A IAN FLEMMING.... O ESPIÃO... E AUTOR... DE JAMES BOND

Ian Fleming - escritor autor das sagas de James Bond

Ian Lancaster Fleming (28 de maio de 1908 - 12 de agosto de 1964) foi um autor, jornalista e oficial de inteligência naval inglês, mais conhecido por sua série de romances espião de James Bond .

Fleming veio de uma família rica ligada ao banco mercante Robert Fleming & Co. , e seu pai foi deputado de Henley desde 1910 até sua morte na Frente ocidental em 1917.

Educado em Eton , Sandhurst e, brevemente, as universidades de Munique e Genebra , Fleming passou vários trabalhos antes de começar a escrever.

Enquanto trabalhava para a Divisão de Inteligência Naval da Grã-Bretanha durante a Segunda Guerra Mundial, a Fleming estava envolvida no planejamento da Operação Goldeneye e no planejamento e supervisão de duas unidades de inteligência, 30 Unidade de Assalto e T-Force .

Seu serviço de guerra e sua carreira como jornalista forneceram grande parte do plano de fundo, detalhe e profundidade das novelas de James Bond .

Fleming escreveu seu primeiro romance Bond, o Casino Royale , em 1952.

Foi um sucesso, com três impressões sendo encomendadas para lidar com a demanda. Novelas de Eleven Bond e duas coleções de contos seguidos entre 1953 e 1966.

Os romances giravam em torno de James Bond , um oficial do Serviço de Inteligência Secreta, comumente conhecido como MI6 .

Bond também era conhecido por seu número de código, 007, e era um comandante na Royal Naval Reserve .

As histórias de Bond se classificam entre as séries mais vendidas de livros de ficção de todos os tempos, tendo vendido mais de 100 milhões de cópias em todo o mundo. Fleming também escreveu a história das crianças Chitty-Chitty-Bang-Bange duas obras de não-ficção.

Em 2008, The Times classificou Fleming 14º em sua lista de "Os 50 maiores escritores britânicos desde 1945".

Fleming casou-se com Ann Charteris , divorciada do segundo vizconde Rothermere por causa de seu caso com o autor.

Fleming e Charteris tiveram um filho, Caspar. Fleming era um grande fumante e bebedor durante a maior parte de sua vida e sucumbiu à doença cardíaca em 1964 aos 56 anos.

Dois de seus livros de James Bond foram publicados póstumo; outros autores já produziram novelas Bond. A criação de Fleming apareceu no cinema seis vezes, retratada por sete atores.

Biografia

Nascimento e família

uma placa de latão descolorida que mostra os nomes desses homens locais mortos na Primeira Guerra Mundial

O Memorial da Guerra de Glenelg , listando Valentine Fleming

Ian Fleming nasceu em 28 de maio de 1908, no 27 Green Street, no rico distrito londrino de Mayfair .

Sua mãe era Evelyn St Croix Rose , e seu pai era Valentine Fleming , o deputado de Henley desde 1910.

Como criança, ele morava brevemente, com sua família, no Braziers Park, em Oxfordshire.

Fleming era o neto do financista escocês Robert Fleming , que fundou o Scottish American Investment Trust e o banco comercial Robert Fleming & Co.

Em 1914, com o início da Primeira Guerra Mundial, Valentine juntou-se ao Esquadrão "C" , os Hussars da Queen's Own Oxfordshire , e ascendeu ao ranking de grandes .

Ele foi morto pelo bombardeio alemão na Frente Ocidental em 20 de maio de 1917; Winston Churchill escreveu um obituário que apareceu no The Times .

Porque a família possuía uma propriedade em Arnisdale , a morte de Valentine foi comemorado no Glenelg War Memorial.

O irmão mais velho Peter de Fleming (1907-1971) tornou-se um escritor de viagens e casou-se com a atriz Celia Johnson .

Peter serviu com o Grenadier Guards durante a Segunda Guerra Mundial, foi posteriormente comissionado sob Colin Gubbins para ajudar a estabelecer as Unidades Auxiliares e se envolveu em operações atrasadas na Noruega e na Grécia durante a guerra.

Fleming também teve dois irmãos mais novos, Michael (1913-1940) e Richard (1911-1977), e uma meia-irmã materna mais nova, nascida fora do casamento, a violoncelista Amaryllis Fleming (1925-1999), cujo pai era o artista Augustus John .

Amaryllis foi concebido durante um caso de longo prazo entre John e Evelyn que começou em 1923, cerca de seis anos após a morte de Valentine.

Educação e vida adiantada

Em 1914, Fleming frequentou a Escola Durnford , uma escola preparatória na Ilha de Purbeck, em Dorset .

Ele não curtiu seu tempo em Durnford; Ele sofreu comida desagradável, dificuldades físicas e bullying.

Um edifício no estilo Tudor com um pátio em frente

Eton College : alma mater de Fleming de 1921 a 1927

Em 1921, Fleming se matriculou no Eton College . Embora não seja um grande empreendedor academicamente, ele se destacou no atletismo e manteve o título de Victor Ludorum ("Vencedor dos Jogos") por dois anos entre 1925 e 1927.

