O sacerdote que encontrou o registro de batismo de Nhá Chica

O portal de notícias Globo.com (G1) publicou reportagem destacando o fato de monsenhor Paiva ter encontrado o registro de batismo de Nhá Chica. O documento foi peça importante para o processo de beatificação da mineira. Leia abaixo parte da matéria publicada no G1, na tarde do dia 3 de fevereiro:

“Em novembro de 2013, monsenhor Paiva foi homenageado pelo Jubileu de Diamante, 60 anos de sacerdócio. Nesta vida dedicada à igreja, ele foi um dos responsáveis pela beatificação de Francisca de Paula de Jesus, a Nhá Chica, a mãe dos pobres de Baependi, no Sul de Minas. A primeira negra, analfabeta e filha de escravos a receber o título de beata pela Igreja Católica nasceu no distrito de Rio das Mortes, em São João del-Rei. O documento de batismo dela foi encontrado pelo monsenhor Paiva um século e meio depois. ‘Numa época em 1966 um rapaz trouxe uma caixa de papelão endereçada à Paróquia de Nossa Senhora do Pilar. Perguntei, de onde veio? De Belo Horizonte. Quem mandou? Não sei. O que tem aí dentro? Também não sei. Abri a caixa, encontrei vários livros de 1800 a 1820 de registros de batizados da nossa paróquia’, contou ele em entrevista ao MGTV em abril de 2013. Para alguns devotos, foi um milagre. ‘O livro sumido, justamente precisando dessa certidão para prosseguir o processo de beatificação, e eu tive a felicidade de encontrar’, narrou na entrevista. Nhá Chica se tornou a primeira beata de Minas Gerais, em cerimônia realizada em 4 de maio de 2013”.

https://www.jornaldaslajes.com.br/integra/morre-aos-86-anos-em-sao-joao-del-rei-o-monsenhor-raimundo-sebastiao-de-paiva/1324/

______________________________

03/03/2014 17h35 - Atualizado em 03/03/2014 17h 44

http://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2014/03/morre-religioso-que-encontrou-certidao-de-batismo-de-nha-chica.html

Morre religioso que encontrou certidão de batismo de Nhá Chica

Monsenhor Paiva morreu aos 86 anos em São João del Rei.

Documento foi fundamental para beatificação da mineira.

___________________________

18/05/2013 20h13 - Atualizado em 18/05/2013 20h13

Imagem e relíquia de Nhá Chica são expostas em Catedral de Campanha

Paróquias da Diocese vão receber cópias da imagem e relíquias menores.

Nhá Chica foi beatificada no dia 4 de maio em cerimônia em Baependi.

18/05/2013 20h13 - Atualizado em 18/05/2013 20h13

A "Mãe dos Pobres", como é conhecida, foi beatificada no dia 4 de maio em Baependi (MG), cidade em que viveu desde criança. A beatificação aconteceu depois de um longo processo que durou quase 20 anos. O Vaticano reconheceu o milagre alcançado pela professora aposentada, Ana Lúcia Meirelles, que foi curada por um problema congênito no coração.

A imagem oficial de Nhá Chica, esculpida em São João Del Rei (MG), de onde pertence o distrito de Santo Antônio do Rio das Mortes em que a beata nasceu, permanece em Baependi.

http://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2013/05/imagem-e-reliquia-de-nha-chica-sao-expostas-em-catedral-de-campanha.html

______________________

JORNAL DAS LAJES

SÃO JOÃO DEL-REI

PUBLICADO EM 04/03/14 - 12h29

Sepultado o corpo do monsenhor Sebastião Raimundo Paiva

Sacerdote morreu na manhã de segunda-feira (3) aos 86 anos após sofrer um infarto seguindo de parada cardíaca.

Ele estava internado no Hospital das Mercês desde a sexta-feira, 28 de fevereiro.

Faleceu, na manhã do dia 3 de março último, em São João del-Rei, o pároco emérito da paróquia da Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, monsenhor Raimundo Sebastião de Paiva. O corpo do sacerdote são-joanense foi velado durante todo o dia 3 na matriz do Pilar, onde foi sepultado às 10 h do dia seguinte na cripta da catedral.

____

MESMO FONTE ACIMA: JORNAL DAS LAJES

PUBLICADO EM 04/03/14 - 12h 29

Após anos de estudos, em 30 de novembro de 1953 foi ordenado presbítero, recebendo na Matriz de Nossa Senhora da Piedade, em Barbacena, das mãos de Dom Carlo Chiarlo, Núncio Apostólico, as unções sagradas que o transformaram num sacerdote.

Com a criação da Diocese de São João Del Rei e sua instalação em dezembro de 1960, recebeu o título de cônego catedrático a 27 de julho de 1961. E foi em 1971 que o sacerdote recebeu do Papa Paulo VI, o título de monsenhor.

VIVA JESUS EM MARIA E NO AMOR DE DEUS

MANIFESTO POR SEUS ELEITOS

COMO MONS. PAIVA. AMÉM.

J B Pereira e https://www.jornaldaslajes.com.br/integra/morre-aos-86-anos-em-sao-joao-del-rei-o-monsenhor-raimundo-sebastiao-de-paiva/1324/ E OUTROS SITES.
Enviado por J B Pereira em 16/12/2017
Código do texto: T6200431
Classificação de conteúdo: seguro