HOMENAGEM AOS PRIMEIROS SANTOS DO BRASIL - EXEMPLOS DE FÉ E FIDELIDADE À IGREJA CATÓLICA DESDE A COLONIZAÇÃO.

Protomártires de Natal serão canonizados: Igreja no Brasil em festa

“Devemos render graças a Deus e proclamar o belíssimo refrão do hino dos mártires: Mártires da fé, filhos do Rio Grande, homens e mulheres, jovens e meninos, pelo Bom Pastor deram o seu sangue. Nossa Igreja, em festa, canta os seus hinos. Então, nós estamos em festa com esta notícia, de muitas graças para a nossa Igreja. " http://br.radiovaticana.va/news/2017/03/23/m%C3%A1rtires_natal_ser%C3%A3o_canonizados_igreja_no_brasil_em_festa/1300706

Há santos mirins na história da Igreja de longa data: mártires inocentes no tempo de Jesus menino, mártires no coliseu romano, São Tarcísio, São José Sanches del Rio, Jacinta e Francisco Marto (pastorinhos de Fátima - 1917-2017), além de que "Francisco canonizará no dia 15 de outubro deste ano, na Basílica de São Pedro, no Vaticano, os primeiros mártires brasileiros, os sacerdotes André de Soveral, Ambrósio Francisco Ferro e o laico Mateus Moreira, além de outras 27 pessoas assassinadas em 1645. (...) Eles serão os primeiros mártires brasileiros e foram assassinados entre os dias 16 de julho e 3 de outubro de 1645 pelos protestantes calvinistas holandeses instalados em Brasil naquela época.

Muitos foram assassinados em Cunhaú e Uruacu, no Rio Grande do Norte, durante uma missa dominical celebrada por André de Soveral. Eles tinham sido beatificados pelo papa João Paulo II em março de 2000, na basílica de São Pedro.

Os mártires brasileiros serão canonizados em uma cerimônia ao lado de dois meninos mexicanos conhecidos como Mártires de Tlaxcala; o espanhol Faustino Miguez, fundador do Instituto Calasancio Filhas da Divina Pastora; e o sacerdote franciscano italiano Luca Antonio Falcone." http://www.revistaencontro.com.br/app/noticia/atualidades/2017/04/20/noticia_atualidades,159018/primeiros-martires-brasileiros-serao-canonizados-pelo-papa-francisco-e.shtml

Protomártires de Natal serão canonizados: Igreja no Brasil em festa

O Papa Francisco aprovou esta quinta-feira (23/03) os votos favoráveis à canonização dos protomártires do Brasil. Em entrevista à RV, o arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, nos fala da alegria e júbilo com os quais a Igreja no Brasil recebeu a…

br.radiovaticana.va

______________________________

5 santos que partiram para o Céu ainda crianças

Não importa a nossa idade: essas crianças têm muito a nos ensinar!

Philip Kosloski | Maio 15, 2017

1 – São José Luis Sánchez del Río

Com estarrecedora crueldade, as tropas do governo ateu e inspiração comunista cortaram as solas dos pés do menino de 14 anos e o forçaram a caminhar assim, em carne viva, até o cemitério.

No trajeto para o martírio, ele gritava continuamente:

“Viva Cristo Rey!“.

São José Luis Sánchez del Río foi fuzilado pelo comandante. O menino santo de 14 anos foi martirizado porque não quis renunciar à sua fé católica.

Veja também: O beato mártir cristero de 14 anos que foi assassinado gritando “Viva Cristo Rei!”

https://pt.aleteia.org/2017/05/15/5-santos-que-partiram-para-o-ceu-ainda-criancas/

Jacinta respondia às provações dizendo:

“Ah, quanto eu amo sofrer por amor de Nosso Senhor e Nossa Senhora! Eles amam muito aqueles que sofrem pela conversão dos pecadores“.

Francisco também declarava, conforme as lembranças de sua prima, a também vidente Irmã Lúcia:

“Sofro para consolar Nosso Senhor, e, depois de um tempo, ir para o céu”.

Francisco morreu aos 10 anos, em 1919, enquanto Jacinta morreu aos 9, no ano seguinte.

Veja também:

O pastorinho de Fátima que morreu oferecendo a sua dor a Deus

4 – São Domingos Sávio

São Domingos, mais tarde, declarou sobre a sua Primeira Comunhão:

“Foi o dia mais feliz e maravilhoso da minha vida!“

Com seu lema “Antes morrer que pecar”, ele almejava seguir em tudo a vontade de Deus e dizia:

“Não posso fazer grandes coisas. Mas quero que tudo o que faço, mesmo a menor das coisas, seja para a maior glória de Deus“.

De saúde muito frágil, São Domingos Sávio partiu para a Casa do Pai aos 14 anos.

Veja também:

Pureza, alegria, determinação: Domingos Sávio, 15 anos, santo!

5 – Beata Imelda Lambertini

Seu grande anseio era receber Jesus na Santa Eucaristia, mas, na época, a Primeira Comunhão se fazia aos 14 anos.

Ela se perguntava:

“Poderá alguém receber Jesus em seu coração e não morrer?”

https://pt.aleteia.org/2017/05/15/5-santos-que-partiram-para-o-ceu-ainda-criancas/; http://br.radiovaticana.va/news/2017/03/23/m%C3%A1rtires_natal_ser%C3%A3o_canonizados_igreja_no_brasil_em_festa/1300706
Enviado por J B Pereira em 16/05/2017
Reeditado em 16/05/2017
Código do texto: T6001061
Classificação de conteúdo: seguro