O SER HUMANO E SUAS PERDAS INSUBSTITUÍVEIS


HOMENAGEM - 19/10/2017

Dedicado a nossa filha CARINE MOTA (Cal) 1970-2013 e às famílias que perderam Entes queridos, de maneira tão prematura.

Todo ser humano durante seus ciclos de vida sofrem perdas terríveis e insubstituíveis, principalmente para aqueles que perderam Entes queridos às vezes tão prematuramente por acidentes, crimes ou mesmo por enfermidades terríveis.

Muitas pessoas que passam por esta fatalidade começam a ter uma existência muitas vezes sem os momentos felizes como era de costume, mesmo que lhes seja proporcionado uma vida sem outros tipos de sofrimentos, mesmo que possam viver relativamente sem problemas de doenças ou mesmo financeiros.

Muitos são os que têm condições para a aquisição de bens e de todos os tipos e de regalias que poderiam lhes trazer muita felicidade caso não tivessem passados por momentos tão terríveis, no entanto nada preenche o vazio instalado nos seus corações em virtude da enorme e insubstituível perda de alguém com que conviveu por muitos anos com amor e grande afinidade e de repente lhe deixa de uma maneira brusca e prematura.

Fica muito difícil para os pais de filhos tão dedicados e amorosos se verem em um piscar de olhos separados em virtude da morte tão inesperada e dessa forma invertendo a lógica da vida, aonde os filhos que deveriam enterra os pais, não que isso seja uma regra exata, mais é a maneira que o ser humano espera que aconteça.

Possivelmente existirá alguém que lendo este texto e que nunca tenha passado por nenhum tipo dos problemas citados, pense que se trata de sentimento exacerbado por parte de quem sofre por estes acontecimentos, é bem natural, pois só quem passa por estes momentos sabe analisar as tristes conseqüências de fatos que invertem a expectativa da vida quando pais têm que enterra um filho.

Jurandir Mota