EM MEMÓRIA DE MEU PAI SEBASTIÃO PEREIRA: circulação do sangue - síntese em papel
Encontrei um pequeno papel com pauta com a letra de meu pai. Ele sintetiza a pequena e grande circulação.
___________
Pequena circulação do sangue
explicação de meu pai Sebastião Pereira
O sangue venoso ao chegar no pulmão entra em contacto com o ar inspirado e se beneficia "hematose" e já agora sangue bom é levado ao coração, que encarrega de bombá-lo às partes mais distantes do organismo.
Desenho
pulmão e coração, com a seta direta do primeiro ao segundo órgão.
____
Grande circulação do sangue
explicação de meu pai Sebastião Pereira
O sangue sai do coração e vai até às extremidades de nosso corpo levado pelas artérias, quando jfica pobre em oxigênio é recolhido de volta aos pulmões pelas veias, muito carregado de gás carbônico, impróprio para respirar.
Desenho pulmões e coração com uma parábola grande que os liga.
______________
Na internet hoje: Veja em desenho em: http://ricardoreda.blogspot.com.br/2011/03/pequena-e-grande-circulacao.html Acesso em 03 de set. de 2017.
Grande circulação (sistêmica) - A grande circulação, ou circuito sistêmico, é a designação dada à parte da circulação sanguínea que se inicia no ventrículo esquerdo. Dali, o sangue (sangue arterial) é bombeado pela contração do ventrículo esquerdo para a artéria aorta. Esta divide-se para os órgãos principais do nosso corpo (com exceção dos pulmões), onde se utiliza o oxigénio. O sangue venoso ou seja, o que é pobre em oxigênio, (nesta etapa da circulação, já que o mesmo não acontece na pequena circulação) volta ao coração pelas veias cavas, introduzindo-se assim na aurícula direita. Da aurícula o sangue passa para o ventrículo direito através do orifício atrioventricular, onde existe a válvula tricúspide. Assim, a grande circulação começa no ventrículo esquerdo e termina no átrio direito. Ventrículo esquerdo → Tecidos → Átrio direito (Coração → corpo → coração)
Pequena circulação (Pulmonar) - Na pequena circulação, o sangue venoso que se encontra no ventrículo direito vai para as artérias pulmonares dirigindo-se para os pulmões percorrendo os capilares pulmonares, onde se realiza a hematose, ou seja, as trocas gasosas. O sangue arterial volta ao coração através das veias pulmonares, entrando no átrio esquerdo. Ventrículo direito → Pulmões → Átrio esquerdo (Coração → pulmão → Coração)
Simplificando: Enquanto o ventrículo direito impulsiona o sangue para os pulmões (através da pequena circulação), o ventrículo esquerdo o impulsiona para os tecidos do corpo (através da grande circulação), sob pressão bem maior.