HOMENAGEM ao encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida - 300 anos de sinais de amor e compaixão pelo povo brasileiro em sua diversidade étnica e regionalista, desde o contexto da escravidão...

Viva a Mãe de Deus e Nossa!!! (Hino N.S.Aparecida)

https://www.youtube.com/watch?v=QXyd6Yiu-PM

Viva a mãe de Deus e nossa,

sem pecado concebida!

Viva a Virgem Imaculada,

A Senhora Aparecida.

Aqui estão vossos devotos, cheios de fé incendida,

De conforto e de esperança, ó Senhora Aparecida.

Protegei a Santa Igreja, ó mãe terna e compadecida.

Protegei a nossa Pátria, ó Senhora Aparecida.

Velai por nossas famílias, pela infância desvalida,

pelo povo brasileiro, ó Senhora Aparecida.

https://grupodecantonsa.net/maria/125-viva-a-mae-de-deus-e-nossa

____________________

Aparecida o milagre - Filme completo - Rafaela Rampazo

Enviado em 28 de abr de 2011

"Aparecida - o Milagre" (Brasil, 2010), com Murilo Rosa, Maria Fernanda Cândido e Bete Mendes. Marcos (Murilo Rosa), filho de um casal devoto da Santa, passou a infância na cidade de Aparecida. Após a morte de seu pai (Rodrigo Veronese) em um acidente de trabalho durante a construção da Basílica, ele renega a fé e vai viver com um tio (Leopoldo Pacheco) em outra cidade. Torna-se um bem-sucedido empresário. Quando seu filho único, Lucas (Jonatas Faro), sofre um grave acidente de moto e fica entre a vida e a morte, Marcos retorna a Aparecida e se vê confrontado com antigos dilemas. Com Murilo Rosa, Maria Fernanda Cândido, Jonatas Faro, Bete Mendes, Rodrigo Veronese e Leona Cavalli. Direção de Tizuka Yamasaki.

Categoria Filmes e desenhos

Licença padrão do YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=Rpluj-8i5bw

____________________

Aparecida - O Milagre

Filme de 2010

Aparecida - O Milagre é um filme de longa metragem brasileiro, dirigido por Tizuka Yamasaki, estrelado por Murilo Rosa, Maria Fernanda Cândido, Leona Cavalli, Jonatas Faro e Bete Mendes nos papéis principais.

Wikipédia

Data de lançamento: 2010 (mundial)

Direção: Tizuka Yamasaki

Companhia(s) produtora(s): Globo Filmes; Vitória Produções

Elenco: Murilo Rosa; Maria Fernanda Cândido; J

_____________

Na escravidão, negros ficaram à margem da sociedade brasileira. Hoje ainda a negritude é motivo de polêmicas como a cota universitária, acesso à cultura e à educação. O casamento entre etnias diferentes e as marcas terríveis do racismo entre nós são um labirinto efetivo de políticas e práticas que exigem mudança de atitude e respeito à diversidade étnica, regional, religiosa e linguística no Brasil.

A negra imagem da Virgem Conceição grávida encontrada na pesca em Aparecida, SP, nos indica a mudança de mentalidade quanto à inserção e ao respeito ao negro (também ao índio e imigrantes), como elemento fundante e constituinte do povo brasileiro depois de 5 séculos de escravidão e mortes espúrias e intolerâncias de todo tipo ao diferente, ao não europeu. Esse eurocentrismo deve ser rechaçado em nome da fé cristã latino-americana. No Brasil, a imagem apresenta as contradições das relações sociais entre etnias e religiões, conflitos de terra, espaço urbano, acesso à informação e ao emprego, estabilidade econômica da família em suas diferentes nuances.

Penso que os milagres desde a pesca até a libertação do negro de seus grilhões e dores da alma são imprescindíveis para considerar que a alma e os corpos são moradas de Deus e somos todos irmãos em Jesus, todos filhos de Maria - Senhora de todos os povos.

Comemorar os 300 anos do encontro da imagem de negra cor é inserir no coração do brasileiro o respeito a todos e abrir-se ao projeto de Deus que é inclusão e o Céu é o encontro de etnias e pessoas no bem e na verdade sobre Jesus e em Jesus por um mundo melhor, feliz, justo e fraterno segundo o coração de Jesus, "mansão e humilde"...

J B Pereira

_____________

1717: três pescadores, uma rede e um milagre!

A Imagem possuía quarenta centímetros de altura, esculpida em terracota, uma argila que, depois de modelada, é cozida em forno apropriado.

O estilo da obra é seiscentista, ou seja, foi produzida a partir de 1600 d.C. (século XVII). Isto foi atestado por diversos especialistas em obras sacras, entre eles doutor Pedro de Oliveira Ribeiro Neto, os monges beneditinos do mosteiro de São Salvador, na Bahia, Dom Clemente da Silva Nigra e Dom Paulo Lachenmayer.

Outubro é o mês que os católicos no Brasil dedicam a Nossa Senhora da Conceição Aparecida. A festa litúrgica do dia 12 foi instituída em 1953 pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e tornou-se feriado nacional em 1980, por ocasião da visita de São João Paulo II naquele ano. Antes disso, a Igreja celebrava sua Padroeira em 7 de setembro. A mudança aproximou as comemorações ao momento estimado em que a Imagem foi retirada das águas do Rio Paraíba do Sul – 17 a 30 de outubro de 1717.

