Um jovem maluco ou .... um novo Senna???

Max Emilian Verstappen (Hasselt, 30 de setembro de 1997) é um piloto neerlandês de automobilismo. Defende a Equipe Red Bull de Fórmula 1.

Carreira

Nascido na Bélgica, Max Verstappen vem de uma família de pilotos: seu pai, Jos Verstappen, disputou oito temporadas de Fórmula 1 pelas equipes Benetton, Simtek, Footwork, Tyrrell, Stewart, Arrows e Minardi; sua mãe, Sophie Kumpen, correu de kart; Paul Kumpen, seu avô, competiu em provas de endurance, e seu tio Anthony Kunpen participou de corridas do FIA GT e nas 24 Horas de Le Mans.

Disputou uma corrida de kart pela primeira vez aos 4 anos.

Até 2012, tornou-se um dos principais competidores da modalidade.

Sua ascensão para os monopostos foi em outubro de 2013, pouco depois de Max completar 16 anos.

Pilotou um carro da Manor Motorsport no circuito de Pembrey, dando 160 voltas. Em seguida, fez mais um teste, agora com um Dallara F311 da Motopark Academy, no circuito de Jerez.

Em janeiro de 2014, foi confirmada sua participação na Florida Winter Series.

Pouco depois, assinou com a Van Amersfoort Racing para disputar a Fórmula 3.

Em julho, correu o Masters de Fórmula 3 pela Motopark.

Max Verstappen durante o Grande Prêmio da Malásia de 2015

Em 18 de agosto de 2014 a equipe Scuderia Toro Rosso anunciou sua contratação em lugar de Jean-Éric Vergne para a temporada de 2015.

A contratação do jovem gerou crítica do ex-campeão da categoria Jacques Villeneuve ao dizer que "era a pior coisa para a Fórmula 1".

Em 31 de agosto colidiu um modelo Red Bull RB8 durante uma exibição nos Países Baixos.

No entanto, logo na sua segunda corrida na categoria alcançou o sétimo lugar no Grande Prêmio da Malásia de 2015 tornando-se o mais jovem piloto a pontuar na Fórmula 1, com dezessete anos e 180 dias de idade.

Red Bull

Max Verstappen comemorando sua primeira vitória na Fórmula 1 no Grande Prêmio da Espanha de 2016.

Em 5 de maio de 2016, dias após o Grande Prêmio da Rússia, a equipe Red Bull promoveu a troca de Max por Daniil Kvyat.

Após o anúncio, revelou que ficou muito ansioso ao iniciar na equipe a ponto de ficar três noites sem dormir.

A mudança de equipe fez com que seu pai também anunciasse que se afastará da gerência da carreira de Max por acreditar que este alcançou o lugar almejado.

Na sua primeira corrida na equipe, no Grande Prêmio da Espanha de 2016, obteve sua melhor posição de largada - quarto lugar.

Na corrida assumiu o segundo posto após a colisão entre os líderes Lewis Hamilton e Nico Rosberg.

Permaneceu mais tempo na pista antes de sua segunda troca de pneus e assumiu a liderança na volta 44 após a troca de pneus de Daniel Ricciardo.

Manteve-se na liderança mesmo sob pressão de Kimi Räikkönen da Ferrari até a vitória.

Com este resultado alcançou três marcas históricas na categoria: o mais jovem piloto a liderar uma prova, o mais jovem a subir ao pódio, o mais jovem a vencer e também o primeiro de seu país a faze-lo.

Marcas

Verstappen é detentor de diversos recordes como piloto mais jovem na Fórmula 1.

2014 Scuderia Toro Rosso - Piloto mais jovem a testar um carro da Fórmula 1, com 17 anos e 2 dias.

2015 Scuderia Toro Rosso - Piloto mais jovem a correr na Fórmula 1, com 17 anos e 166 dias

2016 Red Bull Racing - Piloto mais jovem a conseguir um pódio, com 18 anos e 229 dias.

2016 Red Bull Racing - Piloto mais jovem a vencer uma prova, com 18 anos e 229 dias.

2016 Red Bull Racing - Piloto mais jovem a fazer a melhor volta, com 19 anos e 45 dias.

Nota do divulgador:- Para quem adora Formula 1 e gosta realmente de gente arrojada como era o nosso Ayrton Senna da Silva, está ai um novo menino prodígio que realmente sabe pilotar!!!