HOMENAGEM CARINHOSA AOS TÍTULOS DE MARIA, MÃE DO SENHOR JESUS. TRATADO DA VERDADEIRA DEVOÇÃO.

Sob seu doce e terno olhar, ó Virgem e Mãe Maria, segundo a santíssima vontade Deus Uno e Trino, vos louvamos; depositamos sob seu manto azul e o branco de teu véu, nossas necessidades e receios, lares e profissões, nossos corações e almas, principalmente nossa salvação eterna, sabemos que não serremos decepcionados e nem desapontados, porque sois a Senhora Nossa e Senhora de todos os Povos, da Igreja e das nossas famílias; em Teu Coração Imaculadíssimo e boníssimo, entronizamos nossa fé e pequeninas atitudes e orações pela conversão dos pecadores mais empedernidos, que seja elevadas ao Céu todas as almas do Purgatório; que sob sua advogacia celestial, ninguém se perca e nem vá para o inferno. Somos teus e tudo é teu! Por isso, desejamos estar contigo no Céu, juntos com Jesus, São José, os Mártires, adoramos a Divina Santíssima Trindade; atendei nós te suplicamos pelas demandas e orações da Igreja e do Papa, dos bispos e sacerdotes e diáconos: que a Igreja seja fiel ao mandato de Jesus, seja pobre e humildes e no meio do Povo de Deus. Nós te amamos e veneramos nossa Senhora com teus mil e um títulos, antes de tudo: nossa Mãe e Mãe da Igreja. Amém.

_______________

A ORAÇÃO MAIS ANTIGA EM DEVOÇÃO À NOSSA SENHORA

SUB TUUM PRAESIDIUM (À VOSSA PROTEÇÃO)

'À vossa proteção; recorremos Santa Mãe de Deus; não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades, mas livrai-nos sempre de todos os perigos, Ó Virgem gloriosa e bendita!'

A oração Sub tuum praesidium (À vossa proteção) é a mais antiga oração conhecida de devoção à Nossa Senhora. Encontrada num fragmento de papiro, em 1927, no Egito, remonta ao século III, faz menção explícita ao tempo de perseguições dos cristãos ('não recuse os nossos pedidos na necessidade e salva-nos do perigo') e possui uma relevância teológica excepcional por referir-se à Nossa Senhora com a invocação Theotokos (Mãe de Deus). Este título que constitui uma das glórias de Maria, já era aplicado desde o século II, tendo sido objeto de proposição dogmática formal no Concílio de Éfeso, no ano 431.

O texto original, do qual derivam diversas variações litúrgicas (copta, grega, ambrosiana e romana) pode ser traduzido assim: 'Sob a asa da vossa misericórdia, nós nos refugiamos, Mãe de Deus; não recuse os nossos pedidos na necessidade e salva-nos do perigo, ó somente pura, somente bendita'.

FONTE:

http://www.sendarium.com/2014/05/a-oracao-mais-antiga-em-devocao-nossa.html

_______________________________

Uma das mais antigas devoções do mundo:

Títulos de Maria são designações honorificas dada a Virgem Maria, Mãe de Deus - Jesus. Ela é conhecida por inúmeros títulos, epítetos, invocações e outros nomes poéticos. Assim, uma variedade e diferentes títulos são usados pelas igrejas Romana Católica, Ortodoxa, Cóptica e Anglicana. Os títulos dados à Nossa Senhora em sua maioria são derivados das praticas de veneração (Devoção) e das doutrinas mariana. Os incontáveis títulos atribuídos a Virgem Maria, alguns muito conhecidos e outros não. A tão popular Ladainha de Nossa Senhora evoca mais de 50[nota 1]. Isto ocorre devido ao aspecto geográfico e cultural, pois os fieis católicos estão espalhados em diversas nações em suas respectivas culturas e costumes pelo mundo.

É relatado pela tradição antiga e registrado por escritores e Padres Doutores da Igreja Católica, bem como pelos da Igreja Ortodoxa e Cóptica que deste os primeiros séculos o povo cristão honra a Virgem Maria, de onde surgiu os mais antigos títulos dado a Virgem Maria como: Cheia de Graça (Gratia Plena)[1], Virgem (Virgo), Mãe de Deus (Mater Dei), Estrela do Mar (Stella Maris), Senhora (Domina), Santa Maria (Sancta Maria), Rainha do Céu (Regina Coeli ou Caeli).

Os títulos devocionais são aqueles ligados as diversas formas de veneração mariana, que podem ser dividas em: doutrinas, aparições, Vida de Maria, Sacramental e Ícones Milagrosos.

As doutrinas: Apenas quatro doutrinas são reconhecidas pela Igreja (Dogmas) e as demais outras não o são. Os quatro dogmas declarados pela Igreja, que são: Mãe de Deus<, Virgindade Perpetua, Imaculada Conceição e Assunção, de onde vários títulos surgiram, muitos correlacionados pelo nome do local de sua aparição.