Ele também editou uma revista escolar The Wyvern .

Seu estilo de vida em Eton o levou a entrar em conflito com seu colega de casa, EV Slater, que desaprovava a atitude de Fleming, o óleo de cabelo, a propriedade de um carro e suas relações com as mulheres.

Slater persuadiu a mãe de Fleming a removê-lo de Eton um termo cedo para um curso de crammer para ganhar entrada no Royal Military College em Sandhurst.

Ele passou menos de um ano lá, saindo em 1927 sem obter uma comissão, depois de ter contratado gonorréia .

Em 1927, para preparar Fleming para uma possível entrada no Foreign Office , sua mãe o enviou para o Tennerhof em Kitzbühel , Áustria, uma pequena escola particular gerido pela Adlerian discípulo e ex-espião britânico Ernan Forbes Dennis e sua esposa romancista, Phyllis Bottome .

Depois de melhorar suas habilidades linguísticas lá, ele estudou brevemente na Universidade de Munique e na Universidade de Genebra .

Enquanto em Genebra, Fleming começou um romance com Monique Panchaud de Bottomes e o casal estava brevemente engajado em 1931.

Sua mãe desaprovou e fez com que ele rompesse o relacionamento.

Solicitou entrada no Ministério das Relações Exteriores, mas falhou nos exames.

Sua mãe voltou a intervir em seus assuntos, pressionando Sir Roderick Jones, chefe da Reuters News Agency, e em outubro de 1931 ele recebeu um cargo de sub-editor e jornalista da empresa.

Em 1933, Fleming passou algum tempo em Moscou, onde cobriu o julgamento do show stalinista de seis engenheiros da empresa britânica Metropolitan-Vickers .

Enquanto lá, ele pediu uma entrevista com o presidente soviético, Joseph Stalin , e ficou surpreso ao receber uma nota assinada pessoalmente pedindo desculpas por não poder participar.

Fleming se curvou para a pressão familiar em outubro de 1933 e entrou na bancada com um cargo nos financistas Cull & Co.

Em 1935 mudou-se para Rowe e Pitman na Bishopsgate como corretora.

Fleming não teve êxito em ambos os papéis.

No início de 1939, Fleming começou um caso com Ann O'Neill (née Charteris), casada com o 3º Barão O'Neill ; ela também estava tendo um caso com Esmond Harmsworth , o herdeiro de Lord Rothermere, dono do Daily Mail .

Segunda Guerra Mundial

Um prédio de tijolos vermelhos com detalhes de pedra branca no estilo Queen Anne com influências francesas.

O Almirantado , onde Fleming trabalhou na Divisão de Inteligência Naval durante a Segunda Guerra Mundial.

Em maio de 1939, Fleming foi recrutado pelo Contra-Almirante John Godfrey , Diretor de Inteligência Naval da Marinha Real , para se tornar seu assistente pessoal .

Ele juntou-se à organização em tempo integral em agosto de 1939, com o nome de código "17F", e trabalhou no quarto 39 no Almirantado .

O biógrafo de Fleming, Andrew Lycett , observa que Fleming não tinha "qualificações óbvias" para o papel.

Como parte de sua nomeação, Fleming foi contratado na Royal Naval Volunteer Reserve em julho de 1939 inicialmente comotenente , mas promovido a comandante , alguns meses depois.

Fleming provou ser inestimável como o assistente pessoal de Godfrey e se destacou na administração.

Godfrey era conhecido como um personagem abrasivo que fazia inimigos dentro dos círculos governamentais.

Ele freqüentemente usava Fleming como uma ligação com outras seções da administração do governo em tempo de guerra, como o Serviço de Inteligência Secreta , o Executivo de Guerra Política , o Executivo de Operações Especiais (SOE), o Comitê Conjunto de Inteligência e o pessoal do primeiro-ministro .

Em 29 de setembro de 1939, logo após o início da guerra, Godfrey divulgou um memorando que "exibia todas as características do ... tenente comandante Ian Fleming", segundo o historiador Ben Macintyre .

Foi chamado de Trout Memo e comparou o engano de um inimigo em tempos de guerra para pescar com mosca .

O memorando continha uma série de esquemas a serem considerados para uso contra os poderes do Eixo para atrair U-boats e navios de superfície alemães para campos de minas.

O número 28 na lista era uma idéia para plantar papéis enganosos sobre um cadáver que seria encontrado pelo inimigo; A sugestão é semelhante à Operação Mincemeat, o sucesso de 1943 planeja ocultar a intenção de invasão da Itália do norte da África, embora essa idéia tenha sido desenvolvida por Charles Cholmondoley em outubro de 1942.

