HOMENAGEM a Duns Scotus (1996, Beatificado por São João Paulo II).

Duns Scoto e a Imaculada Conceição

A catequese dirigida pelo Papa aos grupos de peregrinos do mundo inteiro, reunidos na Sala Paulo VI para a audiência geral desta quarta-feira (07/07)

http://www.franciscanos.org.br/?p=4351

_____________

O frei franciscano Beato Duns Scotus

(1996, Beatificado por São João Paulo II).

http://www.recantodasletras.com.br/homenagens/5748534

___________

"Foi em 1971 que os escritos de Scoto foram aprovados, e justo porque o critério de ortodoxia não era mais a obra de Santo Tomás, mas a doutrina da Igreja; uma mudança – dizem alguns- de época, pela qual esta história da causa de Scoto deve ser incluída nos manuais de teologia e história da igreja.

(...)

“Nascido na Escócia por volta de 1265, Giovanni Duns Scoto foi chamado de “Beato” quase no dia depois da sua morte piedosa em Colónia, no 08 de novembro de 1308. Nesta diocese, bem como na de Edimburgo e de Nola, além do âmbito da Ordem Seráfica, foi-lhe dado nos séculos um culto público, que a Igreja tem solenemente reconhecido no dia 06 de julho de 1991 e que hoje confirma. Às Igrejas particulares mencionadas, que estão presentes nesta tarde na Basílica de São Pedro, com seus digníssimos pastores, bem como a toda a família franciscana, dirijo a minha saudação, convidando a todos para abençoar o nome do Senhor, cuja glória brilha na doutrina e na santidade do Beato Giovanni, cantor do Verbo encarnado e defensor da Imaculada Conceição de Maria."

"... o Beato Duns Scoto é um exemplo de fidelidade à verdade revelada, de fecunda ação sacerdotal, de sério diálogo na busca da unidade, ele que, como afirmava Giovanni de Gerson, sempre foi movido em sua vida “não pela contenciosa singularidade da vitória, mas pela humildade para chegar a um acordo” (lectiones duae “Poenitemini”, Lect. alt., consid. 5:… cit in Epist Apost Alma Parens: AAS 58 [1966] 614)."

"Que seu espírito e sua memória possam iluminar da luz de Cristo o trabalho e as esperanças da nossa sociedade. “

(Tradução Thácio Siqueira)

Thácio Siqueira: https://pt.zenit.org/articles/duns-scoto-o-beato-que-foi-contrario-a-doutrina/
Enviado por J B Pereira em 03/06/2017
Código do texto: T6017578
Classificação de conteúdo: seguro