As aparições: o local onde a Virgem Maria apareceu, onde o nome do local segue logo após o título, como: Nossa Senhora de Fátima.

As devoções baseadas na Vida da Virgem Maria, como: As sete dores e Sete Alegrias, vem títulos como: Mãe Dolorosa, Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora das Lágrimas, etc.

Os sacramentais estão relacionados a consagração de Maria, como: Escapulário, Medalha e Rosário ,onde temos: Nossa Senhora do Rosário, Nossa Senhora da Medalha Milagrosa e outros.

Os Ícones Milagrosos estão relacionados a pinturas ou imagens, cujo milagres são atribuídos, como: Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora do Portão da Aurora (Lituânia), Nossa Senhora de Guadalupe e outros.

https://pt.wikipedia.org/wiki/T%C3%ADtulos_de_Maria

________________

Nossa Senhora possui mais de 1100 nomes conhecidos e alguns estão colocados nesta lista.[2]

https://pt.wikipedia.org/wiki/T%C3%ADtulos_de_Maria

Nossa Senhora Madre de Deus Relembra Maria como a Theotokos, "Mãe de Deus", cultuada desde os primeiros séculos e confirmada pelo Primeiro Concílio de Éfeso; Toponímicos; antigo nome de Porto Alegre - RS.

Nossa Senhora da Conceição Relembra que Santa Ana concebeu Maria, pura sem pecado.Imaculada conceição - Beato João D. Scotus.

Nossa Senhora Porta do Céu Refere-se à máxima que diz: "Ninguém chega ao Pai, a não ser por Jesus; e ninguém chega ao Filho, a não ser por Maria." Esta é uma das invocações das Ladainhas Loretanas, considerando pois que o culto da Mãe de Deus é a porta que leva os fiéis ao paraíso; Ladainhas Loretanas;

Nossa Senhora da Natividade Relembra o nascimento da virgem Maria, que, segundo a tradição, foi num sábado, 8 de setembro, do ano 20 a.C., na cidade de Jerusalém;

Nossa Senhora Menina Relembra a infância da Virgem, do nascimento aos três anos junto a seus pais, São Joaquim e Santa Ana; e dos três aos doze anos, no Templo de Jerusalém; Cânticos;

Nossa Senhora da Correia Relembra a correia da cintura da Virgem Maria, símbolo de pureza, com que as mulheres judias eram cingidas desde a infância;

Nossa Senhora da Anunciação Visita do arcanjo Gabriel a Maria;

Nossa Senhora da Divina Providência Relembra que a Virgem confiou plenamente na Divina Providência, entregando-se totalmente a Deus;

Nossa Senhora da Encarnação Relembra a encarnação do Verbo no seio puríssimo da Virgem; Nome de mulher: Maria da Encarnação.

Nossa Senhora do Sagrado Coração Relembra que de Maria foi formado o coração divinal de Jesus;

Nossa Senhora da Visitação Relembra a visita da Virgem Maria a sua prima Santa Isabel; Congregação das visitandinas.

Nossa Senhora das Maravilhas Relembra que a vida de Maria foi uma sucessão de maravilhas, das quais a maior foi a encarnação do Verbo. Isto atesta a própria Virgem, no canto do Magnificat;

Nossa Senhora da Purificação Relembra a Purificação da Virgem no Templo de Jerusalém, comemorada com uma procissão luminosa; Nome de mulher: Maria da Purificação.

Nossa Senhora da Luz, das Candeias ou da Candelária, da Apresentação e da Purificação Relembra a Purificação da Virgem no Templo, comemorada com uma procissão luminosa; Nome de mulher: Maria Candelária; célebres paróquias do Rio de Janeiro, de Itu e de Natal, além da Igreja Catedral Nossa Senhora da Candelária de Corumbá, e da Igreja Catedral Nossa Senhora da Luz em Guarabira;

Nossa Senhora das Dores (ou da Piedade/da Soledade/ das Angústias/ das Lágrimas/ das Sete Dores/ do Calvário/ do Pranto) Refere-se às sete dores da Virgem Maria: a profecia de Simeão, a fuga para o Egito, a perda do menino Jesus, o encontro no caminho do Calvário, a morte de Jesus, o golpe da lança e a deposição da cruz e o sepultamento de Cristo. Nome de mulher: Maria das Dores.

Nossa Senhora do Desterro A fuga para o Egito;

Nossa Senhora da Ajuda Relembra Maria junto à cruz, também implorando a Deus pelo gênero humano;

Nossa Senhora dos Prazeres Relembra os sete principais prazeres da vida da Virgem Maria: a Anunciação, a saudação de Santa Isabel, o nascimento de seu Filho, a visita dos Reis Magos, o encontro de Jesus no Templo, a primeira aparição de Jesus ressuscitado, a sua coroação no céu; Célebres igrejas de Recife (Monte Guararapes)–PE e Diamantina-MG. Padroeira de Maceió - Al, Brasil.

Nossa Senhora do Divino Amor Relembra o momento de Pentecostes em que Maria recebe o Espírito Santo prometido por Jesus; Nome de mulher: Maria do Divino Amor.