A recomendação no Trout Memo foi intitulada: "Uma sugestão (não muito agradável) ", e continuou:" A seguinte sugestão é usada em um livro de Basil Thomson : um cadáver vestido como um aviador, com despachos nos bolsos, poderia ser deixado cair na costa, supostamente de um pára-quedas que falhou. entenda que não há dificuldade em obter cadáveres no Hospital Naval, mas, é claro, teria que ser um novo ".

Em 1940, Fleming e Godfrey contactaram Kenneth Mason , professor de geografia da Universidade de Oxford , sobre a elaboração de relatórios sobre a geografia dos países envolvidos em operações militares.

Esses relatórios foram os precursores da Série de Manual Geográfico da Divisão de Inteligência Naval produzida entre 1941 e 1946.

Operation Ruthless , um plano destinado a obter detalhes dos códigos de Enigma utilizados pela marinha da Alemanha nazista , foi instigado por um memorando escrito por Fleming a Godfrey em 12 de setembro de 1940.

A idéia era "obter" um bombardeiro alemão, o homem com um alemão - vestiu-se com uniformes da Luftwaffe e atira-a no Canal da Mancha.

A tripulação então atacaria seus socorristas alemães e levaria seu barco e máquina Enigma de volta para a Inglaterra.

Muito para o aborrecimento de Alan Turing e Peter Twinn no Bletchley Park , a missão nunca foi realizada.

De acordo com a sobrinha de Fleming, Lucy , um funcionário daA Royal Air Force apontou que se eles deixassem cair um bombardeiro Heinkel derrubado no Canal da Mancha, provavelmente faria um pouco mais rápido.

Fleming também trabalhou com o Coronel "Wild Bill" Donovan , representante especial do presidente Franklin D. Roosevelt sobre cooperação de inteligência entre Londres e Washington.

Em maio de 1941, Fleming acompanhou Godfrey aos Estados Unidos, onde ajudou a redigir um plano para o Escritório do Coordenador de Informação , o departamento que se transformou no Escritório de Serviços Estratégicos e, eventualmente, se tornou a CIA .

O Almirante Godfrey colocou Fleming no comando da Operação Goldeneye entre 1941 e 1942; Goldeneye era um plano para manter um quadro de inteligência em Espanha no caso de uma aquisição alemã do território.

O plano de Fleming envolveu manter a comunicação com Gibraltar e lançar operações de sabotagem contra os nazistas.

Em 1941 ele conversou com Donovan sobre o envolvimento americano em uma medida destinada a garantir que os alemães não dominassem as vias marítimas.

Unidade de assalto 30

Em 1942, Fleming formou uma unidade de comando , conhecida como Nº 30 Commando ou 30 Assault Unit (30AU), composta por tropas de inteligência especializadas.

O trabalho de 30AU era estar perto da linha de frente de um adiantamento - às vezes em frente a ele - para pegar os documentos do inimigo de uma sede previamente orientada.

A unidade foi baseada em um grupo alemão liderado por Otto Skorzeny , que realizou atividades similares na Batalha de Creta em maio de 1941.

A unidade alemã foi pensada por Fleming como "uma das inovações mais destacadas em Inteligência alemã ".

Fleming não lutou no campo com a unidade, mas selecionou alvos e dirigiu operações por trás.

Na sua formação, a unidade tinha apenas trinta fortes, mas cresceu para cinco vezes esse tamanho.

A unidade foi preenchida com homens de outras unidades de comandos e treinada em combate desarmado, cracking seguro e bloqueio nas instalações da SOE.

No final de 1942, o capitão (posterior almirante ) Edmund Rushbrooke substituiu Godfrey como chefe da Divisão de Inteligência Naval e a influência de Fleming na organização declinou, embora tenha mantido o controle sobre 30AU.

Fleming era impopular com os membros da unidade, que não gostava de se referir a eles como seus "índios vermelhos".

Antes dos desembarques da Normandia de 1944 , a maioria das operações da 30AU estavam no Mediterrâneo, embora tenha participado secretamente no Raid de Dieppe em uma incursão de pitada falhada para uma máquina Enigma e materiais relacionados.

Por causa de seus sucessos na Sicília e na Itália, 30AU tornou-se muito confiável pela inteligência naval.

Em março de 1944, Fleming supervisionou a distribuição da inteligência às unidades da Royal Navy em preparação para a Operação Overlord .

Ele foi substituído como chefe de 30AU em 6 de junho de 1944, mas manteve algum envolvimento.

Ele visitou 30AU no campo durante e depois de Overlord, especialmente após um ataque contra Cherbourg pelo qual ele estava preocupado que a unidade fora usada incorretamente como uma força de comando regular, em vez de uma unidade de coleta de inteligência.

Isso desperdiçou as habilidades especializadas dos homens, arriscava sua segurança em operações que não justificavam o uso de operários qualificados e ameaçavam a reunião vital de inteligência.

Posteriormente, a gestão dessas unidades foi revisada.

Ele também seguiu a unidade para a Alemanha depois de localizada, no Castelo de Tambach, os arquivos navais alemães de 1870.

Em dezembro de 1944, Fleming foi postado em uma viagem de inteligência para o Extremo Oriente em nome do Diretor de Inteligência Naval.

