AO MESTRE "ILMAR" COM CARINHO

Perdi um amigo das Letras, mas sei que ele não nos quer tristes. Republico, a seguir, uma homenagem que lhe fiz há tempos. Fica com Deus Mestre Ilmar!

"NA ESCOLINHA DO PROFESSOR ILMAR"

Registro aqui alguns comentários deixados na escrivaninha do querido professor Ilmar. Bom baiano e dos "bons", que faz da vida uma graça, enquanto fala sobre assuntos sérios. Adoro seus textos e aprendo um bocado com ele. O meu abraço mestre Ilmar.

Um dos primeiros contatos foi com"Erro".

Valha-me Deus, um professor perambulando no meu sítio. Socorro !

Confesso que foi assim que atravessei os labirintos midiáticos do Recanto, após encostar a superfície do polegar na campainha do teu endereço .

O pânico cresceu em proporções, quando fui vendo a extensão do latifúndio do tal mestre, e em simultâneo ao constatar que o homem, ainda por cima, era professor de português. Maravilhado com a riqueza de cultivos que, aos poucos me deparei , fui ao mesmo tempo perdendo o medo, à medida que avançava curioso, em meu garimpo.

Acho que tem a ver com teu jeito simples de abordar o idioma e suas incoerentes regras, sem contar com a alforria que me concedeste, pelo fato de não ser professor e ainda, com a devida vênia, dublê de poeta.

Atravessei infinitos acrósticos, aprendi a gostar do Bahia, adorei a pureza das piadas, para só então me dar conta de que fazia as pazes com a decepção no primeiro e "embauzado" , amor platônico pela professora de português da segunda, depois sexta série e agora sétimo ano, há exatos 37 anos. Sou engenheiro civil e empresário, me considero profissionalmente realizado e prestes a iniciar uma fase mais tranquila na vida, e me vejo de novo encantado pela velha paixão pela língua .

Não quero te aborrecer com isso, gostaria de dizer mesmo é que lendo-te despertou em mim este registro. Gostaria por ultimo de poder iniciar por aqui uma amizade, se possível, já que o meu melhor amigo é baiano, professor e pasme, sofredor do Bahia ! Brincadeiras a parte, espero não ser inconveniente e gostaria de poder te escutar sobre tudo ! Um grande abraço!

P. S. Não encontrei nos teus milhares ( não consegui ver tudo, é claro, ainda) de textos, a resposta do teste "ERRO". Agradeço se me mostrares ! Abraços

Comentário dois em um,sobre a chatice de Galvão Bueno e um certo "Escritor" .

Sou louco por efeum

Também detesto Galvão

Mas meu inquieto coração

Que vê com o olho do assum

De instinto protestador

Prefere sempre um escritor

Solidário com o seu"Desejo Frustrado".

Orgulhosa brisa que apaga a chama

Dar a volta por cima é necessário

Recomeços comuns ao intinerário

De quem nesta vida eterno ama

Comprando com ele uma boa briga com a censura em "Chorem Comigo".

Solidário ao teu protesto

Meu grito com o teu se encontra

Muito bonito o teu gesto

Se há governo sou contra

Nem mesmo na ditadura

E nem gosto de bigode

Abaixo toda a censura

O teu texto é arte pura

Recanto sem Ilmar não pode

Pura diversão no anúncio das férias em "Feliz 2014! (Oba! As Férias Chegaram!)".

Namore muito mas demore pouco

O recanto sem ti perde encanto

O teu canto é remédio pra pranto

Muitos sóis sem tua voz fico rouco

E eu sem saber que poeta tirava férias

Será que tem décimo terceiro

Se o professor não se arretar com pilhérias

Vou sugerir ao petê a bolsa pro ano inteiro

Um acróstico atravessado por um herói comum no BRAVO "O Voo de Mandela".

Bravo, Radiante Acróstico, Vate Operoso

Revelaste Altiva Vida, Oferecida e Banida

Alma Valorosa, Ostentou Branco Rigoroso

Valente Otello, Bradando Revolta Aguerrida

Onírica Batalha, Revelando Atlas Valoroso

Brincando de pega-pega em "Pegando Fogo".

Tua prosa me pega de jeito

Pega leve e vai fundo no tema

Pega bem prosear tão perfeito

É abusar do pegar sem problema

No limite da paciência com"Quase Soltei o Hulk".

Previsão de economista

Eu sempre dou pouco crédito

Se é requentado ou inédito

Não sou o especialista

Aposto só na conquista

Da copa mais sem vergonha

Quanto aos dotes do escritor

Metido a conquistador

É melhor que alguém deponha

Se eu não ouvir de uma fogosa

É propaganda enganosa

Distribuindo honrarias com ele em "Todos os Aplausos para Jacó e Jeane".

Também sou fã destes nobres, e nem sabia dos títulos.

Mas, considerando a autoridade que os concede, nada mais justo.

Como sempre, adoro tuas bandeiras meu caro Grão-Duque....

Stelo Queiroga

.

Stelo Queiroga
Enviado por Stelo Queiroga em 07/05/2017
Código do texto: T5992370
Classificação de conteúdo: seguro