Nossa Senhora de Pentecostes Alusão ao dia de Pentecostes quando Maria, juntamente com os Apóstolos, ficou repleta do Espírito Santo, que veio sob a forma de línguas de fogo; Fraternidade Jesus Salvador (Salvistas).

Nossa Senhora da Assunção Relembra a elevação de Maria, de corpo e alma, aos céus; Nome de mulher: Maria da Assunção; Padroeira e antigo nome da cidade de Fortaleza.

Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos Relembra que a Virgem Maria foi mãe, mestra e rainha dos apóstolos, que lhe devotavam especial veneração; Ladainhas Loretanas.

Nossa Senhora Rainha do Céu Relembra a coroação de Maria, após sua assunção aos céus; Famosa antífona: Regina Cæli.

Nossa Senhora Rainha dos Homens Relembra que Maria é rainha de todos os homens, portanto digna de todos os louvores, por parte de todos; Confrarias;

Nossa Senhora Salvação do Povo Romano Relembra que a Virgem Maria sempre socorreu o povo de Roma, em todas as suas situações de necessidade; Célebre ícone, do século I, da Capela Paulina, na Basílica de Santa Maria Maior.

Nossa Senhora da Estrela Imagem oculta por Dom Rodrigo, último rei dos visigodos, em 711, quando da invasão árabe; sendo descoberta, quando a Vila de Marvão, em Portugal, foi liberada do domínio muçulmano; Maria é chamada “Aurora da Salvação” Confrarias;

Nossa Senhora da Esperança Relembra a Virgem na esperança e na iminência do parto divino; Confrarias; antigo santuário construído em 930, em Mazières; imagem trazida por Pedro Álvares Cabral, em sua viagem do descobrimento do Brasil.

Nossa Senhora do Bom Socorro Relembra o socorro de Maria aos cristãos, celebrado, desde o século X, em Blosville, na Normandia;

Nossa Senhora da Lapa Imagem escondida dos muçulmanos numa lapa, no século X, pelas monjas beneditinas de Aguiar da Beira, sendo encontrada em 1498, por uma menina, que muda de nascença, começou a falar;

Nossa Senhora dos Mártires Invocada em homenagem dos cristãos que tombaram no Cerco de Lisboa (1147); Basílica de Nossa Senhora dos Mártires, em Lisboa.

Nossa Senhora do Presépio Relembra a maternidade de Maria, na cena do presépio, conforme a tradição franciscana; Presépios natalinos.

Nossa Senhora do Rosário Relembra a aparição da Virgem a São Domingos de Gusmão, no século XIII, pedindo-lhe a divulgação do seu rosário de orações; Ordem Dominicana.

Nossa Senhora da Cabeça Imagem encontrada no Pico da Cabeça, Serra Morena, na Andaluzia, no século XIII;

Nossa Senhora do Bom Conselho Relembra Maria como grande conselheira dos Apóstolos, cultuada desde o século V, na cidade italiana de Genazzano;

Nossa Senhora de Guadalupe Aparição ao índio asteca Juan Diego, na Cidade do México, México, em 1531; Prenome feminino: Maria Guadalupe, "Guadalupe", Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe; Padroeira da América Latina e do México.

Nossa Senhora Medianeira Relembra o papel de intermediária entre o fiel e Jesus, devoção que teve origem em Veneza, durante a grande epidemia de 1630;

Nossa Senhora de Lujan Refere-se a uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, mandada esculpir no Brasil, em 1630, por um português, residente na Argentina; que ao ser transportada, encalhou às margens do Rio Lujan;

Nossa Senhora Desatadora de Nós Relembra que a Virgem Maria liberta os homens das aflições da vida, desata os nós que os escravizam; Célebre pintura de Johann Schmittdner (1700).

Nossa Senhora da Pena Relembra a Virgem como inspiradora e padroeira das letras e das artes; Célebre igreja de Porto Seguro (1773); Igreja do Rio de Janeiro, no bairro de Jacarepaguá.

Nossa Senhora Auxiliadora Relembra o auxílio de Maria ao Papa Pio VII, durante o domínio napoleônico;

Nossa Senhora Divina Pastora Devoção a Virgem Maria como pastora de almas, surgida no século XVIII, em Sevilha, Espanha; Confrarias;

______________

Uma das mais antigas devoções da América Latina.

Nossa Senhora da Conceição Aparecida, popularmente chamada de Nossa Senhora Aparecida, é a padroeira do Brasil. Wikipédia

Material: Terracota

Assunto: Maria

Gênero: Arte sacra

Instituição da festa: 1717 (tradicional); 1980 (oficial)

Festa litúrgica: 12 de outubro

Localização: Guaratinguetá (desde 1737), Catedral Basílica de Nossa Senhora Aparecida

J B Pereira e https://pt.wikipedia.org/wiki/T%C3%ADtulos_de_Maria
Enviado por J B Pereira em 27/11/2017
Código do texto: T6183927
Classificação de conteúdo: seguro