Grande parte da viagem foi dedicada a identificar oportunidades para 30AU no Pacífico, embora a unidade finalmente tenha visto pouca ação por causa da rendição japonesa .

T-Force

Um bangalô branco-lavado com um gramado na frente

Goldeneye , onde Fleming escreveu todas as histórias de Bond.

O sucesso de 30AU levou à decisão de agosto de 1944 de estabelecer uma "Força-alvo", que ficou conhecida como T-Force . memorando oficial, realizado no The National Archives de Londres, descreve o papel principal da unidade: "T-Force = Target Force, para proteger e proteger documentos, pessoas, equipamentos, pessoal de combate e inteligência, após a captura de grandes cidades, portos, etc. em território libertado e inimigo ".

Fleming sentou-se no comitê que selecionou os objetivos para a unidade T-Force, e os listou nos "Livros Negros" que foram emitidos para os oficiais da unidade.

O componente de infantaria da T-Force foi em parte formado pelo 5º Batalhão, Regimento do Rei , que apoiava o Segundo Exército .

Foi responsável por garantir metas de interesse para os militares britânicos, incluindo laboratórios nucleares, centros de pesquisa de gás e cientistas de foguetes individuais.

As descobertas mais notáveis ​​da unidade vieram durante o avanço no porto alemão de Kiel , no centro de pesquisa de motores alemães utilizados no foguete V-2 , lutadores Messerschmitt Me 163 e U-boats de alta velocidade.

A Fleming mais tarde usaria elementos das atividades da T-Force em sua escrita, particularmente em seu romance Bond de 1955, Moonraker .

Em 1942, Fleming participou de uma cúpula de inteligência anglo-americana na Jamaica e, apesar da constante chuva forte durante sua visita, ele decidiu morar na ilha uma vez que a guerra terminou.

Seu amigo Ivar Bryce ajudou a encontrar um terreno na paróquia de Santa Maria, onde, em 1945, Fleming tinha uma casa construída, que ele chamou de Goldeneye .

O nome da casa e propriedade onde ele escreveu suas novelas tem muitas fontes possíveis. O próprio Fleming mencionou tanto a sua Operação Goldeneye quanto a Guerra de Carson McCullers , 1941 Reflexões em um Olho Dourado , que descreveu o uso de bases navais britânicas no Caribe pela marinha americana.

Fleming foi premiado com o Frihedsmedalje dinamarquês em outubro de 1947 por sua contribuição na assistência aos oficiais dinamarqueses que escaparam da Dinamarca para a Grã-Bretanha durante a ocupação da Dinamarca.

Pós-guerra

Após a desmobilização de Fleming em maio de 1945, ele se tornou o gerente estrangeiro no grupo de jornal Kemsley, que na época possuía The Sunday Times . Neste papel, ele supervisionou a rede mundial de correspondentes do papel. Seu contrato permitiu-lhe tirar três meses de férias todos os inverno, o que ele levou na Jamaica.

Fleming trabalhou em tempo integral para o papel até dezembro de 1959, mas continuou a escrever artigos e participar das reuniões semanais da terça-feira até pelo menos 1961.

Depois que o primeiro marido de Ann Charteris morreu na guerra, ela esperava se casar com Fleming, mas ele decidiu continuar sendo solteiro.

Em 28 de junho de 1945, casou-se com o segundo vizconde Rothermere .

No entanto, Charteris continuou seu caso com Fleming, viajando para a Jamaica para vê-lo sob o pretexto de visitar seu amigo e vizinho Noël Coward .

Em 1948, ela deu à luz a filha de Fleming, Mary, que morreu de nascença . Rothermere divorciou Charteris em 1951 por causa de seu relacionamento com Fleming e o casal se casou em 24 de março de 1952 na Jamaica alguns meses antes de seu filho Caspar ter nascido em agosto.

Tanto Fleming quanto Ann tiveram assuntos durante seu casamento, ela, mais notavelmente, com Hugh Gaitskell , Líder do Partido Trabalhista e Líder da Oposição .

Fleming teve um caso de longo prazo na Jamaica com um de seus vizinhos, Blanche Blackwell , a mãe de Chris Blackwell, da Island Records .

1950s

"O perfume e a fumaça e o suor de um cassino são nauseantes às três da manhã. Então, a erosão da alma produzida pelo alto jogo - um composto de ganância e medo e tensão nervosa - torna-se insuportável e os sentidos acordam e se revoltam disso".

Abertura de linhas do Casino Royale

Fleming tinha mencionado pela primeira vez aos amigos durante a guerra que queria escrever uma novela de espião , uma ambição que ele conseguiu dentro de dois meses com o Casino Royale .

Ele começou a escrever o livro em Goldeneye em 17 de fevereiro de 1952, ganhando inspiração de suas próprias experiências e imaginação. Ele afirmou depois que ele escreveu o romance para se distrair de seu próximo casamento com o Charteris gravido e chamou o trabalho de seu "terrível opus oval".

