Já o sabeis,...Juarez?

Com a espada de Azrael pipocando no final de maio em Pitangui, a mortandade foi bem acima da média. E justamente no dia derradeiro do mês de Maria, das mães e das noivas, coube a Raimundo Reis da Silva, o Jaú da Pipoca, de longa data enfermado, atender o chamado.

E parece significativo evocar aqui que a palavra para pipoca, essa guloseima baratinha e querida de todos, na língua espanhola, essencialmente empregada no plural - pois ninguém contenta-se com uma só - seja palomitas. O que literalmente quer dizer pombinhas. E nenhum melhor contraste combinado, como el de las palomitas blanquitas y el dulce negro Jaú.

Por gerações, com a sua pipoqueira móvel, o Jaú alimentou sonhos da gurizada tanto como o apetite da gente mais erada, que com seu saquinho cheiinho à mão eram a volúpia sacramentada - e saciada.

Pipoca a parte, conheci o lado arbitral do Jaú, a quem um Alberto da Gama Malcher, o julgador dos árbitros, daria nota máxima. Foi quando, em 1965, papai, no ânimo de nos regalar com uma bicicleta, levou-nos à casa do Dito Nove-Horas, carroceiro, que anunciava estar à venda a sua Gulliver verde, em bom estado, ali nas cercanias do cemitério da cidade.

Jaú, que vivia na vizinhança e que chegou à cena no exato momento em que se iniciavam as tratativas a bordo de sua Merckswiss, não se fez de rogado quando a opinar sobre a qualidade do produto foi solicitado.

Inicialmente proferiu a máxima filosófica do mundo ciclístico: o que condenava uma bi-rodal era o sinal de solda. Detidamente examinando o quadro - que na realidade é um triângulo - sentenciou:

- Nenhuma ocorrência. Palhares, o grande periciador campineiro não faria melhor que aquele Jaú brejeiro, ligeiro e já pipoqueiro.

Papai animou-se com o resultado da perícia - que levou uma fração milesimal de tempo da que o Presidente Temer solicitou ao STF, para a fita de suas conversações com o Joesley - e arrematou o produto, para a satisfação de ambos os lados.

Jaú tomou seu rumo em sua Merckswiss descambada, que requeria, para rodar, a perícia de uma volteada do corpo para a direita, porquanto máquina pendia para a esquerda. E nenhum sinal de solda.

Mas a partir de hoje, nosso lábaro estrelado, é com o fulgor de Jaú que se molda...

Paulo Miranda
Enviado por Paulo Miranda em 01/06/2017
Reeditado em 01/06/2017
Código do texto: T6015534
Classificação de conteúdo: seguro