Homenagem ao poeta Odir Milanez da Cunha - Oklima

Homenagem ao poeta Odir Milanez da Cunha, com pseudônimo de Oklima.

Só agora fiquei sabendo da triste notícia do falecimento do amigo e notável poeta Odir Milanez da Cunha, ocorrido anteontem em João Pessoa (PB). Poucos meses atrás, estivemos conversando pelo messenger e por e-mail, fazendo uma abordagem da poesia brasileira. Uma perda irreparável e uma lacuna impreenchível para os amigos e amantes das letras e para a Literatura do nosso tempo. Eu costumava dizer para ele, que, a sua poesia não tinha nada a perder para os grandes poetas que se encontram em compêndios escolares do ensino médio. Um dia, o seu nome haverá de ser reconhecido tanto quanto foi o seu coestaduano Augusto dos Anjos, o mais original dos poetas brasileiros. Consternado, envio à família do poeta, o mais profundo sentimento de pesar, rogando ao Criador que o receba e o acolha na Casa do Pai, pois lá é o refrigério dos bons e dos justos! Odir Milnanez da Cunha, além de poeta era economista, nascido em João Pessoa, onde veio a falecer. Era primo do poeta, ex-senador e ex-governador da Paraiba Ronaldo Cunha Lima.

Vai aqui, o soneto intitulado Eu

de autoria do poeta Odir Milanez da Cunha

Eu sou apenas uma luz que passa,

de quando em vez, nos enxovais do mundo.

Sou milésimo, apenas, de segundo,

um segundo que logo se esfumaça.

Eu sou um sonho de outro sonho à caça

e na caça de sonhos me aprofundo

para sonhar bem mais, ser mais fecundo

num canto à musa, que em soneto faça.

Eu sou do verso a verve mais discreta,

que quando escreve quase ninguém lê,

que quando cala é solidão completa.

O meu estro se esvai sem rumo ou meta,

é passagem final que não se vê,

como se fosse a sombra de um poeta.

Onofre Ferreira do Prado
Enviado por Onofre Ferreira do Prado em 29/10/2017
Reeditado em 15/06/2020
Código do texto: T6156446
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.