Seu manuscrito foi digitado em Londres por Joan Howe (mãe do escritor de viagem Rory MacLean ) e a secretária de cabelo vermelho de Fleming no The Times em quem o personagem Miss Moneypennyestava parcialmente baseado.

Clare Blanchard, uma ex-namorada, aconselhou-o a não publicar o livro, ou pelo menos a fazê-lo sob um pseudônimo.

Durante os estágios finais do Casino Royale , Fleming permitiu que seu amigo William Plomer visse uma cópia e observou "até onde posso ver que o elemento suspenso está completamente ausente".

Apesar disso, Plomer pensou que o livro tinha uma promessa suficiente e enviou uma cópia para a editora Jonathan Cape . Em primeiro lugar, eles não estavam entusiasmados com o romance, mas o irmão de Fleming, Peter, cujos livros eles conseguiram, convenceu a empresa a publicá-lo.

Em 13 de abril de 1953, o Casino Royale foi lançado no Reino Unido em capa dura, com preço de 10s 6d , com uma capa projetada pela Fleming.

Foi um sucesso e três impressões foram necessárias para lidar com a demanda.

A novela centra-se nas façanhas de James Bond , um oficial do Serviço de Inteligência Secreta, comumente conhecido como MI6 .

Bond também era conhecido por seu número de código, 007, e era um comandante na Royal Naval Reserve .

Fleming chamou o nome de seu personagem do do ornitólogo americano James Bond , especialista em aves do Caribe e autor do guia de campo definitivo Birds of the West Indies . Fleming, ele mesmo um observador de pássaros afiado , tinha uma cópia do guia de Bond e, mais tarde, disse à esposa do ornitólogo: "Esse breve, não romântico, anglo-saxão e ainda muito masculino nome era exatamente o que eu precisava, e então um segundo James Bond nasceu".

Em uma entrevista de 1962 em The New Yorker , ele explicou ainda mais: "Quando escrevi o primeiro em 1953, queria que Bond fosse um homem extremamente aborrecido e desinteressante para quem as coisas acontecessem; queria que ele fosse um instrumento contundente ... quando eu estava lançando um nome para o meu protagonista, pensei por Deus, [James Bond] é o nome mais aborrecido que já ouvi. "

Esboço de Fleming mostrando o conceito de James Bond .

Fleming baseou sua criação em indivíduos que conheceu durante seu tempo na Divisão de Inteligência Naval e admitiu que Bond "era um composto de todos os agentes secretos e tipos de comandos que conheci durante a guerra".

Entre esses tipos estava seu irmão Peter, a quem ele adorava, e que estiveram envolvidos em operações atrasadas na Noruega e na Grécia durante a guerra.

Fleming considerou que Bond se assemelhava ao compositor, cantor e ator Hoagy Carmichael , embora outros, como o autor e historiador Ben Macintyre , identifiquem aspectos da aparência de Fleming na descrição de Bond.

As referências gerais nas novelas descrevem Bond como tendo "aparência escura, bastante cruel".

Fleming também modelou aspectos de Bond em Conrad O'Brien-ffrench , um espião que Fleming conheceu enquanto esquiava em Kitzbühel na década de 1930, Patrick Dalzel-Job , que serviu com distinção em 30AU durante a guerra, e Bill "Biffy" Dunderdale , chefe de estação do MI6 em Paris, que usava abotoaduras e ternos feitos à mão e foi motorizado em Paris em Rolls-Royce .

Sir Fitzroy Maclean era outro modelo possível para a Bond, com base em seu trabalho de guerra atrás das linhas inimigas nos Balcãs , assim como o agente Duško Popov do MI6 .

Fleming também dotou Bond de muitos dos seus traços, incluindo a mesma desvantagem do golfe, o gosto pelos ovos mexidos, o amor por jogos de azar e o uso da mesma marca de produtos de higiene pessoal.

Após a publicação do Casino Royale , Fleming usou seu feriado anual em sua casa na Jamaica para escrever outra história de Bond.

Os romances de Doze Bond e duas coleções de curta história foram publicados entre 1953 e 1966, os dois últimos ( The Man with the Golden Gun e Octopussy e The Living Daylights ) em pó.

Muito do fundo das histórias veio do trabalho anterior de Fleming na Divisão de Inteligência Naval ou de eventos que ele conheceu da Guerra Fria .

O enredo da Rússia, com amorusa uma máquina de decodificação soviética de Spektor ficcional como atração para atrapalhar Bond; O Spektor teve suas raízes na máquina alemão Enigma da guerra.

O argumento da novela de espiões no Orient Express baseou-se na história de Eugene Karp, um adido naval dos EUA e agente de inteligência com sede em Budapeste, que levou o Orient Express de Budapeste para Paris em fevereiro de 1950, carregando papéis sobre Estados Unidos redes de espionagem no bloco oriental .

Assassinos soviéticos já no trem drogaram o maestro, e o corpo de Karp foi encontrado pouco depois em um túnel ferroviário ao sul de Salzburgo .

