HOMENAGEM À iGREJA DOS FRADES DE PIRACICABA, SP

Um olhar de fé e estética sobre a Igreja dos Frades Menores Capuchinhos (OFMCap), Piracicaba, Diocese de Piracicaba, SP.

J B Pereira

“28 Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. 29 Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para a vossa alma. 30 Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.”

Fonte: O Santo Evangelho Segundo Mateus, Capítulo 11:

Fonte: https://www.lds.org/scriptures/nt/matt/11.28?lang=por

“Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura” Mc 16,15

A Igreja dos Frades Menores Capuchinhos (OFMCap), Piracicaba, Diocese de Piracicaba, SP, é uma das mais lindas de São Paulo. Ao entrar nesse templo católico logo se possibilita um momento de visitação de fé e ponto turístico da cidade. Sua arquitetura nos faz viajar aos momentos do nosso catolicismo. Foi inaugurada em 10 de dezembro de 1895 e seu tombamento se deu em 2002. O catolicismo das relíquias, incenso, imagens, devoções e expressões em latim.

Veja a beleza estética e seu interior na fonte: https://www.facebook.com/Igreja-dos-Frades-Piracicaba-319958574820899/

No site abaixo, apresenta a seguinte a explicação:

”... pinturas de frei Paulo Maria de Sorocaba e do artista italiano Pedro Gentille. A Via-Sacra é em óleo sobre tela do Irmão Maximiliano Schmalz. Há oito imagens trazidas para o Brasil em 1911, feitas pelo escultor tirolês Franz Tavella. As ima-gens do Sagrado Coração de Jesus e do Calvário foram esculpidas no Brasil pelo artista italiano Giácomo Scopoli e estão no templo desde 1936. O púlpito feito em madeira datado de 1900 que segue o estilo ‘art-noveau’, assim como os altares laterais elaborados por Antonio Spinelli são outros destaques.”

Fonte: http://www.diocesedepiracicaba.org.br/capa.asp?ja=58

• Na nave principal, há evangelistas nos quatro cantos e a presença central de profetas do Antigo testamento. Aparece também João Batista.

• Acima do sacrário, centralizado tem a representação da pintura da Trindade Santíssima.

• Logo abaixo, uma bela escultura do Sagrado Coração de Jesus de mãos abertas.

• À direita de quem entra, está a morte de São José, em que aparecem textos em latim contextualizando a devoção dos papas e textos bíblicos alusivos como:

 “Luctoreis hisce temporibus ad mal aominia propulsoanda edifficacius dei miserationem per merita et intecessionem S. Joseph oremus.” Pio IX.

 “Tu eris super dominum mean est adimperium oris cunctus populis obediet.” Gn 41, 40; “Tu mesmo serás posto à frente de toda a minha casa, e todo o meu povo obedecerá à tua palavra: só o trono me fará maior do que tu.” (tradução) Fonte: Gênesis, 41 – Bíblia Católica Online- http://www.bibliacatolica.com.br/biblia-ave-maria/genesis/41/

 “Ite ad Joseph et quidquid vobis dixerit, fecite.” Gn 41, 55; "Em seguida houve fome também no Egito, e o povo clamou ao faraó pedindo pão. Este disse a todos os egípcios: “Ide a José, e fazei o que ele vos disser.” (tradução) Fonte: Gênesis, 41 –Bíblia Católica Online-http://www.bibliacatolica.com.br/biblia-ave-maria/genesis/41/

 “Qui custus est Domini sui clorificabitum.” Prov. 27; 18 ““Ele mantém o seu fruto come árvores e que guarda seu senhor será honrado.”

Fonte: https://www.bibliaonline.com.br/acf/pv/27

 “Constituit eum Dominum Dumus sua.” Psalmus 104, 21, "... e o nomeou senhor de sua casa e governador de seus domínios,"

Fonte: Salmos, 104 - Bíblia Católica Online - http://www.bibliacatolica.com.br/biblia-ave-maria/salmos/104/

 Iesu: “Vincit, regnat, imperat.” Jesus: ”Vence, reina e impera.” Jesus vence o pecado pela Cruz e pelo Batismo, reina em nossos corações pelos Sacramentos em especial a Eucaristia, impera em sua Igreja e em nome do Pai eternamente pelo amor e pela unção do Paráclito. Cruz em mármore branco à direita da porta da frente, que comemora as missões de 1900.

• Em frente, do outro lado, aparece a devoção à Virgem Puríssima e imagens bíblicas do anúncio e outras.

• Nas paredes, desenhos parecidos de papel de parede de diferentes cores e estilos ornamentais.

• O piso foi trocado, para os de cimento com desenhos articulados.

• A linguagem em português ainda conserva a antiga ortografia (verbo: cair) nos quadros da via-sacra como: “Jesus cahe segunda vez.” Isso é interessante e original para o contexto da igreja e sua fundação. Ortografia lusitana, inclusiva aparece assim em Lusíadas:

Fonte: https://pt.scribd.com/document/337007681/Os-Lusiadas

• Há outras expressões interessantes em latim na nave principal, que podem ser lidas e anotadas.

É bom admirar uma igreja assim tão bela, amar a Igreja de Jesus: participar com a família e amigos das celebrações e contribuir com as festividades para a manutenção e conservação de nossa igreja com o dízimo e outras formas de pastorais conforme nossa disposição de leigos.

Jesus vence o pecado pela Cruz e pelo Batismo, reina em nossos corações pelos Sacramentos em especial a Eucaristia, impera em sua Igreja e em nome do Pai eternamente pelo amor e pela inspiração do Paráclito.

____________

CONSAGRAÇÃO AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=eq3vYLXD8R4

No Sagrado Coração de Jesus encontramos paz, fortaleza e conversão.

Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com

Ó Coração de Jesus, meu Salvador, que depois de ter derramado o Vosso Sangue na cruz, até a última gota, imolais-Vos todos os dias na Missa! Eis-me prostrado diante de Vós, desejando ardentemente corresponder aos apelos de Vossa imensa caridade.

Assim, prometo empregar todos os esforços para que o apóstolo floresça, a fim de que o Vosso reino seja ampliado nas comunidades, nas famílias e nos corações de todos.

Eu vos peço que me concedais força e constância para cumprir fielmente esse meu propósito.

Amém.

Monsenhor Jonas Abib

Fundador da Comunidade Canção Nova

Fonte: https://padrejonas.cancaonova.com/mensagem-do-dia/faca-a-consagracao-ao-sagrado-coracao-de-jesus/

. Podemos encontrar refúgio no Sagrado Coração de Jesus

. Reze pedindo ao Pai um coração misericordioso

CD Orações a Jesus Misericordioso - Canção da Misericórdia

Publicado em 25 de ago de 2016

CD Orações a Jesus Misericordioso por Eliana Sá

Rezando as Orações a Jesus Misericordioso, você se sentirá abraçado pela Misericórdia de Jesus.

FONTE: https://www.youtube.com/watch?v=eq3vYLXD8R4

J B Pereira e //www.facebook.com/Igreja-dos-Frades-Piracicaba-319958574820899/ e outros sites
Enviado por J B Pereira em 28/07/2017
Código do texto: T6067447
Classificação de conteúdo: seguro