A peça que representa a Virgem Maria foi encontrada por três pescadores. João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia foram encarregados de conseguir peixe para o banquete que a Vila de Santo Antônio de Guaratinguetá iria oferecer a Dom Pedro de Almeida e Portugal, o Conde de Assumar, que à época também era o Governador da Província de São Paulo e Minas Gerais.

Após tentativas frustradas de pesca, os humildes servos de Deus ‘pescaram’ o corpo da santa e, em seguida, sua cabeça. A data do ocorrido é baseada no relato do “Diário da Jornada do Conde de Assumar”, que passou treze dias na comunidade. O período é confirmado no Arquivo da Cúria Metropolitana de Aparecida (I Livro do Tombo da Paróquia de Santo Antônio de Guaratinguetá - 1757) e no Arquivo Romano da Companhia de Jesus, em Roma (1748-1749).

A Imagem possuía quarenta centímetros de altura, esculpida em terracota, uma argila que, depois de modelada, é cozida em forno apropriado.

O estilo da obra é seiscentista, ou seja, foi produzida a partir de 1600 d.C. (século XVII). Isto foi atestado por diversos especialistas em obras sacras, entre eles doutor Pedro de Oliveira Ribeiro Neto, os monges beneditinos do mosteiro de São Salvador, na Bahia, Dom Clemente da Silva Nigra e Dom Paulo Lachenmayer. Encontrar as duas partes já seria, por si só, um milagre. Mas ao lançar as redes no Porto Itaguaçu, após viajar seis quilômetros, os pescadores apanharam uma enorme quantidade de peixes.

“(...) e continuando a pescaria, não tendo até então tomado peixe algum, dali por diante foi tão copiosa a pescaria em poucos lanços, que receoso, e os companheiros de naufragarem pelo muito peixe que tinham nas canoas, se retiraram as suas vivendas, admirados deste sucesso”.

Livro do Tombo da Paróquia de Santo Antônio de Guaratinguetá - (1757)

Foi quando teve início a devoção pela santa “Aparecida” nas águas. Devotos da comunidade passaram a reunir-se para rezar na casa de Felipe Pedroso, que produziu um oratório para a Senhora Aparecida.

31 anos depois, o jesuíta Padre Francisco da Silveira escreveu a crônica da Santa Missão realizada em Aparecida em 1748:

“Aquela imagem foi moldada em argila; sua cor é escura, mas famosa pelos muitos milagres realizados. Muitos afluem de lugares afastados, pedindo ajuda para suas próprias necessidades”.

Arquivo Romano da Companhia de Jesus, em Roma - (1748-1749)

Passaram 297 anos e os milagres da Virgem negra de Aparecida se multiplicaram pelo Brasil e o mundo. Seus milhares de devotos preparam-se agora para o jubileu dos 300 anos!

Referências bibliográficas e eletrônicas

:. Brustoloni, Julio. História de Nossa Senhora da Conceição Aparecida: imagem, o santuário e as romarias (p. 43-48). 10ª edição ver. e ampl. – Aparecida,SP: Editora Santuário, 1998.

:. CDM - Centro de Documentação e Memória do Santuário Nacional de Aparecida.

:. Portal Paulinas – Textos de Maria www.paulinas.org.br

________________

A peça que representa a Virgem Maria foi encontrada por três pescadores. João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia foram encarregados de conseguir peixe para o banquete que a Vila de Santo Antônio de Guaratinguetá iria oferecer a Dom Pedro de Almeida e Portugal, o Conde de Assumar, que à época também era o Governador da Província de São Paulo e Minas Gerais.

http://www.a12.com/formacao/detalhes/1717-tres-pescadores-uma-rede-e-um-milagre

_______________________________

o povo chamou-a de “Aparecida”, nome consagrado pela devoção popular, chegando a ser proclamada Rainha em 1904, e Padroeira do Brasil em 1930.

A Imagem milagrosa de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada no rio Paraíba do Sul no ano de 1717. Portanto, em 2017 o encontro da Imagem completará 300 anos.

Em comemoração à data, o Santuário Nacional de Aparecida promove o Jubileu “300 anos de bênçãos”, com uma programação devocional e obras de fé que vão nos preparar para o grandioso tricentenário.

Imagens peregrinas estão sendo enviadas a diversas arqui(dioceses) e Missionários Redentoristas levarão a cada capital do país uma imagem fac símile da Padroeira. Durante a peregrinação, serão colhidas porções de terra das capitais brasileiras para compor uma coroa especial para Nossa Senhora Aparecida.

Será inaugurado o Campanário do Santuário Nacional com sinos fabricados na Holanda e a grandiosa Cúpula da Basílica que também será inaugurada no Ano Jubilar.

O dia 12 de outubro de 2016 marcará a abertura do Ano Jubilar em comemoração aos 300 anos.

________________

38 anos do atentado da Imagem de Nossa Senhora Aparecida

Até hoje, Maria Helena Chartuni visita Aparecida para fazer um trabalho de manutenção na imagem antes da Festa da Padroeira do Brasil.

Liliani Benjamin, 16 de Maio de 2016 às 15h08. Atualizada em 16 de Maio de 2016 às 15h51.

http://www.a12.com/santuario-nacional/noticias/detalhes/38-anos-do-atentado-da-imagem-de-nossa-senhora-aparecida

J B Pereira e http://www.a12.com/santuario-nacional/institucional/detalhes/o-que-e-o-jubileu
Enviado por J B Pereira em 07/05/2017
Reeditado em 11/05/2017
Código do texto: T5992495
Classificação de conteúdo: seguro