Hoagy Carmichael , cujo aspecto Fleming descreveu para Bond

Muitos dos nomes usados ​​nas obras de Bond vieram de pessoas que Fleming sabia: Scaramanga , o principal vilão em The Man with the Golden Gun , recebeu o nome de um colega Eton com quem Fleming lutou.

Goldfinger , do romance epónimo, recebeu o nome do arquiteto britânico Ernő Goldfinger , cujo trabalho Fleming abominou; Sir Hugo Drax , o antagonista de Moonraker , foi nomeado após o conhecimento de Fleming Almirante Sir Reginald Aylmer Ranfurly Plunkett-Ernle-Erle-Drax ;

O assistente de Drax, Krebs, tem o mesmo nome que o último Chefe de gabinete de Hitler ; e um dos vilões homossexuais da Diamonds Are Forever , "Boofy" Kidd, recebeu o nome de um dos amigos íntimos de Fleming - e um parente de sua esposa - Arthur Gore, 8º conde de Arran , conhecido como Boofy para seus amigos.

A primeira obra da Fleming, de não ficção, The Diamond Smugglers , foi publicada em 1957 e foi parcialmente baseada em pesquisa de fundo para o seu quarto romance Bond, Diamonds Are Forever .

Grande parte do material tinha aparecido no The Sunday Times e foi baseado nas entrevistas de Fleming com John Collard, membro da International Diamond Security Organization que já havia trabalhado no MI5 .

O livro recebeu críticas mistas no Reino Unido e nos EUA.

Para os primeiros cinco livros ( Casino Royale , Live and Let Die , Moonraker , Diamonds Are Forever e From Russia, with Love ) Fleming recebeu críticas amplamente positivas.

Isso começou a mudar em março de 1958, quando Bernard Bergonzi , no jornal Twentieth Century , atacou o trabalho de Fleming como "uma marca fortemente marcada de voyeurismo e sado-masoquismo" e escreveu que os livros mostravam "a falta total de qualquer quadro ético de referência ".

O artigo comparou Fleming desfavoravelmente com John Buchane Raymond Chandler em critérios morais e literários.

Um mês depois, o Dr. No foi publicado, e Fleming recebeu críticas severas de vários revisores que, nas palavras de Ben Macintyre, "arredondaram-se em Fleming, quase como um pacote".

O mais forte texto das críticas veio de Paul Johnson do New Statesman , que, em sua revisão "Sex, Snobbery and Sadism", chamou a novela "sem dúvida, o livro mais desagradável que já li".

Johnson prosseguiu dizendo que "no momento em que eu era um terço do caminho, eu tive que suprimir um forte impulso para jogar o assunto".

Embora Johnson reconhecesse que, em Bond, "havia um fenômeno social de alguma importância", isso era visto como um elemento negativo, já que o fenômeno dizia "três ingredientes básicos no Dr. No , todos insalubres, todos completamente ingleses: o sadismo de um valentão escolar, os desejos sexuais mecânicos, bidimensionais de um adolescente frustrado e os desejos grosseiros e snob de um adulto suburbano ".

Johnson não viu nenhum comentário positivo no Dr. No e disse: "O Sr. Fleming não tem habilidade literária, a construção do livro é caótica, e incidentes e situações inteiras são inseridos e depois esquecidos, de maneira casual".

Lycett observa que Fleming "entrou em um declínio pessoal e criativo" após problemas conjugais e os ataques ao seu trabalho.

Goldfinger tinha sido escrito antes da publicação do Dr. No ; O próximo livro que Fleming produziu após a crítica foi For Your Eyes Only , uma coleção de histórias curtas derivadas de contornos escritos para uma série de televisão que não se concretizou.

Lycett observou que, quando Fleming estava escrevendo os scripts de televisão e as histórias curtas, "o humor de Ian e a falta de dúvida começaram a afetar sua escrita", que pode ser visto nos pensamentos de Bond.

1960s

Em 1960, Fleming foi contratado pela Kuwait Oil Company para escrever um livro sobre o país e sua indústria do petróleo.

O governo do Kuwait desaprovou o manuscrito, Estado de excitação: impressões do Kuwait , e nunca foi publicado.

De acordo com Fleming: "A Companhia de Petróleo expressou a aprovação do livro, mas considerou seu dever enviar o manuscrito aos membros do Governo do Kuwait para sua aprovação.

Os xeques preocupados encontraram desagradáveis ​​certos comentários e críticas leves e particularmente as passagens referentes aos aventureiros passado do país que agora deseja ser "civilizado" em todos os aspectos e esquecer suas origens românticas ".

Fleming seguiu o desapontamento de For Your Eyes Only com Thunderball , a novelização de um roteiro de filme no qual ele havia trabalhado com outros.

O trabalho começou em 1958, quando o amigo de Fleming Ivar Bryce apresentou-o a um jovem escritor e diretor irlandês, Kevin McClory , e os três, juntamente com o amigo de Fleming e Bryce Ernest Cuneo, trabalharam em um roteiro.

