ARCHIMEDES PEDREIRA FRANCO - TRIBUTO
QUEM É ARCHIMEDES JOSÉ STIEBLER PEDREIRA FRANCO ?
Quem o conhece nos seus meandros?
Rogo a Deus que eu consiga a redenção necessária para organizar o pensamento, pegar o caminho mais verdadeiro e sem atalhos, para discorrer sobre a grandeza de Archimedes Pedreira Franco.
Seria mais fácil, certamente, se eu tivesse que lhe dirigir verbalmente todos os encómios merecidos. Assim, então, não necessitaria decorar a fala, ensaiar o texto, tampouco premeditar o desejo de expressar o meu apreço por esse extraordinário homem público, por quem o meu saudoso pai, Antônio Lobo, nutria grande amizade.
Não cabe, portanto, contestar, o fato de o Dr. Archimedes ter alcançado o pináculo do sucesso na sua vida pública e pessoal, merecendo inclusive, o reconhecimento nacional.
Archimedes nasceu líder; como ninguém, ele sabe usar da sua influência para projetar a imagem da Bahia de forma positiva. Aos olhos íntegros de quem o conhece, a sua vida sem dúvida é a personificação do sucesso e da respeitabilidade pública e privada.
A excelência da sua pontualidade e a honradez das suas atitudes fizeram parte da sua história. Como Deputado, gerenciou mudanças e legislou com diplomacia e ética. Tinha uma percepção sutil do que era justo e um profundo respeito aos princípios.
Disse o poeta que um homem com coragem faz maioria e sua história. Archimedes fez história no MDB e, sob a batuta do grande Professor Josapha Marinho, ele comandou uma centúria e deixou a sua marca honrosa de bravo centurião.
Como político, diferente dos de hoje, NUNCA permitiu-se o desconforto do diálogo meticulosamente preparado, com a finalidade de lhe garantir benefícios, conciliar interesses e obter vantagens de qualquer natureza.
Estribado na ética e honradez, acreditava que o caminho para a moralidade não permitia atalhos.
Archimedes é um construtor de caráter, um semeador de atitudes nobre e um confiável amigo dos que considere merecedores do seu respeito.
Infelizmente no Brasil tudo mudou. Ao que parece, liderança é coisa do passado, ficou apenas na historia: Os "Caras Pintadas" viraram "Caras Lavadas", sem vergonhas e sem escrúpulos...
Hoje, com a carência de LÍDERES e as implicações estruturais dos partidos sem comandos, provocaram certamente, a falência da política brasileira. Por tudo isso, então, o povo tomou aversão generalizada aos atuais políticos e choram a falta dos grandes nomes de outrora, a exemplo de Archimedes Pedreira Franco.
A excelência sempre foi o sacerdócio de Archimedes. Transcendeu na política da Bahia e alcançou a respeitabilidade no cenário nacional. A sua vida pública foi sem dúvida, a personificação do sucesso.
Os que nunca tiveram outro interesse senão o da moralidade e da honradez política, jamais contestaria a grandeza dos seus feitos.
Foi Vereador da Capital, duas vezes Deputado Estadual, Suplente de Senador e inúmeros cargos de relevância nacional, não lhe deixou vaidoso. Sempre deu prova que não se escraviza com correntes de ouro e não acumula o que se corrompe com o tempo, por entender que o poder é efêmero.
"... E tudo que é efêmero se desfaz. E ficaste só tu que é eterno"
Despediu-se da vida pública, mas não disse adeus à política. Nenhuma força é grande o suficiente para lhe fazer esquecer a política nacional, a Bahia, sobretudo o seu povo que por muitos anos lhe fez feliz.
"Se é a razão que faz o homem, é o sentimento que o conduz".
Por derradeiro, então, como seu amigo e sabedor das suas qualidades, não me furtarei, jamais, de lhe prestar esse justo tributo, e rogar pelo seu sucesso em novos projetos.
Com o meu abraço e respeito da família Lobo.
Manoel Lobo.