Em outubro, a McClory introduziu o roteirista experiente Jack Whittingham para a equipe recém-formada e, em dezembro de 1959, McClory e Whittingham enviaram um roteiro para Fleming.

Fleming tinha estado pensando no envolvimento da McClory e, em janeiro de 1960, explicou sua intenção de entregar o roteiro ao MCA , com uma recomendação dele e Bryce de que a McClory atua como produtora.

Ele também disse à McClory que, se a MCA rejeitar o filme por causa do envolvimento da McClory, então a McClory deveria se vender para a MCA, sair do acordo ou apresentar uma ação no tribunal.

Trabalhando em Goldeneye entre janeiro e março de 1960, Fleming escreveu o romance Thunderball , baseado no roteiro escrito por ele próprio, Whittingham e McClory.

Em março de 1961, a McClory leu uma cópia prévia, e ele e Whittingham solicitaram imediatamente ao Tribunal Superior de Londres uma injunção para interromper a publicação.

Após duas ações judiciais , a segunda em novembro de 1961, Fleming ofereceu um acordo à McClory, sentando-se fora do tribunal. McClory ganhou os direitos literários e cinematográficos para o roteiro, enquanto Fleming recebeu os direitos sobre a novela, desde que foi reconhecido como "baseado em um tratamento de tela por Kevin McClory, Jack Whittingham e o Autor".

Os livros de Fleming sempre venderam bem, mas em 1961 as vendas aumentaram dramaticamente. Em 17 de março de 1961, quatro anos após a sua publicação e três anos após a pesada crítica do Dr. No , um artigo na Life listado da Rússia, com o amor como um dos dez livros favoritos do presidente dos EUA, John F. Kennedy .

Kennedy e Fleming se encontraram anteriormente em Washington. [79] Este elogio e a publicidade associada levaram a uma onda de vendas que fez Fleming o escritor do crime mais vendido nos EUA.

Fleming considerado da Rússia, com amorpara ser o seu melhor romance, embora ele admitiu, "o grande é que cada um dos livros parece ter sido um favorito com uma ou outra seção do público e nenhum ainda foi completamente condenado".

Em abril de 1961, pouco antes do segundo processo judicial no Thunderball , Fleming teve um ataque cardíaco durante uma reunião semanal regular no The Sunday Times .

Enquanto ele estava convalescente, um de seus amigos, Duff Dunbar, deu-lhe uma cópia de Beatrix Potter 's o conto do esquilo Nutkin e sugeriu que ele tome o tempo para escrever a história de ninar que Fleming usado para dizer ao seu filho Caspar a cada noite.

Fleming atacou o projeto com entusiasmo e escreveu a seu editor, Michael Howard, de Jonathan Cape, brincando que "Não há um momento, mesmo na borda do túmulo, quando não estou escravizando por você"; O resultado foi o único romance para crianças de Fleming, Chitty-Chitty-Bang-Bang , publicado em outubro de 1964, dois meses após sua morte.

Em junho de 1961, a Fleming vendeu uma opção de seis meses sobre os direitos cinematográficos sobre seus romances publicados e futuros de James Bond e histórias curtas para Harry Saltzman .

Saltzman formou o veículo de produção Eon Productions, juntamente com Albert R. "Cubby" Broccoli , e após uma busca extensa, contrataram Sean Connery em um acordo de cinco filmes, começando pelo Dr. No (1962).

A descrição de Connery de Bond afetou o caráter literário; in You Only Live Biographies , o primeiro livro escrito após o Dr. No foi lançado, Fleming deu Bond um senso de humor que não estava presente nas histórias anteriores.

O segundo livro de ficção de Fleming foi publicado em novembro de 1963: cidades emocionantes , uma reimpressão de uma série de artigos do Sunday Times com base nas impressões de Fleming sobre várias cidades do mundo em viagens realizadas durante 1959 e 1960.

Aproximado em 1964 pelo produtor Norman Felton para escrever uma série de espiões para a televisão, Fleming forneceu várias idéias, incluindo os nomes dos personagens Napoleon Solo e April Dancer , para a série The Man from UNCLE

No entanto, a Fleming retirou-se do projeto na sequência de um pedido da Eon Productions, que estava interessado em evitar quaisquer problemas legais que pudessem ocorrer se o projeto se sobrepasse com os filmes Bond.

Em janeiro de 1964, Fleming foi a Goldeneye pelo que provou ser seu último feriado e escreveu o primeiro rascunho de The Man with the Golden Gun .

Ele estava insatisfeito com isso e escreveu para William Plomer , o editor da cópia de suas novelas, pedindo que ele fosse reescrito.

Fleming tornou-se cada vez mais infeliz com o livro e considerou reescrevê-lo, mas foi dissuadido por Plomer, que considerou viável para publicação.

Morte

Um obelisco marcando o local da sepultura da família Fleming

Sepultura de Ian Fleming e memorial em Sevenhampton

Fleming era um fumante e bebedor pesado ao longo de sua vida adulta e sofria de doença cardíaca .

Em 1961, aos 53 anos, sofreu um ataque cardíaco e lutou para se recuperar .

No dia 11 de agosto de 1964, ao se hospedar em um hotel em Canterbury , Fleming foi para o Royal St George's Golf Club para o almoço e depois tomou uma refeição no hotel com amigos.

O dia tinha sido cansativo para ele, e ele entrou em colapso com outro ataque cardíaco pouco depois da refeição.

Fleming morreu aos 56 anos no início da manhã de 12 de agosto de 1964 - o décimo segundo aniversário de seu filho Caspar.

Suas últimas palavras gravadas foram uma desculpa para os motoristas da ambulância por ter incomodado, dizendo: "Lamento incomodar você. Não sei como você se dá tão rápido com o trânsito nas estradas nos dias de hoje".

Fleming foi enterrado no cemitério de Sevenhampton , perto de Swindon .

Os últimos dois livros de Fleming, The Man with the Golden Gun e Octopussy e The Living Daylights , foram publicados póstuma.

O homem com a arma dourada foi publicado oito meses após a morte de Fleming e não passou pelo processo completo de edição por Fleming.

Como resultado, o romance foi pensado pela editora Jonathan Cape para ser magro e "fraco".

As editoras passaram o manuscrito para Kingsley Amis para ler as férias, embora não usassem suas sugestões.

O biógrafo de Fleming, Henry Chandler, observa que o romance "recebeu revisões educadas e bastante tristes, reconhecendo que o livro efetivamente foi deixado sem metade e, como tal, não representou Fleming no topo do jogo".

O livro Bond final, contendo duas histórias curtas, Octopussy e The Living Daylights , foi publicado na Grã-Bretanha em 23 de junho de 1966.

Em outubro de 1975, o filho de Fleming Caspar, de 23 anos, cometeu suicídio por overdose de drogas e foi enterrado com seu pai.

A viúva de Fleming, Ann, morreu em 1981 e foi enterrada com seu marido e seu filho.

Escrevendo

O autor Raymond Benson , que mais tarde escreveu uma série de romances de Bond, observou que os livros de Fleming se dividem em dois períodos distintos ao longo de linhas estilísticas.

Aqueles livros escritos entre 1953 e 1960 tendem a se concentrar em "humor, desenvolvimento de personagens e avanço de trama", enquanto os lançados entre 1961 e 1966 incorporam mais detalhes e imagens. Benson argumenta que Fleming se tornou "um mestre de contos" quando escreveu o Thunderball em 1961.

Jeremy Black divide a série com base nos vilões que Fleming criou, uma divisão apoiada pelo acadêmico Christoph Linder.

Assim, os primeiros livros do Casino Royale para For Your Eyes Only são classificados como "Histórias da Guerra Fria", com SMERSH como antagonistas, seguido por Blofeld e SPECTER como opositores de Bond nas três novelas Thunderball , On Her Majesty's Serviço secreto e você só vive duas vezes , após o descongelamento das relações Leste-Oeste.

Black e Linder classificam os livros restantes -The Man with the Golden Gun , Octopussy e The Living Daylights e The Spy Who Loved Me - como "as últimas histórias de Fleming".

Estilo e técnica

Fleming disse do seu trabalho "enquanto thrillers pode não ser literatura com um capital G, é possível escrever o que posso melhor descrever como 'thrillers projetados para ser lido como literatura ' ".

Ele nomeou Raymond Chandler , Dashiell Hammett , Eric Ambler e Graham Greene como influências.

William Cook no New Statesman considerou James Bond como "o culminar de uma tradição importante, mas muito maligna, na literatura inglesa.

Quando menino, Fleming devorou ​​os contos de Bulldog Drummond do tenente-coronel HC McNeile (também conhecido como" Sapper ") e o Richard Hannayhistórias de John Buchan.

Seu gênio era reconquistar essas aventuras antiquadas para se encaixar na moda da Grã-Bretanha do pós-guerra ... Em Bond, ele criou um Bulldog Drummond para a idade do jato ".

Umberto Eco considerou Mickey Spillane ter sido outra grande influência.

Em maio de 1963, Fleming escreveu uma peça para a revista Books and Bookmen , na qual ele descreveu sua abordagem para escrever livros Bond: "Escrevo por cerca de três horas pela manhã ... e faço outra hora de trabalho entre as seis e as sete da noite.

Eu nunca corrijo nada e nunca volto para ver o que escrevi ... Ao seguir minha fórmula, você escreve 2.000 palavras por dia ".

Benson identificou o que ele descreveu como "Fleming Sweep", o uso de "ganchos" no final dos capítulos para aumentar a tensão e puxar o leitor para o próximo.

Os ganchos combinam com o que Anthony Burgess chama de "um estilo jornalístico elevado" para produzir "uma velocidade da narrativa, que impede o leitor de cada perigo de burla".